Projecto Bateria Criação


AMPF

Recommended Posts

Boas Pessoal...

Como já tinha partilhado com alguns, o meu gosto pelos víviparos, em especial pelos Guppys, levou-me a iniciar um projecto de criação selectiva.

O primeiro obstáculos foi encontrar o espaço... Tinha uma pequena arrecadação excelente que poderia servir na perfeição para o pretendido... no entanto não tinha electricidade pelo que tive de cancelar... talvez um dia possa retomar essa intenção.

Surgiu então uma marquisse que tenho... Quanto ao material... armário improvisado, muito por falta de verbas para melhor.

Os aquários, recolhi alguns, e com umas caixas vodafone cedidas pelo membro robbike iniciei esta bateria...

As próximas mudanças passarão essencialmente por criar um sistema de filtragem, muito provavelmente recorrendo a bomba de ar e esponjas

Ficam as fotos...

cimg5623.jpg

Uma Foto Geral da Bateria: 6 Caixas de Criação - 2 com Casal Mikariff Cada, 1 com alevins Micariff c uma semana e as outras três por agora vazias...
2 Aquas de crescimentos de 60 e 20 Lts


cimg5639.jpg

Um Plano das Caixas de Criação

cimg5634.jpg

Alevins Half Black em apuramento

cimg5637.jpg

Aqua de Crescimento com Rafeirada por agora


cimg5627.jpg
Um dos meus casais Mikariff


Por Favor Comentem, Dêem as vossas sugestões para melhorar... É muito importante para mim a experiência que alguns possam partilhar

Abraço

Editado por João Branquinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

para começar esta bom

mas depressa vais ter que mandar fazer aquas varios e maiores que as caixas pois daqui a uns messes nao sabes onde meter tantos guppys

 

que largura,comprimento util e altura tem a marquise

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização: Como a marquisse onde estava a bateria recebia muita luz solar, o que por sua vez dificultava que os aquas se mantivessem limpos (devido ao verdete), efectuei a mudança para uma arreacação, onde estarão mais isolados e protegidos.

 

Fica aqui as fotos da mudança:

 

cimg5661p.jpg

 

A arrecadação como estava (extremamente desarrumada)

 

cimg5663p.jpg

 

Depois da Arrumação arranjou-se um espacito melhor (infelizmente não pode ser a divisão toda por não ter outro sitio onde por alguns moveis e objectos importantes.)

 

cimg5692.jpg

Já com tudo montado.

 

cimg5693.jpg

Um aqua com vários guppys

 

cimg5698.jpg

Um aqua onde tenho um casal de bettas para tentar reprodução, na foto vê-se o macho.

 

cimg5694v.jpg

Este aqua no momento com red cherrys.

 

 

Comentem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela caixa redonda que esta dentro do aquário é um filtro?

 

cimg5693.jpg

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante nunca tinha visto.

 

Funciona como filtro, correcto?

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim funciona, é relativamente comum em baterias de víviparos no reino unido e Alemanha. A itenção é o ar fazer circular àgua para dentro e fora do filtro, que por sua vez tem as matérias filtrantes a trabalhar. sta è a 2ª versao, mais aperfeiçoada. Na antiga bateria tinha outro semelhante e ke funcionou durante meses sem probs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas papillon,

 

Sim, funcionam como os filtro de esponjas. Só que nestes casos contêm mais matérias filtrantes tornando-os mais eficazes. Pode-se dizer que é o TOP dos DIY de filtros baratos. Pois apenas existe gastos na aquisição da bomba de ar e nos materiais filtrantes.

 

Desculpa AMPF por estar a responder a uma questão dirigida a ti, sendo o teu tópico, mas "dúvidas" são sempre dúvidas.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Editado por Octávio Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas papillon,

 

Sim, funcionam como os filtro de esponjas. Só que nestes casos contêm mais matérias filtrantes tornando-os mais eficazes. Pode-se dizer que é o TOP dos DIY de filtros baratos. Pois apenas existe gastos na aquisição da bomba de ar e nos materiais filtrantes.

 

Desculpa AMPF por estar a responder a uma questão dirigida a ti, sendo o teu tópico, mas "dúvidas" são sempre dúvidas.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

 

 

N há Prob Octávio... e tens toda a razão é baratissimo e relativamente eficaz para aquas de criação!

 

 

Estou c dificuldades na reprodução dos Bettas... o Macho não faz um ninho decente! Tb ainda é novo há que se dar o desconto... Com preserverança lá chegarei!

 

Postarei mais fotos para breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ganda projecto :P entao as caixas estao todas operacionais nao houve problemas pois nao?

 

quero ver mais fotos do projecto

mostra ao pessoal que especies estas a tentar apurar ;)

 

P.S.: membro rodribike e nao robbike xD

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de umas férias posto aqui uma actualização da bateria. Comprei 3 aquas de 30 lts à escalar, neste momento usados para reprodução de anabantídeos.

 

 

Uma Foto Geral. Os aquários estão tapados são de reprodução de colissa e betta. Tapo-os para tornar o ambiente mais calmo, sem muita movimentação, algo que se deve fazer sobretudo nos colissas.

 

11092009045.jpg

By alfredomiguelfer, shot with 5800 Xpres at 2009-09-11

 

 

Aqui um dos aquas com Colissa a fazer o ninho... Agora é só esperar o Abraço!

 

11092009049.jpg

By alfredomiguelfer, shot with 5800 Xpres at 2009-09-11

 

 

 

Aqui o meu betta crowntail com fémea, ainda no namoro

 

11092009068.jpg

By alfredomiguelfer, shot with 5800 Xpres at 2009-09-11

 

 

Uma ninhada de platys redtail wag, nascidos há dois dias.

 

11092009056.jpg

By alfredomiguelfer, shot with 5800 Xpres at 2009-09-11

 

 

Desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas com telemóvel.

 

 

A minha prioridade passa agora por adquirir estruturas mais adequadas. Alguém me pode dar umas dicas sobre lojas e preços, que conheçam?

 

 

Comentem, vou tentar actualizar o mais regularmente possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização

 

 

19102009121.jpg

 

Aquas em Cima à Esq Alevins Betta com cerca de 3 semanas, vejo poucos penso que a maioria morreu, deve ter sido porque comecei a fazer tpa cedo demais

à Dta: Platys redtailwaq e guppys halfblack c 3 semanas

 

Em baixo casal betta a acasalar: Macho red Veitalx Fémea cambodja veitail

Na caixa vodafone : Casal betta : Macho azul veitailx Fémea dourada veital

No aqua em baixo: Alevins nascidos à 3 dias: CT x VT Red

 

Nas caixas do meio. Guppys halfblack e mikariff

 

Aqua de 60 lts: Viviparos

 

19102009129.jpg

 

Estou a tentar reproduzir bettas em pequenas dimensões, pela minha falta de espaço para colocar mais aquas. Já consegui com a ninhada que tenho no aqua em baixo (3 dias) cerca de 40 alevins. Sei que não será a melhor maneira mas deêm o vosso feedback de experiências anteriores. A ideia è aproveitar as caixas para fazer reprodução e ir juntando os alevins nos aquas maiores. Será viável?

 

19102009132.jpg

 

 

Aqua de viviparos + artemia recem eclodida + comida variada. Aqua para desocupar para ficar para bettas

 

 

Quanto aos colissas, apenas sobreviveu um (no aqua nos platys). o meu macho morreu depois de acasalar e como não comprei mais nenhum ainda não voltei a reproduzir, mas tenciono voltar à carga! :roflroll2:

 

 

Foi uma actualização rápida... comentem!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

AMPF e todos,

 

Feliz Natal e o ano de 2010 repleto de alegrias.

 

Igual a vc, tenho pouco espaço, pois moro em um apartamento.

 

Fiz uma estante de mandeira com medidas de 1,60m de altura , 75cm de comprimento e 60 de largura. Utilizo 07 aquários de 40X20X25, mas pode ultilizar muito mais. Estou usando na largura e não no comprimento, o que daria (acredito) 12 no mínimo.

gallery_23979_1938_73847.jpg

 

Espero ter ajudado.

Abraço

 

Que Jesus abençoe sua família.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e boas festas!!!

 

Rodolpho obrigado pelas dicas que concerteza me ajudarão, é algo dentro desse género que tenho andado a procurar.

Não tenho actualizado este topic pk como não tenho tido muito tempo (e € tb!) não tem havido grandes alterações à bateria. As próximas alterações passam por arranjar estruturas tipo estante que aproveitem ao máximo a altura do espaço, tal como a estante que o rodolpho apresentou. Ando também em negociações para conseguir ter toda a divisão para mim (dificil) de forma a poder colocar estruturas que possam suportar aquas de maior litragem.

 

Nas próximas semanas procurarei actualizar com fotos.

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update!

 

Após juntar uns trocos, decidi investir numa estrutura de forma a aproveitar melhor o espaço que tenho. Ficam as fotos:

 

Retirei toda a mobília a coloquei a nova estante, pressa à parede, assim como estante de médio peso que tinha cá inutilizada.

30122009199.th.jpg

 

Na Estrutura Grande tenho 3 aquas de 30 lts com viviparos (matrizes e descartes adultos), um aqua de 60 lts para alevins e uma bateria de caixas Fo**fone, divididas ao meio para bettas.

30122009195.th.jpg

Betta Crowntail

30122009196.th.jpg

Na outra estante de momento tenho apenas um aqua de 30 lts com um casal de Apistogramas Cacatuoides.

30122009179.th.jpg

 

As minhas desculpas pela qualidade das fotos, tiradas com telemóvel

Comentem!

Editado por AMPF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa, AMPF como fazes filtros caseiros para os cubos da vodafone ??

 

obrigado :(

 

De momento não tenho filtros do vodafone, mais por falta de tempo que outra coisa. Quando fizer apresenta.

 

 

E ja agora cada cubo tem um termostato ??

Se sim qual a potencia ??

 

obrigado :)

 

Não, nenhum c vodafone tem termo. A divisão mantém-se razoavelmente quente e estou a pensar utilizar um aquecedor para manter o ambiente quente, poupando em termos.

 

 

amanha actualizo novamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se nao tens filtros nos cubos eles nao ficam todos sujos ??

Ja agora, como fasso para convencer os meus pais a deixarem-me fazer um projecto com c vodafone ?? :cry4:

 

obrigado :o

Editado por tiago12scp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais