Ajuda na montagem do meu 1º aqua marinho


moreno15

Recommended Posts

ola eu sou de lisboa ( sintra) eu quero montar um aquario com 115cm de comprimento 50cm de altura e 40 cm de largura.Gotava que me dessem opiniões e ideias para a montagem deste aqua marinho..precisa de ajuda em ralção a iluminação; Skimmer; Bomba de retorno;Substrato;Bombas de circulação;Sump....Eu quero montar um aquario muito colorido com corais moles e duros(corais de facil manutenção) e 2 eixes palhaço. e invertebados..Gostava muito que me ajudassem em relção a este assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu sou de lisboa ( sintra) eu quero montar um aquario com 115cm de comprimento 50cm de altura e 40 cm de largura.Gotava que me dessem opiniões e ideias para a montagem deste aqua marinho..precisa de ajuda em ralção a iluminação; Skimmer; Bomba de retorno;Substrato;Bombas de circulação;Sump....Eu quero montar um aquario muito colorido com corais moles e duros(corais de facil manutenção) e 2 eixes palhaço. e invertebados..Gostava muito que me ajudassem em relção a este assunto

 

 

 

Boas ,se conseguisses fazer o aquario 10 ou 15 cm mais largo era o ideal ,é que 40 cm de largura vais-te ver lixado para dispores a rocha .

Se não quiseres auimentar a litragem devido aos custos ,tira os 15cm do comprimento e poe la largura, ou seja 100c\55l\50a(ideal 55).

Se procurares nos setups podes ir vendo outras montagens com a mesma litragem do teu ,sempre vai dando para ficares com uma ideia.

Sê bem vindo aos salgados ;) O concelho que te vou dar e´meramente pessoal ,quando começares a lcomprar material vais ver diferenças de preços para as mesmas coisas (mas de diferentes marcas )de algumas dezenas de euros e quase todos teêm sempre tendencia a ir para o mais barato ,´so que as vezes o barato sai caro .Num aquario de agua salgada o sucesso ou não dele começa na escolha do material.Aconcelho-te muita calma e muita leitura antes de comprares alguma coisa.

Fijquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja li muito sobre este hobby so que o mais complicado para mim é o sump e as suas medidas...Eu tenho um aquario com 100 litros so que ja é muito velho eu agora to ua pensar em comprar o vidro ou o acrlico so que não sei qual o melhor para comprar...EU so gostava de saber mais ou menos as medidas ideias de um sump para o meu aqua se me podesse ajudar agredicia muit..obrigado pela explicação de apoco vou seguir o sue conceilho eu ja vi varios escumadores e bombas de circulação no site www.pet4you.com so que não sei qual o melhor escumador e bomba de circulação para este futuro aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja li muito sobre este hobby so que o mais complicado para mim é o sump e as suas medidas...Eu tenho um aquario com 100 litros so que ja é muito velho eu agora to ua pensar em comprar o vidro ou o acrlico so que não sei qual o melhor para comprar...EU so gostava de saber mais ou menos as medidas ideias de um sump para o meu aqua se me podesse ajudar agredicia muit..obrigado pela explicação de apoco vou seguir o sue conceilho eu ja vi varios escumadores e bombas de circulação no site www.pet4you.com so que não sei qual o melhor escumador e bomba de circulação para este futuro aqua

 

 

boas mais uma vez,

a sump(em vidro) penso que 80/40/40 chega.

Convinha arranjares uma loja(fisica) de confiança para te aconcelharem nas compras .

penso nÑao estar a ir contra as regras do forum ,mas vou-te aconcelhar uma ,a naturline (peço desculpa aos outros logistas ,mas è a que conheço melhor)mas tens outras igualmente boas .

Em relaçao ao escumador e as bombas(normalmente o que causa mais controversia :( ) iras ouvir muitas opinioes ,tens è de filtrar depois quais as melhores.

Mas tenta ver setup`s de aquarios com a litragem do teu e depois elabora um setup para ti e vai saber preços ,e posta aqui para ouvires opinioes.

Mas os mais entendidos que se cheguem à frente tambem. ;)

Fica bem

Editado por lsdluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU ja decidi vou fazer um aquario com 100*55*50 com um escumador DYMAX LS-10 400L-1200L/H do site pet4you.com.

E uma bomba de circulação

 

SUNSUN JVP-101B

6w

3000 L/H

 

ou uma

 

Hydor KORALIA

1500 l/h

4.5W

400 gph

3.5W

 

E uma bomba de retorno EHEIM COMPACT 1000 - 2000 L/H 54.82 €

 

EU GOSTAVA DE SABER PARA QUE SERVE AS BOMBAS WAVE MAKER...E SE EU COMPRAR UM BOMBA EXTERNA SERA QUE NÃO DA PARA SEBESTITUIR O SUMP??? E SE FOSSE POSSIVEL PODERIA.ME DIZER UM CITIO EM LISBOA ODNE SE CORTE VIDRO BARATO OU A UM PREÇO ASEECIVEL?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU GOSTAVA DE SABER PARA QUE SERVE AS BOMBAS WAVE MAKER...E SE EU COMPRAR UM BOMBA EXTERNA SERA QUE NÃO DA PARA SEBESTITUIR O SUMP??? E SE FOSSE POSSIVEL PODERIA.ME DIZER UM CITIO EM LISBOA ODNE SE CORTE VIDRO BARATO OU A UM PREÇO ASEECIVEL?

 

 

Como o proprio nome indica, para fazer ondas...

Nunca tive e so vi uma vez a funcionar em casa de um Membro, o "nuno agostinho" e parece-me excelente. Alem de provocar o efeito de onda na superficie e que pode ser controlado quanto a altura acaba por "mexer" toda a agua existente no aquario com o movimento ondulatorio de um lado para o outro. Foi a primeira e unica vez que vi a funcionar "ao vivo" (pois so conhecia de videos vistos na InterNet) e foi fantastico. Recomendo.

 

E nao, a bomba externa nao substitui a caixa depuradora, vulgo "sump". No entanto, a que chamas bomba externa?

A uma verdadeira bomba externa como estas

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...5ac3452e27db015

ou estas que sao interiores/exteriores

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=164

ou estes que sao filtros exteriores, usados em agua doce

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=168

 

De qualquer modo nenhum destes equipamentos substitui a caixa depurador que consiste num recepiente, normalmente um aquario mais pequeno, com varias divisoes onde se deve colcoar o escumador (na primeira para que as bolhas que provoca se percam o mais possivel ate a ultima e nao sejam enviadas para o aquario), termostato, reactor de calcio e KalkWasser, sondas para a reposicao de agua doce, ha quem aqui tenha tambem o "Refugio", e na ultima ficara a bomba de reposicao para o aquario no caso de a Caixa estar por baixo do aquario ou ao lado (por exemplo no sistema "6º vidro") mas mais baixo do que o aquario porque se estiver por cima (raro) a agua ira cair por forca da gravidade e nao precisa de bomba que, neste caso, sera nessecaria para levar a agua do aquario para a Caixa. Outra funcao importante esta no facto de aumentar a quantidade de agua em todo o sistema e de permitir acumular muitos dos detritos sendo mais facilmente retirados do sistema.

 

Quanto a um sitio em Lisboa para cortar vidro por um preco barato ou minimamente acessivel, nao tenho nem ideia… Vamos aguardar por outras opinioes e talvez alguem conheca um sitio. Nao que nao exista mas porque sou de Coimbra e não conheco.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU ja decidi vou fazer um aquario com 100*55*50 com um escumador DYMAX LS-10 400L-1200L/H do site pet4you.com.

E uma bomba de circulação

 

SUNSUN JVP-101B

6w

3000 L/H

 

ou uma

 

Hydor KORALIA

1500 l/h

4.5W

400 gph

3.5W

 

E uma bomba de retorno EHEIM COMPACT 1000 - 2000 L/H 54.82 €

 

EU GOSTAVA DE SABER PARA QUE SERVE AS BOMBAS WAVE MAKER...E SE EU COMPRAR UM BOMBA EXTERNA SERA QUE NÃO DA PARA SEBESTITUIR O SUMP??? E SE FOSSE POSSIVEL PODERIA.ME DIZER UM CITIO EM LISBOA ODNE SE CORTE VIDRO BARATO OU A UM PREÇO ASEECIVEL?

 

 

Boas em relaçao ao vidro tens a vidromoldura no cacem.

Em relaçao ao material penso estares a começar mal.Se pesquisares um pouco no forum veras que (quase) ninguem usa escumadores dymax ,mas se quiseres arriscar tas a vontade (relembro que o escumador e a rocha è o coraçao do aquario ).

As bombas de circulaçpao terias que por pelo menos 2 sun-sun para dar 6000lt (20 a 30 x o volume do aqua).

Se nunca fizeste nenhum aquario nao arrisques o que poupas ñao compensa o risco.

Volto a dizer para perderes um pouco de tempo a leres alguns setups, e veràs que muitas duvidas que tens encontras a resposta ai.

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu sou de lisboa ( sintra) eu quero montar um aquario com 115cm de comprimento 50cm de altura e 40 cm de largura.Gotava que me dessem opiniões e ideias para a montagem deste aqua marinho..precisa de ajuda em ralção a iluminação; Skimmer; Bomba de retorno;Substrato;Bombas de circulação;Sump....Eu quero montar um aquario muito colorido com corais moles e duros(corais de facil manutenção) e 2 eixes palhaço. e invertebados..Gostava muito que me ajudassem em relção a este assunto

 

 

ola....

 

umas dicas da alemanha

a principal regra de ouro e quanto maior e o aquario melhor

 

iluminacao

t5 para o teu aquario 2 de 150 watts e duas azuis de 8 watts

 

 

bombas de circulacao deves ter duas uma na esquerda uma na direita

12 horas esquerda 12direita

 

regra ouro sump peco que e o filtro debaixo do movel

tem que trabalhar 24 horas sobre 24 horas

 

substrato nao tem ...deve levar de 2 a 5 mm de corais mortos parece uma areia aqui na alemanha...

 

usa se o escumador e o principal do aquario de agua salgada.

 

E uma bomba de retorno EHEIM COMPACT 1000 - 2000 L/H ou se kiser mais pequeno

 

cump

 

boa aquariofilia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola....

 

umas dicas da alemanha

a principal regra de ouro e quanto maior e o aquario melhor

 

iluminacao

t5 para o teu aquario 2 de 150 watts e duas azuis de 8 watts

 

 

bombas de circulacao deves ter duas uma na esquerda uma na direita

12 horas esquerda 12direita

 

regra ouro sump peco que e o filtro debaixo do movel

tem que trabalhar 24 horas sobre 24 horas

 

substrato nao tem ...deve levar de 2 a 5 mm de corais mortos parece uma areia aqui na alemanha...

 

usa se o escumador e o principal do aquario de agua salgada.

 

E uma bomba de retorno EHEIM COMPACT 1000 - 2000 L/H ou se kiser mais pequeno

 

cump

 

boa aquariofilia...

Rafalicius, desculpa mas a tua opinião tá com alguns erros técnicos.

 

Umas dicas de portugal, cada um tem o que tem e cabe a nós ajudar o moreno15 na medida do possível e tendo em conta o material que ele tem, penso que frases filosóficas e regras de ouro para já não interessam.

 

A iluminação, tendo em conta que ele terá cerca de 200L penso que realmente 2x HQI 150w chegarão perfeitamente, e se ele quiser pode meter 2 T5 actinicas. Sendo que o aquário tem 50cm de altura, penso que está mais que fora de hipótese fazer toda a iluminação em T5.

 

Quanto ás bombas deve sim ter 2, ou até 3. No caso de ter só 2 é meter uma a mandar a corrente por detrás da RV e a outra pela frente, permanentemente ligadas. Quanto ao débito penso que algo entre 4000-5000Lh cada servirá para o efeito.

 

Sump, o lsdluis já te disse que 80x40x40 chegava, e eu partilho da opinião dele, não te esqueças que vais sempre precisar de ter mais coisas dentro do móvel. E a bomba, tendo em conta que perdem débito com a elevação deves optar por algo na casa dos 5000-7000L\h

 

Quanto ao substrato, actualmente a malta tem utilizado Aragonite Live Sand e com bons resultados. Aquilo vem em sacos de 9L salvo erro e 2 devem chegar para obteres 4cm de altura, o que é suficiente, caso queiras metes mais um saco e já ficas com 5-6cm.

 

Uma coisa que tens que ter em conta, é que para meteres um sistema de água salgada a funcionar tens que investir bastante dinheiro, não te esqueças disso. Quanto ás dúvidas vai postando que certamente todos te tentarão ajudar da melhor forma.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas ja tenho uma melhro perspectiva ao que vou fazer e comprar...jah andei a compara preços e em relaçao ao dinheiro ja deu para ver que e preciso envestir muito ja tenho o aquario colado e posto no citio e o Sump tambem e as tubagens....So faltava mesmo a luz pq não tinha mesmo noção do que iria comprar..e ajudaste.me bastante em relação a circulação (seré que aquilo de 12 horas para uma e 12 horas para otra ta correcto?) eu vou montar ao pocos o aquario não quero me precipitar como muitos fazem..pagora com a opinioes que des.te para a semanha ja compro o escumador e a bomba de retorno e depois compro os corais..este mes ja ponho fotos a colagem do aqua e do sump e da intalação das tubagens...obrigado a todos pelas opiniões este forum e 5*****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafalicius, desculpa mas a tua opinião tá com alguns erros técnicos.

 

Umas dicas de portugal, cada um tem o que tem e cabe a nós ajudar o moreno15 na medida do possível e tendo em conta o material que ele tem, penso que frases filosóficas e regras de ouro para já não interessam.

 

A iluminação, tendo em conta que ele terá cerca de 200L penso que realmente 2x HQI 150w chegarão perfeitamente, e se ele quiser pode meter 2 T5 actinicas. Sendo que o aquário tem 50cm de altura, penso que está mais que fora de hipótese fazer toda a iluminação em T5.

 

Quanto ás bombas deve sim ter 2, ou até 3. No caso de ter só 2 é meter uma a mandar a corrente por detrás da RV e a outra pela frente, permanentemente ligadas. Quanto ao débito penso que algo entre 4000-5000Lh cada servirá para o efeito.

 

Sump, o lsdluis já te disse que 80x40x40 chegava, e eu partilho da opinião dele, não te esqueças que vais sempre precisar de ter mais coisas dentro do móvel. E a bomba, tendo em conta que perdem débito com a elevação deves optar por algo na casa dos 5000-7000L\h

 

Quanto ao substrato, actualmente a malta tem utilizado Aragonite Live Sand e com bons resultados. Aquilo vem em sacos de 9L salvo erro e 2 devem chegar para obteres 4cm de altura, o que é suficiente, caso queiras metes mais um saco e já ficas com 5-6cm.

 

Uma coisa que tens que ter em conta, é que para meteres um sistema de água salgada a funcionar tens que investir bastante dinheiro, não te esqueças disso. Quanto ás dúvidas vai postando que certamente todos te tentarão ajudar da melhor forma.

 

 

 

Boas a todos ,Uma bomba de elevaçao de 3000lt penso chega perfeitamente .elas so perdem rendimento se for a muita altura (2 ou 3 metros),mesmo que perca 300lt hora chega perfeitamente.para o meu aquario de 400lt tenho uma de 3000lt(eihm)

com um esgoto de 50mm e retorno de 32mm

 

Em relaçao ha iluminaçao apostava so em t5 dado que o aquario nao è alto,ou 2 hqi de 70w e mais 2 t5 actinias o que ira dar 220wats.

Vou dar uma opiniao em relaçao as bombas de circulaçao ,2 tunze 6055 com controlador .Fica mais caro mas e`"outra loiça".

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas ja tenho uma melhro perspectiva ao que vou fazer e comprar...jah andei a compara preços e em relaçao ao dinheiro ja deu para ver que e preciso envestir muito ja tenho o aquario colado e posto no citio e o Sump tambem e as tubagens....So faltava mesmo a luz pq não tinha mesmo noção do que iria comprar..e ajudaste.me bastante em relação a circulação (seré que aquilo de 12 horas para uma e 12 horas para otra ta correcto?) eu vou montar ao pocos o aquario não quero me precipitar como muitos fazem..pagora com a opinioes que des.te para a semanha ja compro o escumador e a bomba de retorno e depois compro os corais..este mes ja ponho fotos a colagem do aqua e do sump e da intalação das tubagens...obrigado a todos pelas opiniões este forum e 5*****

 

 

 

+Boas ,furas-te o aquario ou vais por overflow?

Antes de comprares os corais convem comprares rocha e deixares ciclar pelo menos 2 meses no aquario SEM VIVOS .Nao ponhas a carroça a frente dos bois para nao fazeres asneira.Neste hobby a pressa e inimiga da perfeiçao e dos nossos bolsos, resumindo ,os erros pagam-se caros.

Vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto á bomba para a sump falei nos valores que falei porque tenho analisado gráficos, e realmente as percas sáo significativas, aqui fica um de uma Tunze Recirculation Pump Silence 2,400 l/h:

-info90.9.jpg

Ora, sendo que a elevação da sump para o aquário principal poderá ser entre 1m - 1.5, a bomba que inicialmente seria de 2400L\h debitará 700 a 1250 L\h, o que é muito inferior ao anunciado. Contudo, se tu(lsdluis) tens a experiência, rendo-me a ela pois o que na teoria me parece bom\mau pode-se revelar diferente na prática. :shock4: De qualquer das formas o jacto da bomba da sump vai sempre ajudar á circulação da água, e desta forma ele pode dispensar uma 3ª bomba.

 

Para a iluminação é que eu não consigo concordar com o facto de fazer tudo em T5, que para além de ter que comprar muitas lâmpadas, a luz emitida não tem aquele 'je ne sais quoi', aquelas sombras que dão um ar muito realista ao aquário. :)

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas bombas de circulação quero meter uma SUSUN JVP-102B de 5000L/H so que agora fiquei na duvida se e preciso duas bomba que somando os seus debitos de L/H vai dar 4000 ou 5000 L/H ou será que ponho 2 bombas de 5000 L/H??? e em relação ao escumador tou a pensar num TMC-V2Skim de 400L por 125.99 euros...o meu aqua vai ter 120©*50(A)*55(L) com um sump com 80*40*40 com tubagem de 50mm e a de retorno de 40mm-

........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas bombas de circulação quero meter uma SUSUN JVP-102B de 5000L/H so que agora fiquei na duvida se e preciso duas bomba que somando os seus debitos de L/H vai dar 4000 ou 5000 L/H ou será que ponho 2 bombas de 5000 L/H??? e em relação ao escumador tou a pensar num TMC-V2Skim de 400L por 125.99 euros...o meu aqua vai ter 120©*50(A)*55(L) com um sump com 80*40*40 com tubagem de 50mm e a de retorno de 40mm-

........

Deves optar por colocar 2 bombas de circulação, e como já te foi dito as tunze com o controlador seria o ideal, mas na falta de verba deves na mesma ter 2 bombas de circulação. Essas da SUNSUN, salvo erro têm o fluxo bastante disperso, se meteres 2 de 5000L\h ficas com uma circulação boa e penso que suficiente, mas mesmo assim só ficas com uma circulação 30x o volume do aquário. Podes tentar compensar comprando uma bomba forte para a sump.

 

Quanto ao escumador, eu também ando a pensar em comprar esse, mas ainda não achei ninguém que o tivesse experimentado, e que me possa dizer se é bom ou não, mas o meu sistema terá somente uns 150L. Espera que pode ser que alguém venha aqui opinar.

 

Atenção que eu não sou nenhum pro nestas coisas dos salgados, e as minhas opiniões têm como fundamento o que tenho vindo a ler aqui no forum, por isso deves esperar por opiniões mais válidas. ;)

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas bombas de circulação quero meter uma SUSUN JVP-102B de 5000L/H so que agora fiquei na duvida se e preciso duas bomba que somando os seus debitos de L/H vai dar 4000 ou 5000 L/H ou será que ponho 2 bombas de 5000 L/H??? e em relação ao escumador tou a pensar num TMC-V2Skim de 400L por 125.99 euros...o meu aqua vai ter 120©*50(A)*55(L) com um sump com 80*40*40 com tubagem de 50mm e a de retorno de 40mm-

........

 

 

boas no escumador escolhe sempre um com o dobro da litragem recomendada do teu aquario. Com o amento da carga organica esse escmador vai ser curto.se queres mesmo tmc escolhe o de 800lt ou ate mesmo o de 1000lt vais ver que nao te vais arrepender.

Tiago experiencia nao tenho ,mas quem ma recomendou tem bastante experiencia e pelo que tenho visto de setups ,3000lt hora penso que chega,

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oláa boa noite a todos,,eu desisti de montar um auario de agua salgada não porque nao tivesses meios mas sim porque o meu pai ofereçeu-me um aqua mini reef de 50 litros com tudo incluido.. eu só gostava de saber +/- qunatos kg de substrato preciso para por no aqua ( eu tava a pensar numa areia branca fininha) e gostava tambem de quantos ~kg de rochas devo metr no aquario..eu quero ter rihas de varias cores eu vi numa loja umas roxas e lilazes... eu queria meter uma anemona e 2 peixes palhaço e corais moles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vi aqui alguns erros de escolha de equipamentos, mas agora não interessa, no entanto gostava de referir uma coisa, dando razão ao lsdluis.

tiagoagfaria, toma atenção quando alguém especifica uma bomba em questão, pois as bombas de marca para marca diferem. A bomba que o lsdluis falava é uma Eheim e não uma Tunze. Acho que a bomba da Eheim de 3000lt/h chegava perfeitamente. Atenção que a bomba de retorno não é para dar circulação ao aquário, é só para retornar a água da sump para o aquário, mais nada, e numa sump não é importante ter circulação forte, mas sim média/fraca de forma a que os sedimentos fiquem na sump e não no aquário.

 

Gostava ainda de alertar para os escumadores. Tal como foi referido, devemos adquirir um escumador para o dobro da litragem do nosso aqua, pois o que costumam indicar é a litragem de um aquário com carga orgânica baixa, o que não é o caso dos nossos aquários. Algumas marcas informam a litragem de aquário com carga orgânica pesada, mas são poucos, por isso se não diz, vamos para o dobro.

 

Voltando agora ao novo aqua do moreno15...antes de mais diz aí as medidas e já agora a marca e modelo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.