Como diminuir o caudal de um filtro


Recommended Posts

Boa noite

 

tenho um aqua sunsun daqueles com filtro incluido mas quem tem estes aquas sabes que a circulaçao da agua e pouca, ou seja não há muita corrente e queria por um bomba submergivel para adicionar um pouco de corrente mas a que tenho é mesmo muito forte para o aqua, e não da para controlar será que se diminuir a entrada da agua diminuo a corrente sem estragar a bombaa????

 

Cumprimentos

 

 

RGSantps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes adaptar uma torneira à frente, pode ser que estrangule a corrente :sunbathing:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrangular que seja à saída, para evitar cavitação.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrangular que seja à saída, para evitar cavitação.

 

Cumps

 

mas isso nao vai aumentar a pressao? da agua a sair e dentro do filtro

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo, que vai aumentar a pressão da saída, acho que mais vale comprares uma bomba menos potente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo muito bem o que querem dizer com isso da pressão de saída....

 

Se for estrangulado (à saída como recomendado, ou seja depois da bomba e antes da barra de spray) a pressão antes do local onde foi estrangulado vai ser superior e depois vai ser inferior, pelo que, com a mesma montagem vamos ter menos pressão depois do estrangulamento.

 

Eu também prefiro comprar uma bomba mais próxima do caudal que quero (até porque será menos potente e consumirá menos, para fazer o mesmo). No entanto limitei-me a dar resposta ao que foi questionado.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu parti do principio que será só bomba, sem barras de spray (ou flautas ou como se chama a isso). Parto do principio (secalhar erradamente) que é só bomba de circulação.

 

Se tiveres uma mangueira com um caudal e a apertares não vai sair com a mesma força mas por menor bocal, aumentando assim a pressão de saída dessa água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu parti do principio que será só bomba, sem barras de spray (ou flautas ou como se chama a isso). Parto do principio (secalhar erradamente) que é só bomba de circulação.

 

Se tiveres uma mangueira com um caudal e a apertares não vai sair com a mesma força mas por menor bocal, aumentando assim a pressão de saída dessa água?

Percebo o que queres dizer e percebo que quando eu digo "à saída" possa ter sido interpretado "no fim". O que eu quero dizer é que o estrangulamento se deve fazer depois da bomba.

 

Provavelmente não haverá nenhuma barra, como dizes, mas também há solução, basta colocar algo parecido com uma barra de spray, ou um tubo mais largo, à saída (e eventualmente nem é necessário estrangular). Mesmo mantendo o caudal, se o tubo alarga vamos ter menor pressão.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ai concordo, um tubo mais largo à saída retirava pressão...

 

Acrescentar algo à bomba acho que depende da bomba não é?

 

Por exemplo isto será mais complicado de fazeres essas alterações...

 

bomba_sun_sun_jvp_101.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nessas é complicado fazer alterações (especialmente alterações que esteticamente se aceitem...)

 

 

Se uma dessas é comprar outra. Como já disse, também podemos olhar para as vantagens de comprar bomba menos potente quando se quer menos caudal: menos consumo, menos vibração, menos calor...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.