recolha da agua


diodon

Recommended Posts

Boas diodon,

 

a malta aqui da margem sul costuma ir ao portinho da arrábida, nao fica propriamente muito perto de almada mas tambem nao é assim tao longe ;)

 

Tenho o meu montado só com água do portinho e até agora não tenho tido nenhuns problemas.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas diodon,

 

a malta aqui da margem sul costuma ir ao portinho da arrábida, nao fica propriamente muito perto de almada mas tambem nao é assim tao longe ;)

 

Tenho o meu montado só com água do portinho e até agora não tenho tido nenhuns problemas.

 

boas paulo

obrigado pela ajuda nem tinha ainda pensado no portinho da arrabida

nunca tiveste qualquer tipo de problema com a agua de la ?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

obrigado pela ajuda nem tinha ainda pensado no portinho da arrabida

nunca tiveste qualquer tipo de problema com a agua de la ?

cumps

 

 

 

Por enquanto não, mas tambem so tenho o aquario montado há um mês e pouco, mas há muita gente a ir la buscar água.

Convem é fazeres a recolha quando a maré estiver a encher e nunca depois de ter chovido pois as águas ficam muito barrentas por causa dos detridos que escorrem pela serra.

Depois quando chego a casa passo ainda a água toda por uma meia filtrante de modo a não ir com impurezas ou algas que possam ter sido recolhidas.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui no Portinho é facil recolher água ou teremos mesmo que ter bomba e gerador?

 

Em Alpurtuche, nunca ninguem recolheu agua?

 

Abraço.

 

 

 

Boas Tex,

 

respondendo á tua questão, com uma bomba ligada aquele aparelho (inversor de corrente, penso que é o nome) para se ligar ao isqueiro do carro, é sem duvida muito mais fácil, especialmente no Inverno que nao apetece nada apanhar molha :P tem é que estar a maré cheia,mas por enquanto que há calor apanha-se bem, eu o que faço é levar 2 baldinhos e com uma garrafa cortada a servir de funil, pimbas, em 5 minutos tenho 100 litrinhos de agua.

 

Quanto a Alportuche é um bocado mais chato porque o acesso aos carros não dá até á praia e assim temos que depois fazer uns bons 100 metros a subir de jerricans ás costas... ;) por isso fico-me pelo portinho ;)

Outro sitio que tambem me parece bom, é um acesso com umas escadinhas que há ali a seguir onde era a discoteca Seagle, vai dar a uma plataforma em cimento que com a maré cheia é so jogar o balde á agua e encher os jerrican :) sempre a andar!!!

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas pensando bem o portinho da arrabida nao e assim tao perto de almada para me deslocar la de 15 em 15 dias para fazer as t.p.a

agua de garrafao nao serve

?

ou e melhor de osmose?

 

cumps

 

 

Para fazeres as TPA´s tens de usar água salgada, não percebi bem se estavas a falar em colocar a água do garrafao directamente no aquario ou de primeiro adicionares sal.

 

Caso seja isso que pretendes fazer, tens que ter cuidado com o PH da agua que vais adicionar, adicionar sal ate encontrares o valor de salinidade que queres obter e depois convem deixares a repousar de um dia para o outro.

 

Ela dar para fazer, é claro que dá mas na minha humilde opinião...não há nada como a água recolhida do mar, quer a nivel de nutrientes que possa trazer, quer a nivel de pureza.

Mas penso que não precisas de andar de 15 em 15 dias a ir buscar água para as tpa´s é questao de estudares a litragem que usas e comprares jerricans para teres armazenada. Eu vou apanhar água 1 vez por mes.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas pensando bem o portinho da arrabida nao e assim tao perto de almada para me deslocar la de 15 em 15 dias para fazer as t.p.a

agua de garrafao nao serve

?

ou e melhor de osmose?

 

cumps

 

E recolheres mais agua do que a que precisas para uma tpa, rentabilizando assim a deslocacao?

 

 

EDIT: anteciparam se! lol

Editado por NunoCAST
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fazeres as TPA´s tens de usar água salgada, não percebi bem se estavas a falar em colocar a água do garrafao directamente no aquario ou de primeiro adicionares sal.

 

Caso seja isso que pretendes fazer, tens que ter cuidado com o PH da agua que vais adicionar, adicionar sal ate encontrares o valor de salinidade que queres obter e depois convem deixares a repousar de um dia para o outro.

 

Ela dar para fazer, é claro que dá mas na minha humilde opinião...não há nada como a água recolhida do mar, quer a nivel de nutrientes que possa trazer, quer a nivel de pureza.

Mas penso que não precisas de andar de 15 em 15 dias a ir buscar água para as tpa´s é questao de estudares a litragem que usas e comprares jerricans para teres armazenada. Eu vou apanhar água 1 vez por mes.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

 

 

Boas ,sem querer criar controversia ,a apanha de agua natural não esta isenta de riscos .

O pior da agua do mar não é a sugidade que se vê ,mas a que não se vê,e pode acabar com um aquario em 3 tempos.Para mim a apanha de agua do mar é um pouco jogar roleta russa.Os azares não acontecem s´so aos outros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

obrigado

mas acabei por ficar ainda mais baralhado

afinal de contas como devo de fazer entao

?

qual e a melhor maneira?

cumps

 

:P

 

 

 

Fica ao teu critério agora decidires o que achares melhor para ti e para o teu aquário, como o lsdluis referiu, a apanha de agua do mar nao está isenta de riscos, daí devermos escolher bem os sitios para efectuar essas recolhas, mas isso é como tudo, tambem nao estas isento de riscos com a agua de osmose, ou com agua do garrafão...há sempre coisas boas e más que podem acontecer. Cabe-te a ti escolheres agora o que pretendes e que seja funcional para ti mas de preferencia que ponhas sempre em primeiro lugar a boa saude do aquario.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica ao teu critério agora decidires o que achares melhor para ti e para o teu aquário, como o lsdluis referiu, a apanha de agua do mar nao está isenta de riscos, daí devermos escolher bem os sitios para efectuar essas recolhas, mas isso é como tudo, tambem nao estas isento de riscos com a agua de osmose, ou com agua do garrafão...há sempre coisas boas e más que podem acontecer. Cabe-te a ti escolheres agora o que pretendes e que seja funcional para ti mas de preferencia que ponhas sempre em primeiro lugar a boa saude do aquario.

 

 

pois a minha ideia é essa dai eu estar a perguntar qual a melhor agua para o efeito

mas torna-se muito complicado para mim deslocar-me a uma praia como o portinho da arrabida ou sesimbra etc

visto que ainda nao tenho carta de conduçao

:P dai ser mais façil para mim comprar uma osmose ou por agua de garrafao e adiçionar sal

mas nao queria estar a por em risco a saude do aqua

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

obrigado

mas acabei por ficar ainda mais baralhado

afinal de contas como devo de fazer entao

?

qual e a melhor maneira?

cumps

 

:P

 

 

Boas ,o que vou dizer é uma opinião estritamente pessoal,portanto vale o que vale .

Tens membros aqui no forum que sempre apanharam agua do mar e nunca aconteceu mal nenhum ao aquario mas isso não quer dizer que um dia não possa acontecer uma desgraça lcom uma apanha que traga para o aquario alguma coisa (doenças quimicos etc)não detectavel a olho nu e que deitará a perder o que demora muito tempo a construir, sem falar na questão monetaria.

Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa .

Mas isso é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,o que vou dizer é uma opinião estritamente pessoal,portanto vale o que vale .

Tens membros aqui no forum que sempre apanharam agua do mar e nunca aconteceu mal nenhum ao aquario mas isso não quer dizer que um dia não possa acontecer uma desgraça lcom uma apanha que traga para o aquario alguma coisa (doenças quimicos etc)não detectavel a olho nu e que deitará a perder o que demora muito tempo a construir, sem falar na questão monetaria.

Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa .

Mas isso é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir .

 

entao para si qual e a melhor deçisão?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola diodon,

Olha desde janeiro que vou ao portinho (15min) buscar agua, inclusive hoje trouxe cerca de 90L!

Apanhei maré vazia, mas quando esta cheia é chegares la as escadinhas e toca andar!

 

Eu Recomendo, até hoje nao tive nenhum azar mas tambem nunca trouxe agua depois de chuvadas!

:naughty:

Nao esqueças de ver os parâmetros....

maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a minha ideia é essa dai eu estar a perguntar qual a melhor agua para o efeito

mas torna-se muito complicado para mim deslocar-me a uma praia como o portinho da arrabida ou sesimbra etc

visto que ainda nao tenho carta de conduçao

:naughty: dai ser mais façil para mim comprar uma osmose ou por agua de garrafao e adiçionar sal

mas nao queria estar a por em risco a saude do aqua

 

cumps

 

 

Pronto então o melhor é planeares as coisas de maneira a criares um padrão para as tuas TPA´s, não será muito boa opçao uma vez fazeres uma TPA com agua do mar e no fim de semana a seguir fazeres com agua de osmose. Pela minha experiencia (que em salgados ainda é minima) e pelo que tenho pesquisado, para que o aquario estabilize não deves fazer TPA´s com grandes variações dos parametros da água, e isso com certeza irá acontecer se as fores fazendo uma vez com agua do mar outra com osmose... Por isso aconselho-te a pensares e planeares as coisas um bocado a longo prazo, se achas que será dificil para ti não falhares TPA´s sempre com agua do mar e da mesma proveniencia, então opta por aquilo que será mais regular para ti conseguires.

 

Espero ter ajudado nas tuas duvidas.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao para si qual e a melhor deçisão?

cumps

Boas ,respondi-te aqui "Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa" .

Mas tambem disse isto " é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir"e se não tens facilidade em ires buscar agua ,penso já teres a resposta.

Boa sorte

 

Lê o post acima deste ,porque o que o Paulo disse é muito importante.

Editado por lsdluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh eu acho que tu no fim disto tudo ficaste com respostas e esclarecimentos mas ao mesmo tempo com duvidas em relaçao ao que fazer :thumbup3:

É uma questão de opção, tanto uma como outra sao correctas nao te preocupes :sunbathing:

 

 

mas agua de garrafao tambem serve?

e que acabei por nao perceber a do mar e correcta osmose tambem claro entao e a de garrafao

nao serve para o efeito?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas agua de garrafao tambem serve?

e que acabei por nao perceber a do mar e correcta osmose tambem claro entao e a de garrafao

nao serve para o efeito?

cumps

 

 

Serve sim, mas convem quando fores comprar teres atenção ao valor do PH da á agua que compras, convem ser uma de PH alto.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serve sim, mas convem quando fores comprar teres atenção ao valor do PH da á agua que compras, convem ser uma de PH alto.

 

 

boas

pois as aguas que vi ate agora tem um PH baixo para ai 5.0 e baixo

tem que ter um PH +ou- de quanto?

e os nitritos e nitratos e silicatos calcio etc nao interessa?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o maximo de ph que vi nos garrafoes de agua foi 5.35 e 5.64 mais ou menos isto nao vou perçisar bem mas acho que é isto

mas nenhuma chegou ao 6 sequer o que faço?

ha e o resto dos componentes nao interessa?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais