Melhor equipa de limpeza????


Recommended Posts

ora boas pexoal eu gostava de saber a vossa opiniao da melhor equipa de limpeza pa um aqua de 60l em termos de restos de comida e aqeles caracois pequeninos k se criam penso eu com exesso de comida..... sou novato na coisa gostava que me dessem as vossas dicas!!! :naughty: obrigada cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e aqeles caracois pequeninos k se criam penso eu com exesso de comida....

 

Os caracóis não nascem dos restos da comida. Para nascerem precisam de uma mãe e de um pai...A velha história da cegonha :naughty:

 

Para limpar o fundo nada melhor que as corydoras...Tens é que meter umas quantas, porque são um peixe de cardume. Dizem que o ideal seriam andar em grupos de 6, mas nos mínimos tens que ter 2. Mas agora depende da quantidade de peixes que já tens. Se não ultrapassa o limite de população ideal (1 cm de peixe adulto por cada litro de água)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não metia as corys na contagem de peixes. Andam sobretudo no fundo e não ocupam o lugar do resto dos peixes que andam no meio/topo do aqua. Fazia o mesmo para os ottos. Equipa de limpeza não ocupa muito lugar... andam sempre na limpeza (folhas/vidros).

 

Alinho com os ottos para as algas e juntava 3 A.Helenas.

Quanto a Neritinas e Reds escolhia um dos dois.

 

Assim ficava com:

2/3 corys

2 ottos

3 helenas

neritinas (uma mão cheia)

 

PauloA :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui não esta em causa que parte do aqua é que os peixes ocupam, mas sim o limite de população do aqua, que se for excessiva pode vir trazer problemas nos parametros da agua

:naughty:

 

 

Eu não metia as corys na contagem de peixes. Andam sobretudo no fundo e não ocupam o lugar do resto dos peixes que andam no meio/topo do aqua. Fazia o mesmo para os ottos. Equipa de limpeza não ocupa muito lugar... andam sempre na limpeza (folhas/vidros).

 

Alinho com os ottos para as algas e juntava 3 A.Helenas.

Quanto a Neritinas e Reds escolhia um dos dois.

 

Assim ficava com:

2/3 corys

2 ottos

3 helenas

neritinas (uma mão cheia)

 

PauloA bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não metia as corys na contagem de peixes.

 

Ai é? Não sabia, sempre pensei que também contavam...Não tanto pelo espaço, mas por causa dos níveis de amónia...Mas como as corydoras comem os restos, se calhar o que elas aumentam com as fezes, equilibra com o que comem...lol.

 

Mas ainda bem, estamos sempre a aprender. Hoje já fui corrigido duas vezes no fórum. Ando para aqui armado em campeão e afinal ainda tenho tanto para aprender... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Putogiro, permite-me discordar.

 

O limite dos cm por litro tem a ver com o espaço necessário para os peixes viverem/nadarem.

 

Não tem a ver com a porcaria que cada um faz. Não se pode comparar o lixo que um disco de 4 cm faz com o lixo que um espada de 4 cm faz. Mas ambos precisam de espaço para nadar.

O mesmo se pode dizer para um limpa fundos. Uma Cory de 4 cm limpa o que um disco de 4cm não come.

 

PauloA :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que me ensinaram quando comecei nisto, foi que todos os peixes contam como população, não têm a ver com o espaço ( superficie, meio ou fundo ) que ocupam no aqua

:naughty:

 

 

 

 

 

Ai é? Não sabia, sempre pensei que também contavam...Não tanto pelo espaço, mas por causa dos níveis de amónia...Mas como as corydoras comem os restos, se calhar o que elas aumentam com as fezes, equilibra com o que comem...lol.

 

Mas ainda bem, estamos sempre a aprender. Hoje já fui corrigido duas vezes no fórum. Ando para aqui armado em campeão e afinal ainda tenho tanto para aprender... bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na maior parte dos livros é explicado do modo como expliquei.

 

Um dos meus miudos colecciona todas as brochuras da Tetra, SERA, etc (borlix) que apanha e há uma muito interessante da Tetra que explica qual o número de peixes que aconselham e mostram nitidamente as camadas habituais de cada peixe e aconselham o número de peixes segundo o nível da água que usam.

 

Quanto a residuos/porcaria a limitação é o filtro biológico que tiveres e as TPAs.

 

Já tive aquas super populados e fazia limpezas semanais aos filtros e TPA's de 2 em 2 dias sem grandes crises.

 

PauloA :naughty:

PS: obviamente que não estou a aconselhar colocar 10 corys e 10 ottos num aqua de 60L e não contar com eles....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfapa, o que me levou tambem a fazer aquela afirmação foi o que ainda esta semana li num livro de aquariofilia, (tambem tirei alguns apontamentos)

 

deixo-te aqui uma trancrição

 

"... a quantidade de peixes que podem ser acomodados no tanque depende do comprimento e da largura do mesmo, já que a sua altura afecta apenas a capacidade de armazenamento* de agua.

... aquele que possui a maior superficie de agua é que pode acomodar o maior número de peixes. A formula mais utilizada consiste em atribuir 75cm2 de area de superficie de agua para cada 2,5cm de comprimento de peixe ( no comprimento não é incluida a cauda).

in Novo Guia do Aquário

 

* Litros

 

;)

 

 

 

Putogiro, permite-me discordar.

 

O limite dos cm por litro tem a ver com o espaço necessário para os peixes viverem/nadarem.

 

Não tem a ver com a porcaria que cada um faz. Não se pode comparar o lixo que um disco de 4 cm faz com o lixo que um espada de 4 cm faz. Mas ambos precisam de espaço para nadar.

O mesmo se pode dizer para um limpa fundos. Uma Cory de 4 cm limpa o que um disco de 4cm não come.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a opor. Há imensas maneiras de calcular o número recomendado de peixes.

 

Por exemplo Handbook of Tropical Fish do Axelrod recomendava cerca de 24 polegadas quadradas por polegada de peixe (sem areação) para as medidas tendo a superficie como indicador e 1 polegada por galão (sem areação) e 3 polegadas por galão com areação, em 1983.

 

Em livros mais recentes tanto da escola alemã como da inglesa, preocupam-se mais com tamanho do aquario necessário para cada espécie de peixe caso definindo a região preferida do peixe no aquario, por exemplo no Aquarium Atlas do Baensch, de 2000.

 

Em qualquer caso a regra de 1L por cm é a mais fácil, mas deve ser levada sem grande preocupação.

 

Por exemplo um escalar ou um disco com 10/15 cm, precisam de cerca de 50L e lá se vai a regra.

Contudo sobrevivem em muito menos, e crescem. Temos muitos criadores com muitas dezenas de escalares de 3/4cm em cubos de 50cm (+-100L).

 

A principal regra é manter a amónia, nitritos e nitratos em níveis aceitáveis.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a opor. Há imensas maneiras de calcular o número recomendado de peixes.

 

Por exemplo Handbook of Tropical Fish do Axelrod recomendava cerca de 24 polegadas quadradas por polegada de peixe (sem areação) para as medidas tendo a superficie como indicador e 1 polegada por galão (sem areação) e 3 polegadas por galão com areação, em 1983.

 

Em livros mais recentes tanto da escola alemã como da inglesa, preocupam-se mais com tamanho do aquario necessário para cada espécie de peixe caso definindo a região preferida do peixe no aquario, por exemplo no Aquarium Atlas do Baensch, de 2000.

 

Em qualquer caso a regra de 1L por cm é a mais fácil, mas deve ser levada sem grande preocupação.

 

Por exemplo um escalar ou um disco com 10/15 cm, precisam de cerca de 50L e lá se vai a regra.

Contudo sobrevivem em muito menos, e crescem. Temos muitos criadores com muitas dezenas de escalares de 3/4cm em cubos de 50cm (+-100L).

 

.A principal regra é manter a amónia, nitritos e nitratos em níveis aceitáveis.

 

PauloA :)

 

Nada a acrescentar :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a acrescentar :)

 

 

devo dizer que adorei a vossa 'discussao'

 

aprendi imenso em tao poucos posts... muito obrigado a todos. eu estava preocupado com os corys que vou meter, pois primeiro ia colocar apenas 1... depois disseram-me para lhe fazer companhia e eu decidi que ia meter 2 e cortar numa especie... assim talvez metamesmo 3, para tarem acompanhados... acho que faz sentido, o facto de nao andarem nas mmas zonas do aquario que outras especies

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha dou-te um exemplo.

 

eu coloquei duas albinas, e uma paleatus.

 

As 3 não se juntam pelo que vou comprar mais uma paleatus.

 

MAs como o aquário tem tudo espécies sociaveis elas andam (albinas) juntas umas vezes, outras não, mas andam sempre activas e descontraídas.

 

Até hoje não vi elas escondidas uma única vez, nem a serem atacadas e isso é o que mais importa, faze las sentir se bem, juntas ou sozinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"... a quantidade de peixes que podem ser acomodados no tanque depende do comprimento e da largura do mesmo, já que a sua altura afecta apenas a capacidade de armazenamento* de agua.

 

É estranho o autor do livro referir que a altura afecta apenas a capacidade de armazenamento de água, já que os diversos tipos de peixe ocupam camadas diferentes no aquário, ou seja, para o autor, se uma determinada área permitir 20 peixes, significa que não se pode usar, por exemplo para 50cm de altura, 15 peixes de fundo, 15 intermédios e 15 junto à superficie? Continuam a ter espaço para eles sem se incomodarem uns aos outros (o mesmo já não diria se a altura fosse de apenas 20cm), se o problema for este ou, se para o autor o problema for a quantidade de porcaria e derivados de azoto gerados, os filtros são (ou devem ser) dimensionados de acordo com o volume e não com a área.

 

Esta afirmação do autor do livro não terá sido referente a tanques de água fria (o próprio termo tanque o indicia)? É que nestes geralmente os peixes ocupam todo o espaço disponível e aqui, sim, é mais importante a área que o volume, embora este também tenha importância na diluição dos poluentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a opor. Há imensas maneiras de calcular o número recomendado de peixes.

 

Por exemplo Handbook of Tropical Fish do Axelrod recomendava cerca de 24 polegadas quadradas por polegada de peixe (sem areação) para as medidas tendo a superficie como indicador e 1 polegada por galão (sem areação) e 3 polegadas por galão com areação, em 1983.

 

Em livros mais recentes tanto da escola alemã como da inglesa, preocupam-se mais com tamanho do aquario necessário para cada espécie de peixe caso definindo a região preferida do peixe no aquario, por exemplo no Aquarium Atlas do Baensch, de 2000.

 

Em qualquer caso a regra de 1L por cm é a mais fácil, mas deve ser levada sem grande preocupação.

 

Por exemplo um escalar ou um disco com 10/15 cm, precisam de cerca de 50L e lá se vai a regra.

Contudo sobrevivem em muito menos, e crescem. Temos muitos criadores com muitas dezenas de escalares de 3/4cm em cubos de 50cm (+-100L).

 

A principal regra é manter a amónia, nitritos e nitratos em níveis aceitáveis.

 

PauloA :D

 

 

:puppydogeyes:

 

estamos sempre a aprender e que estes debates se repitam mais vezes

outra coisa que tenho tido dificuldade e em encontrar livros sobre este hobby, podes dar-me umas dicas onde os encontrar? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

putogiro, de onde és?

 

Há muitas livrarias que têm livros sobre aquariófilia.

 

A maior parte dos meus livros vieram de fora.

A amazon é uma boa opçào.

Em todo o caso há muitas casas de aquariófilia que tbm têm livros, embora um bocado caros em relação ás livrarias e à amazon.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

putogiro, de onde és?

 

Há muitas livrarias que têm livros sobre aquariófilia.

 

A maior parte dos meus livros vieram de fora.

A amazon é uma boa opçào.

Em todo o caso há muitas casas de aquariófilia que tbm têm livros, embora um bocado caros em relação ás livrarias e à amazon.

 

PauloA :animal_fish:

 

 

Sou da zona de Lisboa. Já fui a umas livrarias e não encontrei nada, vou tentar ver na F...C, pode ser que haja ( lembrei-me há pouco)

amazon???? desculpa a minha ignorancia

já agora comprei um aqua de 15L para servir de maternidade, mas não tem termostato, no livro que tenho andado a ler diz que devem ser 10Watts para cada 4,5L de agua pelo que estava a pensar comprar um de 50Watts, o que é que achas?

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

www.amazon.co.uk...

por exemplo.

Quanto a livrarias, Bertrand e mais umas na Baixa, perto do Chiado.

 

Quanto a Watts para 15 litros, compra 25W chega e sobra.

 

Se viveres no Norte da Europa 2W/L é uma boa relação... em paises temperados, 1W para 1L chega perfeitamente.

 

Os termos da Jagger até sugerem menos, o que tenho aqui à mão diz: 125W/200L.

 

PauloA :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.