112L - Colorful Paradise


Recommended Posts

Olá,

 

Com o 300L a entrar na fase do " manter e deixar crescer", decidi começar lentamente a montagem do nano.

Trata-se de um sistema que já cá tinha em casa e que converti de água doce para água salgada.

Pedi ao amigo Rui da Vidromoldura para fazer as devidas alterações ( furos e coluna seca + Sump e reservatório de osmose), aproveitei a calha tendo-lhe adaptado mais duas lâmpadas, aproveitei o escumador antigo, a bomba de retorno, PVCs oferecidos pelo amigo Pedro Conceição ( que até faz hoje anos :| ), alguma rocha morta que cá tinha juntamente com mais alguma que me foi oferecida pelo amigo Paulo, areia e dei início à montagem. Desta vez optei por não meter rocha viva. Quero ver como o aquário desenvolve sem a dita. Será cheio com água proveniente das TPAs do 300L e ficará a ciclar durante uns bons tempos.

 

Setup:

 

Aquário: 70*40*40cm ( Comp*Larg*Alt) ,

Iluminação: calha DIY 6*18W T8 com balastros electrónicos e reflectores independentes; Moonlight de 3 leds reguláveis

Circulação: 1 x Vortech Mp10

Rocha Morta: 5 Kgs

Substracto: Nature´s Ocean Bio-Active Live Aragonite, o equivalente a fazer uma pequena SB

 

Sump: 40*35*35cm ( Comp*Larg*Alt)

Escumador: Deltec MCE600

Bomba de retorno: Aquabee Up2000 ( 2000L/h)

Aquecimento: 2 x 100W Jager

Reposição água de osmose através do Osmoregulador da Tunze

Durezas, Ca e Mg: N/A

Depósito de água de osmose: 25*35*25cm ( Comp*Larg*Alt)

 

Picture002.jpg

 

Picture006.jpg

 

Picture009.jpg

 

Picture007.jpg

 

 

 

Abraço e boas Férias,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 120
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas André,

 

O bichinho pegou e bem....

Vais manter SPS neste, ou vais experimentar outra coisa?

 

Parabéns ao Pedro....

:|

 

epá sério acho que só salgadices...mantinhas pelo menos um plantado....eu see pudesse fazia-o

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estava a ficar curioso com esta montagem, estava a ver que nunca mais partilhavas com a malta :(

 

Ainda gosto mais deste layout do que o do de 300 litros, é pena é o aquario ser tão alto, acaba por ficar uma zona muito aberta por cima (o que pode jogar a teu favor dependendo do que estás a pensar colocar a nivel de peixes/corais)

 

Acho que vai ser complicadissimo ciclar o aquario ( mas para ti desafios é como um copinho de leite biggrin ) mesmo assim acho que não faria mal colocar nem que fosse apena um calhauzito vivo, ajudaria bastante (mesmo que fosse pequeno); Acho que a água e a areia, mesmo que viva, não conseguirão cumprir totalmente essa função.

 

Por ultimo, e apesar de já ter falado no que toca aos corais, estou bastante curioso em relação á escolha ( iluminação escolhida - t8)

 

A ver vamos :D

 

Boa sorte

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Vocês falaram em plantados, mas ninguém referiu que este nano, as suas 'bases', as suas 'origens' parecem as de um plantado.

Primeiro o substrato, depois as rochas...

 

Muito bom! Layout porreiro pá! Porreiro pá!

T8!? Que desafio...

 

A seguir sou eu...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Vocês falaram em plantados, mas ninguém referiu que este nano, as suas 'bases', as suas 'origens' parecem as de um plantado.

Primeiro o substrato, depois as rochas...

 

Muito bom! Layout porreiro pá! Porreiro pá!

T8!? Que desafio...

 

A seguir sou eu...

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

A rocha é para tapar..por isso... agora sem corais realmente está muito bom...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele seja doce , salgado , azedo , assim assado , aonde mete as maos nao há ipoteces :D

 

Já estava a imaginar aí era uma colecçao de camarones e invertebrado e alguma cor nas rochas e já estava :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

José, pegou sim Sr.

A ideia para este aquário, tendo em conta as dimensões e material usado é fazer algo um pouco diferente, quer em termos de peixes, quer de corais. Colocar vivos à escala do aquário de modo a não perder a simplicidade e sensação de espaço que tentei criar com o layout. Vou transferir alguns frags de corais que tenho no 300L ( Zoanthus, LPS) e construír o aquário a partir daí.

 

António, a decisão de montar este aquário para água salgada já respondi ao Luis no tópico do 300L. :D

 

André, as coisas têm andado devagar e só recentemente fiz o layout. O plate vai levar corais altos portanto aquela altura irá ser devidamente ocupada. Quanto aos peixes, normalmente, onde há corais, há peixes mas confesso que ainda não escolhi como deve ser os peixes que irei colocar. Em relação à rocha, és capaz de ter razão mas a ideia é realmente testar isso em primeira mão. A areia, de vivo, não tem nada porque já está fora de água há muito tempo, apesar de se tratar do tipo de areia que referi no setup. Tenho sempre a possibilidade de colocar alguma rocha na Sump caso não tenha sucesso. Em relação aos corais e como já disse ao José, vou fazer a transferência dos Zoanthus e LPS do 300L e, depois, é ir construíndo aos poucos. :photo:

 

Vocês falaram em plantados, mas ninguém referiu que este nano, as suas 'bases', as suas 'origens' parecem as de um plantado.

Primeiro o substrato, depois as rochas...

 

Muito bom! Layout porreiro pá! Porreiro pá!

 

Obrigado. É verdade, bem constatado.

 

T8!? Que desafio...

 

A seguir sou eu...

 

Então, os leds não estão a dar?

 

Rui, obrigado. É tudo rocha natural. A zona da gruta é formada por uma única pedra mas percebo porque parece rocha feita. Também fiquei a olhar para ela algum tempo antes de a colocar no aquário. Aquilo ali é um coração?!? :medieval_mace:

 

Ele seja doce , salgado , azedo , assim assado , aonde mete as maos nao há ipoteces :D

 

Já estava a imaginar aí era uma colecçao de camarones e invertebrado e alguma cor nas rochas e já estava :sunbathing:

 

Olha o verdinho aqui por estas bandas. nyah

Hão-de haver invertebrados sim. Só espero é que não virem petisco de tão pequenos que são. A cor na rocha vem com o tempo.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Então, os leds não estão a dar?

 

Referia-me ao desafio de fazer um nano... e não ao desafio de ter T8...

Os leds chegaram a minha casa para ficar!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o verdinho aqui por estas bandas. :)

Hão-de haver invertebrados sim. Só espero é que não virem petisco de tão pequenos que são. A cor na rocha vem com o tempo.

 

 

Ando perdido :P

 

Posso comentar pouco, porque de agua salgada so mesmo mergulhos na praia :( mas gosto de seguir as tuas montagens ;) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, já me tapaste algumas duvidas que tinha ;)

 

Ah, não te esqueças que ao colocares RV na sump (e suponho que esta esteja dentro do móvel, ou seja por baixo do aquario) vais enviar a agua de novo para o aquario atraves da AquaBee, consequentemente matando parte da micro vida para popularizar as rochas que tens no aquario principal. (Geralmente so não acontece quando a sump está por cima ou ao lado do aquario no qual é a gravidade que leva a agua da sump para o aquario.

 

Já agora qual a combinação de lampadas t8?

 

Vai mantendo um registo fotografico da coisa !

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, não te esqueças que ao colocares RV na sump (e suponho que esta esteja dentro do móvel, ou seja por baixo do aquario) vais enviar a agua de novo para o aquario atraves da AquaBee, consequentemente matando parte da micro vida para popularizar as rochas que tens no aquario principal. (Geralmente so não acontece quando a sump está por cima ou ao lado do aquario no qual é a gravidade que leva a agua da sump para o aquario.

 

Bem visto... mas isto poderá querer dizer uma maturação da rocha morta um pouco mais lenta, o sistema, como um só, será quase o mesmo. Além de que a coralina irá tapar a rocha praticamente ao mesmo ritmo... Já a "passagem" de rocha morta a viva, é que poderá ser então mais lenta.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pedro, ok, fui eu que percebi mal.

Também não me parece que as T8 sejam um desafio mas, só experimentando...

 

Tiago, és sempre bem-vindo.

 

André, sim, terei atenção a isso. A verdade é que ao passar alguns corais do 300L para este vou ter de inevitavelmente introduzir a rocha que os acompanha e por aí já consigo meter mais qualquer coisa de pods e afins directamente. Posso sempre colectar uma cultura directamente do aquário e introduzir neste. Só na rack dos frags é às dezenas. Em relação às T8, talvez faça a seguinte configuração, da frente para trás:

 

- 20K

- 10K

- 20K

- actínica

- 10K

- 20K

 

ou

 

- 20K

- 10K

- 8K

- actínica

- 10K

- 20K

 

Só quando tiver as lâmpadas é que consigo ver como fica.

 

Bem visto... mas isto poderá querer dizer uma maturação da rocha morta um pouco mais lenta, o sistema, como um só, será quase o mesmo. Além de que a coralina irá tapar a rocha praticamente ao mesmo ritmo... Já a "passagem" de rocha morta a viva, é que poderá ser então mais lenta.

 

Exactamente. É uma questão de tempo.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Aqui vão mais umas fotos do sistema já com água.

Recolhi alguns pods e afins do 300L para colonizar um pouco a rocha.

Para além da água do 300L, coloquei também 30L de água do Cabo Raso, ficando assim pronto para iniciar a ciclagem.

 

Picture010.jpg

 

Picture011.jpg

 

Picture013.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Parabéns por mais uma montagem (será que posso dizer excelente? :))

 

Força, vou já assinar este tópico, é dos salgados que mais vou seguir e quando montar o meu (tá prometido quando os discus morrerem mudo para salgado lol), já sei quem vai ser o 'artista' convidado a decorar lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Ouvir dizer" que entraram 2 coisas com uma côr do caraças... :(:thumbup3:

 

Mostra lá isso ;)

 

Abraço:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, obrigado.

Quando os Discus morrerem? Isso é bicho tão lento que até para morrer demora uma eternidade! :roflroll2:

Diz coisas quando a altura chegar.

 

Tiago, obrigado. A vida veio mais cedo do que estava teóricamente previsto. Os " pózinhos mágicos" e a água viva foram a chave para uma ciclagem mais rápida e estável. :)

 

"Ouvir dizer" que entraram 2 coisas com uma côr do caraças... :Fade-color:medieval_mace:

 

Mostra lá isso ;)

 

Ouviste muito bem! :D

Neste momento são as jóias da coroa.

Vê mais em baixo. Últimas fotos.

 

Gerais:

 

Picture033.jpg

 

Picture034.jpg

 

Vivos:

 

Picture032.jpg

 

Picture031.jpg

 

Em relação ao Góbio, é mais um para juntar à colecção. São excelentes adições ao aquário, que pelos padrões e cores que possuem, quer pelo comportamento característico. Este aquário, tendo em conta as suas dimensões e refúgios, será predominantemente povoado por góbios anões. Este já andava a ser cobiçado há algum tempo.

 

Picture035.jpg

 

Picture036.jpg

 

Retirei a Donzela que foi útil para fazer grande parte do ciclo e iniciei a introdução dos residentes permanentes. As típicas diatomáceas apareceram há 6 dias mas já começam a mostrar sinais de enfraquecimento. Introduzi dois Turbos para ajudarem na limpeza das mesmas e estão a fazer um excelente trabalho. Com a remoção das Diatomáceas, a coralina que estava por baixo começa a ganhar mais força e já se observa aquela pigmentação natural na rocha, algo que faltava para realçar o hardscape da areia.

 

Antes:

 

Picture037.jpg

 

Depois: " O algodão não engana!"

 

Picture038.jpg

 

Alguns corais:

 

Picture040.jpg

 

Picture039.jpg

 

Picture018.jpg

 

Fernando, estas são para ti: :D

 

Picture042.jpg

 

Picture041.jpg

 

Resta dizer que o aquário está apenas com 4 x 18W ligadas ( 2 x actínicas + 2 x 8000K) durante 10h diárias e é gerido pela Purist Line, estando a promover, apenas, culturas aeróbicas através do Filtra M, Rb10 e Rb20.

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito desses Zoanthus :animal_fish: Quero muito spammer lolol

 

O que gosto deste aquário é mesmo os pormenores, tanto de Hardscape como de vivos. Espero sinceramente que estas adições continuem ao mesmo "ritmo" de escolha e diferença ;)

 

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses Zoanthus são uma maravilha! :thumbup3:

 

Mete-me na lista de espera... pode ser mesmo à frente do Fernando, já que ele ainda não tem reef... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses Zoanthus são uma maravilha! :thumbdown2:

 

Mete-me na lista de espera... pode ser mesmo à frente do Fernando, já que ele ainda não tem reef... :thumbup3:

 

Maaaaauuuuu.......

 

Tou a ver que vai haver porrada.. :thumbdown2:

 

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hugo, mais novidades para breve... Isto tem de ser com calma. ;)

 

Fernando, esperemos que sim. Tudo depende das lojas. Se os lojistas disponibilizarem aos clientes mais do que o já rotineiro hepatus, Zebrassoma, Ocelaris e afins, concerteza que os aquários terão maior diversidade, mais vida e farão concerteza a diferença. É frustrante ir à loja depois de anunciarem chegada de vivos e dar de caras sempre com o mesmo. É preciso virem gajos de Peniche para trazerem coisinhas novas e bonitas para a loja. :angelic008:

 

Jorge, meu amigo, tu estás com cartão vermelho e impossibilitado de adquirir o que quer que seja enquanto não actualizares o teu tópico com fotos e respectivo texto documentativo do seu estado. :stop:

Acho vergonhoso obrigares o pessoal a deslocar-se até cascos de rolha para fazer um layout ( não, o almoço e as loiras não chegaram para cobrir o prejuízo desde a última vez que escreveste no tópico) e depois manteres-nos na ignorância. Raio da gravata que te turva o pensamento. Deixa dois dedos de espaço para chegar O2 ao cérebro. cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.