Tropheus brichardi ujiji (katonga)


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

No sábado ofereceram-me alguns tropheus (ogrigado Filipe). Entre eles o que me parece ser um Tropheus brichardi ujiji (katonga). De uma coisa tenho a certeza - o peixe é fenomenal!

 

Picture1_edited-61.jpg

 

Picture10_edited-8.jpg

 

Picture2_edited-58.jpg

 

Picture4_edited-50.jpg

 

Sendo um macho grande, depressa tomou conta do aquário, o que quer dizer que vai ter que sair em breve!

 

Picture12_edited-3.jpg

 

O macho moliro dominante ainda deu luta... mas acabou por ter de ceder!

 

O que acham - estará bem identificado?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantásticas fotos, Diogo, como sempre!

 

Sempre pensei que ele fosse subjogar-se aos outros machos, pois o grupo que tens é grande!

 

Uma coisa é certa... no meu aquário foi sempre ele quem ditou as regras!

 

conta comigo para qualquer ajuda.

 

Abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo... tenho alguns exemplares juvenis de Ujiji... são ainda, como disse, juvenis, mas já apresentam uma forte tonalidade amarela... Pelo que vejo a introdução com os sp. red não correu da melhor forma e a minha ideia era juntar os meus sp. red com os ujiji, se calhar vou ter que repensar a coisa.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Boas Diogo... tenho alguns exemplares juvenis de Ujiji... são ainda, como disse, juvenis, mas já apresentam uma forte tonalidade amarela... Pelo que vejo a introdução com os sp. red não correu da melhor forma e a minha ideia era juntar os meus sp. red com os ujiji, se calhar vou ter que repensar a coisa.

 

E achas que é um ujiji?

 

Este peixe tem uns 12 cm (deverá ser um macho adulto) entrou no aquário onde estão os 12 moliro adultos (são 4 machos e 8 fêmeas) e pura e simplesmente atacou-os a todos até ser rei e senhor do aquário. Tudo isto em menos de 10 minutos. Pode ser este exemplar... mas que é agressivo, é!

 

Hoje à noite vou ter que o apanhar e volta para a sump até decidir o que vou fazer.

 

Podias colocar umas fotos dos rapazes!

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

como sabes Tropheus não são a minha especialidade, mas o teu parece ser, efectivamente, um Ujiji daquilo que eu os conheço, que não é muito. Embora devesse ter os "lábios" mais escuros, tem tremendas semelhanças com os exemplares que tenho visto.

 

Os meus são descendentes de um lote de de F1s trazidos de França - Convenção da AFC.

 

De qualquer maneira os meus estão a partilhar os espaço com N. splendens juvenis e N. brevis "Ikola" e ainda não lhes vi qualquer agressividade intergenérica.

 

Tinha ideia de junta-los, depois, com os meus sp. red, mas estava a espera que crescessem um pouco mais, já que a colónia de sp. red está grande e tem peixes adultos com bastante envergadura... se calhar e face à tua experiência o melhor seria juntá-los antes que os Ujiji cheguem a adultos.

 

Mais logo tiro fotos dos jovens (se conseguir que eles não param quietos e são pequenos), mas ainda estão longe do esplendor do teu.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tinha ideia de junta-los, depois, com os meus sp. red, mas estava a espera que crescessem um pouco mais, já que a colónia de sp. red está grande e tem peixes adultos com bastante envergadura... se calhar e face à tua experiência o melhor seria juntá-los antes que os Ujiji cheguem a adultos.

 

Mais logo tiro fotos dos jovens (se conseguir que eles não param quietos e são pequenos), mas ainda estão longe do esplendor do teu.

 

O peixe está mais calmo e não tem atacado tanto os outros peixes (foi mais para mostrar quem manda).

Ainda espero as fotos...!!!

 

Aqui ficam mais algumas fotos do bicho...

 

Picture1_edited-64.jpg

 

Picture2_edited-61.jpg

 

Picture8_edited-14.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os bichardi, além da sua mais evidente beleza, também são famosos pelo seu feitio.

 

Pois... isso eu já consegui perceber!

 

Belos exemplares.

 

É só um...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais