molly gravida 1 dos machos agressivos


Recommended Posts

Boas!

Antes de vos por as questoes vou deixar um resumo do aqua.

Aquario 150l com termoestato de 200w (temperatura 27ºc), biobox com bomba de 600l/h, iluminação 2x36w, ph 7.0

tem poucas plantas (area com cerca de 8x15cm) e todas ainda muito novas e pequenas.

-6 escalares

-4 molly (2machos 2 femeas)

-2 platy (1macho 1 femea)

-2 espada (1 macho 1 femea)

-2 guppi

-2 barbos

-2 botia

-2 tetra pinguin

-1 beta

-1 limpa vidros

(sei que parecem muitos, mas tenho alguns que não crescem muito e todos vieram para cá muito novos pelo que ainda vão crescer, sinceramente andava a pensar comprar mais, mas visto ter 2 gravidas gostava de conseguir aproveitar alguns. Conto com a vossa ajuda).

 

Pelo que tenho lido por aqui tenho 99,9% de certeza de que a molly e a platy estão grávidas (ambas muito inchadas a molly até parece uma "maluquinha" a nadar pois já tem de abanar-se toda para conseguir movimentar-se, quanto á platy tambem redonda mas movimenta-se melhor, a barriga tá quase toda branca) o estranho é que um dos machos molly anda super activo, parece quase um peixe territorial. Anda sempre de volta da barriga da grávida e por incrivel que pareça deu-lhe para perseguir constantemente o platy macho (sorte a deste é que é mais esguiu e mais rápido).

Nunca presenciei nenhuma gravidez no aqua estas são as primeiras e logo as duas ao mesmo tempo.

Agora as questoes:

- é normal o macho molly ficar tão agitado?

- qual o tempo normal de gravidez destas "peixotas"?

- tenho dois cubos vodafone, devo isolá-las neles, e assim que se der o nascimento retirá-las?

 

qualquer comentário/critica/opinião que tenham a fazer são muito bem vindos.

de momento não tenho possibilidade de obter fotos sei que ajudaria.

obrigado pelo tenpo dedicado.

 

cumps

Paulo

Editado por paulo26

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Antes de vos por as questoes vou deixar um resumo do aqua.

Aquario 150l com termoestato de 200w (temperatura 27ºc), biobox com bomba de 600l/h, iluminação 2x36w

tem poucas plantas (area com cerca de 8x15cm) e todas ainda muito novas e pequenas.

-6 escalares

-4 molly (2machos 2 femeas)

-2 platy (1macho 1 femea)

-2 espada (1 macho 1 femea)

-2 guppi

-2 barbos

-2 botia

-2 tetra pinguin

-1 beta

-1 limpa vidros

(sei que parecem muitos, mas tenho alguns que não crescem muito e todos vieram para cá muito novos pelo que ainda vão crescer, sinceramente andava a pensar comprar mais, mas visto ter 2 gravidas gostava de conseguir aproveitar alguns. Conto com a vossa ajuda).

 

Pelo que tenho lido por aqui tenho 99,9% de certeza de que a molly e a platy estão grávidas (ambas muito inchadas a molly até parece uma "maluquinha" a nadar pois já tem de abanar-se toda para conseguir movimentar-se, quanto á platy tambem redonda mas movimenta-se melhor, a barriga tá quase toda branca) o estranho é que um dos machos molly anda super activo, parece quase um peixe territorial. Anda sempre de volta da barriga da grávida e por incrivel que pareça deu-lhe para perseguir constantemente o platy macho (sorte a deste é que é mais esguiu e mais rápido).

Nunca presenciei nenhuma gravidez no aqua estas são as primeiras e logo as duas ao mesmo tempo.

Agora as questoes:

- é normal o macho molly ficar tão agitado?

- qual o tempo normal de gravidez destas "peixotas"?

- tenho dois cubos vodafone, devo isolá-las neles, e assim que se der o nascimento retirá-las?

 

qualquer comentário/critica/opinião que tenham a fazer são muito bem vindos.

de momento não tenho possibilidade de obter fotos sei que ajudaria.

obrigado pelo tenpo dedicado.

 

cumps

Paulo

 

 

Com esses 6 escalares qualquer dia deves ter uma surpresa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que os escalares podem vir a dar problemas para os outros, mas como disse todos vieram para cá novos e quase todos na mesma altura. até agora estão a dar-se bem com as outras espécies os únicos ataques que os vejo fazer (muito esporadicamente) é mesmo entre eles.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que os escalares podem vir a dar problemas para os outros, mas como disse todos vieram para cá novos e quase todos na mesma altura. até agora estão a dar-se bem com as outras espécies os únicos ataques que os vejo fazer (muito esporadicamente) é mesmo entre eles.

 

um colega meu tambem tnha tipo tu e uns meses depois já só tem os 2 escalares bue grandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo conselho, mas o meu problema agora é mesmo a molly e a platy.

Já as separei para cubos vodafone agora vou esperar e com sorte pode ser já nesta mudança da lua.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo conselho, mas o meu problema agora é mesmo a molly e a platy.

Já as separei para cubos vodafone agora vou esperar e com sorte pode ser já nesta mudança da lua.

 

LOOL as coisas que vocês ouvem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ò companheiro, de todas as respostas que deste não consigo aproveitar uma para o meu dilema. Eu sei que sou um pouco inexperiente nestas andanças, mas de uma coisa podes ter a certeza. Se com as mulheres a lua tem efeito (experiencia própria), até com os caes esse efeito é igual (experiencia propria tambem), porque é que hei de duvidar que com os peixes tambem será assim? ás vezes não percebo porque é que há pessoas que perdem tempo a fazer comentários a coisas que ninguem lhes perguntou nada!!! Até agora recebi 3 respostas tuas e realmente até fiz 3 perguntas, mas não sei se reparas-te nenhuma foi á cerca de escalares ou de mudanças de lua. Poupa-me!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
AS coisa que voces ouvem!!! ya pois é, as coisa que nós ouvimos!!! cuincidencia ou não a platy teve os filhotes na lua nova.

 

essa influencia nao é possivel ser estudada, mas que existe, existe...

 

alias, se as luas influenciam algo tao poderoso como as mares, como nao haviam de influenciar algo tao fragil como nos humanos.

 

devo dizer, que nao acredito em makumbas, esoterismos ou outra coisa qq, mas as minhas duas irmas mais novas nasceram na mudança da lua, bem como os meus caezinhos... weird hein?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mudança da lua as fêmeas que estão prontas ou quase têm filhos. PONTO.

 

Os macho mollys são completamente tarados... sexo... não pensam em mais nada.... por isso... é normal.

 

Quanto à separação podes tirar sempre para um cubo, mas o conselho melhor é arranjares musgo, muito musgo para colocares no cubo.

 

As fêmeas plattys/molies/guppies podem comer os filhotes.

Os escalares comem os alevins.

Os barbos comem os alevins e ratam tudo o que seja barbatana (é só dar-lhe tempo... e deixá-los crescer).

 

Se quiseres reduzir a população, tira os barbos.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
essa influencia nao é possivel ser estudada, mas que existe, existe...

 

alias, se as luas influenciam algo tao poderoso como as mares, como nao haviam de influenciar algo tao fragil como nos humanos.

 

devo dizer, que nao acredito em makumbas, esoterismos ou outra coisa qq, mas as minhas duas irmas mais novas nasceram na mudança da lua, bem como os meus caezinhos... weird hein?

 

O facto de a lua ter influencia em nós, nao é nada de sureal. É cientifico. Se a lua tem influencia nas mares... tambem vai ter influencia sobre os humanos ou já se esqueceram que 79% do nosso corpo é agua?

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

1º não te chatei-es pois há aqui individos que têm muitos post e o conteúdo das respostas é zero,o que interessa é ter muitos post.

2º na questão da lua,acredito perfeitamente,pois tenho aquas com guppys e mollys plattys e é com frequência que vejo alvins a nascer nessas alturas ou muito próximo.

3ºem relação aos mollys como foi dito é normal,é só comer dormir e sexo,é por iso que se aplica a regra um macho para o minimo 2 femeas que para ele se entreter com a outra e não andar a chatear sempre a mesma

4º o tempo é por volta das 7 a 9 semanas,ai essa pesquisa http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82483

5º coloca no cubo quando a vires muito parada a um canto para que não seja incomodada, com uma respiração ofegante de certeza que á capaz quase a ter,atenção nesse cubo é necessário colocar esconderijos para os alvins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Penso que vocês estão a confundir a força atracção gravitacional da lua sobre grandes corpos de água, que é um fenómeno que acontece 2 vezes a cada 24 horas ( as marés altas), com as fases da lua.

As fases da lua contrariamente á percepção popular, são algo natural, acorrendo pela sobreposição da sombra da Terra com a superfície da Lua, levando ás ditas fases da Lua. No entanto durante as várias fases da lua a força gravitacional que ele exerce sobre a Terra e a Terra sobre a Lua não se altera, nem há alterações no campo magnético associadas a este fenómeno.

 

Mas para efeitos científicos, o conhecimento popular de nada vale, se não consegues provar uma correlação através do Método Cientifico, temos pena, mas o conhecimento do povo é mentira por falta de melhor palavra....

Com Efeito é visível estatisticamente, um aumento de nascimentos em humanos aquando da Lua Cheia. No entanto estudos mostram que este aumento estatístico não apresenta correlação estatística com a fase da lua, mas sim com factores psicológicos associados á puérpera. Estudos semelhantes foram feitos para variadas espécies, e a maioria mostrou não haver qualquer tipo de relação.

Sei que muitos defendem o conhecimento popular e tudo mais, mas como pessoa com formação na área das ciências praticamente toda a minha vida lectiva, devo seguir pelo que é reproduzível, e metódico, e por isso descartar a dita sabedoria popular neste assunto.

Para além disso os nossos aquários são tão pequenos em massa, que a força gravítica da lua tem um efeito desprezável sobre eles, isto mesmo se tiver seja qual for o efeito. Logo aí a possibilidade de interferência das Luas é bastante improvável se utilizar-mos a lógica ao invés da superstição. Para além disso a grande maioria das pessoas que mantêm peixes em tanques mantêm esses tanques debaixo de telha, logo a possibilidade de os seus peixes verem a lua, ou a luz da lua e assim identificar a fase, levando a uma resposta inata do seu organismo, culminando na desova, é altamente improvável. Quero com isto dizer que peixes de aquário a usar as luas para temporizar a sua desova/parto, é algo altamente improvável.

Em liberdade, não discuto que utilizem as luas para controlar o seu relógio biológico, pelo uso da sua visão para captar o estimulo visual, levando ás não raras posturas sincronizadas numa só noite como muitas espécies fazem, mas em cativeiro? não me parece meus senhores.

 

Para além disso não esqueçam o Efeito de Verificação, que muitas vezes está por detrás das raízes do conhecimento popular, muitas vezes dá nascimento a conhecimento real empírico e válido, no entanto por vezes acontece o contrario, relações erróneas altamente enraizadas e por vezes sem validade.

 

Quantos de vós não tiveram várias guppies, mollies ou espadas grávidas ao mesmo tempo, mas duvido que tenham visto as várias parturientes a parir na mesma noite, ou lua até! eu nunca tal vi, e temos aquários em casa desde 89( já fez 20 anos há 2 meses)...

 

Quanto á possibilidade de testar teorias relativamente aos efeitos das fases da lua sobre seja o que, é bastante possível de fazer. Basta ter alguns conhecimentos do Método, das ferramentas estatísticas, ter uma premissa de partida, colher os dados necessários e inferir respostas a partir dos dados, basicamente aplicar o Método.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...