Recommended Posts

boas pessoal, tenho os níveis de no3 a 10ml/l, e o po4 a 0, isto quer dizer que tenho mais fauna do que flora que deveria ter???

 

só consigo subir o po4 com a adição de phosphorus da sachem, mas basta de deixar de injectar phosphorus volta o po4 a 0 novamente

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Significa que tens uma fonte maior de Nitratos no Aqua do que de Fosfatos, a forma de baixares os Nitratos nesse caso e se o teu aqua for plantado é fazendo TPA's e adicionando Fosfatos, Potassio e Trace, de forma a que haja equilibrio de nutrientes e o Nitrato seja consumido, regra geral basta que um dos Macro-nutrientes NPK seja consumido na totalidade para que o processo termine, por isso talvez possas por uns dias aumentar os Fosfatos um pouco mais do que dizem as regras, vais ver que o Nitratos acabam por baixar.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois neste momento estou a fazer testes todos os dias de po4 e adicionar phosphorus, o que produz os nitratos são os peixes, certo???

 

os fosfatos são produzidos por o quê??, as plantas comsomem nitratos e fosfatos, mas os peixes produzem mais nitratos do que as plantas consomem.sera isto ???

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois neste momento estou a fazer testes todos os dias de po4 e adicionar phosphorus, o que produz os nitratos são os peixes, certo???

 

os fosfatos são produzidos por o quê??, as plantas comsomem nitratos e fosfatos, mas os peixes produzem mais nitratos do que as plantas consomem.sera isto ???

 

Boas!

Tens duas formas de resolveres isso : ou reduzes os nitratos ou aumentas os fosfatos pois assim tens as proporções de nitratos versus fosfatos desequilibradas.

Já verificaste se a água que utilizas para as TPA's não tem nitratos? pode ser daí o problema....

Se quiseres reduzir os nitratos o melhor é colocares muitas plantas de crescimento rápido e assegurares que não tens deficiências de potássio e micros.

Para aumentares os fosfatos podes fertilizar ou então aumentares a quantidade de comida. Uma boa fonte de fosfatos é a comida dos peixes principalmente a comida congelada.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes produzem produtos toxicos que são transformados alguma parte em Nitratos, se a tua água da torneira não tem Nitratos quer dizer que estás ou estiveste com demasiada população de peixes para a quantidade de plantas que tens.

 

Se os Fosfatos desaparecem é pq facilmente vais conseguir o equilibrio aumentado-os e esperando que os Nitatos sejam consumidos de forma equilibrada, se por algum motivo revolveste o areão isso tb pode lançar para a coluna de água matéria em decomposição que faz aumentar os Nitratos.

 

De qualquer das formas será de salientar que 10 ppm de Nitratos não é um valor assustador e não te deves preocupar muito com esse valor, a cima de 20 é que deves começar a pensar em resolver a questão.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois em relação ao que dizem faço tudo fertilizo com phosphorus e os restantes macros e micro, dou comida congelada, consigo ter 10m/l de nitratos para 0,5ml/L de fosfatos adicionando o phosphorus da sachem , é verdade que a água que uso tem os 10ml/l de nitratos,. mas os nitratos não me preocupa porque nunca sobem mais do que isso, gostava era de ter a tal teoria de 10:1 como se fala, o meu aquário também é novo tem 1 mês e algas (filamentosas ) tive, mas tão desaparecendo e isso acho que é normal no inicio do aquário, devido da concentração do substrato

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Significa que as tuas plantas estão a crescer e a realizar fotossintese...podes sempre comprar em pó e fazer a solução, mas nisso eu ainda não me meti e não meto a mão...mas sai muito mais barato!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.