Aquário Mesa


Recommended Posts

Boas, eu tenho um aquário plantado relativamente pequeno na qual comecei neste hobbie, que tem 90 litros úteis. É um hobbie muito stressante, ou peixes que queremos e não existem à venda, ou plantas de crescimento lento ou se são rápidas não existem à venda. Vivo na zona de Coimbra e esta zona é um deserto de oferta. Foi o meu primeiro e tive sempre o cuidado de controlar o pH e fazer tpa regulares. Resumo da história, ainda não morreu nenhum peixe e tenho lá uns 15. São energéticos e brincalhões. Mas foi o meu primeiro projecto na qual não tinha qualquer base ou noção do que é ter um aquário em casa. E agora começo a controlar algumas noções e tenho a necessidade de ter um aquário maior e "fixe". Normalmente, fora aqueles que gostam do hobbie, os aquários são uns monos que estão no canto e queria dar um ar da sua graça no meu segundo aquário. Já tenho destino para o primeiro!

Pesquisei na net e encontrei aquários em forma de mesa, não necessariamente neste formato mas é um ponto de partida.

 

fotos-aquario-mesa-02.jpg

 

E é a partir daqui, seja em madeira, pedra ou em vidro, seja o que for, mas é a partir daqui que vou começar o meu segundo e aquário final.

A pergunta é bastante simples, se é uma mesa de embelezamento e normalmente fica no centro da sala, como vou esconder os fios, quer do termostato, quer do filtro externo, quer das lâmpadas? Não posso rasgar o chão e o tapete nunca tapa tudo Existe algo tipo wireless ou algo desse género? :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ainda não existe nenhuma tecnologia de tranporte de electricidade por wireless :D :alberteinstein: :alberteinstein:

 

O que podes fazer é comprar umas calhas fininhas que se compram no AKi e esse tipo de lojas, que são usadas para tapar os cabos pelo chão, ficam é sempre com uma altura mínima, mas isso depende da largura dos cabos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ainda não existe nenhuma tecnologia de tranporte de electricidade por wireless :D :alberteinstein: :alberteinstein:

 

O que podes fazer é comprar umas calhas fininhas que se compram no AKi e esse tipo de lojas, que são usadas para tapar os cabos pelo chão, ficam é sempre com uma altura mínima, mas isso depende da largura dos cabos.

 

 

Tenho que pensar bem, realmente este tipo de aquário é excelente. Gostei imenso. Mas prefiro arrebentar o chão (apesar de ser a minha última opção) do que ter pequenas calhas ou fios à mostra. Tenho que estudar bem o caso...

Quanto ao wireless, claro que ainda não existe :tongue: Por enquanto... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pensar bem, realmente este tipo de aquário é excelente. Gostei imenso. Mas prefiro arrebentar o chão (apesar de ser a minha última opção) do que ter pequenas calhas ou fios à mostra. Tenho que estudar bem o caso...

Quanto ao wireless, claro que ainda não existe :D Por enquanto... :alberteinstein:

 

 

Furar o chão é chato, porque se um dia mais tarde quiseres mudar a disposição da sala vais furar outra vez o chão? Eu cá ia pela calha e um tapete, mas isso depende do sítio onde fica a mesa e do teu gosto é claro.

 

Quando isso tiver montado, mete aí umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pensar bem, realmente este tipo de aquário é excelente. Gostei imenso. Mas prefiro arrebentar o chão (apesar de ser a minha última opção) do que ter pequenas calhas ou fios à mostra. Tenho que estudar bem o caso...

Quanto ao wireless, claro que ainda não existe :D Por enquanto... :alberteinstein:

 

 

E terias que rebentar o chao novamente no caso de teres algum aparelho estragado/avariado? E ja agora outra preocupacao penso eu legitima, e quanto a condensacao? a tampa do meu aqua esta sempre tao cheia de gotas que eu de cima para baixo nao consigo ver nada, sera que o vidro superior nao ficaria tao cheio de gotas que comecaria a chover no meio da sala por a tampa ser mais larga que o aqua? Como ainda estas em fase de pensar na coisa, mais vale equacionar todos os problemas, por mais absurdos que possam parecer, do que ter surpresas mais tarde! lol Apesar de tudo eu tambem ja tinha pensado numa coisa dessas para mim, muito boa sorte com o projecto! :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E terias que rebentar o chao novamente no caso de teres algum aparelho estragado/avariado? E ja agora outra preocupacao penso eu legitima, e quanto a condensacao? a tampa do meu aqua esta sempre tao cheia de gotas que eu de cima para baixo nao consigo ver nada, sera que o vidro superior nao ficaria tao cheio de gotas que comecaria a chover no meio da sala por a tampa ser mais larga que o aqua? Como ainda estas em fase de pensar na coisa, mais vale equacionar todos os problemas, por mais absurdos que possam parecer, do que ter surpresas mais tarde! lol Apesar de tudo eu tambem ja tinha pensado numa coisa dessas para mim, muito boa sorte com o projecto! ;)

 

Tens toda a razão! É muito giro na foto mas na prática existem muitos inconvenientes. Como é alguma guita que se vai gastar tem que se pensar muito bem no que se está a fazer. Obrigado pelo reparo! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vais ter o aquário às escuras pois não?

 

Penduras uma calha de luz no tecto suspensa por cima do aqua, que trás a corrente que precisas para o filtro e para o termostato, melhor, se o filtro for termo só precisas de um cabo para o filtro.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu ha coisa de dois anos recebi uma mobilia de familiares para que nao fossem para o lixo, uma era uma mesa de sala de estar com um topo em vidro para pousar copos, comandos, bibelôs(ou la como se escreve) e uma outra prateleira mais a baixo para colocar revistas.

 

olhei e como me tinha iniciado ha pouco tempo e o bichinho era muito grande decidi avançar para o meu 1 aqua DIY(e segundo aquario, o primeiro era de 54L) entao o que fazer? como tinha ainda cerca de 15cm do chao ate á primeira prateleira tive de reforçar toda essa estrutura para sustentar todo o aqua e substituir o vidro da prateleira de baixo por madeira onde iria entao acentar todos os vidros

 

 

problemas que me deparei:

 

fios, como fazer? colocar uma tripla por baixo onde iria ligar tudo para que da mesa apenas saisse um cabo

o filtro - so interno, externo tens o problema que o filtro fica á altura do aqua

queres apreciar o aqua tens de te ajuelhar

retirar aqua por gravidade esquece, por causa da altura

 

em compensaçao para fazer a manutençao é um espetaculo

 

o meu conselho:

 

se queres um aquario bonito para colocar na sala, nao escolhas a mesa

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas,

 

tenho um amigo que me pediu para lhe fazer um aquario de mesa de centro... já tenho algumas ideias e também já pesquisei umas coisitas na net... Queria saber se este projecto avançou ou nem por isso...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.