aquario perto de uma janela


Recommended Posts

Boas,

 

haverá algum beneficio, em ter um aquario perto de uma janela, para que este apanhe mais iluminação?

 

O unico beneficio que tou a ver é algas as paletes... :flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico beneficio que tou a ver é algas as paletes... :flick_tongue:

 

 

eheheh

 

mas isso não é se estiver directamente em contacto com a luz solar?

 

se o aquario tiver um pouco afastado da janela e esta tiver cortina há na mesma problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o ponhas perto da janela só tem incovenientes...

 

Além das algas, o aquecimento nesta altura é bera, a menos que queiras peixe cozido.(>30º)

 

Não vale a pena o risco.

 

Sempre podes coloca-lo lá e depois vez, se dá ou não dá desgraça...

 

Se fosse a ti não o fazia. :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Paletes de algas? Por causa da exposição à luz solar? Por que carga de água?

 

Não conheço um único rio que esteja 'atapetado' com algas.

As algas surgem do desequilíbrio de nutrientes.

A luz do sol, assim como qualquer outra luz, não faz aparecer algas, nem paletes agora que penso nisso, o que faz é catalisar a absorção de nutrientes por parte das plantas.

 

O que terás então é um efeito de iluminação potenciado pela luz natural, provavelmente também um aumento da temperatura, mas aí já dependerá de outros factores como; cor do substrato, número de horas de exposição, etc.

Se houvesse algum tipo de iluminação artificial, que reproduzisse fielmente o espectro solar, quem estivesse interessado em manter aquas plantados certamente a utilizaria.

 

O único inconveniente de oferecer luz solar a um aqua é a instabilidade com que essa mesma luz lhe é fornecida.

Se num dia está um sol radioso, no outro pode estar o céu encoberto e esses factores não se podem controlar.

Mas uma coisa te garanto, um aqua plantado ao receber luz solar transforma-se em algo que só experienciando pode ser entendido.

 

Se puderes controlar o tempo de exposição (para que não haja uma subida brusca de temperatura) aconselho-te a descobrir o que a luz solar pode fazer pelo teu aqua.

Ao fim de 15 a 20 minutos perceberás do que falo.

Parece magia.

 

 

 

Abraço

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Paletes de algas? Por causa da exposição à luz solar? Por que carga de água?

 

Não conheço um único rio que esteja 'atapetado' com algas.

As algas surgem do desequilíbrio de nutrientes.

A luz do sol, assim como qualquer outra luz, não faz aparecer algas, nem paletes agora que penso nisso, o que faz é catalisar a absorção de nutrientes por parte das plantas.

 

O que terás então é um efeito de iluminação potenciado pela luz natural, provavelmente também um aumento da temperatura, mas aí já dependerá de outros factores como; cor do substrato, número de horas de exposição, etc.

Se houvesse algum tipo de iluminação artificial, que reproduzisse fielmente o espectro solar, quem estivesse interessado em manter aquas plantados certamente a utilizaria.

 

O único inconveniente de oferecer luz solar a um aqua é a instabilidade com que essa mesma luz lhe é fornecida.

Se num dia está um sol radioso, no outro pode estar o céu encoberto e esses factores não se podem controlar.

Mas uma coisa te garanto, um aqua plantado ao receber luz solar transforma-se em algo que só experienciando pode ser entendido.

 

Se puderes controlar o tempo de exposição (para que não haja uma subida brusca de temperatura) aconselho-te a descobrir o que a luz solar pode fazer pelo teu aqua.

Ao fim de 15 a 20 minutos perceberás do que falo.

Parece magia.

 

 

 

Abraço

 

 

 

 

Abraço

 

 

 

Lembra-te que os rios não tem desequilibrios de nutrientes, como é o caso dos aquários.

 

E controlas a exposição a luz solar como?

 

Estores electricos com temporizador?Anda com o Aquário as costas de tempos a tempos?

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

haverá algum beneficio, em ter um aquario perto de uma janela, para que este apanhe mais iluminação?

 

 

Nada aconselhavel 1ºporque a temperatura aumentaria muito e depois terias imensas algas nesse aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja digo que tenho um aqua no meu escritorio que tem telhas transparentes, o aqua parece uma selva, e apenas aparecem os greenspot no vidro da frente que facilmente sao retirados com uma lamina de x-acto de tempos a tempos, mas la esta, é preciso ver o tipo de exposiçao

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário em que bate um pouco de sol de manhã, é quando os peixes ficam mais bonitos, garanto que as cores são outras.

Não tem mais algas que os que não apanham sol. A temperatura também não é diferente. Tenho problema com todos eles no verão.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não apanho luz natural e já apanhei green spot umas 2 ou 3 vezes.Por isso é tudo uma questão de nutrientes.

 

As plantas existem na natureza...O Criador fez as coisas bem feitas.

 

Agora um aqua não é um rio ou lago natural.É um ecosistema criado como hobby ou ignorância, que por vezes é desequilibrado a nascença(sou capaz de afirmar que 90% dos aquas o são).

 

Agora que existem algas na natureza elas existem não são coisas que apareceram por osmose nos aquas... :cry4:

 

Mas deixando de divagações eu pessoalmente não o punha a apanhar luz directa, pelo que já disse temperatura e algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário em que bate um pouco de sol de manhã, é quando os peixes ficam mais bonitos, garanto que as cores são outras.

Não tem mais algas que os que não apanham sol. A temperatura também não é diferente. Tenho problema com todos eles no verão.

 

Cumps,

João

 

 

um bucado de manha é diferente de estar exposto o dia todo e de manha a temperatura nao e a mesma que ha tarde :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um pouco de sol de manhã

 

Isso depende da exposição que o aqua tem...digo sinceramente se fosse na minha casa com a exposição que a minha casa tem a luz(e ainda bem). Era só juntar umas batatinhas e tinhamos uma caldeirada de peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende da exposição que o aqua tem...digo sinceramente se fosse na minha casa com a exposição que a minha casa tem a luz(e ainda bem). Era só juntar umas batatinhas e tinhamos uma caldeirada de peixe.

 

 

Quando era amador nisto tinha um aqua de 60l perto de uma janela e no verao todos os dias trocava a agua para por agua gelado senao a temperatura subia os 30ºc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando era amador nisto tinha um aqua de 60l perto de uma janela e no verao todos os dias trocava a agua para por agua gelado senao a temperatura subia os 30ºc

 

 

Eu tenho umas ventoinhas... :cry4:

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, eu tenho o meu aquário perto de uma janela que esta virada para norte, não apanha luz directamente simplesmente claridade tirando uns green spots nos vidros, pouca coisa de resto não tenho razão de queixa, e as plantas fazem-se que é uma maravilha

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o motivo da minha pergunta, foi mais por causa das plantas...vi um aquario numa montra, e as plantas estavam todas a fazer pearling...

 

penso que se levar so com a claridade, sem estar em contacto directo com a luz solar, nao faria mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou repetir, a luz solar é a melhor luz que podemos oferecer às nossas plantas.

Claro que tem desvantagens, mas o que não tem?

Desequilíbrios de fertilizantes são a principal e fundamental razão para um colorido boom de algas.

Atenção a estes parâmetros controla, senão mesmo erradica, a proliferação de algas.

 

Umas horas de exposição solar, um par ou quê, só te trarão benefícios.

 

Nunca verás as cores dos teus peixes como 'elas foram pensadas para ser vistas' sem ser com luz solar.

Se for a do fim do dia então...

 

Não conseguirás 'vermelhos' com a mesma intensidade se não for com a luz solar.

Não é só a intensidade, é a paleta de tons de 'vermelho' que uma planta exibe quando exposta à luz solar.

 

O aqua que referes "...vi um aquário numa montra, e as plantas estavam todas a fazer pearling..." é apenas o da montra...

Eu já propus ao dono colocar uns bancos em frente, mas ele não quer saber. :)

Costumo passar umas horas só a olhar para ele (o Aqua!), a ver as plantas a 'perlar', a Eleocharis mínima a crescer mesmo até debaixo do substrato (cresce a partir do vidro de fundo!!!), os peixes a tremeluzir com o sol por trás, (ou um fenómeno que raia o absurdo) raízes de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes com cerca de 20 centímetros de comprido a chegar à tona de tanto oxigénio soltarem, enfim o aqua parece estar cheio de champagne e tudo isto só é possível com a luz do sol.

De iluminação artificial esse aqua conta com 220 w, mas após o sol começar a bater as plantas transfiguram-se.

Tem algas, sim, algumas filamentosas, mas com um plano de fertilização rigoroso vai ao sítio.

As green spot já foram à vida delas com a adição de algum fosfato, agora com a adição de algum potássio, nitratos, magnésio e micro-elementos essas filamentosas vão segui-las.

 

Mas o que realmente vale muito a pena ver (se o Nuno estiver para aí virado) é o Aqua de Ciclistas Africanos com os ultimos raios de sol a ilumina-lo.

Se chegares à loja lá por volta das 19.30 e ele estiver disposto a isso, verás a diferença entre esse Aqua com iluminação artificial e solar.

Só te digo, alguns peixes até parecem ter luz própria.

No mínimo surreal.

Se puderes Helder Barbosa, vai e vê por ti mesmo do que falo.

 

Já agora para todos os outros, que não fazem a mais pequena ideia do que estou para aqui a dizer (e leram até aqui) a loja é a Mania dos Peixes em Ermesinde.

 

 

 

 

Abraço

 

P.S. O testamento acima é a minha maneira de mostrar gratidão pelo tempo que já passei e a alegria que é ver aquele Aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou repetir, a luz solar é a melhor luz que podemos oferecer às nossas plantas.

Claro que tem desvantagens, mas o que não tem?

Desequilíbrios de fertilizantes são a principal e fundamental razão para um colorido boom de algas.

Atenção a estes parâmetros controla, senão mesmo erradica, a proliferação de algas.

 

Umas horas de exposição solar, um par ou quê, só te trarão benefícios.

 

Nunca verás as cores dos teus peixes como 'elas foram pensadas para ser vistas' sem ser com luz solar.

Se for a do fim do dia então...

 

Não conseguirás 'vermelhos' com a mesma intensidade se não for com a luz solar.

Não é só a intensidade, é a paleta de tons de 'vermelho' que uma planta exibe quando exposta à luz solar.

 

O aqua que referes "...vi um aquário numa montra, e as plantas estavam todas a fazer pearling..." é apenas o da montra...

Eu já propus ao dono colocar uns bancos em frente, mas ele não quer saber. :)

Costumo passar umas horas só a olhar para ele (o Aqua!), a ver as plantas a 'perlar', a Eleocharis mínima a crescer mesmo até debaixo do substrato (cresce a partir do vidro de fundo!!!), os peixes a tremeluzir com o sol por trás, (ou um fenómeno que raia o absurdo) raízes de (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes com cerca de 20 centímetros de comprido a chegar à tona de tanto oxigénio soltarem, enfim o aqua parece estar cheio de champagne e tudo isto só é possível com a luz do sol.

De iluminação artificial esse aqua conta com 220 w, mas após o sol começar a bater as plantas transfiguram-se.

Tem algas, sim, algumas filamentosas, mas com um plano de fertilização rigoroso vai ao sítio.

As green spot já foram à vida delas com a adição de algum fosfato, agora com a adição de algum potássio, nitratos, magnésio e micro-elementos essas filamentosas vão segui-las.

 

Mas o que realmente vale muito a pena ver (se o Nuno estiver para aí virado) é o Aqua de Ciclistas Africanos com os ultimos raios de sol a ilumina-lo.

Se chegares à loja lá por volta das 19.30 e ele estiver disposto a isso, verás a diferença entre esse Aqua com iluminação artificial e solar.

Só te digo, alguns peixes até parecem ter luz própria.

No mínimo surreal.

Se puderes Helder Barbosa, vai e vê por ti mesmo do que falo.

 

Já agora para todos os outros, que não fazem a mais pequena ideia do que estou para aqui a dizer (e leram até aqui) a loja é a Mania dos Peixes em Ermesinde.

 

 

 

 

Abraço

 

P.S. O testamento acima é a minha maneira de mostrar gratidão pelo tempo que já passei e a alegria que é ver aquele Aqua.

 

 

pelos vistos estamos a falar do mesmo aquario entao

 

eheheh

 

de facto é espantoso ver aquilo...tive num domingo de manha, e ele ja tinha comentado comigo, que aquele aquario ao fim da tarde, fazia pearling até dar com um pau...ontem, dei la um salto, e de facto até me cairam os olhos ;) adoro ver aquilo...e de facto, os peixes que ele lá tem, ficam excelentes...principalmente as rasboras galaxy...pareçem ter luz propria tal como dizes...e claro, filamentosas é o que ele tem bastante tambem, mas la com os gobis, la vao comendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.