Aquario para tartarugas num apartamento


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Este post uma actualização do meu tópico anterior que não deveria deixar de ser lido. O meu tópico anterior

 

Decidi colocar este post como um novo tópico para todos aqueles que estejam a querer ter tartarugas (ou que já tenham), para lhes evitar gastar muito dinheiro em material.

 

Após quase dois anos com três tartarugas, e várias tentativas (a maior parte frustradas) para manter um aquário limpo e que dê pouco trabalho, acho que dificilmente conseguirei evoluir muito mais.

 

Neste momento tenho;

- um aquário de 100x50x50 (220€)

- um filtro SunSun 2000 L/h com UV (130€), material chinês é sempre de desconfiar e claro que os 2000 L/h é na teoria mas se não puderem gastar 400€ num Eheim, este SunSun resolve o assunto.

- Filtro de fundo em placas (18€ uma caixa de 50 placas) Será necessário arranjar a maneira de conseguir enviar um forte jacto de agua num dos lados e ter um sitio de recolha de lixo no lado oposto, isto evitará estar sempre a tirar o areão para limpar o fundo.

- Areão de rio médio e grosso (20€)

- Base flutuante para zona seca (27€). Zona bastante importante e obrigatória, após várias tentativas e vários tipos de bases, encontrei uma "Turtle dock" da marca ZooMed, é simples, facil de montar e limpar e sobretudo, como não têm bases, não serve de travão para a circulação da agua, diminuindo o crescimento de algas.

- lâmpada de calor para o inverno (25€)

- aspirador de cascata (40€)

- papel de fundo (5€)

 

Importante de não se esquecerem de tapar o aquário do sol, (só a zona seca é que tem que ficar ao sol) em caso contrario, a agua fica verde e o areão cheio de algas.

Neste momento aspiro o aquário e troco 1/3 da agua a cada 15 dias.

Limpo o filtro e as mangueiras a cada 5 ou 6 semanas (iiaaarrgghh tanta nhanha).

Dou-lhe de comer uma a duas vezes ao dia (pouco). Tenho sempre uma caixa de sticks e costumo comprar um saco de salada de marisco (ou mariscada dependendo do hipermercado) na secção dos congelados, custa perto de 5€ e dura um mês ou dois.

De vez em quando solto-as em casa, dão três voltas a casa e limpam o pó nos cantos mais difíceis...lol Três verdadeiras índias.

 

gallery_28459_917_918436.jpg

gallery_28459_917_1309234.jpg

gallery_28459_917_936534.jpg

gallery_28459_917_270309.jpg

gallery_28459_917_1068776.jpg

gallery_28459_917_1120458.jpg

gallery_28459_917_210738.jpg

gallery_28459_917_1174313.jpg

gallery_28459_917_869091.jpg

gallery_28459_917_589299.jpg

 

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquaterrário está bem bonito e prático. E tem um bom tamanho para as meninas.

Oxalá toda a gente que tem tartarugas pudesse fazer o mesmo.

Às vezes vê-se cada desgraça... :P

 

No entanto falta-te uma lâmpada UVB que é essencial... mais importante que a de aquecimento que também é necessária em locais mais frios.

 

Os raios de sol que ela apanha através da janela são filtrados pelo vidro da janela e do aquário, ou seja, os raios UVB que são necessários para o metabolismo e fixação de cálcio não chegam até elas.

Para além disso, a água e as paredes do aqua vão ter tendência a criar verdete, por estarem ao pé das janelas...

 

Elas têm de apanhar sol directo (sem vidros ou outros obstáculos no meio) ou então compra uma lâmpada UVB 5.0, compacta. é a ideal para elas e verás como ficarão muito mais satisfeitas e saudáveis.

 

Boa sorte!! :P

Editado por sophyazinha

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquaterrário está bem bonito e prático. E tem um bom tamanho para as meninas.

Oxalá toda a gente que tem tartarugas pudesse fazer o mesmo.

Às vezes vê-se cada desgraça... ;)

 

No entanto falta-te uma lâmpada UVB que é essencial... mais importante que a de aquecimento que também é necessária em locais mais frios.

 

Os raios de sol que ela apanha através da janela são filtrados pelo vidro da janela e do aquário, ou seja, os raios UVB que são necessários para o metabolismo e fixação de cálcio não chegam até elas.

Para além disso, a água e as paredes do aqua vão ter tendência a criar verdete, por estarem ao pé das janelas...

 

Elas têm de apanhar sol directo (sem vidros ou outros obstáculos no meio) ou então compra uma lâmpada UVB 5.0, compacta. é a ideal para elas e verás como ficarão muito mais satisfeitas e saudáveis.

 

Boa sorte!! ;)

 

 

Olá

 

Esqueci me de falar dos UVBs, mas tenho uma lâmpada por cima do aquário ... ligo-a regularmente.

Em relação ao verdete, é verdade que ainda cria um pouco mas já não é quase nada e limpa-se facilmente, tapei o aquário da luz directa do sol (excepto a parte seca), desde então deixei de ter agua verde nem verdete, muito pouco, limpa-se facilmente de 15 em 15 dias.

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esqueci me de falar dos UVBs, mas tenho uma lâmpada por cima do aquário ... ligo-a regularmente.

Em relação ao verdete, é verdade que ainda cria um pouco mas já não é quase nada e limpa-se facilmente, tapei o aquário da luz directa do sol (excepto a parte seca), desde então deixei de ter agua verde nem verdete, muito pouco, limpa-se facilmente de 15 em 15 dias.

 

joão

 

 

OK!

:medieval_mace:

Fiquem bem!

* * Sophyazinha * *

 

O meu 1º NanoAqua

As minhas tartarugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Tenho duas perguntas devido à observação que faço de uma tartaruga que a minha mãe mantém há cerca de 20 anos... Ela está num aqua na rua e no inveno fica completamente imóvel, não come nem nada ou seja inverna. Se esta tartaruga estivesse dentro de casa ivenava também ou ficava activa todo evido ao aumento de temperatura do aquecimento? Esta que tens tem água a temperatura ambiente ou aquecida?

Obrigado

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alcaide,

 

O termo a usar é hibernar.

 

Todos os repteis como animais de sangue frio sao influenciados pela temperatura envolvente, pelo que com a descida da temperatura o seu metabolismo abranda, deixam de comer e as suas funcoes vitais sao reduzidas ao minimo.

 

Normalmente as temperaturas indoor nao sao suficientemente baixas para se considerar hibernaçao, usando-se o termo semi-hibernaçao.

 

Digamos que o rigor do Inverno é mais adequado do que uma temperatura intermedia de semi-hibernaçao. Isto porque a temperatura nao é suficientemente baixa para hibernar totalmente, nem suficientemente alta para que se alimente. Assim neste periodo de letargia ela movimenta-se, mas nao se alimenta...

 

Bem mas isto já sou eu a divagar... Falar sobre hibernaçao dá pano para mangas... :Pcheers

 

 

Ps: Sabiam que o coraçao de um tartaruga pode bater apenas uma vez a cada 5 minutos - em hibernaçao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alcaide,

O termo a usar é hibernar.

(...) não come nem nada ou seja inverna. (...)

Isso eu sabia...

 

(...)Normalmente as temperaturas indoor nao sao suficientemente baixas para se considerar hibernaçao, usando-se o termo semi-hibernaçao.

Digamos que o rigor do Inverno é mais adequado do que uma temperatura intermedia de semi-hibernaçao. Isto porque a temperatura nao é suficientemente baixa para hibernar totalmente, nem suficientemente alta para que se alimente. Assim neste periodo de letargia ela movimenta-se, mas nao se alimenta...

(...)

 

Obrigado pela explicação :character0050:

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Sei que este tópico já é antigo, mas se me pudessem ajudar agradecia imenso.

Também eu estou a tentar arranjar as melhores condições para a minha tartaruga e queria uma nova tartarugueira, com móvel, filtro externo...

Já tenho lido muita informação sobre aquários, filtros, mas em relação ao móvel, tem sido uma dor de cabeça.

Quais são os locais que recomendariam que procurasse para fazerem o móvel, ou existem locais onde se possa comprar já feito, com qualidade para aguentar com o aquário de tantos litros?

Obrigado desde já a quem me puder responder. :)

Editado por andresousa66
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sei que este tópico já é antigo, mas se me pudessem ajudar agradecia imenso.

Também eu estou a tentar arranjar as melhores condições para a minha tartaruga e queria uma nova tartarugueira, com móvel, filtro externo...

Já tenho lido muita informação sobre aquários, filtros, mas em relação ao móvel, tem sido uma dor de cabeça.

Quais são os locais que recomendariam que procurasse para fazerem o móvel, ou existem locais onde se possa comprar já feito, com qualidade para aguentar com o aquário de tantos litros?

Obrigado desde já a quem me puder responder. :)

 

 

Boas cria um tópico para ti, pode ser que te respondam

 

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boa tarde, eu sei que este tópico já tem um tempo, sou também um iniciante no mundo das tartarugas que apenas possui 2 em casa e tento ler muito e aprender o melhor que posso para poder lhes facultar o melhor nível de vida possivel, e sem querer te ofender ou algo do género, parece-me que a tua tartaruga sofre de Piramidismo :confused4:

 

O Piramidismo pode ser causado por:

 

muita comida

 

proteina a mais

 

falta de calcio ou fibras

 

desidratacao

 

deixo te um link de nuestros ermanos para poderes ver. http://www.fororeptiles.org/foros/showthread.php?53546-PIRAMIDISMO-EN-TORTUGAS.

 

abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.