Como diminuir caudal do eheim 2213?


Recommended Posts

Forçar na saida nao prejudica o filtro, nao nos esqueçamos que quando as matérias filtrantes ou os tubos estão cheios, o filtro já só por sim está a ser estrangulado e nao é por isso que queima ou avaria, estrangular por uma torneira nao faz mal nenhum.

 

Tens as 3 opções, alargar os furos da flauta, fazer mais furos ou usar as torneiras

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou fechar um pouco as torneiras de saida...

 

 

 

Forçar na saida nao prejudica o filtro, nao nos esqueçamos que quando as matérias filtrantes ou os tubos estão cheios, o filtro já só por sim está a ser estrangulado e nao é por isso que queima ou avaria, estrangular por uma torneira nao faz mal nenhum.

 

Tens as 3 opções, alargar os furos da flauta, fazer mais furos ou usar as torneiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for , tens varias opções para reduzir o caudal , embora dizer que aumentar a tensão sobre uma maquina seja ela qual for não a prejudica para mim é errada , todo e qq componente mecanico sujeito a tensão sobre um longo periodo de tempo ira ser prejudicado , perderá eficiencia e a longo termo ja desgastado irá avariár.

No caso dos filtros externos pode provocar sobreaquecimento e queimar os respectivos componentes electricos(ou pelo menos afectar a sua eficiencia) , poderá fazer flutuações na corrente magnética que faz o impeler rodar ,prejudicando assim o veio do impeler de varios modos como levando-o a ficar oval e em ultima consequencia partir , podendo tb partir o proprio impeler ...

 

Um exemplo que me aconteceu , tive um temp da luz que se avariou quando fui para fora e deixou as luzes do aquario ligadas durante 20h diarias , resultado fiquei com o aquario e os tubos do filtro cheios de algas (porque tinha muitos fosfatos etc e uma luminaria nova mais potente) o fluxo de agua no filtro ficou sobre tensão e passado pouco tempo (num filtro igual ao teu) partiu-se o veio do impeler , num filtro com 4 meses... tenho outro que dura a 12 anos ,porque sempre foi limpo e nunca teve obstruções de fluxo..

 

Uma coisa são os filtros controlados electronicamente que reduzem o seu caudal outra coisa são as reduções de fluxo que aumentam a tensão do intake do filtro.

 

Para diminuir o caudal eu simplesmente aumentaria os furos da flauta como ja tinha dito , pois assim a corrente de saida é menos intensa e não se provoca tensão no motor do filtro .

 

Quanto as camadas de detritos que se acumulam nos tubos do filtro , no filtro ou na cavidade do impeler eles devem ser limpos regularmente pois assim verás a longevidade do filtro aumentar significativamente... Se não me engano no manual de quase todos os filtros vêm uma advertencia para isto e , pelo menos em alguns ,vem esplicitamente descrito que não se deve obtruir o fluxo de entrada para o filtro, pois a longo termo pode e causa problemas ....

 

 

Algumas pessoas trocam de filtro a cada 4-5 anos e outras têm filtros a durar 12 ... acho que expliquei o meu ponto de vista não?

Cumprs Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não consegues aumentar os furos na flauta, pura e simplemente tira a tampa da flauta (ou tira a flauta).

 

Opcionalmente coloca a flauta fora da água e faz cascata. (apontando para o ar e deixando a água fazer uma curva....)

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Qualquer sobrecarga provocada no motor do filtro, ou por excesso de sujidade, ou por estrangulamento do caudal pelo fecho da tubagem com uma torneira, provoca danos no motor que encurta a sua vida útil.

 

A melhor solução é fazer um by-pass entre a tubagem de entrada e de saída do filtro com a interposição de uma torneira que regulará o fluxo de água que chega à flauta, sem qualquer sobrecarga para o motor do filtro.

 

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.