"Busy"


André Limede

Recommended Posts

Boas :drool3:

o Verão chegou e isso dá mais tempo para fazer aquilo que gostamos! ::D:

 

Bem, talvez alguns de vocês se lembrem do meu tópico antigo sobre o aqua de 96l....bem, disposição de pedras e areão...igual! tudo igual...durante quase 1 ano :| pois...e não sou alentejano! (sem querer ofender ninguem é claro...eheh)

 

Como tinha uma praga de caracóis no aqua, decidi tratar com Fluvermal (um medicamento qualquer que se compra e qualquer farmácia) como me indicaram...resultou! :P O problema é que como eu não fazia TPA's (era escusado...) aquilo começou a ganhar uma espécie de "langonha" na superficie do aqua...e a água tava tão velha que estava amarela... cheers memo boa....lol

 

Por isso hoje pus as mãos ao trabalho, e fiz uma TPA de+/- 30 litros (o aqua não estava cheio) e tirei o máximo de m'''' possivél...enchi até ao topo e lá ficou a água mais limpita :-D

 

Agora o setup:

 

Aquário: 80x30x40=96l

 

Filtro: Elite Hush 20

 

Termo': Qualquer coisa de 150 watts acho eu bang

 

Iluminação: Uma calha de 24watts x 3 vendida pelo membro tiagorocha, e o meu pai decidiu inventar e vez um suporte DIY que me agradou bastante ;) pena ter pouca ventilação :roll:

 

Futura flora: Ceratophyllum demersum 'Foxtail', Ceratopteris thalictroides, Riccia fluitans e possivelmente Microsorum pteropus...vou usar estas plantas só pra ir aprendendo a utilizar os fertelizantes e aequilibrar o aqua, por serem mais facilitas....e também mais baratas e fáceis (membro do forum...) :yb668: eheh

 

Futura fauna: Ainda indeciso....mas em príncipio

-8 guppys (2M e 6F)

-4 barbos cereja (1M e 3F)

-3 ottos

-2 bettas fêmea (possivél?)

- e não sei se vou pôr umas corys...

 

Duvidas:

- Eu quero utilizar um sistema caseiro de CO2 qual a receita que me aconselham? (Já vi muitas, mas qual acham que é a melhor?)

-O filtro é de cascata e faz ondulação á superficie, mas tem pouca ventilação...e como quero usar CO2, acham necessário bomba de ar? (já tenho...)

....depois posso tirar mais... :P

 

(quarta vou fazer + 1 TPA de 30l e sexta uma de 15l)

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Em relação à fauna, os barbos cereja acho que não são faceis de distinguir o sexo.

 

Em relação ás coridoras, acho que é sempre bom ter essa espécie ou outra como peixes de fundo.

 

Parece-me que podes meter mais peixes, embora os guppies se vão reproduzir.

 

As femeas bettas vão te papar uns quantos guppys.

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a destinção de sexos dos cereja é facil, podes ver aqui :bs_quesexclaim:

 

Pois tens razão em relação ás corys...mas o problema é que não sei o areão é adequado e as possa ferir...e como quero fazer um pequeno tapete não lhes vai sobrar muito espaço... :discuss_gathering:

 

Espero que os guppys não procriem neste aquário....tenho uma maternidade de 15l, por isso quando vir que uma está grávida vai logo pra lá :alberteinstein:

 

E se as bettas comecem uns guppys (penso que estas a falar dos alevins) até era melhor...:P

 

Depois quando tiver as plantas meto umas fotos....

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu utilizo esta receiuta de co2: 250ml de açucar+ 1 colher de chá de bicarbonato de sodio+1 colher de fermento natural( eu uso fermipan) e +- 1 litro de agua que esteve em repouso por 24 horas.

 

Se o teu filtro fizer mesmo muita ondulação vai retirar-te o Co2 da agua....ou diminues o caudal...se der para regular...ou enches mais o aquario para que n faça a tal "cascata".

 

E uma foto para o pessoal ver?

 

1Abraço

Editado por Superbxxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm... ;) o filtro faz ondulação mas não é exagerada. Acham melhor ligar a bomba de ar, para manter bonsos nivéis de O2? depois metia a pedra difusora do CO2 do lado oposto do aquário...faço assim?

 

Essa receita dura quanto tempo +/-? Tem de ser fermento natural....é que nem sei qual a diferença ;) pode ser do normal? ou de padeiro?

 

Estão aqui fotos (ainda só tem o filtro, e só estava uma lâmpada de 24watts ligada)

 

P6230020.jpg

(Ainda tem o pires de andar a meter a água :P esqueci-me de o tirar...e a água ainda tá suja)

 

A calha..eheh

P6230022.jpg

 

P6230023.jpg

 

Está bem feita não está :P

 

Eu queria deixar +/- assim o aqua:

P62300201.jpg

 

Verde - Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

Azul - Riccia Fluitans

Vermelho - Ceratopteris thalictroides

Preto - Microsorum pteropus

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao ligues a bomba de ar!

 

A mistura dura +- 2 semanas mas se tiver calor dura menos tempo. E o fermento é o do padeiro!

 

1Abraço

Editado por Superbxxx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okk, mas achas que não vai haver problemas?...é que com a calha aquilo fica pouco ventilado ;)

 

 

Nao te preocupes...eu tenho assim assim como muita gente no forum! se tiveres Co2 a mais( o que eu duvido muito) vais ver os peixes a respirar asuperficie....caso isso aconteça diminues o Co2 ou aumentas o movimento superficial da agua com o filtro!

 

1Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okk ;) depois secalhar até compro testes pra ver os nivéis...

 

Vejam se este fermento dá:

 

P6230024.jpg

 

P6230028.jpg

 

Diz na embalagem que vivo...e tal....deste dá!? ;) é que se dêsse era porreiro...eheh

 

Cump :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

É como diz o título....a vergonha do forum....e é mesmo! :discuss_gathering:

 

Farto de andar para trás e para a frente com as algas e com o "look" do aqua....decidi desmontar tudo e começar do 0...mas ao menos quero tentar começar sem nenhum erro estupido!

 

Na outra vez queria-lo cheio de plantas, ou seja, um plantado....mas já vi que isto não é para mim...por tanto, desta, quero um aqua mais soft, sem muitas plantas...que se aguentem sem substracto fértil....

 

Vou usar areia de silica (9,30€ por 25Kg......foi barato ou caro? :discuss_gathering: ), mas como já me disseram que as raizes das plantas não se fixam tão bem num substracto tão fino, vou pôr uma camada de substracto mais grosso por baixo, que o membro P-mota me ofereceu (obrigado desde já ;) )

 

Para decoração vai ser só xistos.....e as plantas...xD

 

Depois de ter o ciclo pronto (espero que cedo.... :morning: ) e o Ph perto do 7 vou começar a juntar os peixitos (coisa que este aquário NUNCA viu.... surprised:burp: ....não me orgulho disso). Acho que a fauna vai ser esta:

 

-1 SAE (para me dar cabo de alguma alga que possa aparecer (tenho raiva a algas :D )

-3 otos (pela mesma razão....)

-6 guppys (2 machos e 4 fêmeas)

-4 barbos cereja (2 machos e 2/3 fêmeas)

-5 corydoras

 

Não sei se isto é muito exagero....quero opiniões acerca disto sff ;)

 

Bem deve ser tudo...é como costumo dizer, "Eu de teoria até percebo, de prática é que sou um 0 á esquerda..."

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

Muda o nome do tópico para algo mais positivo.

E força, em frente.

Boa Sorte!

:D

cumps

Susana

Editado por papillon

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vi que queres disistir do plantado, n facas isso eu tb tenho o problema das algas ainda a uns dias nem conseguia ver os peixes com tanta alga nos vidros o que fiz foi simples com as escovas que se usam para as unas comprei uma esfreguei os vidros tds depois tirei mais ou menos 60% da agua e pronto ta feito e agora que as plantas ja estam com forca ainda aparecem algumas mas ja nada que me chatei mt pk sao minimas.

Por isso n deixes a tua ideia de plantado por causa dessas pestes eheheh.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos 2 pelos comentários ;)

 

André,

Muda o nome do tópico para algo mais positivo.

E força, em frente.

Boa Sorte!

;)

cumps

Susana

 

eheheh, as verdades são para ser ditas ;) Obrigado ;)

 

Boas vi que queres disistir do plantado, n facas isso eu tb tenho o problema das algas ainda a uns dias nem conseguia ver os peixes com tanta alga nos vidros o que fiz foi simples com as escovas que se usam para as unas comprei uma esfreguei os vidros tds depois tirei mais ou menos 60% da agua e pronto ta feito e agora que as plantas ja estam com forca ainda aparecem algumas mas ja nada que me chatei mt pk sao minimas.

Por isso n deixes a tua ideia de plantado por causa dessas pestes eheheh.

Boa sorte.

 

Agora já tá ;) vou fazer uma coisa mais soft....os plantados ficam para outra altura, que eu agora não me sinto tão perparado :) eheh

 

O aquário já tem a areia posta, amanhã é só mais uns retoques, plantar e pôr água....ah! e os xistos...xD

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila :P

 

O aqua já está perto de estar completo! Gosto mais do ar dele agora....tem um "look" mais limpo...eheh

Está um pouco despido, mas nada que uns retoques e o tempo não resolvam... :thumbdown2:

 

Ora aqui está:

 

P8070014.jpg

 

P8070015.jpg

 

Ainda não tem o filtro nem nada posto....amanhã vou dar uns retoques, fazer uma garrafa de CO2, montar o filtro e o termostato....e começar o ciclo...eheh...ahhh e vou comprar carvão activo, pelo menos para não haver problemas com algas ao ínicio...

 

Quero ver se daqui a pelo menos 2 semanas, tenho lá o meu 1ª habitante :P um SAE (eles comem comida normal, certo?)

 

acho que para já não vou meter os barbos...só se depois eu ver que os outros peixes têm espaço suficiente para eles.

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila....pelos visto o aqua não melhorou para ninguem responder :)

 

Bem mas não interessa; eu comprei carvão activo...mas como não tinha rede para os pôr pus "á molhada" para dentro do filtro, graças á corrente do filtro o carvão saiu...mas foi pouco, tive sorte....só segunda é que arranjo rede...hoje também pus alguma planta flutuantes....

 

Um problema que vi hoje, foi que já me andam "lombrigas" no aqua -.-''

mas não deve ser nada de mais, os peixes devem comer aquilo..eheh

 

Acham que devo pôr outro tipo de planta no lugar dos fetos? que dê um efeito melhor....é que os fetos quando ficam muito grande também, crescem prós lados...eheh

 

Cump, e digam o que acham ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquário faz-me lembrar um oasis no meio do deserto! muita areia, pouca vegetação... Tenta pôr mais umas plantinhas. Atenção que me parece que tens os fetos enterrados na areia e não pode ser, o rizoma tens que estar "desenterrado", é melhor se calhar prende-los numa das pedras.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila,

obrigado pelo comentário :)

 

eu até metia mais uma plantitas...mas quais aconselham?

 

O que acham de umas Bacopa madegascariensis a substiruir as elodeas e uns Cryptocoryne costata a substituir os fetos? estas dão-se bem sem substracto? acham que iria ficar com bom aspecto?

 

A planta do lado direito em príncipio vai crescer bastante, basta esperar....

 

Eu não quis que ele tivesse muito cheio de plantas, mas acho que os xistos completam o aquário...

 

Cump ;)

 

PS: os fetos estão com o rizoma de fora, desta maneira não há problema.

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Antes de mais, parabéns e um feliz aniversário miúdo. ;)

Não é todos os dias (nem toda a gente) que se completa 15 anos.

 

Em relação às tuas questões, a Bacopa precisa de muito mais luz que as restantes plantas, portanto se quiseres aproveitar a calha que o teu pai fez (está mesmo muito porreira) acho que a deves utilizar mas em conjunto com outras plantas.

As Criptos não precisam de tanta iluminação e podem ressentir-se nos primeiros tempos, mas se utilizares plantas de superfície (Lemna ou (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]) podes criar uma zona de sombra por cima delas. Além disso estás também a retirar da coluna de água os nutrientes em excesso, que se vão soltar do substrato fértil que vais ter de colocar para elas se darem bem.

Tem em atenção que as Bacopas não crescem muito depressa, por isso tens de ter calma.

Esteticamente são plantas que ajudam um Aqua, mas são um pouco exigentes, porém uma vez que vais ter CO2 e tens uma boa iluminação podes e deves tentar esse tipo de plantas.

 

Ia pedir umas fotos com actualizações mas já sei a resposta, por isso se as colocares dou-te uma prenda, um xisto para decorares isso mais em modos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;) eheh

 

Eu já mudei de ideias....as plantas, principalmente as elodeas e os fetos estão a crescer bem...num dos fetos já nesceu mais 2 folhas e a elodea está maior a cada dia que passa....a ceratopteris, está a dar rebentos nuns sitios e a ficar castanha noutros....mas acho que vou cortar isso ainda hoje....e depois pôr mais um pé dessa....para ficar maior.....eheh, mas obrigado pelos esclarecimentos ;)

 

Cump e mais uma vez obrigado ;):mrgreen:

 

PS: tens razão...não recebo nenhum xisto...xD

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila,

não sei bem porquê mas as pedras já estão com green spots :animal_fish: suspeito que seja exesso de CO2...vejam:

 

th_P8190052.jpg

 

Como o aquário tem poucas plantas suspeito disso...mas amanhã vou fazer uns testes...e talvez tenha fazer metade da receita de CO2 (metade das doses...xD)

 

Aqui estão umas fotos

 

P8190051.jpg

 

P8190046.jpg

 

eram para ser três fotos...mas esqueci-me de fazer upload de uma...eheh fica pra depois

 

Cump :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens um bom aquário para te iniciares, o que eu não gosto é muito desse areão branco prefiro de cores mais escuras, mas são gostos e se tu gostas tudo bem.

Agora também falta ai mais algumas plantitas e já agora desenterra esse feto do areão porque assim com o rizoma enterrado morre mais tarde ou mais cedo.

De resto podias ter arranjado uns xistos menos compridos e mais grossos (tipo basaltos) porque assim os xistos não assentam muito bem.

Continua com o bom trabalho. :D

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila,

não sei bem porquê mas as pedras já estão com green spots :dry: suspeito que seja exesso de CO2...vejam:

 

th_P8190052.jpg

 

Como o aquário tem poucas plantas suspeito disso...mas amanhã vou fazer uns testes...e talvez tenha fazer metade da receita de CO2 (metade das doses...xD)

 

Aqui estão umas fotos

 

P8190051.jpg

 

P8190046.jpg

 

eram para ser três fotos...mas esqueci-me de fazer upload de uma...eheh fica pra depois

 

Cump ;)

Boas André.

 

Exesso de CO2 nunca pode ser, co2 nao produz algas.

O que pode ser, é que como tens poucas plantas, haver muitos nutrientes que andam no ar sem serem absorvidos pelas plantas, logo quem ganha é as algas. Acho que devias ter enchido logo issso com plantas desde o inicio, para eitares pragas.

Arranja um difusor de co2 melhor, para haver melhor aproveitamento, além disso o teu está mal posicionado, devia estar mais lá no fundo e nao aí, para poderes ter uma melhor dissolução de co2.

Fertilizas? com o que e com que regularidade?

 

 

um abraço e sorte com isso

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.