molly gravida 1 dos machos agressivos


Recommended Posts

Boas!

Antes de vos por as questoes vou deixar um resumo do aqua.

Aquario 150l com termoestato de 200w (temperatura 27ºc), biobox com bomba de 600l/h, iluminação 2x36w, ph 7.0

tem poucas plantas (area com cerca de 8x15cm) e todas ainda muito novas e pequenas.

-6 escalares

-4 molly (2machos 2 femeas)

-2 platy (1macho 1 femea)

-2 espada (1 macho 1 femea)

-2 guppi

-2 barbos

-2 botia

-2 tetra pinguin

-1 beta

-1 limpa vidros

(sei que parecem muitos, mas tenho alguns que não crescem muito e todos vieram para cá muito novos pelo que ainda vão crescer, sinceramente andava a pensar comprar mais, mas visto ter 2 gravidas gostava de conseguir aproveitar alguns. Conto com a vossa ajuda).

 

Pelo que tenho lido por aqui tenho 99,9% de certeza de que a molly e a platy estão grávidas (ambas muito inchadas a molly até parece uma "maluquinha" a nadar pois já tem de abanar-se toda para conseguir movimentar-se, quanto á platy tambem redonda mas movimenta-se melhor, a barriga tá quase toda branca) o estranho é que um dos machos molly anda super activo, parece quase um peixe territorial. Anda sempre de volta da barriga da grávida e por incrivel que pareça deu-lhe para perseguir constantemente o platy macho (sorte a deste é que é mais esguiu e mais rápido).

Nunca presenciei nenhuma gravidez no aqua estas são as primeiras e logo as duas ao mesmo tempo.

Agora as questoes:

- é normal o macho molly ficar tão agitado?

- qual o tempo normal de gravidez destas "peixotas"?

- tenho dois cubos vodafone, devo isolá-las neles, e assim que se der o nascimento retirá-las?

 

qualquer comentário/critica/opinião que tenham a fazer são muito bem vindos.

de momento não tenho possibilidade de obter fotos sei que ajudaria.

obrigado pelo tenpo dedicado.

 

cumps

Paulo

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

O teu aqua é grande, não me parece que tenhas peixes a mais.

 

Eu também faço criação de Gupys e platys, o tempo de gravidez delas é de 21 dias se nao me engano,

mas quando as vires muito gordas parece que vão rebentar coloca-as na maternidade,

mas covem ter uma separação para os filhotes se refugiarem, porque algumas comem logos os filhotes

eu custumo lcoloca-as lá e passado 2 a 3 dias no máximo elas têm logo,

a minha platy começa a ficar com uns pontinhos pretos atrás e esses pontinhos movem-se,

agora a tua não sei, eu tenho uma que só consigo ver se ela tiver muito barriguda, como as gupys.

 

espero ter ajudado em alguma coisa

 

cumprimentos e boa sorte

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado sandra!

realmente ela tem uns potinhos pretos mas não vejo eles a mexerem.

á pouco pus as grávidas (molly e platy) em cubos vodafone, é que a maternidade que tenho é pequenita e pensei em dar um "quarto particular" ás senhoras mas então tou a ver que tenho de ter muita atenção, não vão as mamas ficarem esfomeadas depois de tanto esforço. #food

obrigado pela dica dos pontinhos. vou andar de olho nelas :animal_fish:

Editado por paulo26

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

os pontinhos vão se mexendo de tempos a tempos,

tipo tu vês dum lado demanha os pontinhos de uma maneira e vais lá à tarde e eles já tão de outra maneira

 

eu tenho uma maternidade que custou uns 3€ e tem duas separações para 2 gravidas e um estrado para os filhotes passarem para baixo

assim é mais fácil, ficam é com menos espaço, não convem elas estarem mais de 4/5 nas maternidades, podem abortar ou morrerem por estarem presas

 

as minhas platys têm sempre os filhotes durante a noite, ou madrugada, e demanha quanto mais cedo lá fores melhor.

 

Boa sorte

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Tou a ver que percebes mesmo destas coisas.Se eles nascerem durante a noite pode ser que tenha sorte, é que xego do trabalho por volta das 5/6h da manha, e assim consigo tirar as femeas a tempo. Se morasses mais perto convidava-te para seres madrinha dos recem-nascidos bang

Tens dado uma grande ajuda, muito obrigado.Assim que eles nascerem digo-te o resultado.

Abraço

paulo

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Também sou meia principiante, só começei no principio do ano com este hoby,

o que começou por um aquario para peixes de água fria, agora já vou com 3 aquarios

um de agua fria, outro de água quente, e outro só para os pequenitos,

é que eu chegeui a ter 3 maternidades dentro do aqua, já não havia espaço para mais,

assim eles têm um crescimento mais saudavel, lá tenho uns 40, quando eles ficam granditos, e que

os grandes não os comam, passo-os para lá, outros vou dando-os e da proxima vez vou vende-los,

é fixe, as gupys e as paltys criam que nem ratos :P

 

vai dando notícias

:music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Também sou meia principiante, só começei no principio do ano com este hoby,

o que começou por um aquario para peixes de água fria, agora já vou com 3 aquarios

um de agua fria, outro de água quente, e outro só para os pequenitos,

é que eu chegeui a ter 3 maternidades dentro do aqua, já não havia espaço para mais,

assim eles têm um crescimento mais saudavel, lá tenho uns 40, quando eles ficam granditos, e que

os grandes não os comam, passo-os para lá, outros vou dando-os e da proxima vez vou vende-los,

é fixe, as gupys e as paltys criam que nem ratos ;)

 

vai dando notícias

:(

 

Olá

Podes crer que vou dando notícias, quando algum nascer (se é que isso vai acontecer) serás a primeira a saber.

Obrigado por tudo e boa sorte com as futuras vendas. ;)

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Podes crer que vou dando notícias, quando algum nascer (se é que isso vai acontecer) serás a primeira a saber.

Obrigado por tudo e boa sorte com as futuras vendas. :(

 

este topico esta-me a assustar pois eu vou inciar o meu primeiro aqua e smp me disseram que guppies sao mm o ideal... mas eu nao tenho espaço para tanto filho... quantos nascem geralmente de cada gravidez?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este topico esta-me a assustar pois eu vou inciar o meu primeiro aqua e smp me disseram que guppies sao mm o ideal... mas eu nao tenho espaço para tanto filho... quantos nascem geralmente de cada gravidez?

 

 

olá Lgass!!!!

 

não te assustes :)

Normalmente a minha gupy tem de 10 a 20 filhotes, mas depende de peixe para peixe, e á sempre 3 ou 4 que morrem,

quando eu vir que tenho muitos e se nao quiser mais, nao coloco a gupy na maternidade,

o que vai acontecer é que quando ela os tiver eles vão ser devorados pelos outros grandes.

 

é divertido, experimenta, e boa sorte

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Lgass!!!!

 

não te assustes :)

Normalmente a minha gupy tem de 10 a 20 filhotes, mas depende de peixe para peixe, e á sempre 3 ou 4 que morrem,

quando eu vir que tenho muitos e se nao quiser mais, nao coloco a gupy na maternidade,

o que vai acontecer é que quando ela os tiver eles vão ser devorados pelos outros grandes.

 

é divertido, experimenta, e boa sorte

:animal_fish:

 

isso agora pareceu meio sádico

 

estou a brincar claro.

 

a parte de ver alevins no nosso aquario deve ser muito fixe e depois crescerem e sabermos que sempre estiveram ali deve ser espectacular

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso agora pareceu meio sádico

 

estou a brincar claro.

 

a parte de ver alevins no nosso aquario deve ser muito fixe e depois crescerem e sabermos que sempre estiveram ali deve ser espectacular

 

Boas!

Ya, quase que consideras teus filhos love you.gif' class='bbc_emoticon' alt=':music_singguitar:' />

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Ya, quase que consideras teus filhos love you.gif' class='bbc_emoticon' alt=':music_singguitar:' />

 

lol... isso ja sou a exagero mas como ainda nao tenho sequer o aqua montado nao sei a sensaçao. mas como ja vi que os guppies andam sempre em festa calculo que nao va demorar muito. so tenho que pena que tenha que haver mais femeas que machos visto que estes sao muito mais bonitos

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Podes crer que vou dando notícias, quando algum nascer (se é que isso vai acontecer) serás a primeira a saber.

Obrigado por tudo e boa sorte com as futuras vendas. :sunbathing:

 

Olá Paulo26!!!!

 

então não tens dado mais noticias???

já nasceram mais????

tá td bem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra!

Tenho muito boas e más notícias.

A platy já teve os filhotes :pompomgirl: . são tão pequeninos que mal os via.

A má noticia é que só reparei a tempo de salvar 5. Devem ter nascido mais,. Hoje xeguei a casa ás 6h da manhã e reparei que lá andavam uns "mosquitos" na água quando me pus a reparar bem eram realmente os coitados. Mas cometi um erro de principiante. Como disse no inicio queria dar umas boas condições ás grávidas, então nos cubos vodafone pus areão e uma planta artificial (grande erro o areão) agora os pequenos andam por lá escondidos e mal os consigo identificar. Até agora só contei 5 mas não tenho a certeza se haverá mais ou não. No cubo da molly já retirei o areão todo e assim sim, quando eles nascerem vai ser mais fácil para os contar. Em relação á comida dei-lhes flocos todos esmigalhados, bem passados mesmo. Achas que eles se aguentam com isso? é que cá por casa só tenho flocos e granulado.O que é que me aconselhas? Olha mas fiquei mesmo contente de ver os pequenos na sua primeira aventura marítima

:P

 

abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra!

Tenho muito boas e más notícias.

A platy já teve os filhotes :pompomgirl: . são tão pequeninos que mal os via.

A má noticia é que só reparei a tempo de salvar 5. Devem ter nascido mais,. Hoje xeguei a casa ás 6h da manhã e reparei que lá andavam uns "mosquitos" na água quando me pus a reparar bem eram realmente os coitados. Mas cometi um erro de principiante. Como disse no inicio queria dar umas boas condições ás grávidas, então nos cubos vodafone pus areão e uma planta artificial (grande erro o areão) agora os pequenos andam por lá escondidos e mal os consigo identificar. Até agora só contei 5 mas não tenho a certeza se haverá mais ou não. No cubo da molly já retirei o areão todo e assim sim, quando eles nascerem vai ser mais fácil para os contar. Em relação á comida dei-lhes flocos todos esmigalhados, bem passados mesmo. Achas que eles se aguentam com isso? é que cá por casa só tenho flocos e granulado.O que é que me aconselhas? Olha mas fiquei mesmo contente de ver os pequenos na sua primeira aventura marítima

:P

 

abraço

 

5 ja é bom.

 

é que os pais depois gostam demasiado dos pequenotes

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho andado a ler realmente foi uma sorte estes terem escapado, mas já ando a ter umas ideias para futuros partos.

Ora vejam bem!

1 aquário de 20/25l dividido em altura com uma estrutura de madeira e rede fina (a maior duvida é como fixar as madeiras entre elas, já que não se pode usar cola ou pregos se calhar a melhor solução é silicone dos vidros, mas não sei se cola a madeira).

Claro que para já não passa de uma ideia mas vou tentar por em prática para o mes que vem.É que acho que a única molly femea que está no comunitário tambem me parece grávida.engordou um bocadinho nos últimos dias.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra!

Tenho muito boas e más notícias.

A platy já teve os filhotes :chair: . são tão pequeninos que mal os via.

A má noticia é que só reparei a tempo de salvar 5. Devem ter nascido mais,. Hoje xeguei a casa ás 6h da manhã e reparei que lá andavam uns "mosquitos" na água quando me pus a reparar bem eram realmente os coitados. Mas cometi um erro de principiante. Como disse no inicio queria dar umas boas condições ás grávidas, então nos cubos vodafone pus areão e uma planta artificial (grande erro o areão) agora os pequenos andam por lá escondidos e mal os consigo identificar. Até agora só contei 5 mas não tenho a certeza se haverá mais ou não. No cubo da molly já retirei o areão todo e assim sim, quando eles nascerem vai ser mais fácil para os contar. Em relação á comida dei-lhes flocos todos esmigalhados, bem passados mesmo. Achas que eles se aguentam com isso? é que cá por casa só tenho flocos e granulado.O que é que me aconselhas? Olha mas fiquei mesmo contente de ver os pequenos na sua primeira aventura marítima

:sleepiness2:

 

abraço

 

Olá Paulo26!!!

fico contente por teres mais, mas é com esses erros que aprendemos né... eu bem disse que isso da caixa da vodafone não era muito pratico,

melhor é a maternidade e depois teres um aqua... mais pequeno só para os alvins se desenvolverem.

 

quanto á comida dos pequenitos, vai mas é a uma loja e comprar um pó que é mesmo para os bebés, e colocas só um niquinho com a ponta de um dedo,

o pó que se agarrar ao teu dedo colcas lá, não exageres,

passado um més+- é que vais introduzindo aos poucos os flocos esmagados, não digo que eles não se safem assim, mas mais vale prevenires.

 

Fico feliz por ti e pelos teus pequenotes, eu quando nasceram os meus primeiros dizia a toda a gente que tinha bebés em casa, e a primeira coisa que fazia quando chegava a casa era ir ve-los e conta-los :yahoo:

 

Lol não é :blush:

 

xau :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo26!!!

fico contente por teres mais, mas é com esses erros que aprendemos né... eu bem disse que isso da caixa da vodafone não era muito pratico,

melhor é a maternidade e depois teres um aqua... mais pequeno só para os alvins se desenvolverem.

 

quanto á comida dos pequenitos, vai mas é a uma loja e comprar um pó que é mesmo para os bebés, e colocas só um niquinho com a ponta de um dedo,

o pó que se agarrar ao teu dedo colcas lá, não exageres,

passado um més+- é que vais introduzindo aos poucos os flocos esmagados, não digo que eles não se safem assim, mas mais vale prevenires.

 

Fico feliz por ti e pelos teus pequenotes, eu quando nasceram os meus primeiros dizia a toda a gente que tinha bebés em casa, e a primeira coisa que fazia quando chegava a casa era ir ve-los e conta-los biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Lol não é :chair:

 

xau :?

mãe babada

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:silly:.gif' class='bbc_emoticon' alt='cabecadura' />

mãe babada

pois é já não és o primeiro a dizer o mesmo...

começam a dizer que eu sou boa para criar o que quer que seja, primeiro tive gravida foram logo 2, gémeos cabecadura

depois os meus peixes andam sempre a criar, o que é que eu vou fazer? nada né

tenho sorte!!!!

cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.