Aquário de Ciclideos Africanos


rgcouto

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 60cms parado ali no canto e queria começar a utiliza-lo outra vez, visto que a primeira vez correu mal e eu desinteressei-me, mas voltei a vir ao forum sem querer e o bichinho cresceu de novo e desta vez para fazer as coisas como deve de ser.

 

Bom eu estava a pensar em meter uma areia branca com uns xistos pretos grandes e umas valisnérias (ou lá como se chama), no fundo e umas anubias nuns pontos específicos, e para peixes queria ciclideos africanos, será que me podem dar assim umas ideias das espécies e se são difíceis de arranjar ou não. e já agora o tamanho da população para o meu aquário.

 

Agradeço a vossa ajuda...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha para ciclideos o minimo recomendável é um aqua com 120cm...

e se caçhar devias pensar bem antes de começar de novo, não vá o bichinho morrer depois outra vez... :D

 

Sim, mas agora vão entrar as férias, posso-me dedicar bem ao projecto, e como este ano nao vou de férias para lado nenhum, melhor ;) por isso queria mesmo investir nisto e fazer bem as coisas..

 

Mas dizes-me que 60cms é pouco :) pena, são tão lindos...que espécies me aconselhas então?

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas agora vão entrar as férias, posso-me dedicar bem ao projecto, e como este ano nao vou de férias para lado nenhum, melhor :D por isso queria mesmo investir nisto e fazer bem as coisas..

 

Mas dizes-me que 60cms é pouco :) pena, são tão lindos...que espécies me aconselhas então?

 

Um cardume de Tetras ficava bacano, uns 8, e depois uns peixitos que gostem de andar no fundo do aquario!!

Editado por Impruve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podias por um casal de ciclideos anões. Nesse aqua não podes por muita variedade nem quantidade de fauna; mas se pesquisares aqui ou noutros sites de aquariofilia aparece muitas vezes a litragel ou o tamanho do aqua que cada tipo de peixe necessita. E não te esqueças da regra de 1l de água para cada cm de peixe. Num aqua de 60cm não convem pores peixes que possam crescer muito, por exemplo os platys crescem ou podem crescer até aos 7cm. Peixes que cresçam mais que isso para um aqua do teu tamanho não aconselho.

Fica bem, e pensa melhor tendo em conta estes factores e outros que não mencionei que peixes podes ter, e não aqueles que queres ter...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, obrigado pela resposta aos 3

 

Exacto, eu quero pensar naqueles que posso ter, pois quero-lhes dar uma boa qualidade de vida...

 

Eu ouvi falar nuns ramirezis, e pelas fotos que vi são bonitos também, e falava na litragem que era de 50L, não dá para meter tipo uns 4 ou 5 lá? (penso que os ramirezis são ciclideos também certo?)

 

Quais são os ciclideos anões?

 

E já agora que tretras?

 

 

Desculpem tanta pergunta, mas desta vez quero fazer as coisas como deve de ser...

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os Ciclídeos Anões são exactamente os Ramirezi ou Apistogrammas. Podes ver algumas espécies aqui.

 

Esse aquário serve perfeitamente sim. Mas os Ramirezi, por exemplo, são um peixe de casal, por isso só poderás ter nesse aquário um macho e uma fêmea. Algumas espécies de Apistogrammas são peixes de harém mas para esse aquário o ideal é mesmo um casal e até podes juntar pequeno cardume(5/6) de neons e se quiseres umas 4 Corydoras e ficas com o aquário feito. Já sabes que antes de te "aventurares" por qualquer um deles tens de te informar bem sobre eles para ver se tens as condições em termos da água para os manter. O ideal seria um pH entre 6,5 e 7 e água macia.

 

Quanto à decoração podes manter a ideia da areia branca(de sílica) e os xistos também e podes juntar uns troncos com umas anúbias.

 

Já agora, eu sei que não é a primeira vez com um aquário, mas sabes que a água tem de fazer o Ciclo do Azoto antes de meteres lá qualquer peixe, certo?

 

Cumps

Editado por André Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os Ciclídeos Anões são exactamente os Ramirezi ou Apistogrammas. Podes ver algumas espécies aqui.

 

Esse aquário serve perfeitamente sim. Mas os Ramirezi, por exemplo, são um peixe de casal, por isso só poderás ter nesse aquário um macho e uma fêmea. Algumas espécies de Apistogrammas são peixes de harém mas para esse aquário o ideal é mesmo um casal e até podes juntar pequeno cardume(5/6) de neons e se quiseres umas 4 Corydoras e ficas com o aquário feito. Já sabes que antes de te "aventurares" por qualquer um deles tens de te informar bem sobre eles para ver se tens as condições em termos da água para os manter. O ideal seria um pH entre 6,5 e 7 e água macia.

 

Quanto à decoração podes manter a ideia da areia branca(de sílica) e os xistos também e podes juntar uns troncos com umas anúbias.

 

Já agora, eu sei que não é a primeira vez com um aquário, mas sabes que a água tem de fazer o Ciclo do Azoto antes de meteres lá qualquer peixe, certo?

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta tão completa ;)

 

Vou ver as fichas desses ciclideos anões :P

 

Então parece-te bem esta fauna?

- Casal de ramirezis

- Cardume de neons

- 4 Corydoras (também conhecido por peixe gato, certo?)

 

A Água aqui em Viseu acho que tem mais ou menos esses parametros, pelo menos da ultima vez que testei quando foi para a primeira tentativa de aquário eram mais ou menos esses os resultados. Em relação à decoração, já andei a ver de lojas onde possa comprar a Areia e até já fiquei "com ela fisgada" a um tronco ;), mais dia menos dia vou-lá busca-lo para ir juntando material e nao comprar tudo de uma vez que doi sempre mais :P, depois as pedras eu queria umas tipo Seixo, mas pretas, alguém sabe onde arranjar? sem ser para comprar..A Flora tava a pensar em uma ou duas anubias aqui e ali e depois umas valisnérias, mas nada de muita coisa para ficar simples...

 

Mais uma pergunta que surgiu agora, se meter só essa flora a água fica oxigenada o suficiente? É que o aquário é tapado em cima...

 

Em relação ao ciclo do azoto, eu já sei como se faz ;)

- Enche-se o aquário e liga-se a "aparelhagem" toda

- Metem-se umas bactérias, eu tenho cá um frasco de Nitrivec da SERA, penso que dá.

- Depois espera-se umas duas semanas e ir fazendo testes para controlar os niveis de amónia que vão ter k subir e voltar a descer, Correcto?

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podias pôr uns conchicolas, penso que isso chegue! (não li o tópico todo, desculpem e repeti ;) )

 

Força com isso ;)

 

Presumo que isso sejam invertebrados..Os únicos invertebrados com os quais tenho um pequeno "fetiche"(no bom sentido LOL) são camarões...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop :( não me expressei bem...ciclideos conchicolas! eheh são bem pequeninos, a maioria das espécies

 

Cump ;)

 

 

Conchicolas = conchas = caracois = familia invertebrados (foi a minha linha de pensamento)

 

Mas ok, nao tinha percebido..(noob LOL)

 

cumps

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas agora vão entrar as férias, posso-me dedicar bem ao projecto, e como este ano nao vou de férias para lado nenhum, melhor :( por isso queria mesmo investir nisto e fazer bem as coisas..

 

e quando começarem as aulas ? não me interpretes mal só estou a aconselhar-te para depois não te desleixares...

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quando começarem as aulas ? não me interpretes mal só estou a aconselhar-te para depois não te desleixares...

 

Quando começarem as aulas já o aquário está mais estável, isso não será problema...

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por partes:

 

Parece-me bem essa fauna sim. Ramirezi são peixes algo sensíveis e normalmente não aconselhados a iniciantes...mas tal como todos os outros, é manter a água em boas condições, comida variada e não terás grandes problemas. Peixes-gato existem umas quantas centenas...aconselhei as Corydoras porque comem a comida que cai no fundo, são resistentes e, na minha opinião, têm alguma graça. Podes ver também algumas aqui. As mais comuns nas lojas são Paleatus e Aeneus(muitas vezes na variante albina). As Panda e as Julii também se encontram algumas vezes.

 

Oxigenação da água, mais importante que as plantas, é a movimentação que o filtro faz na superfície da água. É aí que se dão as trocas gasosas e se tiveres uma boa movimentação não te precisas de preocupar muito com isso. Mesmo sendo o aquário tapado entra sempre ar.

 

Quanto ao ciclo é isso mesmo. Mas quando a amónia descer vão subir os nitritos que também são tóxicos para os peixes, e só quando esses descerem é que podes por uns peixes. E poucos de cada vez. Nada melhor que ler isto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por partes:

 

Parece-me bem essa fauna sim. Ramirezi são peixes algo sensíveis e normalmente não aconselhados a iniciantes...mas tal como todos os outros, é manter a água em boas condições, comida variada e não terás grandes problemas. Peixes-gato existem umas quantas centenas...aconselhei as Corydoras porque comem a comida que cai no fundo, são resistentes e, na minha opinião, têm alguma graça. Podes ver também algumas aqui. As mais comuns nas lojas são Paleatus e Aeneus(muitas vezes na variante albina). As Panda e as Julii também se encontram algumas vezes.

 

Oxigenação da água, mais importante que as plantas, é a movimentação que o filtro faz na superfície da água. É aí que se dão as trocas gasosas e se tiveres uma boa movimentação não te precisas de preocupar muito com isso. Mesmo sendo o aquário tapado entra sempre ar.

 

Quanto ao ciclo é isso mesmo. Mas quando a amónia descer vão subir os nitritos que também são tóxicos para os peixes, e só quando esses descerem é que podes por uns peixes. E poucos de cada vez. Nada melhor que ler isto.

 

Cumps

 

Obrigado pela resposta

 

 

Por acaso vi umas corydoras hoje e achei-as muito giras penso que seria uma Paleatus. Quanto à oxigenação é só deixar então o tubo da saida do filtro a meio com a água então...

 

Vou dar uma vista de olhos ao Ciclo e pensar msm em avançar com isto..

 

Aah em relação às pedras se calhar ir aqueles viveiros de plantas será uma boa opção, conheco um em Viseu que vende pedras se calhar vou lá dar um salto ver o que é que ele lá tem, visto que parece que ninguém sabe onde posso encontrar isso....

 

Cumprimentos

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CONCHICULAS!!!!!!

 

 

 

n.splenders ou n.birchardi ou mutis ou similis ou outros

 

LOL, mas axo que vou avançar depois com um casal de ramirezis ou apistogramas :animal_fish:

 

Entretanto já encomendei a areia e os "calhaus" :mrgreen: ...

 

Visto que vou por pouca flora, eu vou por SERA Floredepot que tenho um balde cá em casa, axam que é preciso ainda por Akadama por cima? Disseram-me que convinha, mas a pessoa não sabia que eu ia por poucas plantas..

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

Agora que arranjei um tempinho resolvi montar de novo o meu aqua, aqui vai o setup

 

Setup:

Data da Montagem: 04/07/09

Medidas: 60x30x40

Volume: 54L Brutos

Termostato: Boyu 50W

Filtração: BioBox 1 (bomba com débito de 350L/h)

Iluminação: 1x15W T8

Substrato Fertil: Sera Floredepot

Sunstrato Inerte: Areia Fina, Akadama

Decoração: Seixo cinza

 

Testes de Água:

Composto 06/07/09 10/07/09 14/07/09

NH4/NH3(mg/l) 0.5 - -

N03 25 - -

NO2 0 - -

GH(ºd) <3 - -

KH(ºd) 0 - -

PH 6.4 - -

 

 

Fauna(Ainda nao tem nada, mas estou a pensar em):

- 1 casal de Ramirezis;

- 1 cardume de 6/7 Tetra Neons ou 5 Guppies (3 Femeas e 2 Machos);

- 4 Corydoras.

 

Flora:

- Valisnerias (ainda vai levar mais 2 ou 3 pés naquele canto);

- Anubia (não sei qual a variante);

- Outra que não conheco que é a do meio.

 

A ideia base seria algo parecido a isto:

picture125snd.jpg

 

depois ficou assim:

O bicho antes de ser montado:

02072009q.jpg

 

Depois de montado:

dsc00528b.jpg

 

Espero que gostem,

Agradeço todo o tipo de comentários pois são eles que nos fazem melhores aquariofilistas :)

 

Abraço

Editado por rgcouto
71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CONCHICULAS!!!!!!

 

 

 

n.splenders ou n.birchardi ou mutis ou similis ou outros

 

 

Atenção que Neolamprologus Splenders e Neolamprologus Brichardi não são Conchiculas mas sim Rock Dwellers, vivem nas rochas. Cuidado com os concelhos, Conchiculas são Neolamprologus similis, Neolamprologus multifasciatus, Altolamprologus compressiceps "Sumbu", entre outros.

Abraços

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.