Ajuda a montar um aqua 200 l para ciclideos


Recommended Posts

Bom dia.

 

Sou novo neste forum e gostei muito dos posts que eu tenho lido aqui, por isto gostaria de uma ajudinha.. rs

 

Estou com um projeto para montar um aqua de 200 lts ( 100 x 40 x 50 ) com ciclideos americanos

p_1012.jpg

 

estou com uma ideia de colocar areia de filtro de piscina como substrato. ja tenho um tronco q meu cascudo adora... rs e quero colocar lascas de pedra para fazer toca para os peixes

 

 

a filtragem sera feita por

1 filtro externo milenium 2000

2 filtro interno FVM com bomba de vazao até 950 l/h

- gostaria da opiniao sobre colocar tambem 1 filtro UGJ - é viavel?

 

vou colocar tambem uma cortina de bolhas ( li que ajuda a quebrar o nitrito que fica na agua )

 

a iluminação serao 2 lampadas da Boyu de 30W - 1 branca e 1 azul

 

aquecedores com termostato - 1 com 200W e se precisar outro com 100W

 

a fauna: estava pensando em

1 Severus Gold

1 Severus Green

1 Jack Dampsey

1 Convict Marble

1 Boca de Fogo

1 Ramirezi

2 Papilocromis

1 Cascudo ( este ja é xodo.. rs ja tem bem seus 15 cm )

 

( eu pesquisei e vi q o pH sao quase compativeis, com variação de 0,2 entre as especies )

 

 

nao sei se é bom colocar flora, e se for, qual ?

 

estou mais é preocupado quanto a tocas?

eu ja possuo aquelas rochas que imitam corais. nao sei se é bom colocar tb como toca para eles.

 

bem acho q é isto.

gostaria de opinioes, criticas e sugestoes...

 

vlw Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Sou novo neste forum e gostei muito dos posts que eu tenho lido aqui, por isto gostaria de uma ajudinha.. rs

 

Estou com um projeto para montar um aqua de 200 lts ( 100 x 40 x 50 ) com ciclideos americanos

p_1012.jpg

 

estou com uma ideia de colocar areia de filtro de piscina como substrato. ja tenho um tronco q meu cascudo adora... rs e quero colocar lascas de pedra para fazer toca para os peixes

 

 

a filtragem sera feita por

1 filtro externo milenium 2000

2 filtro interno FVM com bomba de vazao até 950 l/h

- gostaria da opiniao sobre colocar tambem 1 filtro UGJ - é viavel?

 

vou colocar tambem uma cortina de bolhas ( li que ajuda a quebrar o nitrito que fica na agua )

 

a iluminação serao 2 lampadas da Boyu de 30W - 1 branca e 1 azul

 

aquecedores com termostato - 1 com 200W e se precisar outro com 100W

 

a fauna: estava pensando em

1 Severus Gold

1 Severus Green

1 Jack Dampsey

1 Convict Marble

1 Boca de Fogo

1 Ramirezi

2 Papilocromis

1 Cascudo ( este ja é xodo.. rs ja tem bem seus 15 cm )

 

( eu pesquisei e vi q o pH sao quase compativeis, com variação de 0,2 entre as especies )

 

 

nao sei se é bom colocar flora, e se for, qual ?

 

estou mais é preocupado quanto a tocas?

eu ja possuo aquelas rochas que imitam corais. nao sei se é bom colocar tb como toca para eles.

 

bem acho q é isto.

gostaria de opinioes, criticas e sugestoes...

 

vlw Jorge

 

bem uma critica que posso fazer é a mistura de especies que estas a fazer , ramirezis são peixes doceis e tranquilos em oposição a jack dempsey ( cujo o nome foi dado de um pugilista portanto vês como será comportamento do peixe ) os boca de fogo são peixes que se mostem bem mais bonitos em grandes grupos etc , não deves ver só em termos de compatibilidade de parametros de agua , mas sim comportamental, por vezes manter apenas uma ou duas especies é mais vantajoso ...

Quanto a palntas podes por perfeitamente , plantas robustas como anubias e equinidorus amazonicus ...fetos de java ..

Quanto a tocas depende muito de que tipo de paisagem queres criar , podes conseguir facilmente esconderijos de raizes de troncos ou mesmo de cascas de coco etc..

Cumprs Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

três críticas à ideia...

 

a selecção de fauna é desadequada, primeiro porque perdes aquilo que os ciclídeos têm de mais fascinante... a reprodução, depois porque é muito peixe para 200 litros e, por último, porque misturas peixes acidófilos com peixes de águas semi-duras.

 

Aí e partindo da fauna que referiste, eu colocaria uma das seguintes hipóteses:

 

- um casal de T. meeki (boca de fogo) e um casal de Amatitlania sp. (convict) ou um casal destes e um casal de Rocio octofasciata (jack dempsey);

 

- um casal de Heros severus e outro ciclídeo sul-americano com porte;

 

Os Mikrogeophagus ramirezi ou altispinosa (Papilochromis é um nome irregular embora eu concorde bastante com a sua repescagem para o género dos ramirezi) são peixes com menor envergadura e agressividade pelo não devem ser misturados com peixes que atingem 20cm e não são dóceis, sendo que Papilochromis era o género antigamente referido para duas espécies... exactamente os ramirezi e os altispinosa.

 

Em termos de pH não há qualquer compatibilidade, ao contrário do que dizes, quer os Mikrogeophagus quer os Heros são peixes acidófilos, já os Amatitlania e os Thoricthys são de águas semi-duras e alcalinas...

 

Cumps

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...