Ajuda na montagem de um aqua salgado


Recommended Posts

Ola boa tarde a todos.

Depois de varios meses a ponderar decidi começar a pensar na montagem do meu aqua, para isso venho pedir a vossa opiniao pois nao entendo grande coisa sobre os equipamentos, preços, novos ou usados e onde os encontrar aqui em Lx.

Estou decidido a montar um aqua com as seguintes dimenções : 120 C x 40 L x 60 A com uma eventual e normal sump as quais não sei as medidas. por este motivo e em relação a todo o equipamento gostaria da vossa preciosa ajuda.

sem mais e aguardando as vossas msgs

 

F. Ferreira

Editado por Francisco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Francisco

 

Em primeiro lugar gostaria de alertar para a necessidade de promover ao maximo as trocas gasosas entre o aquario e o ambiente o que leva a que se procure ter a maior area possivel dentro do volume pretendido e por isso nos ultimos anos se tem promovido mais a relacao de comprimento com largura do que propriamente a altura. Por outro lado, a altura sera importante para o tipo de peixes, corais e iluminacao que se pretende. Por exemplo os aquarios altos sao indicados para cavalos-marinhos.

Quanto a iluminacao, atencao que, dependendo do tipo de corais, quanto mais alto mais forte e potente teram que ser a liuminacao. Por exemplo de 50 ou 60 cm para cima nao adiantara pensar noutra iluminacao que nao HQI e podera passar de 150 para 250, 400 ou mesmo 1000 watts dependendo da altura.

 

Penso que devias equacionar o aumento da largura do aquario de 40 para 50 ou mesmo 60cm. Quanto a altura de 60cm que indicas depende do que pretendes ter no aquario.

 

E, precisamente por isso, fica complciado fazer uma sugestao de equipamento sem sabermos o que pretendes ter no aquario.

Sera um FO (Fish Only)?

Sera um FOWLR (Fish Only With Live Rock)?

Sera uma aquario de peixes e corais?

Que tipo de peixes e que tipo de corais?

Corais moles ou duros? Ou ambos?

E dentro dos moles sera de LPS ou SPS ou ambos?

 

Por exemplo, corais moles e duros LPS nao gostam de circulacao muito forte mas para os duros SPS ja tera que ser o que comeca logo por levantar questoes quanto as bombas a adquirir.

Por outro lado corais duros SPS sao muito exigentes quanto a qualidade de agua o que obriga a adquirir escumadores mais potentes.

E os SPS, por norma sao muito mais exigentes quanto a iluminacao.

 

Como podes ver, ha todo um conjunto de condicionantes a ter em conta em funcao do que iras querer ter no aquario.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rolim.

Em relação a medida da largura do aquario é pelo facto de eu ter um movel em madeira nautica com essa largura mas, posso tentar sempre aumentar a base deste mesmo movel e ficando então com as medidas de 130C x 50 L x 60 A que achas?

Eu tenho pensado bem nos corais que pretendo adequirir e confesso que gosto de todos, hehehe vai ser um caso dificil!!!! Mas, acho que para o inicio vou para os moles e os LPS e talvez uma anemona, pois sao os mais faceis de manter . Tambem tenho um aquario de 100 x 30 x 45 que era de agua doce para fazer uma sump que achas sera muito grande para uma sump ? O bom disto é que cabe dentro do movel! hehehe. O que me aconselhas sobre o overflow? Eu vi um overflow que era um furo no fundo do aquario o que ficou lindo depois da rocha viva montada pois não se via nada da tubagem! como vez, sei o que quero mas a nivel de equipamento estou muito verde :) !!!!

 

Cumprimentos

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco

Há por aqui pessoas muito mais habilitadas do que eu para opinar sobre estas matérias pelo que vamos aguardar por outras ideias.

Eu não percebo nada de física e nunca fiz o teste mas imagino que se agarrares numa garrafa de 1,5l de agua mineral, de plástico, e fizeres um furo a um terço do fundo, e com a tampa retirada, iras perceber que no inicio o jacto de agua será mais alto e ira mais longe e a medida que vai ficando com menos agua ira se reduzindo. Se o fizeres com a mesma quantidade de água num garrafão, mais largo, julgo que o jacto nunca será maior do que na garrafa. Penso que poderemos concluir daqui que a concentração de água em altura poderá ser muito importante para a resistência à pressão. Neste sentido penso ser possível diminuíres a espessura do vidro (e logo ficará mais barato) se diminuíres a altura. Se mantiveres os 60cm de altura, dependendo do corais que pretendes poderás ficar limitado a iluminação com HQI o que poderá representar mais consumo de energia, mais calor e a possibilidade de teres que recorrer a um refrigerador no Verão. Com 50cm ou menos pensos que podes ficar por lâmpadas T5 com corais menos exigentes mais próximos do substrato e os mais exigentes mais próximos do cimo do aquário.

Quanto a largura, era preferível mais largo mas se já estás limitado pelo tamanho do móvel penso que será melhor não alterar. Podias por uma tábua em cima do móvel e aumentar a largura mas não sei se será absolutamente seguro pelo que penso que te deves ficar pela área da superfície do móvel.

Ficas mais limitado quanto à disposição da rocha e depois dos corais mas penso que será melhor, e para mais estando a começar. Eu tenho dois aquários de 100x40x50cm, com T5, e dá para qualquer coisita… (40cm de largura).

 

Cuidado com as anémonas. Qual anémona?

 

Quanto ao aquário de 100 x 30 x 45, que penso ser o da Aquapor, para caixa depurador e uma vez que cabe dentro do móvel, penso estar bem. Nunca será grande de mais. Quanto mais quantidade de agua no total do sistema melhor e se sobrar espaço podes sempre pensar fazer um mini refugio (que se recomenda que fique por cima do aquário para que os pequenos seres vivos apanhados na corrente cheguem vivos ao aquário e não em papa desfeitos pela bomba de reposição) que muitos de nós utilizamos para criar macroalgas que retiram nutrientes da agua e libertam oxigénio para ajudar a manter o Ph alcalino (oxidação) e o potencial redox elevado tendo por acréscimo a criação de alimento vivo que poderá ser conduzido para o aquário.

 

Quanto à circulação de água para a caixa depuradora o mais utilizado penso que seja a chamada “coluna seca” que depois muitos encharcam com água. Se chamamos coluna seca, na minha opinião será para manter seca e assim promover as trocas gozosas entre a agua que escorre até ao buraco de saída e o ambiente que a envolve dentro da coluna que em principio terá oxigénio e penso que esse gás tem a tendência a deslocar-se de onde há mais para onde há menos os seja se houver mais oxigénio na agua terá tendência para se libertar para o ambiente mas se houver mais no ambiente poderá ser absorvido pela agua. Se as pessoas encherem a coluna seca com agua acaba por ser só mais um bocado de agua do aquário e penso que perderá parte da sua função. Mas atenção que eu não percebo anda disto… física e química não tem nada a ver comigo. Vamos aguardar por melhores opiniões.

O importante será ter uma capacidade de escoamento para a caixa depurador bem equilibrada com a bomba de reposição e atenção às falhas de energia porque será necessário calcular toda a quantidade de agua que ira sair do aquário para a caixa depurador sem que tenha retorno ao aquário enquanto não houver energia para por a bomba a trabalhar. Convém evitar inundações de água salgada em casa. A utilização de uma caixa de acrílico para escoar a água para a caixa depuradora será um “remendo” para quem já tem um aquário de agua doce (que não está furado) e o quer adaptar para agua salgada com utilização de caixa depuradora. Um tenho uma dessas caixas em acrílico, da “Schuran”, que me custou cerca de 60 euros e que nunca foi usada mas era para fazer a ligação de dois aquários entre si. Há muitos sítios na InterNet que as ensinam a fazer mas eu nunca tive grande jeito para bricolages.

Também há muito que use aquilo a que penso que chamam “durso” e que funciona bem se tiver ligada uma bomba com sistema venturi para retirar o ar do “durso” e evitar que desferre. Basicamente consiste num tudo desde o fundo do aquário ou da coluna seca que terá de ser inundada até à entrada do “durso” e que depois leva uma curva por onde deverá entrar a água. No fundo será algo como isto

http://www.randystacye.com/dursostandpipe.htm

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

eu estive a falar com o sr que fez o movel e ele disse que nao haveria problema, eu poderia por um tampo em marmore que iria ser resistente com o peso. Não sei, ate pode ser que um amigo aqui no forum tenha um aqua para vender. A bom preço claro!!! assim não seria necessario ir a aveiro de onde sou natual buscar o movel. Em relação a anemona não sei, só sei que adoro ver os constantes movimentos do corais no aquario. É faxinante o sinal de vida!!! hehe

vamos então esperar por mais opiniões.

Obrigado Paulo pela atenção

Abraço

Francisco Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a anemona não sei, só sei que adoro ver os constantes movimentos do corais no aquario.

 

 

A anemona tem a vantagem de se poder apreciar a simbioso entre ela e os peixes. Serra muito interessante ve-los sempre a circular dentro dela, a esconderem-se de outros peixes mas tambem a defende-la e algumas vezes e levarem ate ela comida.

Mas atencao aos riscos que envolvem. Deslocam-se muito pelo aquario e muitas vezes acabam desfeitas dentro das bombas de circulacao. A a morte de uma anemona, por ser muito toxica, pode significar a morte de toda a vida dentro do aquario. E so deve ser introduzida depois de o aquario ja estar bem maturado.

Para ter movimento dentro do aquario, alem dos peixes e outros invertebrados como camaroes, em corais temos os moles e duros SPL como por exemplo:

Xenias http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=692

Xenia http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2366

Anthelia http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=694

Briareum http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=738

Green Star Polyp http://www.aquahobby.com/corals/b_pachyclavularia_green.php

Euphyllia glabrescens http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=509

Euphyllia paradivisa http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=519

Euphyllia ancora http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=485

Goniopora http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=466

Galaxea http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=503

Fungia repanda http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=483

Catalaphyllia jardinei http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=461

Galaxea astreata http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2494

Duncanopsammia axifuga http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2670

Xenia elongata http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2390

Heteroxenia http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2803

Entre muitos outros.

 

E alguns destes corais, assim como

Rhodactis http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=665

e Ricordeas http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...amp;pcatid=2724

podem ser procurados por peixes palhaco, se nao existirem anemonas no aquario, para se fixarem e adoptam os corais como fazem com as anemonas. Por vezes esta relacao pode ser prjudicial para o coral.

 

Por falar m Ricordeas, passa muma vista d eolhos por este enderco

http://www.ricordea-farm.com/english/ware.html

para perder a cabeca com tanta beleza e cor :character0050:

 

Um abraco

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos, agora sim, já tenho as medida exatas do tanque e da sump que irei fazer!

O movel que tenho vai ser alterado no tampo para estas medidas, ou seja 5 cm a mais a volta do movel que é feito em madeira nautica.

Agora e como estou um pouco verde neste hobby gostaria que e indicassem quais os equipamentos necessarios para estas medidas tendo em conta que este aquario sera para corais moles, LPS uma Leaf Plate Montipora Coral porque adoro este coral e uns :slbsmile:

 

Aquário principal: 130C x 50L x 60 A = 390 litros brutos

 

Sump: 100Cx 30L X 40 A = 120 litros brutos

 

Aguardarei ancioso pela vossas opiniões!

Abraço

Francisco Ferreira

Editado por Francisco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não li o tópico todo, o rolim é um óptimo amigo e tenho a certeza que ele deu as melhores indicações.

 

Retomando as tuas últimas perguntas....vamos ver que equipamento vais precisar.

Iluminação.

 

Podes optar por LEDs (ainda um pouco caro mas mais vantajoso), HQI (tem mais potência de luminosidade) ou T5 que mais poupada mas com menos potência de iluminação.

Colocando os LEDs de lado porque ainda não há muita coisa, podes optar por:

2 x 150HQI + 2 (ou 4) x 54w T5 com 2 actinicas (+2 daylight)

ou

6/8 x 54w T5, sendo 4 daylight e 2 actínicas e no caso de ser 8 lâmpadas, as outras duas podem ser outro tipo de espectro entre daylight e actinica.

 

Escumador podes optar por um Deltec, H&S, ATI ou ATB. São as marcas que eu considero as melhores. Compra um escumador que seja para 600lts ou mais.

 

Termostato pode ser 2x150w/200w

 

Bomba de retorno pode ser uma de 2000l/h e que faça elevação suficiente para que a água chegue ao aquário.

 

Bombas de circulação podes colocar no total cerca de 8000l/h. Podes colocar 2x4000lts ou mais.

 

Deves ter também ter um aparelho de osmose para teres uma boa água.

 

Acho que não me esqueci de nada no equipamento base.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li o tópico todo, o rolim é um óptimo amigo e tenho a certeza que ele deu as melhores indicações.

 

Retomando as tuas últimas perguntas....vamos ver que equipamento vais precisar.

Iluminação.

 

Podes optar por LEDs (ainda um pouco caro mas mais vantajoso), HQI (tem mais potência de luminosidade) ou T5 que mais poupada mas com menos potência de iluminação.

Colocando os LEDs de lado porque ainda não há muita coisa, podes optar por:

2 x 150HQI + 2 (ou 4) x 54w T5 com 2 actinicas (+2 daylight)

ou

6/8 x 54w T5, sendo 4 daylight e 2 actínicas e no caso de ser 8 lâmpadas, as outras duas podem ser outro tipo de espectro entre daylight e actinica.

 

Escumador podes optar por um Deltec, H&S, ATI ou ATB. São as marcas que eu considero as melhores. Compra um escumador que seja para 600lts ou mais.

 

Termostato pode ser 2x150w/200w

 

Bomba de retorno pode ser uma de 2000l/h e que faça elevação suficiente para que a água chegue ao aquário.

 

Bombas de circulação podes colocar no total cerca de 8000l/h. Podes colocar 2x4000lts ou mais.

 

Deves ter também ter um aparelho de osmose para teres uma boa água.

 

Acho que não me esqueci de nada no equipamento base.

 

Fico desde ja agradecido Pedro toda a vossa ajuda é muito importante, pois sem ela é quase impossivel nos lancarmos neste mundo!

Abraço

Francisco Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.