Sistema de iluminacao por LEDs


Recommended Posts

No passado fim-de-semana consegui mais alguma informação sobre o novo sistema de LEDs da TMC.

Parece que será um conjunto de 15 LEDs dentro de uma “caixa” quadrada ou rectangular, com a possibilidade de Branco, Actinicas (azuis) ou mistura de ambos.

Será utilizada uma lente própria para aumentar a eficiência da luz dos LEDs e segundo a informação que obtive terá uma capacidade de penetração ate 6m. Custa-me a acreditar e pedi confirmação que aguardo pois acredito mais nos 60cm e num erro gráfico na conversão da medida inglesa para europeia.

Penso que terá um preço de venda ao público recomendado de 300Euros com possibilidade de desconto para quem aderir já a uma pré-encomenda.

Será que algum dos Membro aqui do Fórum já tem mais alguma informação sobre este novo sistema de iluminação?

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Brazio. Efectivamente penso que podera ter um aspecto similar. As pessoas andaram a procura da informacao que tinham, inclusivamente com fotografias, mas nao encontraram os papaies. So conheco de ver esse sistema da ELOS em revistas e apenas em publicidade pelo que nunca vi nada sobre a sua eficiencia.

O antigo sistema de LEDs da TMC tinha, reconhecidamente, uma equivalencia a lampadas "power compact, ou "PL" de 24W.

 

O sistema da SOLARIS Penso que nao seja muito conehcido em Portugal, ou seja, que ninguem esteja a usar porque conhecido sera

http://www.advancedaquarist.com/2006/8/review2

http://www.miniaturereef.com/Solaris%20H4.html

 

Nao sei se ja alguem importou este sistema porque foi produzido nos USA para uma corrente 120 ou que obrigaria a um transformador para 220/240 se usada em Portugal. Ja vem equipado com um microcomputador que permite fazer varias combinacoes de LEDs para simular varias situacoes como amanhecer, anoitecer, e penso que faz tambem fazes da Lua entre outras mas tudo isto se traduz em precos muito elevados quase sempre superiroes a 1000 USD. Acresce a isto que, da minha passagem de um ano e meio pelas Alfandegas e se bem me lembro os Estados Unidos da America, Canada, Australia, Nova Zelandia e penso que Japao tinham sempre TPT 100 (Taxa Paises Terceiros) o que significava pagar pela taxa maxima (que de momento desconheco mas que se pode ver na PAC - pauta aduaneira comum) a que acresce o o IVA a taxa legal em vigor que presentemente em Portugal sera de 20%. Acrescido do transporte e seguro mais despesas do Despachante Oficial que proceda ao desalfandegamento... Estas a imagianr o preco final?

 

Como escrevia antes, nao sei qual o tipo de LEDs usado pela ELOS mas no caso deste novo sistema da TMC, foi-me dito que com os novos LEDs utilizados e com lentes de aumento, a qualidade deste novo sistema ira igualar uma HQI. Aqui reside a minha duvida e gostaria de reunir aqui neste topico opinioes sobre esta questao.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o da ELOS que falo é este.

Boas, sabes onde se pode comprar e de preços para isso? Assentava que nem uma luva no meu REEF 70x40x40 visto que tem uma luminosidade superior a uma HQI 150w. Deve é ser carote ;)

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sabes onde se pode comprar e de preços para isso? Assentava que nem uma luva no meu REEF 70x40x40 visto que tem uma luminosidade superior a uma HQI 150w. Deve é ser carote ;)

 

 

Podes ver aqui uma referencia neste Forum a cerca de 1600USD mas penso que seja o equipamento completo (aquario, movel, sistema de filtracao, circulacao e iluminacao)

http://www.3reef.com/forums/3reef-radar/el...lamp-49246.html

 

Boas informacoes, fotografias e comentarios aqui

http://glassbox-design.com/2008/interzoo-2008-elos-release/

 

E aqui no nosso Forum (temos que saber procurar na nossa propria casa) tens a informacao em

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry688979

 

de onde passo a citar

«Realmente custa algum dinheiro mas por enquanto não existe nada de comparável no mercado nacional para que possamos dizer se é caro ou barato.

 

Agora falando em design, potência de luz, ecónomia de energia, baixa temperatura e durabilidade (100.000 horas de luz sem substituição de nenhum componente), espectro muito idêntico ao espectro solar e tipo de luz que produz o mesmo tipo de reflexos que o sol tal como um HQI, não temos a menor duvida de que irá ser um produto a observar. É que 100.000 horas de luz num aquário com 8 horas de luz diárias são mais de 30 anos de tempo de vida.

 

Quando falamos em 64W muitos pensam que é fraco mas a potência em termos de luminescencia compara-se precisamente em Lumens e aí a E-Lite é campeã, por isso dizemos que é muito económica é que o seu rendimento em termos de luminescência é muito alto por watt consumido.

 

Iremos tentar conseguir dados concretos para que possam comparar com outros produtos do mercado.

 

O preço da E-Lite Silver é de 538,80€.»

 

 

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site da TMC ainda nao se encontra nada, onde obteste essa informação?

 

Essas calhas tinham que dimensões?

 

 

Ola. Boas jpospr.

A informacao foi obtida numa loja de Lisboa onde fui saber o preco para os suportes para as actuais calhas de LEDs da TMC e disseram-me que caso estivesse interessado nas novas, que vao ser lancadas, poderia aderir a uma lista de pre-encomendas onde iria beneficiar de um desconto significativo mas que nao quantificaram. Indicaram que o preco de venda ao publico recomendado andaria pelos 300€uros e que sobre esse valor iria incidir o desconto de lancamento.

O vendedor andou a procura da informacao em papel mas nao encontrou e como estava quase na hora de fechar e com outros clientes eu disse que depois voltava a passar por la. Quanto as dimensoes, procurei se seria como as actuais e o vendedor disse-me que eram sobre o quadrado ou rectangular (nao me lembro) e pelo exemplo de tamanho que fez com os dedos (juntando os polegares e afastando os indicadores) suponho que tenham cerca de 20cm.

Desculpa-me a falta de precisao mas de momento nao tenho mais informacao e continuo a procura. Devo ir a Lisboa no fim de semana de 11 e 12 de Julho e espero nessa data poder ver a publicidade existente sobre estas novas calhas.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop. Era uma loja na zona de Benfica mas não a AquaPlante do Paulo Rego.

Posso ter adiantado uma informação antes do tempo porque também já fui ao endereço eelctrónico da TMC em http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquaray-lighting.asp e verifiquei que ainda não anunciaram estas novas calhas. Possivelmente ainda nao seria para divulgar. Ups...

Quando voltar a Lisboa terie que falar com o Fernando para ver a informacao que lhe entregaram em papel e se ele autorizar eu indico a loja onde trabalha e me passou a informacao.

No fundo, antes de aproveitar a oportunidade de comprar uma boa calha com um bom desconto eu pretendia conversar e ter outras opinioes de quem vai seguindo a evolucao dos LEDs, nomeadamente da Solaris americada e da ELOS as quais atribuiram uma eqiparação a HQIs como pretende a TMC com esta nova calha que vai lancar. Eu queria saber um pouco mais e a opiniao de outros membros. Vamos entao aguardar.

E a TMC que me perdoe se falei cedo demais...

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop. Era uma loja na zona de Benfica mas não a AquaPlante do Paulo Rego.

Posso ter adiantado uma informação antes do tempo porque também já fui ao endereço eelctrónico da TMC em http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/aquaray-lighting.asp e verifiquei que ainda não anunciaram estas novas calhas. Possivelmente ainda nao seria para divulgar. Ups...

Quando voltar a Lisboa terie que falar com o Fernando para ver a informacao que lhe entregaram em papel e se ele autorizar eu indico a loja onde trabalha e me passou a informacao.

No fundo, antes de aproveitar a oportunidade de comprar uma boa calha com um bom desconto eu pretendia conversar e ter outras opinioes de quem vai seguindo a evolucao dos LEDs, nomeadamente da Solaris americada e da ELOS as quais atribuiram uma eqiparação a HQIs como pretende a TMC com esta nova calha que vai lancar. Eu queria saber um pouco mais e a opiniao de outros membros. Vamos entao aguardar.

E a TMC que me perdoe se falei cedo demais...

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

 

 

Paulo,

 

Eu tenho uma Solaris (3Wx125-1.5metos), que importei há 2 anos dos EUA.

A experiência é relativamente boa, embora não posa comparar com outro tipo de iluminação, já que este é o meu primeiro aquário reef.

Funciona muito bem com os LPSs, mas não tenho a mesma certeza relativamente aos SPSs, estes com menos tempo de histórico no aquário.

Um contra pelo menos: tudo o que não está debaixo da calha recebe pouca luz; os leds não espalham a luz, o que faz com que para uma aquário com 65cm de fundo, se tenha que ter 2 calhas colocadas lado, a lado. No meu caso coloquei atrás (zona menos profunda), uma segunda calha com T5s.

 

Um abraço

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola CSI

Isso é uma excelente noticia. Nao conhecia ninguem em Portugal que tivesse Solaris e fico muito contente com a novidade e principalmente por saber que funcionam de forma excelente, garantidamente ate LPS e vamos entao aguardar pelas noticias quanto a SPS.

Quanto a espalhar a luz, eu ja esperava que assim fosse pois tenho um pequeno foco de 4 LEDs azuis para iluminar o aquario durante a noite e ja constatei isso. Nao sei o que a TMC entende pela lente de aumento e se tera alguma influencia quanto a espalhar um pouco mais a luz. Vamos entao aguardar a evolucao e nomeadamente mais informacao sobre esta nova calha da TMC. Se nao corresponder as espectativas essa hipotese de importar as Solaris dos EUA podera ser uma alternativa mas estou apreensivo quanto aos custos que acrescem ao valor da calha, que por si so ja me parecem carotes.

Um abraco

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

 

Muito obrigado Luis Patricio

Infelizmente, devido a um acidente com a coluna quando transportava um recipiente com 30l de agua salgada fiquei impossibilitado de ir buscar a informacao necessaria a loja.

Mas porque os Membros deste Forum sao pessoas atentas e bem informadas, e ainda bem, aqui fica a informacao que eu deveria ter recolhido.

Agora vamos as opinoes.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi o sistema montado na Aquaplante em Benfica, pareceu-me bem, eles têm montado eem conjunto com o sistema "tradicional" das calhas com 5 leds cada.

 

 

Ola Joao Pedro

Muito obrigado pela dica. Assim que recuperar da coluna terei que passar por la a ver o que possivelmente ja so sera em Agosto. Estou muito interessado em conhecer melhor.

De momento tenho a minha mae a cuidar dos aquarios porque estou completamente inoperacional mas espero recuperar e voltar a aquariofilia o quanto antes. Quero acreditar que a Medica nao me ira proibir a aquariofilia por causa do transporte de pesos. De momento ja estou a estudar a aquisao de bombas para as mudas de agua sem ter que pegar em pesos uma vez que foi isso que rebentou comigo. E aproveitando a embalagem, se estas novas calhas de LEDs forem mesmo boas sera muito importante pensar na sua aquisicao nao so pelo que se poupa na conta da EDP mas tambem pela que se poupa ao Planeta em termos ecologicos.

Mais uma vez obrigado pela informacao.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolim

 

Para trocas de água e tendo em conta que dentro dos vários aquas tenho um de 540L tornaria-se insuportavel fazer TPA's sem ter encontrado uma forma de fazer TPA's sem acartar pesos.

 

Para encher o aqua, ligo uma magueira a onde o chuveiro enrosca, comprei a mangueira no AKI com um adaptador mais estreito que enrosque na torneira. Para colocar a água no aqua, antes coloco Prime (aquasafe) equivalente ao volume total do aqua e a coisa funciona.

Para tirar água do aqua, comprei outra mangueira, adaptei torneiras da Eheim em cada ponta (macho/fêmea), a fêmea encaixa na saida de água do filtro e o macho vai para dentro da banheira, quando ligo o filtro ele próprio manda a água fora e não tenho de acartar com água nenhuma.

 

Espero as tuas rápidas melhoras e espero ter-te dádo umas luzes para não teres de andar a fazer esforços.

 

PS: Em relação ao leds sejam eles em calha comprida sejam eles na nova calha, estava à espera de outra coisa, não fiquem entusiasmado com a ideia, estava à espera de muito mais intensidade luminosa, comparativamente com a calha da Ellos

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolim

 

Para trocas de água e tendo em conta que dentro dos vários aquas tenho um de 540L tornaria-se insuportavel fazer TPA's sem ter encontrado uma forma de fazer TPA's sem acartar pesos.

 

Para encher o aqua, ligo uma magueira a onde o chuveiro enrosca, comprei a mangueira no AKI com um adaptador mais estreito que enrosque na torneira. Para colocar a água no aqua, antes coloco Prime (aquasafe) equivalente ao volume total do aqua e a coisa funciona.

Para tirar água do aqua, comprei outra mangueira, adaptei torneiras da Eheim em cada ponta (macho/fêmea), a fêmea encaixa na saida de água do filtro e o macho vai para dentro da banheira, quando ligo o filtro ele próprio manda a água fora e não tenho de acartar com água nenhuma.

 

Espero as tuas rápidas melhoras e espero ter-te dádo umas luzes para não teres de andar a fazer esforços.

 

PS: Em relação ao leds sejam eles em calha comprida sejam eles na nova calha, estava à espera de outra coisa, não fiquem entusiasmado com a ideia, estava à espera de muito mais intensidade luminosa, comparativamente com a calha da Ellos

 

Ola Joao Pedro

Muito obrigado pelas dicas. Ja tenho algumas dos Membros Rui Gaspar quanto a usar bombas para por e tirar agua e do Lionman quanto ao transporte. Terei que ir mesmo por ai porque ainda ontem o Medico teve que ir la a casa e parece-me que andar com pesos vai ficar mesmo fora de questao. Quanto a agua do mar, no caso da Damaia vai ser complicado por ser um terceiro andar sem elevador. Mas em Coimbra penso que talvez se consiga resolver tudo para nao ter que desistir da aquariofilia.

Vou ter que estudar todos estes sistemas e conseguir um que me permita repor agua doce e fazer as mudas de agua salgada sem correr o risco de um novo acidente.

 

Quanto aos LEDs, sei que andam ainda muito fracos e infelizmente nao conheco bem o sistema da ELOS. Tenho ouvido falar maravilhas do sistema da SOLARIS e estava a espera de uma boa resposta da TMC a concorrencia. Fico triste se continuam a ficar muito longe das espectativas.

 

Infelizmente nao percebo nada de bricolage e de electricidade porque descobri uma casa especializada em LEDs aqui na Rua Carlos Seixas e parece-me muito bom com excelentes possibilidades que gostava de testar. Tem desde os RGB (Red-Green-Blue) que permite combinar, com comando a distancia, e nos mesmos LEDs varias cores e tonalidades ate 16 diferentes (mais caros do que os normais) ate aos brancos quentes e frios (que parece-me ser os que mais nos interessam) passando pelos azuis. Varios tipos de focos para 12W e tambem para 220W. E vi alguns do tamanha de lampadas de hologeneo, em LEDS branco frio, com a possibilidade de iluminacao mais intensa tipo foco ou a espalhar mais tipo lampada.

 

Infelizmente o meu cunhado, que percebe bastante de electricidade, teve uma cidente grave com um braco e teve que ser operado pelo que nao sei quando poderie contar com a ajuda dele para irmos ver, comprar alguns e montar um sistema de teste. Eu proprioe starei mais ou menos imobilizado nos proximos 8 a 10 dias por ordem do Medico. Mas comprei recentemente as calhas de LEDs que o Membro Lionman tinha a venda para ver a luz que produzem e depois comparar com uma artesanal feita com LEDs normais. Vamos a ver no que da.

 

Obrigado pelas dicas. Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais