O meu primeiro Lago :D


Recommended Posts

Boas, perdi a cabeça e,

Vou começar com um lago, expus a ideia aos meus pais, eles gostaram (desde que eu fizesse tudo :D) e vamos avançar com isso, o grande problema é msm a falta de experiencia

 

Bom e aqui vão umas fotos...

 

Local onde vai ficar o lago:

07072009002y.jpg

 

O lugar já meio delineado:

08072009f.jpg

 

Ao fundo encostado ao muro vai levar uma cascata, e a ideia é ficar assim

080720092.jpg

 

 

Agora é começar a escavar, meter uma protecção e tela e dps começar a ver o que se pode fazer daquilo fight

 

Já agora aos entendidos dos lagos, como é que isto dos filtros funciona?

Qual o melhor? Ou é preferivel fazer um à la mano? Se sim que tipos de massas filtrantes leva e que bomba leva? O melhor local tendo em conta o meu espaço?

 

Desculpem tanta pergunta mas quero fazer algo bonito e bom...

 

Sugestões?

 

Obrigado desde já

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e parabéns por teres iniciado esse teu projecto, mas o que eu te aconselhava a fazer era pores os teus pais a participar no lago porque os aliados (€€€€) são sempre bem vindos, porque a lagifilia é um hobi lindo e se toda a família participar é óptimo.

 

Eu gostei imenso do local escolhido mas penso que o lago é pouco profundo para o clima de Viseu, porque com o frio és capaz de ter problemas.

Diz quais são as medidas porque é mais facil ajudar.

As pedras que tens nas margens são lindas, são da região ou foram compradas

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e parabéns por teres iniciado esse teu projecto, mas o que eu te aconselhava a fazer era pores os teus pais a participar no lago porque os aliados (€€€€) são sempre bem vindos, porque a lagifilia é um hobi lindo e se toda a família participar é óptimo.

 

Eu gostei imenso do local escolhido mas penso que o lago é pouco profundo para o clima de Viseu, porque com o frio és capaz de ter problemas.

Diz quais são as medidas porque é mais facil ajudar.

As pedras que tens nas margens são lindas, são da região ou foram compradas

 

É claro que eles ajudam, hoje a fazer o buraco já deram uma ajuda :animal_fish: lol

 

o lago é mais profundo, aquilo foi só para tirar as pedras que tinha da decoração :animal_fish:

 

Mas já vai uma actualização

 

E voltando ao trabalho aqui vão umas actualizações do meu projecto de lago ainda :animal_fish:

 

Toca a agarrar na pá e na enchada para começar a fazer o buraco

09072009001n.jpg

 

A delinear a região mais funda do lago para no inverno os peixinhos irem lá pro fundo :cry4:

09072009003.jpg

 

O inicio do buraco da parte mais funda

09072009010.jpg

09072009012.jpg

09072009013y.jpg

09072009014.jpg

 

E agora com as "plataformas" bem definidas

09072009019.jpg

09072009023.jpg

 

E pronto agora vou meter areia fina fazer a cascata e dps a tela, ou se calhar a tela e dps a cascata :animal_fish:

 

E que tal, to a ir bem? LOL

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito o que perguntou o Gardenkoi, qual a profundidade?

 

Os peritos que se pronunciem, mas o que se lê aqui é tudo para mais de 1 metro. Há um caso de um indivíduo aí da Serra que até mostra a água congelada na superfície do lago, não me recordo o que ele diz da sobrevivência dos peixes.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repito o que perguntou o Gardenkoi, qual a profundidade?

 

Os peritos que se pronunciem, mas o que se lê aqui é tudo para mais de 1 metro. Há um caso de um indivíduo aí da Serra que até mostra a água congelada na superfície do lago, não me recordo o que ele diz da sobrevivência dos peixes.

 

Boa sorte

 

A parte mais funda terá à volta de 50 cms e a parte mais acima terá 25cm praí...e eu não moro na serra, é em Viseu, não tem nada haver :animal_fish:

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem sou Noob,

 

Mas julgo que para o local, que tem excelentes potencialidades!!!! o buraco que para já tens, não potência o que poderias vir a ter.

 

Se fosse a ti, não avances mais até ter o esquema perfeito!!

 

Acho que está demasiado centrado, e a zona funda demasiado estreita.

 

Eu tentaria aproximar uma das bordas do limite da área e ai mais fundo (1,20m)....tenta incorporar um deck em madeira. com umas mesinhas ao lado e espreguiçadeira e guardasol...huau..

 

compra um livro de lagos, vê as fotos, e faz muitos desenhos de guardanapo.

 

 

Vai com calma, eu ando á um mês com a cabeça no meu lago, e todos os dias me vem ideias novas....melhores espero eu.

 

Na minha modesta opinião e gosto, a tua zona daria um bonito lago de linhas rectas e circulares.....não informal, pois tens muitos bordos e muros rectos na envolvente....mas são gostos....deves seguir os teus.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebi que és de Viseu, mas aí a água também congela. 50cm é muito pouco, segundo as leituras aqui feitas.

 

É muito raro a agua congelar isso sim...se congelar 1 ou 2 vezes no ano e uma camada praí de 2mm é muito...tenho um tanque que congela nem metade um filme de 2mm praí...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso significa que à superfície a água atingiu o ponto de congelação, portanto os zero graus C.

 

Abaixo da superfície a água estará certamente muito fria também e os peixes têm um limite de resistência. As trutas são certamente muito resistentes, mas que peixes estás a pensar colocar aí? Vai procurar as respectivas fichas e os limites de resistência. Por exemplo as koi suportam 1ºC.

 

Eu não sou perito no assunto, mas com quem falo aconselham-me a maiores profundidades.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso significa que à superfície a água atingiu o ponto de congelação, portanto os zero graus C.

 

Abaixo da superfície a água estará certamente muito fria também e os peixes têm um limite de resistência. As trutas são certamente muito resistência, mas que peixes estás a pensar colocar aí? Vai procurar as respectivas fichas e os limites de resistência. Por exemplo as koi suportam 1ºC.

 

Eu não sou perito no assunto, mas com quem falo aconselham-me a maiores profundidades.

 

Vou aprofundar mais então...

 

Em principio umas kois :P

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto cá está mais um update, desta vez foi afundar a parte funda do lago, e estou eu cavando, quando acontece o que eu temia, bati na laje que passa por baixo de minha casa lol, eu sabia que ela lá estava, não sabia era que estava tão perto :D

 

mas cá vão as fotos de como ficou

10072009002.jpg

10072009001.jpg

 

E pronto o trabalho de hoje foi pouco pq ando aqui todo lixado das costas :alberteinstein:

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses degraus vão ficar engraçados,

 

Julgo que deves trabalhar agora a largura, pois está muito esguio, deverias tentar alargar a parte mais funda e esse alargamento tender para o limite do passeio, e assim essa zona sem patamares, serviria para te aproximares do lago, ver o que se passa e alimentar os KOI á mão.

 

 

Amanha é o meu dia de escavações, sorte minha, que não vão ser as minhas costas a escavar... :D

 

 

Pela cara desse companheiro na foto, vê-se que já esta desconfiado, que vem ai concorrência, são finos como o alho..... :alberteinstein:

09072009013y.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algum "iluminado" que me diga se esta bomba, depois adaptada à cascata é o suficiente para o meu lago e para a agua passar para um filtro e depois ir para a cascata...

 

HAILEA BOMBA C/ REPUXO HX

* Precious high aluminum ceramic shaft,for fresh and sea water dual use.

* Double water-cooled structure for rapid heat dissipation.

* Adopts high quality resin to seal the winding and never leak electricity.

* Super quality ABS plastic case , which is anti- alkali and anti-corrosive.

* Strong sucker to fix pump intensively, which is never chapped.

* It applies for straining water, oxygen supplying, wave making,

* filtration,fountain

 

dc403822114495ec5dbcff32588b8c9e.jpg

 

Débito 1000 L/H

Potencia 20W

Max(alt) 1.95M

 

 

Obg

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Couto

Se puder deixe o lago com 1,00m de profundidade. Pode tambem colocar as paredes inclinadas o que certamente aumenta o volume de agua do lago. Quanto a bomba precisa saber qual o volume final que vai ter.

Para filtro veja o Topico abaixo:

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=27743

Boa Sorte

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dando algumas opiniões para ajudar a esclarecer:

As Carpas podem absorver temperaturas até inferiores a 0ºC chegando inclusive a hibernar. Para que isso aconteça há necessidade "real" dos lagos terem profundidade superiores de 1,50 metros. A questão principal é que as variações "bruscas" é que provocam as doenças e não a temperatura em sí. As variações recomendadas são de até 5 graus em 24 horas e "considerem" que a cada 10 cms de profundidade mantem-se 1 grau de calor a mais portanto serão 15ºC pela profundidade e mais 5ºC por oscilação criando assim a possibilidade de absorverem uma queda brusca de até 20ºC, ok? Notem que isso é regra portanto pode-se ter menor profundidade e acontecer quedas de temperaturas e nada acontecer aos peixes mas, de repente em uma ou duas oportunidades acontece e perdes os peixes.

 

Quanto a bomba com o Débito 1000 L/H, Max(alt) 1.95M digo-lhe que para elevar a água ela vai perdendo a força portanto a Max(alt) 1.95M ela estará funcionando e nenhuma gota estará caindo dessa altura e a medida que abaixa ela irá aumentando o fluxo daí quanto menor a cascata maior será o caudal.

Aqui no Brasil, em nossos lagos "plantados", até consideramos a circulação filtragem em torno de 50% do volume do lago, "se" não for plantado terá que haver no mínimo uma circulação de uma vez o volume do lago.

 

Obs: Lembre-se de que terá que deixar as bordas do lago acima do nível do solo para evitar que a água da chuva escorra para dentro do lago.

Um lago deverá ter um ladrão (saída do excesso de água), tubulação para as bombas, e se possível um tubo para escoamento total da água do lago.

 

Ps.: Não entendí qual vai ser o processo de "impermeabilização do lago".

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Couto

Se puder deixe o lago com 1,00m de profundidade. Pode tambem colocar as paredes inclinadas o que certamente aumenta o volume de agua do lago. Quanto a bomba precisa saber qual o volume final que vai ter.

Para filtro veja o Topico abaixo:

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=27743

Boa Sorte

Alonso

 

Vou dar uma vista de olhos ao site que me envias-te ;)

 

 

Dando algumas opiniões para ajudar a esclarecer:

As Carpas podem absorver temperaturas até inferiores a 0ºC chegando inclusive a hibernar. Para que isso aconteça há necessidade "real" dos lagos terem profundidade superiores de 1,50 metros. A questão principal é que as variações "bruscas" é que provocam as doenças e não a temperatura em sí. As variações recomendadas são de até 5 graus em 24 horas e "considerem" que a cada 10 cms de profundidade mantem-se 1 grau de calor a mais portanto serão 15ºC pela profundidade e mais 5ºC por oscilação criando assim a possibilidade de absorverem uma queda brusca de até 20ºC, ok? Notem que isso é regra portanto pode-se ter menor profundidade e acontecer quedas de temperaturas e nada acontecer aos peixes mas, de repente em uma ou duas oportunidades acontece e perdes os peixes.

 

Quanto a bomba com o Débito 1000 L/H, Max(alt) 1.95M digo-lhe que para elevar a água ela vai perdendo a força portanto a Max(alt) 1.95M ela estará funcionando e nenhuma gota estará caindo dessa altura e a medida que abaixa ela irá aumentando o fluxo daí quanto menor a cascata maior será o caudal.

Aqui no Brasil, em nossos lagos "plantados", até consideramos a circulação filtragem em torno de 50% do volume do lago, "se" não for plantado terá que haver no mínimo uma circulação de uma vez o volume do lago.

 

Obs: Lembre-se de que terá que deixar as bordas do lago acima do nível do solo para evitar que a água da chuva escorra para dentro do lago.

Um lago deverá ter um ladrão (saída do excesso de água), tubulação para as bombas, e se possível um tubo para escoamento total da água do lago.

 

Ps.: Não entendí qual vai ser o processo de "impermeabilização do lago".

 

Boas,

Não consigo naquele local fazer uma profundidade maior que 80cms, pois dá em pedra, no máximo a cascata irá ter 50/75cms de altura por isso ainda iria ter um bom caudal, o ladrão eu já me tinha lembrado disso e já pensei em uma maneira..

 

Em relação à impermeabilização vai levar tela.

 

Obgdo pela participação dos dois..

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...