112L - Colorful Paradise


Recommended Posts

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Fernando, esperemos que sim. Tudo depende das lojas. Se os lojistas disponibilizarem aos clientes mais do que o já rotineiro hepatus, Zebrassoma, Ocelaris e afins, concerteza que os aquários terão maior diversidade, mais vida e farão concerteza a diferença. É frustrante ir à loja depois de anunciarem chegada de vivos e dar de caras sempre com o mesmo. É preciso virem gajos de Peniche para trazerem coisinhas novas e bonitas para a loja. :P

 

É uma verdade, sim senhor. No entanto temos que ver também que as "anormalidades" do hobby salgado ou são extremamente caros (Nemateleotris helfrichi... ai ai ai ....) ou não costumam ser Reef-Safe...

 

Sempre há coisas muito simples, como uns novos Centropyge, Gobios... vai-se tentando buscar umas coisinhas diferentes, principalmente nestas 2 famílias.

 

Um exemplo real (como sabes bem) é o Centropyge multicolor... diferente, bonito... mas a um preço completamente bárbaro.

 

Vamos ficar na expectativa da dinâmica das lojas neste campo...

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde André

 

Parabéns pelos projectos.

 

Quanto ao 'Signigobius biocellatus' como se está a comportar?

O aconselhável é ter um par...

O Gil Miguel teve 2 em simultâneo e de repente a fazerem um buraco na areia, desapareceram e nunca mais foram vistos...

Pelo menos enquanto os observou, ficou fascinado!

 

Diz algo.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O Signigobius está porreiro apesar de ainda se intimidar e fugir para a toca quando alguém se aproxima do aquário rápido demais.

Também é um pouco esquisito para comer mas quando a fome apertar, acredito que vá lá.

Passa o dia a comer areia e a filtrá-la pelas guelras, comendo apenas os grânulos mais pequenos e deixando-me a areia limpa.

Tem uma maneira de se deslocar e fazer a sua rotina de filtragem de areia muito particular e é isso, juntamente com o seu padrão de cores que o tornam num peixe muito interessante para se ter no aquário. Acredito que aos pares ainda sejam mais fascinantes.

 

A colocação das pedras já foi feita de modo a criar pequenas tocas e cavernas pra os góbios pelo que, felizmente, este aceitou logo uma toca de bom agrado que se encontra no meio do layout, com a entrada para o vidro da frente e por isso não houve qualquer tentativa de escavação. Facilmente o observo quando sai para o exterior e quando se mantém dentro da toca para refúgio.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Luis, obrigado.

 

Bruno, o projecto vai andando lentamente.

Entraram alguns vivos, apesar de um ser temporário. Está no engorda e na habituação à comida de ração para passar para o 300L e se aguentar à bronca com os outros dois.

 

Em termos de corais, entrou mais uma colónia de Caulastreas iguais às que tinha provenientes de um aquário onde se estavam a ir abaixo. Vamos lá a ver se recuperam. O mesmo se pode dizer de uma Montipora laranja.

 

Picture046.jpg

 

Picture045.jpg

 

Picture044.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Realmente esse Centropyge tem a sua piada. Tiro o chapéu e dou-te razão...., o aquário tá cada vez com melhor aspecto.

 

Que espécie de camarão é essa ?!!

 

Andas a destruir eco-sistemas ?!!! :snipersmile:

 

:(

Editado por joao_judicibus

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá André

desde já dou-te os meu parabens por mais uma magnifica montagem

agora tenho uma duvida, o teu aquario tem 112 litros brutos de água e 5 kilos de rocha morta isso não é muito pouco se fizer-mos a regra dos 20% para os 112 litros precisa de pelo menos 20 kilos.

como estou a pensar montar um aquario maior gostava de saber se á algum truque para ter tão pouca quantidade de rocha

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boas André.

 

Realmente esse Centropyge tem a sua piada. Tiro o chapéu e dou-te razão...., o aquário tá cada vez com melhor aspecto.

 

Que espécie de camarão é essa ?!!

 

Andas a destruir eco-sistemas ?!!! :snipersmile:

 

bang

 

João, obrigado.

Em relação ao Centropyge, eu bem te disse que tinha potencial. O problema é que nas lojas por vezes é difícil ver a beleza dos peixes, já que as condições são outras. Neste momento já come de tudo ( Nori, granulado, pellets, flocos, congelados). Mais três semanas e passa para o 300L. Vamos lá ver como corre com os outros estarolas... starwars

 

O camarão... pois. Em minha defesa, eu apenas fui espectador semi-passivo enquanto o verdadeiro " destroyer" varria as poças de camaroeiro anão na mão, qual arrastão de mar aberto. :)

 

Paulo, obrigado.

Não há truque nenhum. Basta pensar que tudo se resume à cultura bacteriológica que tem que se criar no aquário e adoptar medidas que promovam e optimizem o crescimento dessas mesmas bactérias.

 

O aquário foi montado com:

 

- 5kg de rocha morta

- cerca de 4kg de areia morta

 

Para contrabalançar a ausência de vida e iniciar a cultura de bactérias, bem como de microorganismos/micro-fauna, fiz o seguinte:

 

- enchi o aquário com 50% de água do 300L e 50% de água do mar, apanhada no Cabo Raso

- coloquei um " starter" de pods e copépodes colectados no 300L através da aspiração da Sump e na rocha do aquário

 

Para promover o crescimento bacteriano e optimizar as suas colónias:

 

- iniciei a Purist Line que se trata de um Método Probiótico desde o 1º dia, promovendo apenas a cultura de bactérias aeróbias responsáveis pela nitrificação através do uso de Zeolites, introdução de bactérias e carbono orgânico

 

 

Em pouco menos de 1 mês, o aquário ficou pronto para começar a receber os primeiros residentes permanentes e desde então que a sua introdução tem sido gradual, com as dosagens dos integradores ( bactérias + carbono orgânico) a serem ajustadas nesse sentido.

 

É só isto. ;)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Andrdé,

 

Mais um projecto engraçado e muito bem pensado.

Esse teu Centropyge Acanthops é um espectaculo, alias eu pessoalmente acho que maior parte dos Centropyge são muito bonitos. O problema deles é quando se lembram de virar para os corais. Eu tive um Acanthops durante bastante tempo, comia de tudo e nunca tinha tocado nos corais, até ao dia que se lembrou de dar uma pequena xinca num deles. Bem amigo a partir dessa data, nao havia dia em que ele não bicava nos corais, maior parte das vezes eram os LPS os sacrificados. Como deves calcular, o destino dele foi regressar a loja passado 8 mêses, pois não quis ariscar mais. Se algum dia me lembrar de voltar a colocar um Centropyge, sera um Acanthops ou Argi.

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Grande Rui, obrigado mas o mérito também é teu. Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda que deste na montagem deste projecto.

 

Gonçalo, não há muito mais a dizer. Resumiste numa frase a filosofia por trás desta montagem. Obrigado.

 

Carlos, obrigado por partilhares a tua experiência. A minha experiência com eles está descrita no tópico do 300L.

 

Mais umas:

 

Picture047.jpg

 

Picture048.jpg

 

Picture049.jpg

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Apenas para actualizar o estado do aquário.

A iluminação foi finalmente aumentada para 6 lâmpadas com 9h diárias.

O espectro já se começa a aproximar do pretendido mas ainda me falta testar uma configuração de lâmpadas.

 

Neste momento, da frente para trás, a configuração é:

 

- Actínica 420nm

- 18000K

- 20000K

- 10000K

- 18000K

- Actínica 420nm

 

05ee924a.jpg

 

db2b9f0a.jpg

 

7546beba.jpg

 

 

Actínicas + 20000K + 18000K:

 

9cb9cd45.jpg

 

3c9e01d0.jpg

 

7d6534dc.jpg

 

7df0563a.jpg

 

938f474b.jpg

 

7e72ce39.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Bruno,

 

Por acaso há algumas novidades.

 

No que diz respeito à iluminação, já encontrei o espectro desejado no sentido de proporcionar um tom mais azulado ao aquário e puxar mais pelas cores dos corais.

 

4c8d3fdb.jpg

 

Também já chegou, finalmente, a Vortech MP10 que veio substituir as duas bombas que tinha provisoriamente.

Esta não desapontou. É tão excelente quanto a MP40 com a vantagem de ser bastante pequena.

 

54270b77.jpg

 

574a8c3b.jpg

 

Em termos de equipamento, o aquário encontra-se assim finalizado.

 

 

Em termos de corais, entraram alguns fragzitos:

 

93e4e840.jpg

 

0474cf4a.jpg

 

77c17fec.jpg

 

5517ad70.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Este teu aqua está a ficar muito bonito e as lampadas que escolheste fazem um tom de luz muito bom.

 

Parabens pois este é mais um projecto pelo qual quem está á pouco tempo nesta area pode e deve de seguir tirando boas referencias e apredendo.

 

Abraço

382_344.png

 

Abraço,

 

PCautela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

No que diz respeito à iluminação, já encontrei o espectro desejado no sentido de proporcionar um tom mais azulado ao aquário e puxar mais pelas cores dos corais.

 

André, não queres partilhar connosco quais as marcas e características das lâmpadas que escolheste?

Continuam a ser lâmpadas tipo T8? Certo?

 

Obrigado

Abraço

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bruno, obrigado. Sim, os frags são todos do 300L.

Os Loc-Line foram-me enviados pela própria empresa com fins promocionais mas quem vai passar a ter tanto os pretos como os azuis/laranja daqui para a frente é a ReefQuest.

 

Paulo, obrigado. Também estou contente com o espectro conseguido.

Em relação ao projecto, vamos ver como corre...

 

Pedro, a disposição das lâmpadas, de frente para trás ou, da direita para a esquerda ( na foto) é:

 

- Philips Blue ( 20K)

- Power-Glo ( 18K)

- Philips Blue ( 20K)

- Zoo Med Coral Sun Actinic ( pico nos 420nm)

- Power-Glo ( 18K)

- Philips Blue ( 20K)

 

Sim, são 6 x T8 de 18W cada lâmpada.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Fotos de novo disponíveis.

Como o João disse, os contadores de bandwidth já zeraram. ;)

 

Deixo mais umas fotos tiradas hoje:

 

d0fab47b.jpg

 

b549d68a.jpg

 

3b401367.jpg

 

28c872af.jpg

 

e08db9fe.jpg

 

beab92ab.jpg

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.