NOVO LAGO 3.5 x 2.5 x 1.20 m


Recommended Posts

Ola a todos, sou do Algarve(só pa se situarem) :P decidi criar este copito aqui porque tenho andado por aqui a pesquisar e tirei muitas ideias para o meu protejo de lago e filtro, gostei da ideia do Miguel Figueiredo de lago com ilha(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98003)(suponho que foi mesmo porque não quis arrancar a árvore mas eu quero mesmo fazer uma ilha de propósito).

 

tentarei então mostrar a evolução da construção selfmade :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':animal_fish:' />

 

para já só tenho as ideias e espero obter algumas opiniões de vos que contam muito para mim uma vez que não sou um expert nisto dos lagos apesar de gostar muito.

 

 

 

To a pensar em fazer a parte mais funda de cerca de um metro para no inverno ou no verão quando ta muito calor os peixes irem mais para o fundo.

 

o filtro e que é o maior problema para min pois tenho de o esconder. estava a pensar em coloca-lo debaixo das pedras na zona da cascata com 2 terços enterrado(caso seja feito partir dum pote comsaco de cebola, cerâmicas e um pouco de areão).mas isto vai fazer com que lhe tenha de colocar as pedras em cima o que se torna inconveniente para fazer a manutenção. quer seja em filtro em pote com movimento de agua vertical ou em caixa com movimento de agua na horizontal por secções tenho o mesmo problema e nem sei qual dos 2 é mais eficaz?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 149
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

em lagos pequenos informais, julgo que ilhas não é boa opção:

 

- Diminui o plano visual aquatico, bem como da fauna.

- dificulta a limpeza e circulação da água.

- Etc...

 

 

De qualquer forma se tens mosca disso, fazia o seguinte construias como de não tivesse a ilha, e depois para experimentar se gostas durante uns meses, fazias uma ilha com base artificial, tipo com caixas de fruta, bidões com peso dentro, etc....e construias a ilha em cima.

 

Se não gostares é só desmontar.

 

Se fizeres a ilha de raiz, não ha nada a fazer se não gostares.

 

boa sorte com o projecto.

 

PS: Na minha opinião como tens a uma área quadrada, ladeada por passeios rectilíneos, optaria por um lindo lago formal, e a cascata seria realizada numa espécie de murete de pedra de xisto aparelhada, com linha rectangulares, e a água a sair numa lamina de inox. Esta num dos lado, onde se passe menos.

O filtro caso seja possivel podes coloca-lo fora dessa area, num recanto mais escondido, dentro de uma armação em madeira e envolvida em vegetação.

 

Seria bom tirares fotos da envolvente dos quatro lados, vê como eu tirei as fotos no meu tópico.

 

existem lagos formais lindissimos!!

 

Ex:

 

E estes não são os mais lindos, de longe, mas foi os que rapidamente encontrei.

water01.jpg69_82_large.jpg32_44_large.jpg42_54_large.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi que viste o meu topico,

 

Antes de pensares em patamares tens de imaginar o que veras só á superficie..tas a ver...depois é que passar para os patamares....

 

Se reparaste no meu projecto, quem vê as primeiras fotos da execução, pensa que vais ser circular...lol

 

Apenas andei com estes truques para evitar muita escavação 6x6 mais ou menos.

 

no final será quadrado!

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi que viste o meu topico,

 

Antes de pensares em patamares tens de imaginar o que veras só á superficie..tas a ver...depois é que passar para os patamares....

 

Se reparaste no meu projecto, quem vê as primeiras fotos da execução, pensa que vais ser circular...lol

 

Apenas andei com estes truques para evitar muita escavação 6x6 mais ou menos.

 

no final será quadrado!

 

 

sim percebi extatamente o que tavas a pensar desde o primeiro desenho lol.

 

mas adorei a ideia dos cantos com menos profundidade em vez dos degraus que eu queria faser no meio da parte circular. alem dos cantos serem ou parecerem mais faceis de construir(porque vou ser eu a construir o meu, com ajuda do meu pai que sabe disto de construçoes lol).

 

 

ideia nova sera assim:

lago2.jpg

 

os cantos menos fundos sao optimos para colocar as plantas de proporcionar refugios para as especies mais pequenas e alvinhos, alem de serem o filtro com plantas do lago . e são bons sítios para a colocação de ovos de peixe ou de rãs que tb ca vao esta:p

 

 

 

agora fiquei com outra duvida. será que faço o fundo a correr para o meio tipo funil ? ou sera melhor em rampa,sendo um lado menos fundo e o outro mais fundo(60menos fundo a100cm o mais fundo)?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim percebi extatamente o que tavas a pensar desde o primeiro desenho lol.

 

mas adorei a ideia dos cantos com menos profundidade em vez dos degraus que eu queria faser no meio da parte circular. alem dos cantos serem ou parecerem mais faceis de construir(porque vou ser eu a construir o meu, com ajuda do meu pai que sabe disto de construçoes lol).

 

 

ideia nova sera assim:

lago2.jpg

 

os cantos menos fundos sao optimos para colocar as plantas de proporcionar refugios para as especies mais pequenas e alvinhos, alem de serem o filtro com plantas do lago . e são bons sítios para a colocação de ovos de peixe ou de rãs que tb ca vao esta:p

 

 

 

agora fiquei com outra duvida. será que faço o fundo a correr para o meio tipo funil ? ou sera melhor em rampa,sendo um lado menos fundo e o outro mais fundo(60menos fundo a100cm o mais fundo)?

 

 

Tá muito melhor, esta a evoluir.

 

tenta manter sempre a mesma profundidade, entre 1 a 1,2 e a descair para o local onde julgas colocar a bomba, com certeza não a colocaras no centro, pois pode-se ver, alem dela os cabo e será mais difícil ter acesso, conforme tens, colocava no canto inferior direito, do lado oposto á cascata, ajuda a circulação, onde não tem patamar, ai também podes fazer um pequeno deck em madeira, ficaria a zona livre para fazeres festinhas aos peixes....lol

 

O desnivel não precisa ser grande basta que quanto deites água no lago el se desloque para essa zona, se for demasiada depois teras os cestos tortos.

 

Onde está a cascata e filtro, talves não fosse má ideia fazer patamar como os outros, depois sobes para o nivel que quiseres com lindas pedras aparelhadas, assim, tb qualquer água que salte do filtro vai para o lago. tb serviria para colocar alguns vasos junto da boca da cascata.

 

A ilha movel esta muito melhor, até podes fazer uma tipo flutuador ancorada ao fundo com corda, seria um óptimo refugio para os peixes, e estando livre por baixo facilita a circulação da água e dos peixes.

 

Muito importante: Não estragues os bordos com pedras tipo "bolas" tenta arranjar o mais achatadas possíveis, xisto laminado e aparelhado dá lindos efeitos depois de envolvidos por pequenas plantas e musgos.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Em relaçao a ilha tava mais a pensar numa estrutura tipo tripe ou 4 pes em ferro soldado para suportar o vaso , duvido que flutue.só com boias .lol.

 

essa ideia para o canto da cascata nao ta mal pensado. e tambem nao tava a pensar nas pedras arredondadas pois ja tenho um pequeno (500l +-) assim e ao longo do tempo as pedras e o cimento ja nem se destinguem...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Em relaçao a ilha tava mais a pensar numa estrutura tipo tripe ou 4 pes em ferro soldado para suportar o vaso , duvido que flutue.só com boias .lol.

 

essa ideia para o canto da cascata nao ta mal pensado. e tambem nao tava a pensar nas pedras arredondadas pois ja tenho um pequeno (500l +-) assim e ao longo do tempo as pedras e o cimento ja nem se destinguem...

 

boa.....4 pes em ferro.

 

olha um truque, cravas 4 tubos de ferro tipo 2" 1\2 e deixas de fora do lago para ai 20cm depois fazes a estrutura que quiseres, tendo as patas em tubo de ferro de 2" que entra dentro dos tubos que tens cravado no lago, assim será fácil colocar e tirar, não fica fixo, mas seguro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a ideia de alturas/profundidades do lago.

 

 

CONST.jpg

 

 

depois de algumas voltas aqui no forum vou implementar este sistema de filtragem:

ficando o pote de filtragem dentro das pedras da cascata

 

skimer.jpg

 

A caixa de pré filtro que serve exclusivamente para reter as impurezas maiores e para colocação da bomba fora do lago,sem ter o perigo de entupimentos devido ao filtro, e não ficando assim a bomba visível dentro do lago, esta caixa só vai ter uma divisão sem nada filtrante, ficando as partículas mais pesadas e maiores logo no 1º separador. e ficando assim a caixa escondida a altura da linha de agua enterrada, onde não se veja e tenha fácil acesso.

 

O filtro : ja aqui foi postado neste forum um post como fazer estes filtros, mas eu alterei um pouco o meu para ter entrada e saida na parte de cima uma vez que quero que fique quase todo enterrado,fica desenterrado a altura necessária para elevar a agua ate a cascata

 

pensei em colocar-lhe uma esponja ou rede de ráfia dobrado em novelo(saca de cebolas e batatas geralmente vermelhas) ou as duas coisas ao mesmo tempo :P e por baixo colocar uma camada mais larga de leca ou cacos de telha e tijolo(a substituir a argila) , por ultimo uma camada de material filtrante mais fino, talvez areão ou areia mais grossa.

Entre camadas colocarei rede forte para suportar as camadas e em baixo colocarei pedras para elevar as camadas de material filtrante e deixar um espaço vazio em baixo para a agua circular depois e filtrada.

 

como quero que a agua saia por cima coloca-se um tubo ao meio de pvc para a agua subir, devido a tender a equilibrar o nível com a agua de entrada. o senao é que o filtro esta sempre inundado ate ao nível de saída,

 

por ultimo caso o filtro entupa( o que acontece facilmente se não for limpo de vez em quanto) a agua passa direita para dentro do tubo de pvc central pois esta aberto em cima,acima do nível de saida.

 

penso que resulte e seja eficaz.

 

actualmente tenho um pote de 60ltr +- a funcionar assim mas é so o pote/bidao com entrada em cima e saida em baixo, com cacos de tijolo e areia e uma bomba de 800lt/h que nao debita isso devido a altura a que tem de subir ate a boca do pote. e da bem conta dum lago de 500litros. inicialmente a agua ficava cristalina e nem as algas cresciam se bem que agora ja ha meses que não troco os materiais do filtro(se nao quase um ano

), E CONTINUA A FUNCIONAR. tenho nesse lago 6 peixes(kinguios ou cometas, n sei bem as diferenças, de 15 cms +-) e rans

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a ideia de alturas/profundidades do lago.

 

 

CONST.jpg

 

Não percebi essa do sub-filtro??

 

É que se for para chupar a água para a bomba é algo, perigo pois vai sobrecarregada de impurezas e se tens o azar de entrar umas pedritas ou algo....xau bomba.

 

O principal problema esta na curva.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi essa do sub-filtro??

 

É que se for para chupar a água para a bomba é algo, perigo pois vai sobrecarregada de impurezas e se tens o azar de entrar umas pedritas ou algo....xau bomba.

 

O principal problema esta na curva.

 

 

 

a ideia e ser tipo um ralo. a agua entra pelo tubo e sai na caixa do sub-filtro por equilíbrio hidrostático (acho que se chama assim) dentro do lago não vai haver nenhuma bomba, so dentro da caixa do pre-filtro.

 

mas a duvida é por estar no fundo? seria melhor numa parede lateral? eu estava apensar em colocar um tubo de pvc rigido tipo os usados nas canalizacoes de esgoto dos lava loiças e isso(nao sei o diametro, deve ser prai 5cms) par levar a agua ate a caixa do sub filtro.

 

tipo isto:

Semttulo.jpg

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia e ser tipo um ralo. a agua entra pelo tubo e sai na caixa do sub-filtro por equilíbrio hidrostático (acho que se chama assim) dentro do lago não vai haver nenhuma bomba, so dentro da caixa do pre-filtro.

 

mas a duvida é por estar no fundo? seria melhor numa parede lateral? eu estava apensar em colocar um tubo de pvc rigido tipo os usados nas canalizacoes de esgoto dos lava loiças e isso(nao sei o diametro, deve ser prai 5cms) par levar a agua ate a caixa do sub filtro.

 

Olha o meu, na boca que sai daquele negativo não entram pedras nem pedaços grandes, nem sedimentação.

 

O problema que vejo em chupar de ralos de fundo, é a sedimentação, e as curvas. no teu caso terás de ter 2 curvas pelo menos

 

img6289.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que esse tubo flexível serve para o que foi criado não para ser enterrado/cimentado.

O melhor é usar varias curvas de 45º ou moldar o tubo com calor.

 

Mas esse sistema serve mesmo para quê?

 

E se a cota baixar? O que acontece?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que esse tubo flexível serve para o que foi criado não para ser enterrado/cimentado.

O melhor é usar varias curvas de 45º ou moldar o tubo com calor.

 

Mas esse sistema serve mesmo para quê?

 

E se a cota baixar? O que acontece?

 

 

Desculpa mas não percebi o que queres dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"" tipo os usados nas canalizacoes de esgoto dos lava loiças e isso(nao sei o diametro, deve ser prai 5cms) ""

 

Então de que tipo de tubo é este que estão a falar?

 

O que entendi é que iria ser um tubo flexível de lava louça para fazer a curva do fundo.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"" tipo os usados nas canalizacoes de esgoto dos lava loiças e isso(nao sei o diametro, deve ser prai 5cms) ""

 

Então de que tipo de tubo é este que estão a falar?

 

O que entendi é que iria ser um tubo flexível de lava louça para fazer a curva do fundo.

 

 

O tubo que estou a usar no Skimmer é "Waterflex" usado nas piscinas, de 2" por onde passara o tubo da bomba até ao fundo.

 

Como disse no meu tópico as pontas ainda vão levar um acessório, uma espécie de união rígida, para ficar cravada durante o reboco , por isso os yubos estão salientes dos blocos, e evitar assim, algum tipo de micro passagem no contacto do tubo com o cimento, que o tubo viesse a ter, provocado, por micro dilatações ou contracções.

 

não é tubo de lava loiças é tubo de piscinas a 2,5euros\m-2 " 2,25euros|m-1"1\2.

 

Tubo Waterflex 2"

img6272.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK já entendi, mas em relação ás perguntas espero um explicação.

 

Mas esse sistema do fundo serve mesmo para quê?

 

E se a cota baixar? O que acontece á alimentação da bomba?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK já entendi, mas em relação ás perguntas espero um explicação.

 

Mas esse sistema do fundo serve mesmo para quê?

 

E se a cota baixar? O que acontece á alimentação da bomba?

 

Como tens acompanhado o meu lago, julguei...

 

O sistema de fundo é este:

filtrov.jpg

 

Para a bomba ficar sem água só um acidente, como em qualquer lago, que no meu caso seria alguem me abrir a torneira do ralo de fundo (crime).

 

De qualquer forma é necessário descer abaixo da cota do Skimmer, e alem de que a mangueira que vai da bomba ao fundo dentro do Waterflex, ainda tem folga, dentro do tubo de 2", para manter o nível de água, pelo menos até á cota de fundo do Skimmer box.

 

Também vou colocar em anexo ao lago uma Box de Nível com bóia. Se tiver espaço dentro do Skimmer\box ai ficará ligada á rede publica.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba B1 vai estar ligada fisicamente ao tubo de fundo ou é apenas a pressão da água quando o lago está bem cheio?

 

O tubo de entrada da bomba, vai directo para o fundo, não é chupada no Skimmer, mas no fundo. Vai dentro do tubo de 2", seja o tubo da bomba 1" ou 1"1\2 depois na boca logo vejo se tapo o que sobra no tubo de 2", tenho de ver de B2 não começa a chupar dai e tirar força no Skimmer...logo vejo.

 

Os problemas de cota só na B2, que chupa em cima.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o tubo do ralo estiver aberto as bombas chupam as duas dos dois lados, com a aspiração do fundo poder ficar "preguiçosa" .

 

 

Pois é, e alem de tb poder tirar força ao Skimmer devido á B2 ir chupando do fundo....

 

quase de certeza que vou ter de envolver o tubo da B1 na entrada com tubo de borracha ( tenho ali alguma que sobrou da junta da casa com o vizinho)

 

enrolo no tubo comprimido e ao encaixar no 2" expande, não ha água que passe.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu sistema tava bem pensado ate agora loool

 

se a cota baixar...

 

hum...

 

como raio nao pensei nisso, bem secalhar se deixar folga entre o nível máximo e o que pode variar de 5 cms +- dificilmente a agua se evapora 5 cms num dia em 7000 lts +-( nao fiz as contas ainda).

 

ou será que baixa? to lixado... la vou ter de inventar un sistema inteligente para prever essas situaçoes. tem ideias?????

 

quanto á acumulação de detritos dentro do cano , se for un cano do diametro do pack21 nao me parece que entupa facilmente, se entupir ponho a mangueira la dentro en contra corrente que desentope de certeza. Eu pensei en coloca-lo no meio do lago e no fundo mesmo para absorver aqueles detritos maiores para o sub-filtro para ai serem limpos. acho que nao ha problema pois caso comece a entupir eu noto a diminuiçao de caudal. actualmente tenho um lago mais pequeno que vou mostrar a seguir, que tem a bomba de 800lt/h dentro de agua e ta sempre a entupir de 2 em 2 dias devido aos lismos e raizes que tem tendencia a tapar a rede de entrada da bomba, funciona assim ha + 3 anos e nunca ficou completamente obstruida sem eu reparar.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter como eu e como todos os lagos deveriam ter.....

 

uma boia que controle uma entrada de água da rede no lago.....

 

Podes mandar a boia só deixar entrar águas se baixar determinada cota 5, 10 , etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja sei o que vou faser. vou colocar um interruptor com boia. assim que a boia baixar é corto a energia da bomba e ela desliga-se, so mesmo por protecção, pois dificilmente a a cota vai baixar, eu não a deixo baixar muito pois mesmo no lago fica feio.

 

tens alguma ideia diferente gardenkoi?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais