O meu novo aquario de 1200 litros


Recommended Posts

Finalmente o aquario arrancou. Ao fim de mais de 6 meses consegui por o projecto de pé, desmontar o meu aquario anterior de 600l e construir um novo, adequado a outras exigencias, não foi fácil, mas aqui vão as pimeiras fotos. :lol:

Atenção, nada de muitas exigências pk o aquario so tem apenas 1 mês, só tenho os animais que tinha no outro, e ainda me falta algum equipamento, principalmente de circulação de agua. yikes

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

 

Pic_2614_1.jpg

 

 

Pic_2614_2.jpg

 

 

Pic_2614_3.jpg

 

 

Pic_2614_4.jpg

uma squamosa

 

 

Pic_2614_5.jpg

 

 

Pic_2614_6.jpg

 

 

Pic_2614_7.jpg

Hydnopora verde

 

 

Pic_2614_8.jpg

 

 

Pic_2614_9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo,

 

Antes de mais parabéns pela iniciativa e pela obra, está impecável! Por curiosidade quais são as medidas do teu aquário e qual a espessura do vidro? Qual a potência das hqi que está a usar? Que bombas planeias utilizar para a circulação no aquário?

 

Essa estrutura de suporte em aço inox está um luxo!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Ricardo, obrigado pelos elogios.

O aquario tem 215cmx75cmx75cm, e o vidro é de 19mm.A sump tem 200cmx50cmx60cm.Com 300 litros reservados ao refugio.

As Hqis são da BLV 10 000k 250watts, neste momento tenho só duas e tres actinicas 24watts powercompact, mas pretendo instalar mais três hqis.

A bomba de retorno é da EHEIM 3400l/h, no final deste ano vou instalar mais uma EHEIM na coluna seca, e duas tunze stream 4000l/h-12000l/h.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o vidro é de 19mm

 

Aqui está o segredo para ter um aquário aberto. A maioria das pessoas não faz esta opção e acaba por ficar com uma belas travas a bloquear a penetração da luz e a dificultar a manutenção do aquário. Poupa-se na altura da compra mas fica-se a perder em electricidade desperdiçada durante a vida do aquário.

Esse aquário tem potencial para ter muito sucesso. Parabéns!

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, que aquário, os litros falam por si. Agora com o tempo vais enchendo com mais RV e corais, e fica ai uma obra de arte :lol: eheh. Muito bom!

 

Ps : Quando é que posso marcar as aulas mergulho ? ehehehe

 

yikes

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço os elogios Alexandre e Zanito, e sim, é de facto o vidro ter 19 mm um dos factores que permite retirar as travessas que são muito chatas na minha opinião, de qualquer maneira com esta altura tive de colocar as cantoneiras em aço inox e tb vidros nas arestas interiores à meia esquadria. São realmente bastante mais caros os vidros de 19mm :D mas é outro prazer olhar para uma superficie de agua sem barreiras e a luz penetra muito melhor. :oops:

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Mariheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Antes de tudo parabens pelo projecto está impec.

 

Vai ser muito interessante ir seguindo a evolução desse aqua. Não te esqueças de ir colocando as fotos.

 

Quantos camarões é que devem caber nesse aqua :oops: (brincadeirinha...)

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops: vou tentar colocar fotos sempre que algo mude significativmente.

Quanto os camaroes lolol, cabem alguns de facto e, por acaso são uns dos meus habitantes preferidos :oops: , mas ainda só tenho um lysmata amboinensis e quatro wurdemanni (os que atacam aiptasias).

Eremitas é q são uns 25 entre patas brancas, verdes e azuis, mas se conseguir ver 5 ao mesmo tempo sempe que olho para o aqua é muito :oops: perdem-se, as desvantagens tb existem em aquas grandes.

:D

 

 

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Parabéns pelo aquário. Está muito bem feito sem dúvida que promete!

 

Apenas uma questão - parece-me que tens as lampadas muito elevadas. Será impressão minha ou elas estarão a mais de 30 cm do nível da água? Parece-me que estás a perder muita luz!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - coloca o setup no tópico inamovível que tens no topo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto Diogo as lampadas estão a 40 cm de altura mas era uma situaçao que nao pude contornar, por lapso meti o aquario no sitio e com alguma água antes de fazer os furos para os perfis, fikei condicionado, no entanto, poderá dar a sensação de que perko muita luz mas nao é verdade pk o aquario é muito largo. Eu vou é instalar mais lampadas pk estas duas estao a iluminar somente a parte de trás do aquario e sao insuficientes para tanta superficie.

 

 

 

 

PS Obrigado pelas opiniões favoráveis :wink:

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo

O que se vê nas arestas do aquário, com maior expressão do lado direito, são cantoneiras metálicas? São elementos estruturais do aquário e por isso não existem travamentos em vidro?

 

Um abraço e parabéns pelo belo potencial de aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Dogue, d facto ja perdi a conta a quant ja gastei, :cry: e tenho medo de tentar lembrar-me :), eu vou fazer o setup e daí verá mais ou menos o material que tenho.

 

 

Pedro,

 

As cantoneiras em aço inox, são de facto para reforçar, mas não só, têm uma função tb estética (a da direita é mas larga pk esconde a coluna seca, que tem toda a largura do aquario. O facto de nao ter travessas deve-se mais aos 19mm do vidro e aos vidros de reforço nas arestas interiores.

 

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo, por acaso sabes em que tipo de aço inox são essas cantoneiras? Só por curiosidade...

 

Parabéns pelo aquário. Tem potencial como disse o Nélson Pena.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ólá Paulo...

Antes de mais parabens pelo aqua. Estou com o Diogo. Já tinhamos falado na feira, mas de facto estão bem altas essas lampadas. Se não perdes intensidade pelas travas que não tens, acabas por perder pela altura que estão as lampadas...

Vê lá se podes dar um jeito na calha, porque deves estar a perder uns 30% de intensidade luminosa.

De qualquer das maneiras está ai um belo aquario. :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com a visualização cuidada das fotos que colocas-te surgiram-me algumas dúvidas (tipicas de quem está para montar um novo aqua)!

 

Pelo que consigo ver a coluna seca está cheia de água e a saída é feita por um ou mais tubos. Nesta mesma imagem não consigo perceber como é que a água passa para dentro da coluna seca (ou será melhor chamar-lhe coluna molhada??!!! :):) )

 

Outra dúvida prende-se com a movimentação de água! Não percebo pelas fotos o que movimenta a água - das duas uma - ou não tens nada ou está muito bem feito!!! :wink: :D

 

Dá-me lá umas dicas...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo se pudesses gostava de ver uma foto desses reforços nas arestas interiores, não percebi como funcionam e nas fotografias que puseste, não os consigo ver.

A secção dos tubos que constituem a estrutura de suporte, tem uma secção de 30x30mm? E o vidro assenta directamente sobre esta (só nas arestas), ou existe um estrado de madeira ou outro material?

 

Um abraço

Pedro Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem :wink: , vou tentar responder a todos....Antes de mais um cumprimento ai para o Marco que tive o prazer de conhecer em lx e me pareceu uma pessoa impecável.

 

Alexandre de facto nao te poderei dizer ao certo que aço é, mas vou tentar saber. De qq maneira sei que é um aço com uma resistencia à corrosão acima do normal.

 

Marco, vou ver se quando tiver um pouko de tempo contorno esse problema da altura das lampadas.

 

Diogo de facto a coluna nao é na realidade seca, usei essa expressão pk é a mais comum. Na realidade o escoamento para a sump faz-se através de dois furos de 42mm que depois sao adaptadas roscas e tubos em pvc de 40mm, estes furos estao por trás de um sexto vidro que percorre toda a largura do aquario, por isso a minha cantoneira da direita é maior do que a da esquerda, precisamente para tapar esse espaço. Os dois tubos tem um pouko menos da altura do sexto vidro ou seja, depoix da agua transpor o vidro, enche todo esse espaço e so quando chega ao nivel dos tubos escoa. Esta situação permite me colocar uma bomba de grande caudal nessa "coluna seca" a injectar para baixo da rocha (por isso nao vês as saidas, esse 6ºvidro é furado em baixo) neste caso uma EHEIM de 3400l/h. A outra circulação é a bomba de retorno ou seja, completamente escondida tb. A juntar a outra EHEIM que servirá tb de retorno, terei mais de 10000l/h em bombas perfeitamente escondidas. Só fikarei com as duas stream à vista.

No entanto neste momento ainda me falta uma EHEIM de retorno e as tunze stream, estou a funcionar com duas EHEIM 3400l/h ( a da coluna seca e a da sump) e duas EHEIM provisorias menos potentes. A explicação poderá estar um pouko confusa mas, vou tentar colocar umas fotos para ajudar.

 

Pedro, a secçao do tubo de aço é de 40mm e e espessura é de 2mm. As arestas onde assenta o aquario são somente revestidas a duas camadas de borracha de alta densidade, não existindo qq prancha de madeira, já em baixo, na sump, usei uma prancha de madeira.

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo se pudesses gostava de ver uma foto desses reforços nas arestas interiores, não percebi como funcionam e nas fotografias que puseste, não os consigo ver.

 

Paulo desculpa lá se puderes responde também a esta minha dúvida

 

obrigado e desculpa o massacre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

A explicação poderá estar um pouko confusa mas, vou tentar colocar umas fotos para ajudar.

 

A explicação está óptima e estou esclarecido - obrigado!

 

 

Abraço,

Diogo

 

PS - como é óbvio as fotos são bem vindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, desculpa nao falei das arestas, de qualquer maneira eu amanha vou colocar mais fotos, incluindo uma dessas arestas.

 

 

 

 

PS- Explicar e ajudar não é qualquer tipo de "massacre". :roll:, portanto estás à vontade.

 

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá vão mais algumas fotos que poderão ajudar explicar mais qualquer coisa :shock:

 

 

Pic_2614_10.jpg

 

 

Pic_2614_11.jpg

 

 

Pic_2614_12.jpg

 

 

Pic_2614_13.jpg

 

Sump

 

Pic_2614_14.jpg

 

Saidas agua para a sump

 

Pic_2614_15.jp

 

Uma das saidas de agua inferior(por baixo da rocha)

 

Pic_2614_16.jpg

 

Uma das 4 espécies de eremitas (este, de patas brancas, aconselho especialmente porque remove todo o substracto de forma incrivel)

 

Pic_2614_17.jpg

 

Pessoal de familia na melhor parte ...olhar

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais