limpador ideal?


Ana Frias

Recommended Posts

Olá!

 

Comprei já há vários meses dois gyrinocheilus, juntamente com duas corydoras para formar a equipa de limpeza do aquário pequeno (60lt) onde só tenho dois silver dollar já bastante grandes.

Eles são bastante activos, realmente trabalham bem, mas entretanto li aqui no fórum que podiam ser muito agressivos, autênticas pragas.

Já tinha reparado que eram territoriais, cada um definiu o seu buraco, mas perseguições nunca.

Até que descobri uma ferida redonda num silver. Já se sabe quem foi...

E depois comecei a ver que os silver parecem um bocado intimidados, sempre a um canto, se bem que eles gostam de espairecer é quando está tudo ás escuras.

Agora estou na dúvida, que limpadores comprar? Parece que os otoc. também podem magoar os peixes grandes não é?

Os gyr. podem causar danos em escalares grandes, ou ficam no "andar de baixo" e não lhes chegam? É que os silver e eles acabam por se situar no mesmo nível do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grandes guerras que por ai vao, e que deduzo que se deva ao espaço do aqua ser pequeno, 60 litros. Muitos dos peixes de fundo, são territoriais, embora quase não o demonstrem. Em relação aos Ottos ja presenciei brigas entre eles e plecos, nenhum gosta partilhar a sua ""pastilha fundo"". Possuo dois botias palhaço e até hoje nunca vi sinais agressão por parte deles para com algum outro peixe do aquário. Além de bons trabalhadores, são divertidos.

 

:oops:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana

 

Quanto á pergunta inicial tenho que responder que não existe o peixe que querias "limpador ideal".

Os Gyranochelius são bons limpadores de algas quando são juvenis mas quando crescem começam a procurar outro tipo de comida e mais tarde lançam-se ao corpo de peixes com um dorso mais espalmado.

Depois tens os otocinclus que são muito pacificos. Não tenhas medo que não machucam qualquer peixe e são sempre muito pequenos. Tens de arranjar uma equipa deles para veres o seu trabalho. No entnato há certa espécie de algas que eles não pegam. Por isso há que diversificar a equipa. Uns "caracóis", uns "camarões e uns Crossocheilus siamensis ajudam os Otos noutro tipo de algas (por exemplo filamentosas).

Os Ancistrus podem ser uma boa ajuda também.

O ideal mesmo é não ter limpadores todos do mesmo tipo.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário só estão os dois silver e a "equipa de limpeza", acham apertado?

Eu tinha pensado mudar os gyrin. para o aquário de 170 lt, aí é que estão os escalares.

Se comprasse os ot. não os juntava a todos no aquário pequeno.

Por acaso até nunca tive problemas de algas, mas é para prevenir.

Quanto aos outros limpadores, houve uma altura que tinha tantos caracóis que até os matava, agora só tenho um no aquário grande, por acaso até é muito engraçado, hei-de pôr aqui uma foto, não sei de onde aquilo apareceu. Camarões... não resultou: como estava calor abri a tampa do aquário... e fui descobri-los dias mais tarde: junto á porta da rua, no quarto do bébé e na sala por detrás de um móvel!

Gostava de voltar a ter caracóis, especialmente se fossem bonitos e inofensivos para as plantas. Onde os posso arranjar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário só estão os dois silver e a "equipa de limpeza", acham apertado?

 

Os gyrinocheilus não são uns ciprinídeos asiáticos que atingem mais de 25 cms em adulto? :twisted:

 

Se estivermos a falar da mesma espécie, então o aquário está claramente sobrepovoado... :wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais