corydoras com manchas de sangue


ViaCerta

Recommended Posts

Viva,

 

Das 20 corry que tinha já só restam 4 albinas, e foi precisamente nas albinas que há 5 dias detectei manchas vermelhas em varios sitios do corpo,

a respiração está bastante rápida á excepção destas ultimas 4. Todas elas tirando as panda, têm 5cm

As mortes começaram á duas semanas, o resto dos habitantes aparentam estar em excelente forma.

A unica intervenção que fiz e que coincide com o inicio das mortes, foi deitar 2 colheres de sopa, de sal de cosinha para acalmar os animos dos discos.

 

 

Deixo-vos o setup:

 

Aqua 100x40x40

já com 1,5ano de montagem

 

Luz 9horas diarias

1aqua-glo (á frente)

1flora-glo (a trás)

 

1ºfiltro Eco da Eheim 4 cestos

(1 ceramicas Eheim)(2 substrato Eheim)(esponja azul+lã)

 

2ºfiltro Eheim 2213

(ehfifix+4esponjas+lã)

 

mais uma bomba só para movimentação da agua

 

mudas de 25l semanal a qual acrescento após esta 2,5ml de flourish

 

Temperatura: 30

Flora: são tantas que só se vê o areao visto de lado

(anubias/valisnérias poucas/féto java/musgo java/ricia/Echinodorus Amasonicus/Cryptocoryne wendti bronw/

lemna minor/Hygrophila polysperma/Hygrophila difformis/e muitas mais que fazem parte da salada)

 

Fauna:

1Disco reb Melom 7cm

1Disco azul Turquesa 12cm

1Disco Pigeon Blood Blue 8cm

1Disco Blue Diamond 8cm

50 Tetras cardinais

20 Corydora - Swartzi/albinas/panda/ets. (só 4 albinas)

5 botias striata

2 otocinclus

2 kuhli (cobras) (hoje andam muito stress)

red´s... muitos...

 

6Kg. de troncos (entre pequenos e grandes)

 

 

Ajudem,

seria do sal?

Será do excesso da comida fornecida aos discos?

Tenho feito mudas de 5litros dia sim dia não, com agua que se encontra em reposo durante 4dias.

tenho alguma dificuldade em aspirar o fundo, mas uma vez por mês leva uma valente limpesa.

Editado por ViaCerta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Das 20 corry que tinha já só restam 4 albinas, e foi precisamente nas albinas que há 5 dias detectei manchas vermelhas em varios sitios do corpo,

a respiração está bastante rápida á excepção destas ultimas 4. Todas elas tirando as panda têm 5cm

As mortes começaram á duas semanas, o resto dos habitantes aparentam estar em excelente forma.

A unica intervenção que fiz e que coencide com o inicio das mortes, foi deitar 2 colheres de sopa de sal de cosinha para acalmar os animos dos discos.

 

 

Deixo-vos o setup:

 

Aqua 100x40x40

já com 1,5ano de montagem

 

Luz 9horas diarias

1aqua-glo (á frente)

1flora-glo (a trás)

 

1ºfiltro Eco da Eheim 4 cestos

(1 ceramicas Eheim)(2 substrato Eheim)(esponja azul+lã)

 

2ºfiltro Eheim 2213

(ehfifix+4esponjas+lã)

 

mais uma bomba só para movimentação da agua

 

mudas de 25l semanal a qual acrescento após esta 2,5ml de flourish

 

Temperatura: 30

Flora: são tantas que só se vê o areao visto de lado

(anubias/valisnérias poucas/féto java/musgo java/ricia/Echinodorus Amasonicus/Cryptocoryne wendti bronw/

lemna minor/Hygrophila polysperma/Hygrophila difformis/e muitas mais que fazem parte da salada)

 

Fauna:

1Disco reb Melom 7cm

1Disco azul Turquesa 12cm

1Disco Pigeon Blood Blue 8cm

1Disco Blue Diamond 8cm

50 Tetras cardinais

20 Corydora - Swartzi/albinas/panda/ets. (só 4 albinas)

5 botias striata

2 otocinclus

2 kuhli (cobras) (hoje andam muito stress)

red´s... muitos...

 

6Kg. de troncos (entre pequenos e grandes)

 

 

Ajudem,

seria do sal?

Será do excesso da comida fornecida aos discos?

Tenho feito mudas de 5litros dia sim dia não com agua que se encontra em reposo durante 4dias.

tenho alguma dificuldade em aspirar o fundo, mas uma vez por mês leva uma valente limpesa.

 

 

Sim, pode muito bem ser da adicao de sal (eu acho que e mesmo...), as corydoras nao teem escamas, pelo que sao muito sensiveis ao sal, penso que tens ai a causa! as manchas de sangue como tu lhe chamas, e a pele irritada de tal forma que "criou" ferida!

 

Penso nao ter dito nenhuma asneira, mas se sim, conto com o resto do pessoal para me corrigir! :music_singguitar:

 

abraço,

NunoCAST

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já retirei as sobreviventes para outro aqua e vou fazer uma aspiração o mais completa possivel na zona onde deitei o sal, acompanhada de uma muda de Agua de 40%. Pensso que seja o suficiente porque os discos não apresentão nenhum comportamento estranho, os otocinclus que sempre foram dificeis de manter tambem estão em excelente forma.

 

Abraço,

Hugo Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passou se ai uma grande catastofre! Tenho muita pena que tão preocupado com os discus nem sequer tenhas pesquisado que as corys e sal são mistura explosiva. Morreram te 16 corys pelo que percebi do teu post extremamente confuso:

"Das 20 corry que tinha já só restam 4 albinas, e foi precisamente nas albinas que há 5 dias detectei manchas vermelhas em varios sitios do corpo,

a respiração está bastante rápida á excepção destas ultimas 4. Todas elas tirando as panda têm 5cm" - têm ou tinham?!?!à excepçao das ultimas 4?!

 

Não tenho por hábito fazer este tipo de perguntas mas desta vez não resisto: morreram te 16 corys, não reparaste que alguma coisa estava fora do normal? Não morreram todas ao mesmo tempo, podias ter reparado ai num padrao um bocado obvio: só as corys e que estavam a morrer! Foi preciso veres manchas de sangue num peixe branco para perceberes. Espero que essas 4 que ainda tens sobrevivam e por favor para a próxima muda as logo de aquario. Um peixe tão bonito e tao resistente e morrem 16 assim de repente no teu aquario por pura negligencia.

 

Boa sorte

 

PS1: mais de 70 peixes, incluido 4 discus, num aqua de 160 lts?

PS2: tpa de 3% dia sim dia não para resolver morte em massa de corys? Isso é mandares um copo de agua no oceano.

Editado por glovy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja disseram foi o sal , e já agora devo acrescentar que esse aquario esta sobrepopulado 70 peixes ?? pelo menos eram ...quanto á morte das corys epa foi um grande azar numa escala incrivel , mas os usos de sal são os tratamentos old school é quem os recomenda tem a obrigação de te adverter para a sensibilidade de alguns peixes , não é um tratamento que surja em literatura comum embora aqui nos foruns tinhas essa informação .

Os discus estão por ai há quanto tempo?

Sabes que 4 deveriam ser mantidos em 200 litros ?4x 50l...

As corys ja estão melhor ? os 40 % deveriam ser repetidos antes de recolocares as cory.. qq sal é perigoso , e os discus não são sensiveis a sal como elas...

 

cumprs filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na últina contagem das compras que fiz, tinha adquirido 20 corrydoras.

As Panda raramente as via, as Swartzi - três uma em cada ponta do aqua

enquanto as Albinas, por serem umas 15, andavam constantemente a patrulhar o aquario em cardume.

As corry derivado á comida dos discos eram bastante encorpadas, como se fossem desovar.

esta catastrofe sucedeu-se da noite para o dia; as Swartzi apareceram a boiar, as panda que eram minusculas não as consigo localizar, parto do principio

que tenham sido absorvidas pelos outros habitantes do Aqua, as Albinas nadavam em expiral/desorientadas,fora duas que já se encontravam mortas.

as quatro sobreviventes são mais pequenas e não apresentam qualquer sintoma ou mancha.

 

Numa contagem feita hoje por fotografia já só tenho 28cardinais (perdi quase metade em dois Anos).

50litros por disco penço que seja para um peixe de dimenções superiores aos meus,

tenho um disco azul turquesa que já habita este aqua há um ano e meio e que neste momento está á espera que de três,

uma se afirme femea, passando o outro casal para um cubo.

A temperatura baixei para os 28,5 que é aceitaval para os discus/corry/plantas.

 

Á duas horas atrás no meio das aspirações, para minha alegria vi mais uma Albina a qual não consegui apanhar (aparentemente não tinha qualquer problema)

Reparei que debaixo do areao existe gazes, em excesso possivelmente excesso de comida em decomposição.

 

Tinha a idea que botias e sal não combinavam muito devido á ausencia de escamas,

as corry´s debaixo daquela carapaça, julguei-as indestrutiveis,

Esta falha é imperdoavel, e só pesquisei no dia em que sucedeu esta catastrofe.

 

:juggle:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas os discus crescem e duram uma data de anos ... todos eles crescem até 20 cm de diametro ... ou mais (ja vi uns com quase 30 espetaculares)

 

Epá quanto ao sal os azares acontecem aos melhores ...

 

Mas tinhas ai muitos peixes , por isso talvez excesso de materia organica em decomposição no areão pois esses gases são criados pelas nitrobacter e algumas cianobacterias que vivem la por baixo , embora as corys etc ao revolverem o areão acabam por criar bolsas de ar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas corys tem resistido bastante bem ao sal... mas adicionado devagar.... normalmente 10 a 20g para 350L.

deitados durante cerca de 2 a 3 horas.

 

4 pandas, 2 vulgaris.

 

Alguem sabe qual o nivel com que elas se começam a incomodar?

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais