AQUARIO DE 6000 LITROS!!! HELP!! 5,00X1,50X0,80


Recommended Posts

OLA PESSOAL SOU NOVO AQUI NO FORUM MAS COMO VCS APAIXONADO POR AQUARIOS DESDE CRIANÇA.SOU CONSTRUTOR CIVIL E TENHO PRATICA DE TRABALHAR COM VARIOS MATERIAIS,NA MINHA FUTURA CASA QUE ESTOU QUASE TERMINANDO RESERVEI UM ESPAÇO NA GARAGEM DE;5,00 X 1,50 X 0,80!! ISSO MESMO 6000,00 LITROS E ESTOU PRESTES A MONTAR O MAIOR AQUA DA MINHA CIDADE!!. JA FIZ ORÇAMENTO DELE TODO EM VIDRO MAS ACHEI CARISSIMO,ENTÃO ESTOU PENSANDO EM FAZER SEU FUNDO,LATERAIS,E PARTE TRAZEIRA TODO EM CIMENTO( CONCRETO E TRAVADO TOTALMENTE COM VERGALHOES DE AÇO,E SOMENTE NA PARTE FRONTAL USAR VIDRO DE 19MM,MAS DAI COMEÇAM AS DUVIDAS JA QUE QUERO FAZER UMA EMENDA NO MEIO DO AQUA AOS 2,5 MTRS POIS NÃO EXISTE VIDROS COM A DIMENSAO DE 5 METROS. ESTAVA PENSANDO EM UMA TRAVA EXTERNA ( PILAR DE CONCRETO E POR DENTRO UMA TRAVA POSTA NA VERTICAL NA PARTE DE DENTRO COLADA COM BOM SILICONE DE UNS 20 COM DE LARGURA) JA A OUTRA DUVIDA E DE COMO VEDAR QUAL SERIA A MELHOR VEDAÇÃO ? FIBRA DE VIDRO BEM GROSSA COM VARIAS DEMAOS? HA OS DOIS VIDROS FRONTAIS SERIM COLOCADOS EM UM QUADRO DE AÇO E CHUMBADOS JUNTAMENTE COM O CONCRETO DO CORPO DO AQUA.SERA QUE A RESINA DA FIBRA DE VIDRO FAZ BOA JUNÇÃO VIDRO-CONCRETO?? ESTOU COM ESTAS DUVIDAS MAS MUITO DISPOSTO. POSSO MANDAR FOTOS DE TODO PROCESSO...OUTRA COISA ESTE AQUA VAI SER DESTINADO SOMENTE A PREDADORES COMO ARUANA,DOURADO PIRARUCU,E PEACOC BASS.TAMBEM TENHO DUVIDAS SOBRE FILTROS ME AJUDEM QUEM PUDER E UM IMENSO ABRAÇO!!!

Editado por andrenaughty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas, o vidro de 19 mm é capaz de ser fraco perante tal litragem de agua,

mas tambem não especificas se as medidas do aquario são 5.00m com x 1.50m alt x 0.80m lag

ou 5.00m com x 1.50m lar x 0.80 alt

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o vidro de 19 mm é capaz de ser fraco perante tal litragem de agua,

mas tambem não especificas se as medidas do aquario são 5.00m com x 1.50m alt x 0.80m lag

ou 5.00m com x 1.50m lar x 0.80 alt

 

 

granda maluco.... LOL

 

man depois carrega isto com fotos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo ao forúm!

 

Vejo aqui um projecto grandioso, mas que me colocam alguns "ses"...

 

Penso que as dimensões serão, 5.00 m de comp. x 1.50 m de lar. x 0.80 m de alt..

 

Partindo daqui, e para melhor pudermos ajudar, algumas questões devem ser esclarecidas de modo a que a sugestões sejam o mais úteis possiveis.

 

Como pensas fazer a manutenção do aquário (limpeza do fundo, vidros, etc...)

Pelo que tenho lido o betão tem alguma influencia no ph da agua, fazendo-o subir consideravelmente. Acredito que seja complicado (€€€€) fazer em vidro, mas quanto sai o m2 de vidro de 19 mm ?? Quanto aos 19 mm não chegarem, quanto a mim, chegam e sobram. Tudo depende da forma como irás apoiar o vidro... Quanto a mim, uma estrutura metálica a fazer o travamento na base é a solução. Pois será esta que fará com que o vidro não se deforme, evitando que o mesmo entre em rotura.

 

A forma de fazeres a união dos vidros de 2.50 m é com uma contoneira em T ou então colar os mesmo topo a topo com uma cola "xpto". Penso que no mercado existem diversas soluções para resolver isso.

 

Pensa bem nos esgotos, num reservatório para teres água em descanso, e uma forma de bombar a água do reservatório para o aquário.

 

quanto a filtros acho que deveria ser feito em sump's.

 

Coloca umas fotos que estamos todos curiosissimos para ver o local onde essa piscina vai ficar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA PESSOAL SOU NOVO AQUI NO FORUM MAS COMO VCS APAIXONADO POR AQUARIOS DESDE CRIANÇA.SOU CONSTRUTOR CIVIL E TENHO PRATICA DE TRABALHAR COM VARIOS MATERIAIS,NA MINHA FUTURA CASA QUE ESTOU QUASE TERMINANDO RESERVEI UM ESPAÇO NA GARAGEM DE;5,00 X 1,50 X 0,80!! ISSO MESMO 6000,00 LITROS E ESTOU PRESTES A MONTAR O MAIOR AQUA DA MINHA CIDADE!!. JA FIZ ORÇAMENTO DELE TODO EM VIDRO MAS ACHEI CARISSIMO,ENTÃO ESTOU PENSANDO EM FAZER SEU FUNDO,LATERAIS,E PARTE TRAZEIRA TODO EM CIMENTO( CONCRETO E TRAVADO TOTALMENTE COM VERGALHOES DE AÇO,E SOMENTE NA PARTE FRONTAL USAR VIDRO DE 19MM,MAS DAI COMEÇAM AS DUVIDAS JA QUE QUERO FAZER UMA EMENDA NO MEIO DO AQUA AOS 2,5 MTRS POIS NÃO EXISTE VIDROS COM A DIMENSAO DE 5 METROS. ESTAVA PENSANDO EM UMA TRAVA EXTERNA ( PILAR DE CONCRETO E POR DENTRO UMA TRAVA POSTA NA VERTICAL NA PARTE DE DENTRO COLADA COM BOM SILICONE DE UNS 20 COM DE LARGURA) JA A OUTRA DUVIDA E DE COMO VEDAR QUAL SERIA A MELHOR VEDAÇÃO ? FIBRA DE VIDRO BEM GROSSA COM VARIAS DEMAOS? HA OS DOIS VIDROS FRONTAIS SERIM COLOCADOS EM UM QUADRO DE AÇO E CHUMBADOS JUNTAMENTE COM O CONCRETO DO CORPO DO AQUA.SERA QUE A RESINA DA FIBRA DE VIDRO FAZ BOA JUNÇÃO VIDRO-CONCRETO?? ESTOU COM ESTAS DUVIDAS MAS MUITO DISPOSTO. POSSO MANDAR FOTOS DE TODO PROCESSO...OUTRA COISA ESTE AQUA VAI SER DESTINADO SOMENTE A PREDADORES COMO ARUANA,DOURADO PIRARUCU,E PEACOC BASS.TAMBEM TENHO DUVIDAS SOBRE FILTROS ME AJUDEM QUEM PUDER E UM IMENSO ABRAÇO!!!

 

Para tal litragem , o ideal é vidro laminado ( duplo de 20 mm cada) pois a pressão vai ser enorme...não vai ser facil :thumbup3:

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tal litragem , o ideal é vidro laminado ( duplo de 20 mm cada) pois a pressão vai ser enorme...não vai ser facil :thumbup3:

Abel, porquê os 20 mm? A pressão da água é feita na base do aquário, portanto o vidro frontal terá a maior pressão na parte de baixo. Esqueçam o comprimento e a largura do aquário. Porque a pressão é a mesma, seja com 2km de largura seja com 1mm de coluna de água!

 

A pressão no vidro será qualquer coisa do genero:

 

|\

|_\

|__\

|___\

|____\

|_____\

|______\

|_______\

 

 

Estamos todos de acordo?

 

Alguém com um aquário com 0.80 de altura que diga qual a espessura do vidro do aquário p.f..

 

Assim todos tiramos as dúvidas.

 

Ou então aqui o membro autor do tópico que coloque aqui a tensão de rotura do envidraçado. duas ou três contas e vejo se serve ou não.

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cálculo de resistência de vidros para aquários

 

 

PauloHanashiro enviou "Até hoje tem sido um verdadeiro mistério saber a espessura correta dos vidros dos aquários. Existem várias tabelas e dicas que especificam a espessura necessária para os vidros de aquários dos mais diversos tamanhos. O maior defeito dessas informações é que não são indicados os fatores de segurança nem é dada nenhuma indicação de como foram feitos os cálculos. Este artigo pretende servir de auxílio àqueles que levam a sério o projeto de aquários ajudando-os a calcular a espessura correta dos vidros, baseado no que seria um fator de segurança aceitável. Serão considerados outros pontos de interesse assim como as fórmulas utilizadas.

 

Cálculo de resistência de vidros para aquários (O processo de cálculo foi extraído do site http://www.fnzas.org.nz , traduzido e adaptado por Roberto M. Bormann sob licença do autor, Warren Stillwell)

Introdução

 

Até hoje tem sido um verdadeiro mistério saber a espessura correta dos vidros dos aquários. Existem várias tabelas e dicas que especificam a espessura necessária para os vidros de aquários dos mais diversos tamanhos. O maior defeito dessas informações é que não são indicados os fatores de segurança nem é dada nenhuma indicação de como foram feitos os cálculos.

Este artigo pretende servir de auxílio àqueles que levam a sério o projeto de aquários ajudando-os a calcular a espessura correta dos vidros, baseado no que seria um fator de segurança aceitável. Serão considerados outros pontos de interesse assim como as fórmulas utilizadas.

Estas informações devem ser utilizadas apenas como um guia, e em nenhum aspecto devem ser aplicadas como uma garantia de sucesso. Elas são baseadas apenas em métodos comprovados para o cálculo das tensões a que os vidros são submetidos, e não considera defeitos de fabricação dos vidros nem falhas de montagem.

 

A natureza dos vidros

 

O vidro é um material totalmente rígido. Ele pode sofrer uma pequena flexão, mas não tem a capacidade de deformar-se como os metais. Ele se dobra até um certo ponto e se quebra. É essa limitação na flexão que baliza o cálculo de espessura.

O vidro apresenta também uma grande variação na sua resistência. Amostras para teste de uma produção uniforme comprovam isto. (Veja características físicas dos vidros – Resistência à tensão 19.3 a 28.4 Mpa).

O vidro é pouco resistente à tensão, é elástico até seu ponto de quebra e não apresenta ductilidade. Não é capaz de sustentar uma deformação permanente e não dá nenhum aviso de que vai se romper, como por exemplo, mostrando uma deformação após a carga ser removida.

Uma característica importante é a sua capacidade de resistir a um impacto de aproximadamente duas vezes a sua resistência especificada. (por ex: bater fortemente no aquário com sua mão). Esta é a característica que salva muitos aquários quando são acidentalmente atingidos.

A variabilidade da resistência dos vidros devido a idiossincrasias no processo de produção sinaliza que um fator de segurança adequado deve ser utilizado quando se calcula sua espessura. O fator comumente aceito e utilizado neste trabalho será de 3,8. Este valor foi estatisticamente determinado pelos fabricantes dos vidros e representa uma garantia de não quebrar em 99,5% dos casos. O meio por cento restante se deveria a maus tratos e defeitos muito graves na produção dos vidros.

Mesmo não sendo uma garantia perfeita, ele elimina os riscos advindos de defeitos ou má qualidade dos vidros. Os principais defeitos que podem causar rompimento são os riscos e lascas. Um ponto de tensão na superfície do vidro também pode comprometê-lo. Por isso se recomenda acolchoar a base do aquário com isopor ou semelhante, evitando assim a presença de cargas pontuais, como grãos de poeira ou detritos.

É possível reduzir o fator de segurança caso o vidro seja de excelente qualidade e não possua tensões internas.

 

A redução do fator de segurança corre por conta e risco do projetista.

 

 

Quando da montagem deve-se utilizar o composto adesivo (quase sempre silicone) com uma espessura mínima de 0,5 a 1mm para permitir a compensação das irregularidades das bordas dos vidros. Quando o vidro é cortado não se forma uma borda perfeitamente alinhada., a não ser que ela seja especialmente polida.

 

O vidro temperado é consideravelmente mais resistente do que o comum. Contudo não pode ser cortado.Caso se deseje usar o vidro temperado, ele deve ser cortado nas dimensões finais, receber acabamento e ser enviado para ser endurecido.

A resistência térmica do vidro temperado também é aumentada. Um vidro comum de 6mm a 21º C se romperá se atirado à água quando o vidro estiver 55º C mais frio ou mais quente do que a água. O vidro temperado se romperá quando esta diferença for de 250º C. Tem também uma resistência à tensão 5 vezes maior do que o vidro comum. O vidro comum tem uma vantagem muito importante quando é aplicado aos aquários. Ele tem uma tendência a se quebrar menos espetacularmente do que o vidro temperado, tipicamente com uma rachadura enquanto que o temperado se quebra como os vidros antigos dos carros – 100% de fragmentação.

O vidro tem um coeficiente de expansão linear muito menor do que o dos metais. Isto é muito importante se uma moldura metálica for usada como parte da estrutura do aquário. Se for o caso o aquário deverá ser construído e armazenado a uma temperatura similar ao do local de instalação. O comprimento do aquário determinará quanto da sua elasticidade deverá ser acomodada pelo composto adesivo utilizado. A borracha de silicone é o composto adesivo selante mais comum. A espessura da camada de selante deverá ser alterada de acordo com o comprimento da união. Pode ser considerada uma regra de 2 a 3mm de selante para cada metro de união. Isto permitirá que o silicone acomode as diferenças de expansão e contração presentes entre o vidro e o metal.

 

Características Físicas dos Vidros

 

Densidade: Aprox. 2.5 at 21ºC Coeficiente de expansão linear: 86 X10 ˉ7 m/ºC Ponto de amolecimento: 730ºC Modulo de Elasticidade: 69 GPa (69 X109 Pa) Taxa de Poisson: Vidro comum .22 to .23 Resistência à compressão: 25mm: 248 MPa (248 X 10 6 Pa) Resistência à tensão: (v. comum) 19.3 a 28.4 MPa para carga permanente Resistência à tensão (v. temperado) 175 MPa.

 

Considerações de Projeto:

 

Os cálculos a seguir supõem que o vidro seja suportado em todo seu perímetro e pelos quatro lados. O cálculo será o mesmo, independente do vidro ter suas junções sob compressão ou tensão . Um aquário típico feito todo de vidro tem suas juntas sob tensão, cisalhamento ou ambos. Este método de construção se baseia na capacidade que o silicone tem de manter a adesão, que é a maneira mais fraca de se unir os vidros. Aquários com estrutura metálica mantém o silicone sob compressão. O silicone não sofre nenhum tipo de tensão de ruptura e serve apenas como selante.

A espessura do fundo será definida por um segundo grupo de cálculos, mas não se aplica um aquário cujo fundo esteja bem suportado por baixo, de uma maneira homogênea e uniforme. A superfície tem que estar bem nivelada. Em aquários extremamente grandes pode ser difícil atingir um nivelamento adequado, assim um composto auto-nivelante precisa ser incluído antes de assentar a base e montar o interior do aquário. Se o aquário for suportado apenas pelos quatro cantos, então será necessário utilizar o segundo grupo de cálculos. No caso do aquário de fundo suportado, basta utilizar um vidro com a mesma espessura do restante, o que aumentará significativamente a segurança geral.

 

NOTA:

Os cálculos consideram que a água estará no máximo até a borda superior do vidro. Se o vidro for apenas uma janela abaixo da superfície, este caso estará fora do escopo destes cálculos.

 

Cálculos

 

Termos usados: Comprimento em mm (L): O comprimento do aquário. Largura em mm (W): Medida da frente até a traseira do aquário. Profundidade em mm (H): A profundidade total da água em contato com o vidro e que não exceda a borda superior. Espessura em mm (t): A espessura do vidro. Pressão da água (p): A força em Newtons (N) por mm quadrado. Tensão de flexão permitida (B): Resistência à tensão / Fator de segurança Modulo de Elasticidade (E): Contante de elasticidade do vidro A relação entre comprimento e altura afetam a resistência do vidro. A tabela abaixo contém as constantes alfa e beta a ser usadas baseadas nesta relação. Tabela de valores alfa e beta usados nos cálculos Relação entre comprimento e altura (L/H) Para vidros laterais Para vidro de fundo Alfa Beta Alfa Beta 0.5 0.003 0.085 0.0444 0.2874 0.666 0.0085 0.1156 0.0616 0.3762 1.0 0.022 0.16 0.077 0.453 1.5 0.042 0.26 0.0906 0.5172 2.0 0.056 0.32 0.1017 0.5688 2.5 0.063 0.35 0.111 0.6102 3.0 0.067 0.37 0.1335 0.7134

Quando a relação for ≤ 0.5, use valores Alfa e Beta para 0.5.

Quando a relação for ≥ 3, use valores Alfa e Beta para 3.

Nota: Para vidro de fundo, use Relação entre comprimento e largura (L/W).

 

A pressão da água (p) é diretamente proporcional à altura vezes a força da gravidade (9,81)

p = H X 9,81 em N/mm 2

 

Tensão de flexão permitida (B) é igual a Resistência à tensão / Fator de segurança.

B = 19.2 / 3.8 = 5.05 N/mm2 (para um fator de segurança = 3.:thumbup3: Cálculo dos vidros frontais e laterais A espessura do vidro (t) é obtida por: (raiz quadrada do fator de largura (beta) X altura (H)3 X 0.00001) / Tensão de flexão permitida (B).

 

assim; t = √ ((beta X H 3 X 0.00001) / 5.05) em mm

 

Selecione beta e alfa na tabela de relação comprimento X altura.

 

A deflexão do vidro é obtida por: (alfa X pressão da água (p) X 0.00001 X altura 4 ) / (Modulo de elasticidade (E) X espessura 3 (t 3)).

 

deflexão = (Alfa >X p X 0.00001 X H 4 ) / (69000 X t 3 )

 

Exemplo:

 

Comprimento do aquário = 3000mm

Altura do aquário = 950mm

Fator de segurança = 3.8

relação L/H >3 sendo Beta = 0.37 e Alfa = 0.067

 

p = 950 X 10 = 9500N/m2 Espessura do vidro:

t = √ ((0.37 X 950 3 X 0.0001) / 5.05) = 25.06mm

 

Deflexão = (0.067 X 9500 X 0.000001 X 950 4 ) / (69000 X 25.06 3) = 0.48mm Cálculo do vidro de fundo Existe uma pequena diferença no cálculo da espessura do vidro de fundo. O beta agora é calculado pela relação comprimento X largura.

A altura ainda será usada para calcular a pressão. Use os valores alfa e beta para vidro de fundo, na tabela.

A espessura do vidro de fundo (t) é proporcional à raiz quadrada do fator de largura (beta) X altura (H) 3X10,-5 / Tensão de flexão permitida (B), - da mesma forma que nos vidros laterais

 

t = √ ((beta X H 3 X0.00001) / 5.05) em mm

 

Selecione os valores alfa e beta para vidro de fundo, na tabela.

 

A deflexão do vidro é obtida por: (alfa X pressão da água(p) X 10 -5 X altura 4 ) / (Modulo de elasticidade (E) X Espessura (t 3)).

Deflexão = (Alfa X p X 0.000001 X H 4 ) / (69000 X t 3 )

 

Exemplo:

 

Comprimento do aquário = 3000mm

Largura do aquário = 900mm

Altura do aquário = 950mm

Fator de segurança= 3.8

relação L/W > 3 assim, Beta = 0.7134 e Alfa = 0.1335

 

p = 950 X 10 = 9500N/m 2

 

Espessura do vidro de fundo:

t = √ ((0.7134 X 950 3 X 0.00001) / 5.05) = 34.83mm

Deflexão = (0.1335 X 9500 X 0.000001 X 950 4) / (69000 X 34.83 3) = 0.355mm

 

Tamanhos mais comuns de aquários

 

 

Note o aumento de deflexão quando se reduz o fator de segurança de 3,8 para 2. Comprimento Altura Razão L/H Espessura Deflexão Fator de segurança

2400 4.80 6.9 0.91 2

2400 500 4.80 9.6 0.35 3.8

1800 700 2.57 11.5 1.07 2

1800 700 2.57 15.8 0.41 3.8

2030 830 2.45 14.4 1.19 2

2030 830 2.45 19.9 0.46 3.8

1200 940 1.28 15.0 1.32 2

1200 940 1.28 20.7 0.51 3.8

400 300 1.33 2.7 0.75 2

400 300 1.33 3.7 0.29 3.8

600 300 2.00 3.0 0.73 2

600 300 2.00 4.1 0.28 3.8

600 450 1.33 5.0 0.92 2

600 450 1.33 6.8 0.35 3.8

1000 700 1.43 9.6 1.14 2

1000 700 1.43 13.29 0.44 3.8

1200 500 2.4 6.8 0.93 2

1200 500 2.4 9.3 0.35 3.8

1800 600 3.0 9.1 0.99 2

1800 600 3.0 12.6 0.38 3.8

1200 300 4.00 3.2 0.70 2

1200 300 4.00 4.4 0.27 3.8

600 600 1.00 6.0 1.15 2

600 600 1.00 8.3 0.44 3.8

300 600 0.50 4.4 0.40 2

300 600 0.50 6.0 0.15 3.8

400 500 2.80 6.9 0.91 2

1400 500 2.80 9.6 0.35 3.8

1600 600 2.67 9.1 0.99 2

1600 600 2.67 12.6 0.38 3.8

2400 600 4.00 9.1 0.99 2

2400 600 4.00 12.6 0.38 3.8

 

 

Nota: Material em portugues criado por Roberto M. Bormann

Tenho uma página que executa o calculo dinamicamente e tentarei posta-la posteriormente"

Postado em Segunda, Dezembro 26 @ 18:44:49 BRST por Celso_Suguimoto

 

 

Retirado de: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Ne...cle&sid=332

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

benvindo ao forum!

 

para primeira aparição ...... um projecto deste eleva-te bastante a fasquia eheheheh

 

bom relativamente há construção do dito, não sei o suficiente para que te possa ajudar pois nunca fiz nada do genero nem parecido..

 

o que posso fazer é falar com um amigo que está ligado ao oceanário de Lx e ver o que ele diz, o que aconselha,etccc

 

penso que o revestimento lateral e traseiro não terá problema com esses materiais mas .......... deixa me aconselhar!

 

relativamente ao vidro frontal, lembra-te que no teu caso especifico não será só a pressão da agua!!!

pelas especies que discriminas serão peixes de bom porte e predadores ......

 

a somar há pressão da agua um toque no vidro de um desses peixes e está o pânico instalado!!!

 

vou me informar melhor para te ajudar.

 

vai dando noticias e se possivel coloca fotos.

 

abrç

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA PESSOAL SOU NOVO AQUI NO FORUM MAS COMO VCS APAIXONADO POR AQUARIOS DESDE CRIANÇA.SOU CONSTRUTOR CIVIL E TENHO PRATICA DE TRABALHAR COM VARIOS MATERIAIS,NA MINHA FUTURA CASA QUE ESTOU QUASE TERMINANDO RESERVEI UM ESPAÇO NA GARAGEM DE;5,00 X 1,50 X 0,80!! ISSO MESMO 6000,00 LITROS E ESTOU PRESTES A MONTAR O MAIOR AQUA DA MINHA CIDADE!!. JA FIZ ORÇAMENTO DELE TODO EM VIDRO MAS ACHEI CARISSIMO,ENTÃO ESTOU PENSANDO EM FAZER SEU FUNDO,LATERAIS,E PARTE TRAZEIRA TODO EM CIMENTO( CONCRETO E TRAVADO TOTALMENTE COM VERGALHOES DE AÇO,E SOMENTE NA PARTE FRONTAL USAR VIDRO DE 19MM,MAS DAI COMEÇAM AS DUVIDAS JA QUE QUERO FAZER UMA EMENDA NO MEIO DO AQUA AOS 2,5 MTRS POIS NÃO EXISTE VIDROS COM A DIMENSAO DE 5 METROS. ESTAVA PENSANDO EM UMA TRAVA EXTERNA ( PILAR DE CONCRETO E POR DENTRO UMA TRAVA POSTA NA VERTICAL NA PARTE DE DENTRO COLADA COM BOM SILICONE DE UNS 20 COM DE LARGURA) JA A OUTRA DUVIDA E DE COMO VEDAR QUAL SERIA A MELHOR VEDAÇÃO ? FIBRA DE VIDRO BEM GROSSA COM VARIAS DEMAOS? HA OS DOIS VIDROS FRONTAIS SERIM COLOCADOS EM UM QUADRO DE AÇO E CHUMBADOS JUNTAMENTE COM O CONCRETO DO CORPO DO AQUA.SERA QUE A RESINA DA FIBRA DE VIDRO FAZ BOA JUNÇÃO VIDRO-CONCRETO?? ESTOU COM ESTAS DUVIDAS MAS MUITO DISPOSTO. POSSO MANDAR FOTOS DE TODO PROCESSO...OUTRA COISA ESTE AQUA VAI SER DESTINADO SOMENTE A PREDADORES COMO ARUANA,DOURADO PIRARUCU,E PEACOC BASS.TAMBEM TENHO DUVIDAS SOBRE FILTROS ME AJUDEM QUEM PUDER E UM IMENSO ABRAÇO
Editado por andrenaughty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

benvindo ao forum!

 

para primeira aparição ...... um projecto deste eleva-te bastante a fasquia eheheheh

 

bom relativamente há construção do dito, não sei o suficiente para que te possa ajudar pois nunca fiz nada do genero nem parecido..

 

o que posso fazer é falar com um amigo que está ligado ao oceanário de Lx e ver o que ele diz, o que aconselha,etccc

 

penso que o revestimento lateral e traseiro não terá problema com esses materiais mas .......... deixa me aconselhar!

 

relativamente ao vidro frontal, lembra-te que no teu caso especifico não será só a pressão da agua!!!

pelas especies que discriminas serão peixes de bom porte e predadores ......

 

a somar há pressão da agua um toque no vidro de um desses peixes e está o pânico instalado!!!

 

vou me informar melhor para te ajudar.

OLA MEU CARO ! OBRIGADO..ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA..VOU TIRAR FOTOS DO LOCAL E O ANDAMENTO COMPLETO PARA TODOS!

 

vai dando noticias e se possivel coloca fotos.

 

abrç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA PESSOAL SOU NOVO AQUI NO FORUM MAS COMO VCS APAIXONADO POR AQUARIOS DESDE CRIANÇA.SOU CONSTRUTOR CIVIL E TENHO PRATICA DE TRABALHAR COM VARIOS MATERIAIS,NA MINHA FUTURA CASA QUE ESTOU QUASE TERMINANDO RESERVEI UM ESPAÇO NA GARAGEM DE;5,00 X 1,50 X 0,80!! ISSO MESMO 6000,00 LITROS E ESTOU PRESTES A MONTAR O MAIOR AQUA DA MINHA CIDADE!!. JA FIZ ORÇAMENTO DELE TODO EM VIDRO MAS ACHEI CARISSIMO,ENTÃO ESTOU PENSANDO EM FAZER SEU FUNDO,LATERAIS,E PARTE TRAZEIRA TODO EM CIMENTO( CONCRETO E TRAVADO TOTALMENTE COM VERGALHOES DE AÇO,E SOMENTE NA PARTE FRONTAL USAR VIDRO DE 19MM,MAS DAI COMEÇAM AS DUVIDAS JA QUE QUERO FAZER UMA EMENDA NO MEIO DO AQUA AOS 2,5 MTRS POIS NÃO EXISTE VIDROS COM A DIMENSAO DE 5 METROS. ESTAVA PENSANDO EM UMA TRAVA EXTERNA ( PILAR DE CONCRETO E POR DENTRO UMA TRAVA POSTA NA VERTICAL NA PARTE DE DENTRO COLADA COM BOM SILICONE DE UNS 20 COM DE LARGURA) JA A OUTRA DUVIDA E DE COMO VEDAR QUAL SERIA A MELHOR VEDAÇÃO ? FIBRA DE VIDRO BEM GROSSA COM VARIAS DEMAOS? HA OS DOIS VIDROS FRONTAIS SERIM COLOCADOS EM UM QUADRO DE AÇO E CHUMBADOS JUNTAMENTE COM O CONCRETO DO CORPO DO AQUA.SERA QUE A RESINA DA FIBRA DE VIDRO FAZ BOA JUNÇÃO VIDRO-CONCRETO?? ESTOU COM ESTAS DUVIDAS MAS MUITO DISPOSTO. POSSO MANDAR FOTOS DE TODO PROCESSO...OUTRA COISA ESTE AQUA VAI SER DESTINADO SOMENTE A PREDADORES COMO ARUANA,DOURADO PIRARUCU,E PEACOC BASS.TAMBEM TENHO DUVIDAS SOBRE FILTROS ME AJUDEM QUEM PUDER E UM IMENSO ABRAÇO!!!

MUITO OBRIGADO ATE AGORa este e + - o projeto...armaodoaqua.jpg?t=1247345785

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escrever em letra grande na NET é gritar.Não o faças sff.

Eu cá vou acompanhar este projecto de sonho.Salgado parece que será um gasto brutal....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em pesquisas que fiz deparei-me com estes dois aquas

pelo menos podes ficar com umas ideias acerca das medidas vs espessura do vidro

 

 

mega aqua

 

mega aqua 2

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de verificar se a fundação da garagem aguenta com as 7 toneladas que vais lá pôr.

 

Cumps,

João

 

Cheira-me que será um bocado mais para as 8 toneladas... Não ?

O betão, vidro, móvel, água ...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um projecto muito interessante.

 

Podes ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=76096 como construí o meu, que é um bébé, comparado com teu. Mas o principio é o mesmo :medieval_mace:

 

Creio que 2 vidros com 19mm devem chegar bem para o que queres, mas devem ficar bem apoiados.

 

Se tiveres alguma duvida avisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigo !! em primeiro gostaria de parabenizar pelo seu lindo aquario!!! amei...e otimo peder fazer um sonho destes realidade nao e? o pessoal aqui da minha cidade fica pasmo quando falo de meu futuro aqua e principalmente de suas medidas,..hoje mesmo conversei com um logista e ele me garantiu que me encomenda meus aruanas e pirarucus e pintados que la vao habitar. Seu aqua tem a mesma engenharia do meu a diferença é que o meu nao tera vidro aos fundos so na frente,gostaria muito que vc me desse alguns toques a respeito da fibra de vidro,do quadro onde vou montar os blocos de vidro e da parte de filtragem se possivel entre em contato. mas parabems pelo seu projeto. com boa orientação o meu tambem sera concretizado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que 2 vidros com 19mm devem chegar bem para o que queres, mas devem ficar bem apoiados.

 

 

Não sei qual a opinião do severum, nem como ele fixou os vidros em baixo.

 

Eu optaria sempre por colocar uma cantoneira "L" bem fixada no betão. Irá reduzir consideravelmente a curvatura que o vidro possa ser pela impulsão da gerada pela acção da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais