Pânico com mollys


crush

Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

O meu aquário andava muito bem e hoje de repente uma molly balão apareceu morta. Não apresentava sintomas nenhuns (pelo menos à minha vista leiga). Agora uma molly lira que tenho tem algo de muito estranho no seu corpo. Não consigo descrever bem o que é. Vou fazer uma comparação algo parva, mas é o que melhor descreve. Sabem aquela espuma que sai quando um peluche se rompe? É tal e qual...Parece que tem um algodão a sair do seu corpo (de lado, perto das guelras). O que é que pode ser?

 

A temperatura está nos 27º e os valores estão dentro dos normais...

 

Quanto à molly balão, vi uma vez que é uma modificação feita pelo homem e que por ser uma deformação, não vivem tanto tempo. Mas quanto à outra molly, estou algo assustado. Ah, de referir também que algum peixe (que nunca descobri qual), andou a ratar a cauda da molly lira que tem aquela coisa estranha agora. Poderá estar relacionado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

O meu aquário andava muito bem e hoje de repente uma molly balão apareceu morta. Não apresentava sintomas nenhuns (pelo menos à minha vista leiga). Agora uma molly lira que tenho tem algo de muito estranho no seu corpo. Não consigo descrever bem o que é. Vou fazer uma comparação algo parva, mas é o que melhor descreve. Sabem aquela espuma que sai quando um peluche se rompe? É tal e qual...Parece que tem um algodão a sair do seu corpo (de lado, perto das guelras). O que é que pode ser?

 

A temperatura está nos 27º e os valores estão dentro dos normais...

 

Quanto à molly balão, vi uma vez que é uma modificação feita pelo homem e que por ser uma deformação, não vivem tanto tempo. Mas quanto à outra molly, estou algo assustado. Ah, de referir também que algum peixe (que nunca descobri qual), andou a ratar a cauda da molly lira que tem aquela coisa estranha agora. Poderá estar relacionado?

 

Boas,

 

É mais fácil se colocares o setup do aqua para se analizar melhor, existem membros neste forum que são peritos nessas coisas, para além da minha resposta aguarda por mais algumas.

 

Certamente o mais provável será uma espécie de fungo tal como a Saprolegnia e Achyla, que são representadas por saliências brancas ou umas penugens brancas nas barbatanas ou no corpo do peixe. É considerada uma infecção secundária.

 

Quanto ao tratamento, usa Esha2000 é feito em 3 dias, se a zona de "algodão" for pequena, no 2 dia já terás bons resultados.

 

Dosagens num aquário de 100Lt:

 

1º dia 25 gotas

2º dia 12 "

3º dia 12 "

 

..e pronto! espero ter ajudado!

 

Cumprimentos e boa sorte,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, não sei dizer se calhar tudo sobre o aqua. É um de 20 litros, que já trazia o filtro, o termostato e a lâmpada. Por isso não sei dizer ao certo as suas capacidades. Tenho duas plantas, mas também não sei o nome delas, mas são duas comuns.

 

E esse fungo tem origem em quê? Na altura em que tirei a molly, fiz uma TPA de 25%. É o indicado? Amanhã então irei tratar de comprar esse medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, não sei dizer se calhar tudo sobre o aqua. É um de 20 litros, que já trazia o filtro, o termostato e a lâmpada. Por isso não sei dizer ao certo as suas capacidades. Tenho duas plantas, mas também não sei o nome delas, mas são duas comuns.

 

E esse fungo tem origem em quê? Na altura em que tirei a molly, fiz uma TPA de 25%. É o indicado? Amanhã então irei tratar de comprar esse medicamento.

 

Para medir a quantidade de água que tens no aquário : comp X alt X larg e divides por 1000, o resultado é a litragem

(ex.: 30x20x20/1000= 12Lt)

 

Em relação ao setup:

 

Medidas do aqua

Potência e horas de luz

" do termostato e temperatura da água

" e marca do filtro, litros/hora

Nomes e quantidades de peixes e plantas

Fotos (ajuda muito)

...enfim, tudo o que possas caracterizar o aquário.

 

Esse fungo tem origem de uma ferida causada por algo no aquário que seja aguçado(pedras lascadas, troncos, etc.), ou tambem por mordidelas, quando um peixe está doente e se for o único do aquário com uma doença, é muito provável que seja atacado pelos outros peixes.

Outras doenças tambem são geradas pelo stress e mau estar, exemplos: deixar os peixes com muitas horas de luz, parâmetros da água fora do normal, temperaturas...enfim qualquer descuido pode ser pergioso.

 

Podes colocar foto dessa ferida para poder analizar melhor?

 

Cumprimentos,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fungo tem origem de uma ferida causada por algo no aquário que seja aguçado(pedras lascadas, troncos, etc.), ou tambem por mordidelas, quando um peixe está doente e se for o único do aquário com uma doença, é muito provável que seja atacado pelos outros peixes.

Outras doenças tambem são geradas pelo stress e mau estar, exemplos: deixar os peixes com muitas horas de luz, parâmetros da água fora do normal, temperaturas...enfim qualquer descuido pode ser pergioso.

 

Podes colocar foto dessa ferida para poder analizar melhor?

 

Cumprimentos,

 

Agora que falas nisso, no outro dia andei a fazer limpeza ao aquário e numa outra molly, provavelmente com a agitação, apareceu aparentemente uma pequena ferida por baixo da boca (até criei aqui um tópico). Pode ter tido origem aí então...

 

Quanto ao setup, neste momento não posso ver isso, porque o aquário está na sala e eu tenho gente a dormir lá hoje... A temperatura ronda os 27/28º. A lâmpada fica ligada cerca de 12 horas por dia e tem 12w, se a minha memória não me falha. Quanto ao filtro, não sei a marca, muito menos a sua litragem (um dia hei-de fazer um teste para saber quantos litros mais ou menos por hora aquilo dá).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que falas nisso, no outro dia andei a fazer limpeza ao aquário e numa outra molly, provavelmente com a agitação, apareceu aparentemente uma pequena ferida por baixo da boca (até criei aqui um tópico). Pode ter tido origem aí então...

 

Quanto ao setup, neste momento não posso ver isso, porque o aquário está na sala e eu tenho gente a dormir lá hoje... A temperatura ronda os 27/28º. A lâmpada fica ligada cerca de 12 horas por dia e tem 12w, se a minha memória não me falha. Quanto ao filtro, não sei a marca, muito menos a sua litragem (um dia hei-de fazer um teste para saber quantos litros mais ou menos por hora aquilo dá).

 

Ok, arranja lá então esses dados, e desce o tempo de luz para 8horas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup completo:

 

NO3: +/- 50 mg/L

NO2: 0

PH: 7

KH e GH: normais

Amónia: 0,5mg/L (o que segundo a tabela do teste que comprei, para o meu ph, é inofensivo)

 

Aquário HR-360B

Medidas: 360*230*338 mm

Volume: 25L

Lâmpada: 15 w

FILTER PUMP:HQJ-500G 5W (isto eu vi num site sobre este aquário, mas o valor que está na etiqueta é de 2w, 220L/h)

 

Peixes:

2 corydoras

1 pleco (estou a preparar para o mudar de aquário, porque não consigo arranjar quem o queira comprar e acho que não fica bem no meu aquário)

2 platis

1 molly lira

1 molly velifera

1 caracol

 

O único valor que está mal é o NO3, no entanto não sei como o baixar para níveis mais baixos.

 

Já comprei o medicamento para o fungo. Não havia o que me indicaste na loja, mas indicaram-me o Sera mycopur, que é para a mesma coisa. Depois do tratamento, a água ficou verde. No livro de instruções, diz que devo tirar o carvão durante o tratamento (3 dias). Assim o fiz, mas isso é recomendável?

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único valor que está mal é o NO3, no entanto não sei como o baixar para níveis mais baixos.

 

TPAs de cerca de 20% :naughty:

 

Um abraço

----------------------------------------------

Eduardo Brito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAs de cerca de 20% :naughty:

 

Um abraço

 

 

Mas isso já é o costume (como tenho um aquário pequeno e bastantes peixes para o volume, recomendaram-me fazer TPAs de 20-25% com alguma frequência). Faço-as mais ou menos de 5 em 5 dias. Ontem e hoje voltei a fazer. No entanto, estes valores nunca baixaram, desde que tenho o aquário. Já fiz TPAs maiores, logo no início.

 

E quanto ao carvão? É aconselhável ficar de fora do aquário 3 dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão tem de ficar fora do aquario ou limpa o medicamento.

 

Cumps

 

Ok. Vou deixar de fora (deixei num alguidar com água do aquário, de forma a que as bactérias se mantenham vivas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso já é o costume (como tenho um aquário pequeno e bastantes peixes para o volume, recomendaram-me fazer TPAs de 20-25% com alguma frequência). Faço-as mais ou menos de 5 em 5 dias. Ontem e hoje voltei a fazer. No entanto, estes valores nunca baixaram, desde que tenho o aquário. Já fiz TPAs maiores, logo no início.

 

E quanto ao carvão? É aconselhável ficar de fora do aquário 3 dias?

 

Boas crush, se não consegues baixar os Nitratos com TPAs, em princípio deves ter problema de sobre-população e/ou excesso de comida dada.

Quanto ao carvão só deverás colocar depois de tratados os peixes para remover os resíduos dos medicamentos, e NUNCA utilizar o mesmo por um período superior a um mês.

 

Um abraço

 

Eduardo

----------------------------------------------

Eduardo Brito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas crush, se não consegues baixar os Nitratos com TPAs, em princípio deves ter problema de sobre-população e/ou excesso de comida dada.

Quanto ao carvão só deverás colocar depois de tratados os peixes para remover os resíduos dos medicamentos, e NUNCA utilizar o mesmo por um período superior a um mês.

 

Um abraço

 

Eduardo

 

Não há problema, o tratamento é só de três dias. Se bem que não sei quando voltar a colocar o carvão, visto que a água, passado 24horas da primeira aplicação, permanece verde (ainda que menos)...Ou seja, devo ter que aguardar mais um dia ou dois para lá dos três dias até voltar a colocar o carvão. O medicamento recomenda uma TPA depois do tratamento finalizado.

 

Quanto ao peixe doente, hoje apresentava mais penugem que ontem, no entanto, ao voltar a aplicar o produto, metade da penugem saiu de imediato. E assim já apresenta uma melhoria.

 

Este medicamento serve também de prevenção, aplicando uma vez por semana, em dose menor, mas não estou a pensar fazê-lo, pelo menos com esta frequência, uma vez que não gosto de ver o aquário verde...

 

Quanto ao problema de excesso de animais, sim é verdade. Já retirei o pleco do aquário. Agora está sozinho num aquário. Coitadinho...Acho que está deprimido. Está muito quieto, não sai do sítio desde ontem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com muito pesar que venho anunciar a morte da molly que estava com o fungo. Encontrei-a hoje de manhã, já com o caracol em cima dela... ;) Era uma molly tão gira...Com a cabeça laranja e cauda preta...Muito invulgar, acho eu...

 

Hoje farei uma TPA de 50% e ver se a água já estará pronta para voltar a ter o carvão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que é recomendável comprar peixes agora? É que eu não gosto de ver um aquário quase vazio...Faz-me falta ver ali mais movimento...Não há problema da água ainda conter o remédio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.