112L - Colorful Paradise


Recommended Posts

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas André,

 

Belas peças que aí tens... :animal_fish:

 

Faz lá uma actualização do setup em termos de vivos, que já me perdi. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Deixa lá ver se consigo listar tudo...

 

Peixes:

 

- Par de Amphiprion ocellaris

- Stonogobiops yasha

- Stonogobiops nematodes

- Amblyeleotris randalli

- Emblemaria pandionis

 

Invertebrados:

 

- Par de Lysmata amboinensis

- Palaemon elegans

- Alpheus sp.

- Paguristes cadenati

- Pagurus sp.

- Turbo sp.

 

Com 4 meses de montagem, deixo um registo do início até hoje:

 

0e93a3ff.jpg

 

05ee924a.jpg

 

54270b77.jpg

 

66d84855.jpg

 

 

Simbiose entre Amblyeleotris randalli e Alpheus sp.:

 

6f6b1d9e.jpg

 

E mais uma:

 

98010bd3.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda não tinha comentado este projecto, é impressionante a evolução deste aquario tendo em conta as condições em que foi montado!

É uma prova do grande sucesso que tens vindo a realizar na montagem dos aquarios de reef. Tens muito bom gosto na escolha dos vivos do aquario, o que promove uma grande harmonia à nossa vista.

 

É de louvar o trabalho e dedicação que tens tido com ambos os projectos!

 

Parabens, está muito bom! :D

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o aquário esta muito bem e tudo num processo muito rápido.

De qualquer das formas preferia ver fotos "normais" e sem photoshop que desvirtuam a fotografia e algumas fotos estão extensivamente alteradas.

Editado por DJ_PAPA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria apenas perguntar no que te baseias, para dizeres que as fotos estão alteradas ?? Pois conheço este aquário pessoalmente e digo-te que as fotos não conseguem a 100% mostrar as verdadeiras cores e a qualidade do aquário.

Claro que a câmara usada ajuda na captura de tais cores " reais ", pois a mesma foto tirada com um telemóvel fica deturpada, mas se calhar preferias assim...., tonz cinzas e azuis...

 

Pelo que sei do André, usa o photoshop para por a moldura, e para fazer um equilibrio de brancos, nada mais. Ora com apenas estes 2 passos, duvido que as cores fiquem deturpadas, apenas consegues ter uma percepção melhor do aquário e das cores reais existentes.

 

Um abraço, e boa estadia. :twisted:

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Veríssimo, obrigado.

Para já, o que considero de bastante positivo com este aquário é a experiência de o ter montado com rocha 100% morta. Os processos de nitrificação/desnitrificação parecem ocorrer dentro dos limites normais e nos tempos que correm, ao preço que a rocha viva está e a destruição que é feita ao nível dos recifes para fornecer a demanda deste tipo de rocha, montar um aquário com rocha morta é francamente mais económico e, individualmente, é uma pequena contribuição para a preservação do meio ambiente. Pequenas contribuições destas somadas por todos os aquários de recife tornar-se-iam, certamente, algo de referência. Se soubesse o que sei hoje, já o de 300L teria sido montado com este tipo de rocha.

 

Viva, o aquário esta muito bem e tudo num processo muito rápido.

De qualquer das formas preferia ver fotos "normais" e sem photoshop que desvirtuam a fotografia e algumas fotos estão extensivamente alteradas.

 

DJ_PAPA, não achas que entras em contradição nas linhas que escreveste?

Se achas que o Photoshop desvirtua as fotografias e algumas estão extensivamente alteradas, não percebo como podes firmar que o meu aquário está muito bem já que todas as fotos apresentadas neste tópico são editadas. Eu, pelo menos, nunca comentaria, bem ou mal, um aquário que me é apresentado exclusivamente por fotografia se achasse que o meio pelo qual ele é conhecido está desvirtuado.

 

 

Afinal de contas, nunca viste o aquário ao vivo e por isso não percebo em que te baseias para fazer afirmações dessas. Na Era Digital, a edição de imagem é uma mais valia que permite ao fotógrafo mostrar as suas fotos o mais perto possível da realidade que de outro modo não seria possível, ao invés do " tirar e chapar" com elas onde as quer expor, estejam elas como estiverem. O que acontece é que há muita gente ( cada vez menos, felizmente) que não compreende este conceito, não compreende o objectivo e o uso dos programas de edição, logo não sabem avaliar se as fotos são bem ou mal editadas e portanto partem do pressuposto que qualquer edição de imagem é má ou " desvirtua" a realidade, a fotografia. Como o João referiu, por melhor que seja a máquina e por melhor que esta esteja calibrada para o assunto a fotografar, nunca se consegue transmitir as cores reais dos objectos fotografados dentro de um aquário pelo tipo de luz que é usada sobre estes. O sensor da máquina não capta as mesmas cores que o olho humano quando fotografamos o aquário e o que acontece é que as fotos ficam com o balanço de brancos alterado, normalmente ditado pelo tom de luz dominante no aquário. Daí as fotos saírem mais azuis, amarelas, vermelhas, etc. Depois há as fotos subexpostas ou sobrexpostas, as fotos ligeiramente desfocadas que podem ser corrigidas nos programas de edição de imagem se forem erros ligeiros. Mas, como pessoa que dispensa os programas de edição de imagem e que não aspira a conhecer, de uma forma particular, a fotografia, certamente não percebes estes conceitos e a dificuldade que é fotografar aquários pelo que, quando chega a altura de fotografar o aquário por qualquer motivo, as fotos decentes contam-se pelos dedos de uma mão, na melhor das hipóteses. Falando por mim, quando fotografo o aquário e o partilho no fórum, em sites ou os imprimo em papel fotográfico para cartazes e afins, gosto que o tempo que perdi ao fazê-lo seja um pouco mais rentável e com qualidade.

 

Agradeço o teu comentário generalista mas acho que teria sido muito mais positivo se tivesse sido bem fundamentado e com coerência, o que não me pareceu ser o caso.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DJ_PAPA, não achas que entras em contradição nas linhas que escreveste?

Se achas que o Photoshop desvirtua as fotografias e algumas estão extensivamente alteradas, não percebo como podes firmar que o meu aquário está muito bem já que todas as fotos apresentadas neste tópico são editadas. Eu, pelo menos, nunca comentaria, bem ou mal, um aquário que me é apresentado exclusivamente por fotografia se achasse que o meio pelo qual ele é conhecido está desvirtuado.

Claro que não tem contradição nenhuma. Apesar do photoshop está extremamente bem, harmonioso, cuidado e bonito.

 

 

Afinal de contas, nunca viste o aquário ao vivo e por isso não percebo em que te baseias para fazer afirmações dessas.

Se vamos por ai, não podemos dizer nada porque um fórum é feito de troca de experiências, opiniões de forma digital.

 

Na Era Digital, a edição de imagem é uma mais valia que permite ao fotógrafo mostrar as suas fotos o mais perto possível da realidade que de outro modo não seria possível, ao invés do " tirar e chapar" com elas onde as quer expor, estejam elas como estiverem. O que acontece é que há muita gente ( cada vez menos, felizmente) que não compreende este conceito, não compreende o objectivo e o uso dos programas de edição, logo não sabem avaliar se as fotos são bem ou mal editadas e portanto partem do pressuposto que qualquer edição de imagem é má ou " desvirtua" a realidade, a fotografia. Como o João referiu, por melhor que seja a máquina e por melhor que esta esteja calibrada para o assunto a fotografar, nunca se consegue transmitir as cores reais dos objectos fotografados dentro de um aquário pelo tipo de luz que é usada sobre estes. O sensor da máquina não capta as mesmas cores que o olho humano quando fotografamos o aquário e o que acontece é que as fotos ficam com o balanço de brancos alterado, normalmente ditado pelo tom de luz dominante no aquário. Daí as fotos saírem mais azuis, amarelas, vermelhas, etc. Depois há as fotos subexpostas ou sobrexpostas, as fotos ligeiramente desfocadas que podem ser corrigidas nos programas de edição de imagem se forem erros ligeiros. Mas, como pessoa que dispensa os programas de edição de imagem e que não aspira a conhecer, de uma forma particular, a fotografia, certamente não percebes estes conceitos e a dificuldade que é fotografar aquários pelo que, quando chega a altura de fotografar o aquário por qualquer motivo, as fotos decentes contam-se pelos dedos de uma mão, na melhor das hipóteses. Falando por mim, quando fotografo o aquário e o partilho no fórum, em sites ou os imprimo em papel fotográfico para cartazes e afins, gosto que o tempo que perdi ao fazê-lo seja um pouco mais rentável e com qualidade.

Ha coisas na vida que não são cinzentas. Ou são brancas ou são pretas. Esta é uma delas, portanto como se costuma dizer nunca se agrada a gregos e a troianos portanto tal não passa de um gosto pessoal. E ainda assim tamos simplesmente a falar da edição de fotografia.

Eu tb podia fazer um grande discurso sobre os malefícios do photoshop e que por mais que alteres a fotografia de forma artificial nunca chegará minimamente a simular o olho humano porque isso é demasiado complexo para ser feito de forma artificial, mas todas essas matérias serviriam simplesmente lenha para a fogueira. É um comentário/observação como qualquer outro. Como vês há pessoas que adoram outras nem por isso. Não vamos inventar a roda.

 

Agradeço o teu comentário generalista mas acho que teria sido muito mais positivo se tivesse sido bem fundamentado e com coerência, o que não me pareceu ser o caso.

Abraço,

André

Não é de todo generalista. E como disse anteriormente a velocidade com que se chegou ja a esse ponto é assombrosa e de forma tão harmoniosa.

Tudo comentários bastante objectivos e claros que definem perfeitamente o aquário. Não é preciso fundamentar mais que isto porque basta olhar para o aquário para perceber isso.

Editado por DJ_PAPA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir atentamente este teu aquário.

Estou a pensar iniciar um com medidas muito similares.

Gostava se pudesses era ver fotos da sum e ligações e se possivel que me digas se foste tu a fazer o movel e se sim põe umas fotos se tiveres ou então onde o compras-te.

 

O que estou a pensar montar é 60x50x50....mas tou um pouco renitente à montagem da sump...

 

Abraço

 

Ricardo Carpinteiro

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta tudo porreiro Andre, mais um para o teu historial, no entanto tenho que deixar uma "critica" é sobre os zoanthus deveria ser proibido a venda deles, apenas e somente para não haver dor de cotovelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :):bleh:

Agora a serio belas peças que tens ai.

 

cheers

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no entanto tenho que deixar uma "critica" é sobre os zoanthus deveria ser proibido a venda deles, apenas e somente para não haver dor de cotovelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :dance::bleh:

X2 :|

 

Abraçoo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto assim não dá, ficam com as Ancanthastreas todas! :)

Por falar nisso...a ver se vais numa destas quartas, mas avisa primeiro para te dar um frag de uma que te prometi quando me entregaste das tuas. :D

 

Não há lâmpadas dessas mais rocheadas em T5? Tenho que colocar a iluminação do meu refúgio mais escura optando por lâmpadas de espectros mais altos, o meu pipe não sai muito por causa da luz, e quando colocar os cavalos, que será mais pelo Natal, tenho que vê-los à frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo, assim farei. Obrigado.

 

Ricardo, quando tiver tempo, tiro mais umas fotos, com as da Sump incluídas. O móvel fui eu que fiz, sim, tendo sido inicialmente feito para água doce e com a necessidade de colocar tubagens para a Sump, sofreu algumas alterações. Dó móvel completo só tenho a primeira foto deste tópico mas quando tirar fotos à Sump e parte eléctrica, logo vês como está construído.

 

Anthony e Veríssimo, obrigado. Não olhem é muito tempo para eles por causa dos malefícios do PS. :)

 

Pedro, em T5 tens muito mais margem de manobra do que eu com T8s. Tens várias lâmpadas verdadeiramente actínicas ( actínicas, não é azuis) que apresentam um tom violeta escuro como a que tenho na minha calha. Vai ao tópico das T5 que estão lá várias marcas indicadas. Podes optar por 2 x azuis + 1 x actínica + 1 x branca.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Show de bola esse móvel!

 

Foste mesmo tu que fizeste? Como? Á primeira vista parece um trabalho dum verdadeiro profisssional! Ehehe

 

Os aquários estão fisicamente próximos? Já ponderaste liga-los num só sistema?

 

Eu matava para ter as tuas Acan's.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

Os aquários estão fisicamente próximos? Já ponderaste liga-los num só sistema?

Vou responder a uma parte... pode ser que em sinal de agradecimento, o André me presentei com uns polipozitos dos zoanthus e acan's. :music_singguitar::music_singguitar::music_singguitar:

 

Estas imagens estão no tópico do aquário de 300L.

 

Fase de projecto:

Escritrio1.jpg

 

Na foto seguinte, aparece o plantado, mas o aquário é o mesmo e julgo que se mantem no mesmo sítio (gosto do pormenor do pc mostrar a página do fórum... :P )

Picture110.jpg

 

André, seria interessante tirares uma foto actualizada. :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ricardo, isso é à primeira vista. Um pouco mais de perto e nota-se o trabalho de amador. ;)

De qualquer maneira, não me posso queixar. Aguentou bem a fase dos plantados e está decidido a aguentar a dos salgados. Exteriormente continua a conservar um aspecto agradável e interiormente já tomei medidas para se manter igualmente em bom estado. Falta apenas um pormenor...

 

Para a construção foi comprar placas de aglomerado no AKI com o tipo de padrão que se vê nas fotos, cortar à medida cada painel e aparafusá-los com parafusos para madeira. Leva um reforço vertical no 1/3 esquerdo dividindo a parte eléctrica da Sump com apenas um furo cilíndrico para passagem de fios. Os acabamentos são feitos com orla da mesma cor e as portas são em vidro de 4mm lacado a branco com puxadores em aço.

 

Como prometido, ficam as fotos:

 

564e7b92.jpg

 

27337ef3.jpg

 

44638ed4.jpg

 

A arrumação do " esparguete" podia ser outra ( e já foi) mas cheguei à conclusão que tal arrumação num espaço tão apertado, torna complicada a manutenção dos equipamentos. Aquilo ali em baixo do esparguete com formato de aquário é o novo protocolo de prevenção para tudo o que entrar no aquário.

 

Como o Jorge ilustrou na foto que tirei quando o plantado ainda se encontrava montado, os aquários estão separados pela secretária mas mesmo que estivessem juntos, seria algo que queria evitar já que este aquário será apenas um aquário de Lagoa e o outro será mais um aquário de Recife com franca redução de nutrientes e tudo o que está associado a isso. Depois há o pormenor da quarentena dos peixes e deste sistema em particular ( ou ausência dela) face ao 300L.

 

Em relação às Acans, são de facto autênticas jóias, rivalizadas apenas com outro tipo de gema de geometria e coloração perfeita: Ricordeas.

 

Jorge, obrigado pela ilustração.

Fica registada a sugestão de nova geral a apanhar ambos os aquários ( e a página do Fórum).

Quando acabarem as obras no 300L...

 

E por falar em Diamantes...

 

4ffa9dc8.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

continua com optimo aspecto!

 

Reparei que na furação do painel lateral direito do móvel com formato de triangulo invertido, não colocaste a orla. O aglomerado (vulgo aparite) é tramado com as humidades e pode ser aí o começo de esse painel te começar a inchar num ambiente extremamente humido e ainda por cima salgado. Não sei se o fizeste mas porventura umas boas pinceladas de tapa poros e/ou verniz marítimo ou para exterior podiam ajudar a prolongar a vida desse painel.

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alberto, obrigado.

 

Rui, obrigado pelo aviso. Aquele é de facto o ponto mais frágil do móvel mas tenciono reduzir substancialmente a humidade ainda esta semana ao fechar a Sump.

 

De qualquer maneira, vou tentar orlar aquela abertura também, quanto mais não seja para ficar um pouco mais apresentável.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mestre André !!! Sim senhora pegou de vez , é só agua bem temperadinha de sal , tou a ver que o pessoal aos poucos sai das "hortas" pos mares lololol ...

Mais um trabalho super bem pensado e executado da mesma maneira como pouco ou nada percebo (ainda :D ) dos mares resta-me ver com olhos de ver ehehhe

 

Grande abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Rui,

 

De facto, é o voltar ao berço da vida.

A evolução fez-se do mar para a terra e eu tento a regressão com a viagem da terra para o mar.

Vê lá se apareces. :D

 

Deixo umas fotos superiores tiradas com um extensor estanque:

 

fc0fe24d.jpg

 

b58301ad.jpg

 

003eb846.jpg

 

0a7c5dc5.jpg

 

bb6bb06d.jpg

 

6e336d91.jpg

 

E a geral:

 

657673dd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.