URGENTE - HELP - AJUDA!!!!


Recommended Posts

Boas,

 

após quase 12 anos sem aquas, decidi (por causa do bichinho e por causa dos miudos) montar um aqua:

 

Medidas - 100 © x 40 (a) x 30 (p)

Filtro - exterior Einheim 2213:

Termostato - 150w

Bomba de ar e pedra difusora

 

sempre tive o sonho de ter alguns ciclideos e então:

 

areão anivite charcoal - 12 kg

algumas pedras de basalto negro (lavadas e escovadas)

 

Filtro - Materias filtrantes:

- além das esponjas de origem do filtro, lã de vidro, tubinhos de cerâmica e resina para eliminar fosfatos (tentativa de reduzir possiveis micro algas???)

 

No entanto e apesar de várias TPAs continuo com agua esbranquiçada e não consigo obter a agua cristalina que normalmente tinha no meu antigo aquario????

 

O que fazer?

 

Agradeço toda a ajuda possível.

 

Abraço,

 

Bruno Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno, benvido

 

Tb andei com esse problema, após ter o aqua ciclado fazia TPA's atrás de TPA's na altura a água ficava melhor mas no decorrer dos dias voltava a voltar a ficar leitosa

 

Liguei o filtro UV-C e a coisa começou a ir ao sitio, não andava com ele ligado pq como estava a adicionar bactérias não queria que entrassem no filtro fossem destruídas.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja natural, o ciclo está a "fazer-se", quantos dias de montado tem o aquário?

cumprimentos

Ricardo

 

boas,

 

tenho o aqua montado há 2 semanas.... será normal?? quanto tempo mais deverei esperar?

 

 

Abraço,

 

Bruno Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será normal...eu esperava mais 2 semanas, mantinha-me a fazer algumas TPA's, adicionava bactérias, eventualmente uns peixes resistentes, controlava nitritos e amonia...

 

...mas como te disse, no meu eu fiz tudo isso e não resolveu, só quando liguei o UV-C

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro - Materias filtrantes:

- além das esponjas de origem do filtro, lã de vidro, tubinhos de cerâmica e resina para eliminar fosfatos (tentativa de reduzir possiveis micro algas???)

 

Ola Bruno

 

Acho que devias retirar a resina para eliminar os fosfastos ate o aquario estar ciclado...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tenho o aqua montado há 2 semanas.... será normal?? quanto tempo mais deverei esperar?

 

 

Abraço,

 

Bruno Conceição

 

O tempo de espera é variavel, há quem tenha aquários com o ciclo feito num mês, há outros com 2 meses.

Também há quem tenha nesse espaço de tempo, a água leitosa como tu tens, mas há quem não tenha. Já tive vários aquários e várias montagens que tiveram de ser submetidas ao ciclo, e só meia dúzia de vezes tive a água leitosa (que presumo seja uma explosão de bactérias, se estiver errado, corrijam-me sff), na minha última montagem (há precisamente 18 meses), nunca tive a água leitosa, mas os parametros da água levaram muito tempo a estabilizar, (mandando assim para o ar) quase 4 meses.

Aconselho-te a teres calma, fazeres algumas TPA's pequenas, para ires repondo nova água, se quiseres adicionas bactérias apesar de não haver necessidade já que parece que o teu ciclo de azoto está a ir bem, e também se quiseres e tal como o jpospr disse meteres alguns peixes mais resistentes, há quem não aconselhe, eu costumo meter, mas a escolha é tua e sei que deves estar farto de ver o aquário sem nada, mas sabes que podes vir a ter perdas de peixes...

E por último, concordo com o Paulo A Santos, retira a resina...

Vai dando noticias

Cumprimentos

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será normal...eu esperava mais 2 semanas, mantinha-me a fazer algumas TPA's, adicionava bactérias, eventualmente uns peixes resistentes, controlava nitritos e amonia...

 

...mas como te disse, no meu eu fiz tudo isso e não resolveu, só quando liguei o UV-C

 

Boas,

 

que UV-C recomendas para um aquario como o meu?

Marcas/modelos/preços€€€€ banana rock

 

Obrigado.

 

Abraço,

 

Bruno Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV-C não é em relação ao aqua, é em relação ao caudal do filtro que está no aqua.

 

Quanto mais tempo a água estiver em permanecia com a radição UV-C mais efeito irá surtir

 

 

A Aqua Medic recomenda para os filtros UV-C deles o seguinte

 

Helix.jpg

 

Mas varia conforme o fabricante

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV-C não é em relação ao aqua, é em relação ao caudal do filtro que está no aqua.

 

Quanto mais tempo a água estiver em permanecia com a radição UV-C mais efeito irá surtir

 

 

A Aqua Medic recomenda para os filtros UV-C deles o seguinte

 

Helix.jpg

 

Mas varia conforme o fabricante

 

Boas,

 

desculpa a ignorancia banana rock, mas estes UV-C são filtros exteriores com lampadas uv inseridas ou são aparelhos que se acoplam a outros filtros exteriores? eu tenho um Einhem 2213, por isso pergunto?

 

Obrigado.

 

Abraço,

 

Bruno Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São filtros que se ligam em série a bombas ou a filtros...geralmente ligam-se após o filtro.

 

Não são filtros no verdadeiro sentido da palavra são mais "burners", eles não mas "queimam" bactérias, micro-algas e tudo o que for orgânico e que passe na radiação.

 

Existem uns filtros da Sun-Sun (chineses) que já vêm com o "filto UV-C" incorporado, mas, a potencia da lampada é muito baixa para a potencia da bomba do filtro.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.