Quais os segredos para um bom desenvolvimento dos discus


gfbi

Recommended Posts

Tenho 6 discus já a algum tempo e não crescem muito rapido. Gostaria que alguem me podesse dar umas luzes neste assunto. A quem diga que faz discus adultos num ano, será isso possivel? Mudanças de agua todos os dias tb influenciam o crescimento dos discus? Que segredos me podem facultar para ter discus bonitos e bem crescidos.

Agradecia alguma perda do vosso tempo para me explicarem algums desses segredos. Obrigado a todos.Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 6 discus já a algum tempo e não crescem muito rapido. Gostaria que alguem me podesse dar umas luzes neste assunto. A quem diga que faz discus adultos num ano, será isso possivel? Mudanças de agua todos os dias tb influenciam o crescimento dos discus? Que segredos me podem facultar para ter discus bonitos e bem crescidos.

Agradecia alguma perda do vosso tempo para me explicarem algums desses segredos. Obrigado a todos.Cumps

 

 

Boas

 

Muita comidinha e muita TPA.

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muita comidinha e muita TPA.

Boas

 

As TPA todos os dias? E qual a quantidade? E com agua directa da torneira ou precisa de misturar alguma coisa?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Podes fazer TPA diarias de 10% nos meus eu meto agua directamente da rede pois a agua em Faro não apresenta quaisquer problemas a nivel de nitratos ou ph, tu teras que analizar a agua que te sai da rede para veres para os discus crescerem convem ser numa agua com uma maior dureza ou seja com um Ph não inferior a 7,5.

Cump

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Podes fazer TPA diarias de 10% nos meus eu meto agua directamente da rede pois a agua em Faro não apresenta quaisquer problemas a nivel de nitratos ou ph, tu teras que analizar a agua que te sai da rede para veres para os discus crescerem convem ser numa agua com uma maior dureza ou seja com um Ph não inferior a 7,5.

Cump

Marques

 

 

Mas não deixas a agua repousar 48horas para tirar o cloro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para os discus crescerem convem ser numa agua com uma maior dureza ou seja com um Ph não inferior a 7,5.

tenho uma duvida, sei que para posturas a agua tem de ser macia e para crescerem mais dura.

mas em termos de Ph, para crescerem o Ph tem de ser superior a 7,5??

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma duvida, sei que para posturas a agua tem de ser macia e para crescerem mais dura.

mas em termos de Ph, para crescerem o Ph tem de ser superior a 7,5??

 

abraço

 

não, mas NORMALMENTE, quando o PH é mais alto, a dureza GH tambem o é. Ou seja, a agua tem mais minerais, os quais são absorvidos pelos peixes. Agora, se a agua é mais macia, tem menos mineirais e se tem menos minerais, eles crescem mais lentamente :shocked028:

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu mudo 90% da agua todos os dias e estamos a falar de um aqua de 250 litros e assim sim vejo um bom crecimento dos meus discos mas tens que primeiro os habituar a essas mudas porque se não vou todos a vida abraço

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu mudo 90% da agua todos os dias e estamos a falar de um aqua de 250 litros e assim sim vejo um bom crecimento dos meus discos mas tens que primeiro os habituar a essas mudas porque se não vou todos a vida abraço

Boas

 

Como fazes com a agua,tratas a agua,deixas repousar muito tempo,ou vai directamente para o aquario e como fazes com a temperatura.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Podes fazer TPA diarias de 10% nos meus eu meto agua directamente da rede pois a agua em Faro não apresenta quaisquer problemas a nivel de nitratos ou ph, tu teras que analizar a agua que te sai da rede para veres para os discus crescerem convem ser numa agua com uma maior dureza ou seja com um Ph não inferior a 7,5.

Cump

Marques

Boas

 

Pois assim é uma maravilha,eu por acaso tb ponho a agua da rede directa mas estou sempre preocupado com o que pode acontecer,e como fazes com a temperatura da agua é fria. E quantos discus tens e em que aquario os tens de quantos litros.Quantas vezes lhes das de comer.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como fazes com a agua,tratas a agua,deixas repousar muito tempo,ou vai directamente para o aquario e como fazes com a temperatura.

 

Cumps

ola eu ponho a agua de um dia para o outro num bidão com uma bomba de ar a temperatura ponho um termostato lá dentro e ponho a temperatura igual a do aqua depois com uma mangueira muito fina deixo a agua cair lentamente no aquario mas primeiro tens que os habituar a essas mudas grandes de agua tipo no 1 dia mudas 40% no 2 60% e no 3 mudas 80% e no 4 os 90% foi assim que eu fiz a agua da companhia nunca se deve deitar direta pois o cloro matate os peixes não acredites em tudo o que te dizem!!!!!!!!! :mrgreen: abraço.

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Bem com o aquecimento da agua e facil metes agua morna misturas com fria e pronto e assim que faco e n tenho tido problema nenhum com os meus discus e so n se riem pk n tem dentes.

Ptt e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se metermos o acondicionador anti-cloro ja nao ha problema de nao deichar a agua repousar?`

Eu custumo meter agua directamente da mangueira e dps meto anticloro!

Tou a fazer bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, mas NORMALMENTE, quando o PH é mais alto, a dureza GH tambem o é. Ou seja, a agua tem mais minerais, os quais são absorvidos pelos peixes. Agora, se a agua é mais macia, tem menos mineirais e se tem menos minerais, eles crescem mais lentamente :character0050:

 

 

tá aí uma coisa que não entendi, ph 7,5 para disco, falam que o ph tem que ser 6,8 pq senão eles morrem, me expliquem melhor isto??? Obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende muito da origem do discu ...existem criadores que agora so utilizam 7.4/7.5 e eles dão se bem ...depende da maneira como/onde são criados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tbm estava crer que os discos cresciam e acasalavam melhor em ph's mais baixos, tipo 6/6,5.

 

Pelos vistos temos ainda muito para aprender....

 

PauloA

PS: quanto a comida, quanto mais proteina melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande confusão. Os Discos vivem em termos de PH e durezas àquelas que forem habituados, os criadores asiáticos e alguns de nós manteem os discos em Durezas mais altas 800-1200 ppm, pois eles crescem mais rápido e mais em águas mais duras, quanto ao PH temos de habituá-los à nossa água, é claro que tem de ser gradual, mantenho discos em PH de 7.8 e tenho colegas que os mantém em PH de 6.2, e por vezes até posturas tenho com PH e dureza na orgem dos 1000 ppm. Quanto ao conseguir fazer chegar ao fim essas posturas com estes valores de dureza isso já é outra história, quanto mais macia fora a água melhor, consegue-se usando uma osmose inversa ou água de dureza mais baixa misturada com a nossa. Quanto às trocas de água citadas aqui por alguns membros, acho 90% um exagero, só faço isso quando tenho Disquinhos em crescimento, mas esses comem 6 a 10x por dia. A regra que eu utilizo é limpar os dejectos e trocar 1/3 da água por dia, deitando de comer 2 a 3x por dia eles não se queixam e alguns já vão fazer 5 anos cá em casa. Boa sorte com os bichinhos.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tbm estava crer que os discos cresciam e acasalavam melhor em ph's mais baixos, tipo 6/6,5.

 

Pelos vistos temos ainda muito para aprender....

 

PauloA

PS: quanto a comida, quanto mais proteina melhor?

 

os discus criam melhor em agua moles e pH acido. para crescer uma dureza aí de 10º e pH a 7.5 é o ideal.

quando a comida mais proteina mas crescem mas proteina a mais danifica o figado.

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aproveito o topico para colocar uma questao.. ( peço desculpa por isso )..será q n podemos abdicar um pco de tpa's se tivermos uma filtragem elevada? por exmplo num aqua de 360 lts.. com uma filtragem de 1500 litros/hora.. realizar tpas de 3 em 3 dias.. ou acham q é mais benefico agua " fresca " ??? os dois seria o ideial mas é so uma ideia.. ;)

 

Concordo com td o q disseram.. e isto em relação ao teu topico :thumbup3: papinha e TPA's ( comida variada ) e eles pegam o gosto a comida q é uma coisa doida.. é so crescer.. barriguinha chei é meio caminho andado ;) boa sorte com isso :)

 

Cumps

Andre_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu mudo 90% da agua todos os dias e estamos a falar de um aqua de 250 litros e assim sim vejo um bom crecimento dos meus discos mas tens que primeiro os habituar a essas mudas porque se não vou todos a vida abraço

 

Boas,

 

Mudas de água a 90% é demasiado exagerado. Não sei como é que consegues fazer todos os dias uma mudança de 220 litros de água. Primeiro, pelo preço de água que isso custa no fim do mês, e depois porque matas praticamente todo o ciclo biológico que anda dentro do aquário, e para não falar nas quebras de temperatura que os discus sofrem diariamente.

 

Se lhes queres dar mais qualidade, não exageres na quantidade que mudas, mas sim na frequência.

 

Um abraço,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Tenho discus a 4 anos nunca tive problemas mudo todas as semans 40% da agua meto aquatan antes de adicionar a nova agua nem uso turfas nem acidos par baixar o ph e como sai da rede 7.0.SO tenho pena e k em portugal haja mt poucas lojas a vender dicus com qualidade.

 

Sao poucas mas ha lojas com peixes de qualidade, mas para mim, boas compras é a criadores!

 

just my 2 cts

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aproveito o topico para colocar uma questao.. ( peço desculpa por isso )..será q n podemos abdicar um pco de tpa's se tivermos uma filtragem elevada? por exmplo num aqua de 360 lts.. com uma filtragem de 1500 litros/hora.. realizar tpas de 3 em 3 dias.. ou acham q é mais benefico agua " fresca " ??? os dois seria o ideial mas é so uma ideia.. :P

 

Concordo com td o q disseram.. e isto em relação ao teu topico :( papinha e TPA's ( comida variada ) e eles pegam o gosto a comida q é uma coisa doida.. é so crescer.. barriguinha chei é meio caminho andado ;) boa sorte com isso :)

 

Cumps

Andre_aP

 

 

Boas,

 

E depois o que fazes aos nitratos??? Das duas uma...ou retiras com tpas, ou com plantas.

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a pergunta...mas luis romao..quem te disse que com menos minerais na agua os peixes crescem lentamente? os discus nao dependem so dos minerais ...sim é importante...mas os discus tb podem crescer bem em aguas macias...:(

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a pergunta...mas luis romao..quem te disse que com menos minerais na agua os peixes crescem lentamente? os discus nao dependem so dos minerais ...sim é importante...mas os discus tb podem crescer bem em aguas macias...:drinking:

 

 

Eu simplesmente acho que se os discus tiverem as mesma condições, num aquario com agua mais dura e num aquario com agua mole, no aqua com a dureza mais alta, crescem mais.

Ex Membro Luís Romão.

 

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

 

Um Abraço, Ricardo Romão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais