Discus sempre no topo


Imparavel

Recommended Posts

boa tarde,

 

tenho um aquario de 260L com 4 discus

 

nestas duas ultimas semanas eles têm estado sempre no topo do aquario, tipo a rasca para respirar....

 

 

eu ja fiz todos os testes, e dá:

 

amonia - 0

nitritos - 0

nitratos - 5

Ph - 7.0

temperatura - 29º

 

 

tenho a saida de agua a sair de cima para baixo, para poder criar movimentação de agua e oxigenação da agua (trocas gasosas?!?!? acho que é assim que se diz...)

 

o que se passa?! porque tao sempre no cimo do aquario, em vez de andarem a "passear" pelo aquario como faziam sempre?!?!

 

isto só acontece ha cerca de 1 semana a meia....

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles comem...as fezes nunca reparei...que cor devem ser? laranjas?!

 

As fezes normais devem ser castanhas, a não ser que lhes dês alguma coisa na alimentação que as faça ficar laranja. Devem ter a grossura normal e cair, ou seja, devem desprender-se normalmente do peixe e não ficar lá agarradas tipo filamento.

 

Eu acho que se os peixes comem é porque estão bem.

 

Que filtragem tens e qual o débito/hora?

 

O que podes fazer é talvez melhorar a movimentação na superficie da água, agora a temperatura está alta e o oxigénio dissolve-se menos na água. Eu tenho o meu aquário com o aquecedor desligado e a água está quase a 30º.

 

Outra coisa que eu fazia é trocar 50% da água semanalmente a começar já hoje, é isso que eu faço e tenho-me dado bem. O meu aquário é mais ou menos da mesma litragem real e tenho muitos mais peixes que tu.

Editado por Habanero04
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tenho um eheim 2217 1050l/h

 

eu no aquario nao tenho so os 4 discus... tenho mais peixes... e estao todos com uma respiração ofegante... mas so os discus é que estao quase sempre no topo e num canto do aqua (onde esta a flauta de entrada de agua^) de cabeça para cima a parecer que precisam de ar...

 

eu no corpo deles nao noto nenhuma ferida ou algo do genero... as guelras abrem e fecham normalmente... a boca é que esta sempre a abrir e fechar com alguma frenquencia... as fezes que tenho no aqua são laranjas... eles nao tem nenhum filamento agarrado a eles, estao todas no fundo ou no musgo de java... a temp ta a 29º e tambem nao tenho termoestatos ligados porque como a casa esta quente mantem a temperatura da agua constante...

 

 

será alguma doença?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tenho um eheim 2217 1050l/h

 

eu no aquario nao tenho so os 4 discus... tenho mais peixes... e estao todos com uma respiração ofegante... mas so os discus é que estao quase sempre no topo e num canto do aqua (onde esta a flauta de entrada de agua^) de cabeça para cima a parecer que precisam de ar...

 

eu no corpo deles nao noto nenhuma ferida ou algo do genero... as guelras abrem e fecham normalmente... a boca é que esta sempre a abrir e fechar com alguma frenquencia... as fezes que tenho no aqua são laranjas... eles nao tem nenhum filamento agarrado a eles, estao todas no fundo ou no musgo de java... a temp ta a 29º e tambem nao tenho termoestatos ligados porque como a casa esta quente mantem a temperatura da agua constante...

 

 

será alguma doença?!

 

Se comem bem não me parece que seja doença, isso deve ser pouco oxigénio dissolvido na água. Tenta pôr a saída da água do filtro a fazer bastante turbulência na superficie e faz mudanças de água que isso deve ir ao lugar. Tens muitos mais peixes?

 

Eu tenho 3 filtros, um de 1850 l/h, outro de 700 l/h e uma biobox com bomba de 1000 l/h.

 

Já agora, há quanto tempo é que fizeste a última limpeza do filtro?

 

Se puderes mete aqui umas fotos do aquário e dos peixes.

Editado por Habanero04
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se não é amonia nitritos nitratos ou cloro só pode ser falta de areação... o movimento de água à superfície não faz entrar de maneira alguma oxigénio suficiente. só se fizer bolhas.

 

Mete uma bomba de ar apropriada ao aqua e vais ver que daí a umas duas horas já estão como novos.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não fizeste nenhum tratamento recentemente? (se o fizeste, TPA's urgentes de 30% X 2)

 

Fazes injecção de CO2 ? (se fazes, pára imediatamente)

 

Em qualquer dos casos, como medida de emergência podes baixar o nível da água ou subir a flauta para provocar uma queda de água e assim aumentar rapidamente o nível de oxigénio.

 

boa sorte

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora mete a bomba de ar a bombar e depois dá novidades. Atenção se a água estiver esbranquiçada morreu a colónia de bactérias, mas como dizes que andam todos no cimo da água senão morreu a colónia do filtro está para breve, trata de oxigenar a água o mais rápido possível, bomba de ar ou mais que uma a bombar, a movimentação da água facilita as trocas gasosas que com o calor desta época do ano há mais dificuldade em realizar-se.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais