Basalto em aquarios comunitarios, sim ou nao !??


Recommended Posts

Boas tardes !

 

Tou a pensar em montar um aquario de 100 litros :lol:

 

Como vivo nos açores, gostaria de saber se posso por pedras de basalto. Por aquilo que tenho lido o basalto nao mexe com o pH.

 

Gostaria de saber as vossas opinoes. Já agora... Quanto às plantas. Gostaria de plantar umas que fossem de fácil manutençao !

 

Agradeço desde já as vossas opiniões/conselhos.

Editado por aquario60litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As rochas das ilhas açoreanas são praticamente todas inertes e não alteram os parâmetros da águas (o basalto seguramente não te trará problemas).

Só na Ilha de Stª Maria é que existem alguns calcáreos, estes sim alteram os parâmetros da água e terás de ter cuidado.

Lindíssimas Ilhas dos Açores. Bons tempos que aí passei....

Quanto às plantas, um bom subtrato e plantas de fácil manutenção e pouco exigentes, e aí está um aquário persistente.

Bos aquariofilia.

Um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas tem cuidado! Pois as pedras utilizadas não devem vir nem do mar nem por exemplo, da zona das furnas!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas tem cuidado! Pois as pedras utilizadas não devem vir nem do mar nem por exemplo, da zona das furnas!

 

Boas !

 

Ok, não há problema pois moro na zona da Ribeira Grande e como aqui existe uma fábrica onde trabalham basalto acho que nao vai ser um problema.

 

Obrigado pela ajuda :) Depois posto aqui umas fotos quando achar que vale a pena :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As rochas das ilhas açoreanas são praticamente todas inertes e não alteram os parâmetros da águas (o basalto seguramente não te trará problemas).

Só na Ilha de Stª Maria é que existem alguns calcáreos, estes sim alteram os parâmetros da água e terás de ter cuidado.

Lindíssimas Ilhas dos Açores. Bons tempos que aí passei....

Quanto às plantas, um bom subtrato e plantas de fácil manutenção e pouco exigentes, e aí está um aquário persistente.

Bos aquariofilia.

Um abraço

Martins de Sousa

 

Pois eu ja tenho andado a pesquisar sobre o assunto e hoje por acaso perguntei a um Geólogo sobre o assunto que confirmou-me que não há problema. De qualquer forma ainda tou pouco intrigado porque o dono da loja onde compro o material é um amigo de longa data e aconselhou-me a não colocar rochas....

 

Mesmo assim vou experimentar e colocar, esperar que cicle e depois controlo o pH.

 

Penso eu de que....

Editado por aquario60litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não aconselham trazer basaltos que estão pro exemplo no guincho ou assim? Ao pe do mar..

Depois de lavadas e fervidas, estarão inertes certo?...

 

Sinceramente nao sei !

 

Mas axo este topico pertinente... Se alguem puder explicar pk. Tb gostava de saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As perto do mar basta lavar muito bem e ferver e se achar que ainda nao e seguro deixar de molho, as das furnas eu nao aconselhava a usar pois pode conter exofre ou outros minerais que ficaram la devido aos gases.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O facto de se desaconselhar a utilização de rochas apanhadas directamente do mar para os aquários, deve-se a que estas rochas, apesar de graníticas ou basálticas, trazem pequenas (ou podem trazer) incrustações de calcáreos de pequenos invertebrados marinhos.

No início poderá haver alguma alteração dos parâmetros da água mas passado algum tempo o calcáreo desaparece e a coisa normalisa.

Do meu ponto de vista todas as rochas que podes apanhar no mar dos Açores poderás utilizar no aquário sem qualquer problema.

Até como substrato poderás utilizar a "Bagacina" com uma granulometria mais miúda, preta ou vermelha, tão abundante e à borla nos Açores.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O facto de se desaconselhar a utilização de rochas apanhadas directamente do mar para os aquários, deve-se a que estas rochas, apesar de graníticas ou basálticas, trazem pequenas (ou podem trazer) incrustações de calcáreos de pequenos invertebrados marinhos.

No início poderá haver alguma alteração dos parâmetros da água mas passado algum tempo o calcáreo desaparece e a coisa normalisa.

Do meu ponto de vista todas as rochas que podes apanhar no mar dos Açores poderás utilizar no aquário sem qualquer problema.

Até como substrato poderás utilizar a "Bagacina" com uma granulometria mais miúda, preta ou vermelha, tão abundante e à borla nos Açores.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

Boas !

 

Hoje mesmo comecei a montagem do aquario, apenas enchi com agua e plantei algumas plantas após quarentana. Relativamente às pedras, fui aum calhau e arranjei algumas interessantes, já as fervi uma vez, e amanha volto a ferver e coloco no aquário. Vamos a ver o que acontece... de qualquer forma se a alteraçao for mto profunda e demorada, tiro as pedras para realmente confirmar. Vamos a ver. No esperar está o ganho :character0050:

 

Obrigado pela dica... depois digo como ficou.

Editado por aquario60litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...

Ola vou dar o meu feed do meu aqua com rochas, areão e areia de origem vulcanica dos Açores.

As rochas podem e devem ser instaladas sem problemas as plantas fixam-se se forem presas após alguns meses com as raizes,demora mas seguram e ficam espetaculares.

O areão que coloquei foi um vermelho de umas das praias das ilhas de qual não sei pois não me recordo,

Em relação aos peixes não tem problema a não ser que se andem a raspar no fundo pois podem ser afiadas. Em relação ás plantas a coisa muda de figura.A densidade do areão é muito leve e de arestas vivas as plantas não se conseguem enraizar e fixar acabam por esmorecer e morrer mesmo.

Recomendo apenas por uma questão de estetica,podem tb afundar mais as raizes e colocar outro substrato claro.

A areia essa então é muito mais leve qualquer corrente levanta a mesma um peixe maior revolve completamente a areia,as plantas não se fixam e fica tipo uma praia deserta.

Os peixes gostam da area aberta e passeiam por lá tirando isso nada cresce,fica bonito a minha é areia preta tb dos Açores coloquei rochas pequenas para esconderijos dos camarões que por lá se passeiam e pouco mais.

Em relação ao meu aqua é de agua doce e quente.

Espero ter dado alguma luz sobre o tema.

Obg

Areia

2u545d3.jpg

 

Areão

2hi70w0.jpg

Areia do rio

293et00.jpg

Editado por Pitchu
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basalto, xisto e granito são pedras inertes e aos pontapés neste nosso país, nas ilhas rochas vulcânicas também ;)

Já em relação ao areão/areia já é mais difícil de encontrar que seja inerte...mas nada como testar!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais