o meu 1º aquario!


mmmoura4

Recommended Posts

ola a todos, como vêm ja estou registado a umas semanas neste forum, e apenas agora me manifestei, isto porque tenho andado a tentar informar me o maximo possivel antes de vos chatear cm a conversa que ouvem habitualmente dos principiantes :?

Digo isto, pois ja construi o meu plano de aquario, que tenciono comprar assim que acabarem as ferias (agosto).

Ora aqui vai a lista:

 

>aquario 65x40x40 104l - com traves. orçamento da aquavitro 55€

>aquecedor jager 150W - 14,85€ na primefish

>EHEIM aquaball 2010 (filtro interno) - 29.57€ na primefish (possibilidade de poder comprar um filtro externo)

>CYBER AQUA LIGHT DUPLA 70 CM 2x11W PL - 50.67 € na pet4you

 

Acham que arranjava melhor, e a um melhor preço numa loja em kit?

 

isto será a base tecnica do aquario. Em relaçao a fauna e à flora é onde residem mais duvidas.

A unica certeza é que sera aquario comunitario. Tava a pensar numas corydoras pandas, e inicialmente nuns barbos tigres, mas agora ja tou mais duvidoso em relaçao aos barbos pois tenho lido muitas reclamaçoes aceca de barbos a implicarem com outros peixes. guppys eram uns que me agradavam tambem, tal como escalares, mas sei que estes n ficam bem cm barbos. Tenho preferencia por peixes de facil reproduçao, pois gosto da dinamica que dá a possibilidade de ter as "minhas proprias criaçoes". Talvez corydoras, escalares, e guppys seria um bom começo? talvez adicionava danios e rasboras tambem?

 

quanto à flora nao me vou preocupar muito, vou escolher pelas mais habituais, e mais resistentes.

 

obrigado pela atençao. agradecia que me dessem opinioes.

 

cumprimentos Manuel Moura

Editado por mmmoura4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos, como vêm ja estou registado a umas semanas neste forum, e apenas agora me manifestei, isto porque tenho andado a tentar informar me o maximo possivel antes de vos chatear cm a conversa que ouvem habitualmente dos principiantes :?

Digo isto, pois ja construi o meu plano de aquario, que tenciono comprar assim que acabarem as ferias (agosto).

Ora aqui vai a lista:

 

>aquario 65x40x40 104l - com traves. orçamento da aquavitro 55€

>aquecedor jager 150W - 14,85€ na primefish

>EHEIM aquaball 2010 (filtro interno) - 29.57€ na primefish (possibilidade de poder comprar um filtro externo)

>CYBER AQUA LIGHT DUPLA 70 CM 2x11W PL - 50.67 € na pet4you

 

Acham que arranjava melhor, e a um melhor preço numa loja em kit?

 

isto será a base tecnica do aquario. Em relaçao a fauna e à flora é onde residem mais duvidas.

A unica certeza é que sera aquario comunitario. Tava a pensar numas corydoras pandas, e inicialmente nuns barbos tigres, mas agora ja tou mais duvidoso em relaçao aos barbos pois tenho lido muitas reclamaçoes aceca de barbos a implicarem com outros peixes. guppys eram uns que me agradavam tambem, tal como escalares, mas sei que estes n ficam bem cm barbos. Tenho preferencia por peixes de facil reproduçao, pois gosto da dinamica que dá a possibilidade de ter as "minhas proprias criaçoes". Talvez corydoras, escalares, e guppys seria um bom começo? talvez adicionava danios e rasboras tambem?

 

quanto à flora nao me vou preocupar muito, vou escolher pelas mais habituais, e mais resistentes.

 

obrigado pela atençao. agradecia que me dessem opinioes.

 

cumprimentos Manuel Moura

 

eu sou um novato nisto também. parece-me que o aquecedor é potente demais, o que significa que depois poderas ter alguns problemas a regular a temperatura. mas com algum cuidado nao deves ter problemas.

quanto a preços, isso parece-me bastante bom. especialmente o aquario. eu preferiria usar vidros mais grossos em vez das travessas mas sao gostos.

 

barbos são mesmo má ideia num comunitário. iam adorar as caudas dos guppies. era tipo snack.

 

pelo que li, guppys é tipo coelhos. num aquario saudavel teem todos os meses. lembra-te so que tens que ter mais femeas que machos. apesar dos machos serem muito mais vistosos.

 

e que nao deveras ter mais de 1cm de peixe adulto por litro de água. com a criação esta média desfaz-se facilmente.

 

os mollys e plattys julgo que também se reproduzem. quanto aos outros que referes nao sei se se reproduzem bem ou nao.

 

 

edit: quase me esquecia. se queres ter bebezitos convem ters plantas que permitam aos pequenos esconderem-se. musgo de java arece ser o mais comum e eficaz

Editado por lgass

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes comprar um kit mais pequeno 60*30*30 e fica mais barato.

 

Depois vais alterando o equipamento.

 

Num hipermercado, vai ver continente, feira nova, jumbo.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes comprar um kit mais pequeno 60*30*30 e fica mais barato.

 

Depois vais alterando o equipamento.

 

Num hipermercado, vai ver continente, feira nova, jumbo.

 

cumps

Susana

 

Boa tarde,

 

vai me desculpar mas não concordo totalmente. Um kit até pode ficar mais barato (e fica) mas não estamos a falar do mesmo equipamento. Para começar, as dimensões são substancialmente diferentes. a calha/iluminação também terá uma capacidade inferior. E para que comprar um kit e ir alterando o equipamento gradualmente se podemos começar com o equipamento adequado? Vamos ter 2 gastos e vamos ficar com equipamento arrumado.

 

mmmoura4, na minha opinião fazes bem em começar com equipamento separado e adequado as tuas necessidades. Discordo com o Igass acerca do termostato, a dificuldade é a mesma (apontar a setinha para o valor desejado) mas quanto mais potente for, mais rapidamente consegues alcançar e manter a temperatura desejada.

 

Em relação ao filtro julgo que fazes bem em investir num externo pois tens resultados melhores, poupas espaço no aquário e fica mais estético.

 

em relação à calha, vais ficar um pouco limitado com essa potência. Esse preço não é mau mas consegues (eu pelo menos consigo) uma calha mais potente por menos dinheiro.

 

Vai dando noticias, cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

vai me desculpar mas não concordo totalmente. Um kit até pode ficar mais barato (e fica) mas não estamos a falar do mesmo equipamento. Para começar, as dimensões são substancialmente diferentes. a calha/iluminação também terá uma capacidade inferior. E para que comprar um kit e ir alterando o equipamento gradualmente se podemos começar com o equipamento adequado? Vamos ter 2 gastos e vamos ficar com equipamento arrumado.

 

mmmoura4, na minha opinião fazes bem em começar com equipamento separado e adequado as tuas necessidades. Discordo com o Igass acerca do termostato, a dificuldade é a mesma (apontar a setinha para o valor desejado) mas quanto mais potente for, mais rapidamente consegues alcançar e manter a temperatura desejada.

 

Em relação ao filtro julgo que fazes bem em investir num externo pois tens resultados melhores, poupas espaço no aquário e fica mais estético.

 

em relação à calha, vais ficar um pouco limitado com essa potência. Esse preço não é mau mas consegues (eu pelo menos consigo) uma calha mais potente por menos dinheiro.

 

Vai dando noticias, cumprimentos.

 

boas! obrigado pelas dicas!

em relaçao a calha, realmente é o que me parece destoar mais ali, pois parece bastante cara e nao é grande coisa. Alguem sabe onde encontrar uma calha melhor ou igual a um preço inferior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao aos peixes penso que ja decidi o que escolher:

 

3 escalares

5 corydoras panda - 1 femea e 4 machos

6 danios zebra

e possivelmente alguns camaroes bee (ainda nao tenho a certeza disto)

 

ha possibilidade de adicionar mais algum? gostava tambem de uns guppys, mas nao sei se seria gente a mais depois

+3 guppys?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao aos peixes penso que ja decidi o que escolher:

 

3 escalares

5 corydoras panda - 1 femea e 4 machos

6 danios zebra

e possivelmente alguns camaroes bee (ainda nao tenho a certeza disto)

 

ha possibilidade de adicionar mais algum? gostava tambem de uns guppys, mas nao sei se seria gente a mais depois

+3 guppys?

 

Se fosse a ti se calhar não ia para os escalares...ficam grandes e acabam por "prender" um pouco o aquário. Se fosse eu era capaz de ir para um casal de ciclideos anões (apistogramas ou ramirezis) ou anabantideos por exemplo. São peixes lindos e não crescem tanto.

 

Em relação à calha, sei que na loja mania dos peixes tem la alguma coisa interessante (ou tinha). A ultima vez que lá fui, o Nuno tinha la uma Boyu 2x24W pll de 60cm por uns 40€...se quiseres falar comigo por mp..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto aos escalares fazem um aqua bonito, mas não os juntes com guppies, por causa das caudas são atacados e muitas vezes acabam por servir de petisco aos escalares.

Se moras em Lisboa tens uma boa loja em benfica, a Aquaplante que só se dedica mesmo a aquas e peixes. è o sitio indicado para te informares e tirares duvidas, O unico contra e que tem os preços um pouco para o puxados, mas não perdes nada em passar lá e veres, onde tambem tens uma loja 5* é em Vialonga a Petos'land ( uma lojinha de bairro) mas sabem do que falam e preços muito acessiveis, é onde eu compro os meus peixes e alguma comida. São de confiança.

Boa Sorte

:P;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao vício, já agora dou também a minha opinião em relação á fauna e á flora, bem como o restante equipamento técnico necessário para conseguires manter um aqua saudável e estável.

Compra o aqua maior que puderes, pois mais tarde verás que quanto mais água melhor. Por isso mesmo não desistas do áqua maior que referiste. Em relação ás travessas, realmente um aqua sem travessas fica melhor esteticamente e quando precisas de andar a mexer dentro dele também estorvam um pouco, mas nada por aí além. Só precisas de dar o jeito, de resto fazes tudo o que precisares num aqua com ou sem travessas.

O filtro aconselho-te a ser externo por questões meramente práticas, pois é muito mais fácil de limpar do que um filtro interno. Tens que ter em conta que o filtro terá que ter matérias filtrantes como esponjas e bio bolas, para além de te aconselhar que deverá ter um mínimo de caudal de 3 vezes o valor de litros do aqua, mas aconselho a que tenha 5 vezes Isto é se comprares o aqua de 100l, aconselho-te a comprares um filtro que faça 500l/h.

O termostato ou termostatos devem também possuir potencia suficiente para atingir a relação de 1 watt por cada litro, põe dois termostatos pois caso haja uma avaria de um, o outro consegue manter a temperatura até arranjares um substituto para o avariado.

Outro factor que não referiste, mas que devias pensar é o substrato. Isso vai influenciar uma série de coisas dentro dum aqua. Entre elas a flora obviamente, mas também a iluminação necessária e os gastos com a fertilização. Mas como já referiste que irias optar por plantas de baixa manutenção não te deves preocupar muito, mas mesmo assim aconselhava-te a pores um substrato fértil. Pois como verás sem esse item ficarás um pouco limitado na escolha da flora. Anúbias, fetos de java e musgos serão as tuas hipóteses viáveis; o que convenhamos te vai cansar mais cedo ou mais tarde.

Fauna, se esperas e anseias por reproduções por parte da fauna que escolheres e quiseres resultados imediatos opta por guppys e/ou platys, com estas escolhas podes smpre por uns camarões e uns peixes de cardume. Se puseres barbos vais ter problemas com peixes mais pequenos ou do mesmo tamanho deles; pois os barbos vão andar sempre em cima dos outros desgraçados. Também te interessam os escalares, pois aconselho-te primeiro a exprimentares a reprodução de vivíparos e só depois a de ovíparos como os escalares. Foi o que fiz e posso dizer-te que ganhei experiencia que me está a ser útil, agora que tenho um casal de escalares a reproduzir-se de 15 em 15 dias. Pra além de que no meu caso é muito mais fácil criar alevins de escalar num aqua maternidade.

Se meteres barbos ou escalares não vais poder ter camarões, pois serão literalmente exterminados pelos peixes. Põe uns ottos ou uns caracóis para ajudar na limpeza das algas quando elas aparecerem, e se não tiveres plantas tapete podes ter umas corydoras.

espero ter ajudado, e desculpa o testamento mas entusiasmei-me.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que encontrei a soluçao ideal, com o preço mais em conta para a iluminaçao, uma Armadura Fluorescente TL3017 2x18W por 14 euros.

Aqui vai o link:

 

http://www.designlamp.pt/osc/product_info....products_id=302

 

esta diminuiçao do preço, vai me permitir gastar mais no filtro, ou até mesmo num aquario maior :crazyeyes:

sendo assim fazendo as contas ainda com o filtro interno, e o aquario inicial fica:

 

aquario 65x40x40 104l - com traves. 55€ + 14,85€ aquecedor jagger 150W + EHEIM aquaball 2010 29.57€(filtro interno) + calha no design lamp 2x18W a 14,40EUR

 

>>>113,82€!!! à partida parece me o melhor preço que poderia arranjar em relaçao a kits de iniciaçao e tudo isso. Isto com um pouquinho de pesquisa e ajuda aqui do forum arranja se sempre melhor!

Acham que a calha serve? tmb ha uma 2x34W por apenas mais 4 euros ou o que é, por isso se acharem que vale a pena comprar a mais potente digam.

Em setembro espero ter ja tudo a bombar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem com a poupança na iluminaçao, decidi gastar um bocado mais, e aumentar o aquario. Sendo assim quase tudo se altera, e o aquario vai passar a ser de 80x40x40 - 128 litros

pedi um orçamento a scalare, e ainda tou a espera da resposta da aquavitro. A scalare deu orçamento so para o aquario de 65 euros, o que acho um bom preço.

assim o filtro sera um eheim classic 2213 que custa 59,40 euros

o aquecedor sera da jager 17,74€ vou comprar o de 300W, mas n sei se sera depois demais

Armadura Fluorescente TL3017 2x36W (TR416) 18euros

 

para os peixes continuo cm a mesma ideia, e com o desenrolar da construçao do aquario logo decido ao promenor.

 

Mal posso esperar para ter as peças todas a minha frente!! como entro de ferias dia 31, sera quando as vou começar a juntar.

Vou continuando a actualizar as mudanças (por enquanto so mudanças de ideias), e assim que puder e tiver coisas para mostrar ponho aqui as fotos.

Cumprimentos Manuel Moura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Manuel,

 

Não precisas de comprar um termo de 300W, um de 150W chega-te e ainda poupas uns €

 

Experimenta também a pedir um orçamento na Vidromoldura.

 

bom dia!!

obrigado pela sugestao, pedi agora mesmo orçamento à vidromoldura. Vale sempre a pena ter todas as hopoteses possiveis à disposiçao.

Vou manter entao o de 150W. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente?

 

Deixa-te de procuras por novo.

 

VAi a procura de usados é o melhor.

 

Dou-te um exemplo.

 

O meu aquário de 100x40x45 com filtro externo eheim, com termostato e calha de iluminação para duas lâmpadas, e as duas lâmpadas integradas, uma marine glo e outra day light, custou me 100 euros a um membro do forum!

 

Procura bem....

 

Podes passar pelo meu tópico para verificar em como está tudo em excelentes condições, e já tinha dois anos de uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente?

 

Deixa-te de procuras por novo.

 

VAi a procura de usados é o melhor.

 

Dou-te um exemplo.

 

O meu aquário de 100x40x45 com filtro externo eheim, com termostato e calha de iluminação para duas lâmpadas, e as duas lâmpadas integradas, uma marine glo e outra day light, custou me 100 euros a um membro do forum!

 

Procura bem....

 

Podes passar pelo meu tópico para verificar em como está tudo em excelentes condições, e já tinha dois anos de uso.

 

Passei agora pelo teu topico, e gostei bastante. Tambem tava com a ideia de apanhar tudo o que vou por dentro do aquario (pedras, troncos, e mais alguma decoraçao) directamente da natureza, pois sinceramente nao me vejo a comprar pedras em lojas :P

Mas gostei mt do teu aquario, e essa ideia de apanhar peixes e plantas de rios nossos tmb ta excelente. O unico senao é que nunca tens a certeza de como se irao dar.

Vou ver se encontro coisas usadas por ai, antes de me precipitar para um novo.

Ganhaste um assiduo visitante do teu topico :)

 

Cumprimentos

Manuel Moura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha em relação á planta que acabei de colocar no meu aquário (passa no tópico para veres ) s+o hoje cresce uns largos centimetros.

 

E todos os ramos que eu deixxei nasceram na minha casa, os que já vinham cortei!

 

Uma coisa é certa, estão óptimas para mim, desde que dura a longo prazo ;)

 

Mas eu não me importo de correr o risco, passou tudo quarentena e por isso está tudo bem para mim .

 

Além disso caso algum fungo entrasse no aqua, esha 2000 e esha exit em cima! XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.