Urgente - Preciso da vossa ajuda


Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Estou com graves problemas no meu aqua. Já nem sei muito bem o que fazer. Passo a explicar:

 

O aqua é de 100 litros. Fiz a introdução de plantas e peixes gradualmente. Os filtros e luzes foram colocados como me explicaram e como fui lendo aqui no forum. O aqua esta bastante plantado (Cryptocorine wentii, Ludwigia repens, Valisneria, Echinodorus corpifolius, Egérias e Anubia).

Quanto as peixes tenho: 7 neons, 1 beta (muito pacifico), 1 tubarão albino, 3 corys, 2 limpa-fundos, 1 guppy, 1 molly, 1 espada, 1 colisa, 1 casal cauda-espadas.

 

No inicio os peixes estavam aos pares (casais) mas foram morrendo e nao sei muito bem porquê. As plantas começaram a ficar acastanhadas nos rebordos (como se estivessem a apodrecer). Apareceram algas filamentosas nas plantas. Disseram-me para reduzir a luz, porque provavelmente seria disso.

 

Fiz medições dos parametros: PH (6.4), GH (14 - agua dura) e KH (0).

 

Disseram-me que o Ph estava muito baixo e que teria que subir mais. Acho estranho o PH estar tao baixo porque eu faço mudança parcial de agua 1 x semana (cerca de 1/3 de H2O). Na loja venderam-me um produto para ir aumentando gradualmente o PH. Fiz como me recomendaram por forma a que os peixes nao se ressentissem. Subitamente alguns começaram a surgir com a boca esbranquiçada (parecia podre) e em poucas horas morriam. Depois de consultar o meu ABC do Aquário, li que era uma bactéria. Voltei loja para comprar um produto para eliminar a bactéria. Ou seja: estou tristissima porque esta tudo a correr mal e nao sei se os peixes nao irão morrer todos. Por favor deem-me conselhos porque fico doida a ver os peixinhos a agonizar. Quase que me apetece desistir.

 

:blink::idea::idea::confused4::thumbdown2::thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

O Ph está baixo para esses peixes de facto, embora os espadas se dêm bem em quase todos os ambientes, no entanto a dureza parece-me excessiva.-.....mas tambem não sei dizer se para esses peixes será demais, certamente mais pessoas irão dizer de sua sabedoria e ficarás informada.

Na minha opinião, o melhor é fazeres uma muda de água, TPA, aí de 40%, e depois todos os dias fazes uma muda de 20 a 30%, até isso estabilizar.

Pode ter vindo algum peixe contaminado e a situação pode piorar.

esse ph é bom para alguns peixes.

Tens de medir o ph da água à saida da torneira para ver se é da água.

Essas bacterias são dificeis de irradicar.

Mas eu faria mesmo uma mudança de água , é mesmo o mais aconselhável.

Fica bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dina,

 

Tal como disse a Dina e muito bem, terás uma bactéria no aqua, a dureza é alta, o pH é baixo, e necessitas e uma boa TPA.

 

Como deves agir: subir a temperatura do aqua aos 30 ºC, fazer o tratamento (manter o aqua arejado). Caso esse tratamento já tenha sido efectuado deverás fazer uma TPA diária de 20% renovando as bactérias e com água repousada e tratada.

 

Para saber valor da água deverás efectuar testes de kh, Ph, nh3/nh4, no2, após esses resultados agir em conformidade.

Os valores que deverás manter no aqua serão: kh <4 >7, ph <=7 >=7.4, nh3/nh4 até 0.6 e no2 0.

Para subir o pH usa a subida o kh, que o poderás fazer com carbonato.

 

Acredito não ter dito tudo, mas mais alguma dúvida diz.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais importante neste momente é estabilizar o aqua esse kh 0 é mauzinho , pois pemite grandes variações no ph , geralmente para baixo e rapidamente , experimenta dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sodio (so bicar. que encontras em qq super) em uma garrafa de litro de agua e ir acrescentando ao aquario , vai subir o kh e o ph (ligeiramente ) , estabilizando-o. Repete este processo uma segunda vez no dia a seguir. (2 colheres de chá para 100 litros devem subir uns 3-4 º kh e o ph para 7+/-) Não o podes deitar directamente no aqua pois fermenta os peixes que lhe derem alguma bicada.( esses produtos das lojas para aumentarem ph nem sempre funcionam muito bem e o kh estavel é mais importante )

 

Neste momento não penses nas plantas pois elas resistem mais que os peixes , essa bactéria pode ser ajudada por queimaduras provocadas por alterações subitas de ph , se ja identificaste a bactéria começa ja o tratamento e respeita os tempos e as tpas , não comeces já a mudar a agua , com calma tudo se resolve ...

Após ele estar estavel , verifica o estado dos peixes ou alguma alteração visivel de comportamento como andarem a roçar-se nas coisas etc., ( é importante ter um pouco de paciencia ) - avisa se tiverem mais sintomas aparentes , e faz as medições que a colega Beta pediu...

Assim que tiveres mais dados , posta que tentaremos ajudar. Uma foto ds peixes ajudava...

Cumprimentos e boa sorte

Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dina

 

Eu faço uma pergunta mais básica, há quanto tempo tens esse aquário montado e fizeste o ciclo dele?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"No inicio os peixes ...

...

... Disseram-me que..."

 

Mas que falta de atenção António...

 

Não me parece que a pergunta do cilco seja assim tão básica, visto que

a Dina está registada deste Março, e já teve alguns post's, certamente o ciclo já foi debatido antes, afim de lhe solucionar problemas anteriores.

 

Como por exemplo este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...hl=Dina+Morgado

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais algumas perguntas, quer para ti quer para os que te estão a ajudar. Tens reparado se os testes que estás a utilizar estão na validade, e qual o método que utilizas para tirra o cloro da água?

 

Não será exagerado trocar 33% da água do aquário todas as semanas?

 

O mais importante agora é manter a calma, não desistir e não apressar as coisas, vais ver que mais dia menos dia isso volta a ser um aquário harmonioso. ;)

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais algumas perguntas, quer para ti quer para os que te estão a ajudar. Tens reparado se os testes que estás a utilizar estão na validade, e qual o método que utilizas para tirra o cloro da água?

 

Não será exagerado trocar 33% da água do aquário todas as semanas?

 

O mais importante agora é manter a calma, não desistir e não apressar as coisas, vais ver que mais dia menos dia isso volta a ser um aquário harmonioso. ;)

 

A Dina fará essa TPA se não tiver feito nenhuma num espaço reduzido de tempo ou se os parâmetros de no2 e nh3/nh4 estiverem na normalidade.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente com o tiago, ha que ter calma com o aqua , e deixar-lo estabilizar um pouco ... Recuperar o equilibrio , porque afinal estamos a falar de um ecosistema ....

 

Realmente trocar tanta agua por semana parece-me um pouco exagerado... a não ser que tenham sido sugeridas para resolver algum problema anterior , noutro post .. Se nao for o caso uma troca semanal não deveria ser tão drastica , uns 10-15% são mais pacificos para os peixes (isto por semana) embora seja uma questão de opinião pessoal .

 

o mais importante é estabilizar o aqua e tratar os peixes , por isso pergunto qual é o tratamento que estas a fazer para a bactéria , uns detalhes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais algumas perguntas, quer para ti quer para os que te estão a ajudar. Tens reparado se os testes que estás a utilizar estão na validade, e qual o método que utilizas para tirra o cloro da água?

 

Não será exagerado trocar 33% da água do aquário todas as semanas?

 

O mais importante agora é manter a calma, não desistir e não apressar as coisas, vais ver que mais dia menos dia isso volta a ser um aquário harmonioso. :)

 

 

Olá Tiago

 

Os testes estao dentro do prazo, inclusivamente utilizei-os na agua da torneira só para ver se funcionavam bem e de facto os resultados eram diferentes. Quanto ao cloro, eu costumo adicionar anti-cloro nas proporções recomendadas. Tenho feito tudo como me vão ensinando. Até mesmo a introdução dos peixinhos é tudo com muito cuidado. Faço a adaptação da temperatura dentro do saco de plastico e gradualmente introduzo a agua do aqua no saco. Findo algum tempo retiro o peixinho com rede para não ir agua que possa vir contaminada. Mas o que mais me irrita é isso. Fazer tudo certinho (achava eu ;) ) e só me acontecem desgraças. Obrigada pelo teu apoio.

 

Dina

Editado por Dina Morgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente com o tiago, ha que ter calma com o aqua , e deixar-lo estabilizar um pouco ... Recuperar o equilibrio , porque afinal estamos a falar de um ecosistema ....

 

Realmente trocar tanta agua por semana parece-me um pouco exagerado... a não ser que tenham sido sugeridas para resolver algum problema anterior , noutro post .. Se nao for o caso uma troca semanal não deveria ser tão drastica , uns 10-15% são mais pacificos para os peixes (isto por semana) embora seja uma questão de opinião pessoal .

 

o mais importante é estabilizar o aqua e tratar os peixes , por isso pergunto qual é o tratamento que estas a fazer para a bactéria , uns detalhes...

 

 

Olá Filipe

 

Neste momento estou a colocar SERA baktopur direct. Foi-me recomendado para a bactéria Columnaris. Achas que não é bom? Retirei o filtro de carvão como me foi dito. Coloquei as gotas ontem (proporcionais à agua), hoje nao ponho e no 3º dia volto a pôr.

 

Dá-me tua opinião e obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beta e Isa

 

Obrigada pelas vossas ajudas. Eu adoro animais. Tenho um cocker spaniel dourado, um gato, 2 passaros e o aqua. Sempre que algo de errado se passa com eles fico tristissima. Ver os peixinhos a agonizar não é nada bom ;).

Editado por Dina Morgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"No inicio os peixes ...

...

... Disseram-me que..."

 

Mas que falta de atenção António...

 

Não me parece que a pergunta do cilco seja assim tão básica, visto que

a Dina está registada deste Março, e já teve alguns post's, certamente o ciclo já foi debatido antes, afim de lhe solucionar problemas anteriores.

 

Como por exemplo este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...hl=Dina+Morgado

 

 

Acontece que não ando a seguir o que diz a Dina, nem li o outro tópico e volto a perguntar...há quanto tempo tens o aquário montado, porque se foi em Março o aquário ainda não está completamente estabilizado.

Editado por António Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece que não ando a seguir o que diz a Dina, nem li o outro tópico e volto a perguntar...há quanto tempo tens o aquário montado, porque se foi em Março o aquário ainda não está completamente estabilizado.

 

 

 

O meu aqua foi instalado no inicio de Março. Foi colocado substrato, luzes, filtros, troncos e plantas. Fiz o ciclo do azoto. Os peixes foram introduzidos gradualmente ao fim de uma semana +/-. Acha que não está estabilizado? As plantas e os peixes cresciam saudaveis. Inclusivamente nasceram guppys... ;):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o facto de fazeres TPA's semanais de 33% do volume total do aquário possa influênciar a propagação das bactérias necessárias para a estabilização do aquário, e acredito que isso possa ter atrasado o ciclo. O meu conselho é que reduzas para 15-20litros semanais, é mais que suficiente. Convinha era teres maneira de testar a amónia, pois penso que as mortes, para além das bactérias, têm de certeza a ajuda da amónia, que pode ter subido por ter uma carga orgânica grande e poucas bactérias para a absorverem. Desculpa mas uma semana de ciclo não é suficiente, e as oscilações podem ter começado agora, esperemos que não. ;)

 

Quanto aos valores do kh, realmente deves tentar corrigir para evitares oscilações do pH. O método e o produto já te foi sugerido, mas para evitares que algum peixe tente mordiscar o bicarbonato, deves arranjar uma seringa, que podes comprar por muito pouco numa farmácia, e depois lentamente vais 'soltando' a solução sunto á saída do filtro, desta forma o bicarbonato é de imediato dispersado sem que haja perigo de fermentar algum peixe. Também já te foi dito, mas reforço, não exageres nas doses, mais vale estares 3 ou 4 dias a tentar obter os valores ideais que matar os peixes com um choque de parâmetros. Com a adição de bicarbonato vais simultaneamente subir o pH e o kH, por isso atenta aos testes.

 

Abre um tópico com fotos do teu aquário e descrição do mesmo, sabes que gostamos de ver os aquários uns dos outros. :) E sempre pode ajudar a corrigir eventuais erros que tenhas nele.

 

Boa sorte, e não desistas. ;)

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe

 

Neste momento estou a colocar SERA baktopur direct. Foi-me recomendado para a bactéria Columnaris. Achas que não é bom? Retirei o filtro de carvão como me foi dito. Coloquei as gotas ontem (proporcionais à agua), hoje nao ponho e no 3º dia volto a pôr.

 

Dá-me tua opinião e obrigada pela ajuda.

 

Bem o baktopur é bom agora deves evitar colocar matéria organica dentro do aquario , muita gente se esquece disto e é onde as bactérias acabam por ser mais dificeis de eliminar...

não deves dar comida aos peixes durante o tratamento ou pelo menos evitar e aspirar os detritos e excedentes logo de seguida , essa bactéria tb é responsavel por infecções nas guelras e concentram-se onde houver materia organica em decomposição e restos de comida .

A agua deve estar o mais limpa possivel ... dito isto deves seguir á risca o tratamento , depois tpas , e se necessario novo tratamento e depois tpa novamente . sempre tendo em atenção o ph e o kh (com o tal bicarbonato)

Não te esquecas de limpar as zonas onde se encontre depositos de materia organica , aspira o fundo com um daqueles aspiradores electricos ou com bomba de ar .

Caso , e digo caso , o tratamento não funcione ( algumas colonias de bactérias tornam-se extremamente resistentes ) podes optar por um tratamento com Sulfaisoxazole , mas se for altura logo esplico melhor pois é agressivo para os peixes , e ligeiramente complicado ...

Boa sorte e não desistas que depois vês os frutos do teu trabalho :P

Cumprs Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dina,

 

Muitos Membros foram os que te fizeram perguntas e deram conselhos, nesta fase, encontro-me um pouco perdida sobre as tuas intenções e dúvidas. Peço que nos dês um ponto de situação.

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta .

 

Afinal á quanto tempo é que o aqua está a funcionar , desde março certo ?

 

Mesmo com as tpas semanais de 1 terço , não me parece que em quatro meses não tivesse terminado o ciclo ...Pelo menos a nivel de substrato e filtros , que afinal contêm a grande maioria das bacterias boas .... E alem disso pelo que vi do outro topico da dina , se seguiu a recomendação do mês de descanso do aquario , não vejo onde pode ter tanta influência a tpa de 1/3 semanal... Embora seja um pouco exagerada e 10-15% seja , penso eu , suficiente.

 

eu aconcelho que , como ja tinha dito , :

Estabilizar o kh e o ph ( com o bicarbonato ou as conchas (que tb funcionam se estiverem bem esterilizadas ou de uma loja da especialidade) no filtro)

Continuar o tratamento de backtopur direct até ao fim

Realizar as tpas recomendadas após tratamento

Repetir o tratamento se necessario ( e a seguir aquele tratamento que te indiquei se a collumnaris persistir)

Voltar a realizar as tpas recomendadas ( e as recomendações indicadas após tratamento , carvão activado etc.)

Realizar a manutenção semanal com tpas mais reduzidas...

 

Cumprs Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Beta

 

Neste momento a situação é a seguinte:

 

2ª feira

- Coloquei baktopur direct

- Não alimentei os peixes

- Retirei o filtro de carvão

- O aqua está algum tempo destapado

- Parametros: PH 6.8; KH 0

 

3ª feira

- Não coloquei baktopur direct (como indicado)

- Não alimentei os peixes

- O aqua está algum tempo destapado

- Parametros: PH 6.8; KH 0

 

4ª feira

- Vou colocar de novo baktopur direct

- Não alimentei peixes (3º dia !!!!!)

- Aqua vai continuar destapado

- Vou medir o PH e KH

 

 

Amanhã:

- irei tirar 20 litros agua

- alimentar peixes (espero que nenhum morra fome)

- colocar filtro carvão (?)

- medir o PH e o KH

 

Que acham???

Mais uma vez obrigada e desculpem toda esta maçada que vos tenho dado :shocked028:

 

 

cumprimentos.

 

Dina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Dina

Infelizmente acidentes desses acontecem no inicio e não só.....

Se calhar puzes-te mesmo os peixinhos muito cedo...1 semana e logo peixitos não é suficiente para

fazer o ciclo do aquário.

Mas isso já lá vai, agora vais ter de manter os cuidados e esperar que tudo comece a engrenar.

O filtro de carvão tens sempre colocado??'Deu-me essa impressão, só o deves colocar agora que puzes_te o baktopur......

Eu prefiro fazer uma boa muda de água e depois ver como estão as coisas, mas cada um sabe de si

Quanto mais produtos quimicos se poem e quanto mais sobe ph e desce ph e outros, com produtos

artificiais, mais custa a aclimatar a áqua, mas essa é a minha opinião...e cada um tem a sua.

Eu , e peço desculpa por estar a dizer isto, acho que quando os peixes começam com doenças o remédio já não é nenhum, pelo menos eu nunca consegui curar nenhum, minto , apenas consegui

curar umas viuvas que tenho desde o inicio do aquário, mas esses peixes de facto resistem a tudo.

Agora quanto aos outros, com feridas, pontos e etc...nada.....

Acho que a unica coisa que podes fazer é tentar equilibrar o ecosistema sem misturar produtos quimicos, daí a minha versão, uma boa tpa, isolar os peixes doentes e tratá-los, pelo menos ficas de consciência tranquila, se sobreviverem melhor, se não.....paciência...é preciso não desanimar e seguir em frente.

Eu também adoro animais e também me acontecem desgraças, ultimamente comprei uns peixes e ou seja por excesso de carga ouporque vinham doentes começaram-me a morrer os meus lindos escalares.

Agora parece-me que a coisa está serena.

Estou a aguardar.......

Deixas estabilizar o aquário e depois recomeças.......( E também vou seguir este conselho):shocked028:))))

Boa sorte e não desanimes.....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

 

Continua assim, a temperatura deverá estar elevada a 30ºC (as temperaturas elevadas também ajuda na eliminação de fungos e outros), se tiveres bomba de ar usa-a para ajudar a arejar o aqua, vai verificando o fiktro se está 100% operacional e vai-lhe adicionando bactérias directamente.

 

O carvão activo não deverá permanecer no aqua por mais de 3/4 dias seguidos, este por sequência influência negativamente as plantas, talvez daí as folhas apodrecidas o que poderá também influênciar o aparecimento de bactérias indesejáveis.

O carvão é benéfico para limpeza de metais pesados, bactérias (tudo), incluíndo o que as plantas reproduzem necessário ao ecossistema, daí bem útil quando acabdo o tratamento.

 

Vai actualizando regularmente o ponto de situação, por favor.

 

Beta

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haa , agora percebi que só deixaste uma semana de descanso antes de colocares os peixes... pois mas isso ja la vai e agora pouco interessa.

 

Epa sra Isa eu tentava mesmo aumentar o kh exactamente para manter o ph estavél , se para cima ou para baixo é pouco importante neste momento , sendo realmente importante que se mantenha estavél para não debilitar mais os peixes... Por isso o bicarbonato

 

Dina , não dava comida aos peixes durante este primeiro tratamento, eles aguentam algum tempo ( na natureza o alimento nem sempre esta disponivel) , com isto esperava até ao 5 dia para os alimentar ...

 

Após tratamento o filtro de carvão durante os 3-4 dias como a sra Beta te indicou , embora deve esta descrito na bula do backtopur ....

Eles ja apresentam melhoras?

 

E não te desculpes pois não é maçada nenhuma ajudar quem precisa ( e espero que o estejamos a conseguir) alem disso ao ajudar-te ajudamos a nós proprios pois é uma maneira de apurar os conhecimentos e metedologias para os tratamentos que nos podem ser uteis caso nos aconteça o mesmo...

 

Vá continua assim que o aqua acaba por estabilizar

 

Boa sorte e Cumprs

Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora digam-me uma coisa. Tenho 3 zonas no filtro:

 

1ª tem esponja

2ª tinha carvão

3ª cerâmica (uns rolinhos)

 

Se só coloco o carvão durante 3/4 dias depois de tratamentos, o que ponho naquele espaço nos restantes dias? Deram-me um saquinho com um granulado que parecem pedrinhas do wc do gato, mas não sei para que serve. Acham que ponha em lugar do carvão depois do tratamento?

 

cumprimentos.

 

Dina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua foi instalado no inicio de Março. Foi colocado substrato, luzes, filtros, troncos e plantas. Fiz o ciclo do azoto. Os peixes foram introduzidos gradualmente ao fim de uma semana +/-. Acha que não está estabilizado? As plantas e os peixes cresciam saudaveis. Inclusivamente nasceram guppys... :D :D

 

 

OLá Dina, está tudo explicado, o aquário não estava maduro e por essa razão começaram a morrer os peixes.

Como já tens aí tanta explicação não vou comentar nada, só um conselho, não metas mais peixes em quanto isso não estiver completamente estabilizado, não mudes tantas vezes a agua, neste momento faz uma muda de 20% cada 15 dias.

 

Sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.