LAGO FORMAL 8000LT


Recommended Posts

Olha pois era.. Debaixo do deck é que estava bom..

Se a água vem de cima ou de baixo já não sei :S Mas se for de baixo podes fazer igual... Só que com um sentido de água ao contrário.. Puxa-se água do fundo e depois sai pelo skimmer... Acho que é uma opção a ser estudada :puppydogeyes:

 

Daniel

 

Isso não dá, pois o Skimmer só funciona se tiver algo a "chupar" do lago, é tipo uma boa de aspirador de superficie. A água nunca pode sai do Skimmer, senão não é um Skimmer, mas apenas uma saida de água.

 

Os Skimmer geralmente estão associados á entrada de água pelo lado oposto do lago para "empurrar" o lixo de superficie para ele.

 

A questão é que nos lagos a agua convém ser captada do fundo,

 

O Skimmer é usado para piscinas ou lagos sem fauna, pois com fauna, podem lá cair pequenos animais e peixes que não conseguem sair do Skimmer.

 

;)

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O filtro que estava a pensar seria na base deste:

http://www.elestanque.com/foro/phpBB2/viewtopic.php?t=3838

 

Agora para 8000lt quais as dimensões da caixa e divisórias, ideias?

 

A bomba de 4000lt\h parece se razoável, menor melhor, no custo eléctrico, posso?

 

Se o coloca-se debaixo do deck, abaixo do nivel de água, e bomba fora, a "chupar" através dele e por sua vez através de uma mangueira até ao fundo do lago. Desta forma já conseguiria ter pressão na bomba e enviar a água para a cascata, sem ter necessidade de ter o filtro num nível acima da cascata.

 

A minha duvida é se este filtro pode estar cheio de água ou se necessita de oxigenação??? e por isso o costumam colocar fora de água.

 

O que acham?

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como eu disse era capaz de resultar.. E que mal tinha os peixes entrarem no filtro? Se ires aquele link até houve uma arowana que entrou :computer003: Depois saem bem...

Metias uma bomba no fundo do lago a enviar água para a parte de baixo do filtro. A água era obrigada a subir passando pelas matérias filtrantes e acabando por sair pelo "skimmer".

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FILTRO

 

7145m.jpg

 

Será que isto funciona?

 

-A ideia é ficar debaixo do Deck.

-A ideia de colocar o filtro dentro do nivel de água, é garantir sempre a ferragem da bomba, e que assim tenha sempre água, mesmo quando o material filtrante estiver muito saturado.

-A ideia é o bordo do filtro sai fora do nivel de água, para garantir que não entra água que não venha do fundo, ao ser "chupada"pela bomba.

-A ideia é eliminar a necessidade de colocar este tipo de filtro a um nível superior á cascata.

 

1-A bomba "chupará" bem através do material filtrante? Claro que não poderá estar demasiado compacto, mas o nivel de água obrigara o filtro a ter sempre água.

2- A colónia de bactérias funciona debaixo de água?

 

Mandem as vossas opiniões e propostas.

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está interessante e não posso deixar de colocar a minha opinião.

 

O skimmer é uma das peças mais importantes do lago porque serve como compartimento de protecção da bomba e quem disser que a bomba no fundo é que é então como é que se faz a manutenção?

Eu já vi um lago que tinha 3 bombas, mas so uma trabalhava e mal porque as outras duas foram sendo "engolidas" pelas plantas e isto acontecia em pouco tempo. O dono do lago para resolver o problema colocava outra.

 

Há no mercado vários modelos de skimmer, uns para alojar apenas a bomba outros que efectuam uma filtragem, ou podes tu construir um, basta que introduzas todos os componentes importantes.

 

Quando se coloca apenas aspiração de fundo não resolvemos todos os problemas de sedimentos porque assa aspiração deixa sempre material que não é aspirado. Mas em locais onde há queda de folhas o skimmer é importante porque retira as folhas da superfície evitando que se afundem e se decomponham no fundo e até acabando por entupir o ralo de fundo, as poeiras e o excesso de comida também são retirados.

 

O ultimo desenho de instalação da bomba (na ninha opinião ) não vai fazer o efeito que imaginas porque as bombas que colocamos no fundo não são bombas de aspiração nem de pressão, as bombas apenas empurram a agua e se existirem muitas curvas ou muitos obstáculos (filtros de pressão) o caudal diminui bastante. As turbinas são magnéticas e pouco eficientes para pressão

 

Eu recomendaria para esse lago a instalação de um skimmer, da colocação de uma bomba de 6 a 8.000 l e de um bio filtro com UV incluído porque é compacto e tem capacidade de filtragem do lago sem grandes problemas. O bio filtro estaria escondido a trás da cascata e o skimmer (como já foi dito) estava óptimo por debaixo do dek. O dek poderia ter uma "porta" de acesso para inspecção e limpeza do skimmer.

 

Mais informação é só perguntar.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

................

 

Eu recomendaria para esse lago a instalação de um skimmer, da colocação de uma bomba de 6 a 8.000 l e de um bio filtro com UV incluído porque é compacto e tem capacidade de filtragem do lago sem grandes problemas. O bio filtro estaria escondido a trás da cascata e o skimmer (como já foi dito) estava óptimo por debaixo do dek. O dek poderia ter uma "porta" de acesso para inspecção e limpeza do skimmer.

 

Mais informação é só perguntar.

Obrigado pela ajuda.

 

Tipo este:

Visite meu site

 

E como levo a água á cascata?

 

Quanto custaria um filtro desses? Como calculo o volume do filtro para este lago de 8000 lt?

 

Poderia fazer um?

 

cumps

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levar a agua á cascata é facil.

A bomba coloca a agua no filtro o filtro fica escondido por trás da cascata e o tubo de saída do filtro alimenta a cascata.

È claro que tens de ter atenção que o filtro tem de ser visitado de vez em quando, mão deve ficar inacessível.

 

O volume do filtro é como certas coisas, o tamanho é importante e quanto maior melhor mas na minha opinião a capacidade de filtragem ser o dobro do volume do lago.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levar a agua á cascata é facil.

A bomba coloca a agua no filtro o filtro fica escondido por trás da cascata e o tubo de saída do filtro alimenta a cascata.

È claro que tens de ter atenção que o filtro tem de ser visitado de vez em quando, mão deve ficar inacessível.

 

O volume do filtro é como certas coisas, o tamanho é importante e quanto maior melhor mas na minha opinião a capacidade de filtragem ser o dobro do volume do lago.

 

:character0050:

 

Acho que encontrei o sistema ideal: e com consumos BIAXISSIMOS!! E AUTOLIMPA-SE 365 DIAS

 

O filtro até, deita o lodo para fora do fago, automaticamente.

A bomba da também para ligar a um Skimmer de superfície.

 

E Vejam o Video.

 

http://www.oase-livingwater.com/wg/es/prod...00-cws-set.html

 

O Que Acham?

 

EDIT:

 

Não dá, é muito caro!!!...lol

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

SÁBADO, dia 11 vou fazer as escavações.

 

 

Aumentei o lago agora vai ficar com cerca de 9000lt, será em blocos maciços de cimento, com armadura de ferro interior, e demais....

 

Já não terá a cascata, a ter no futuro será do lado Esquerdo, pois no local onde estava teria problemas para disfarçar as traseiras da cascata e ligações, do lado direito é mais facil de disfarçar e esta mais perto da base técnica.

 

Se colocar um filtro DIY BAKKI SHOWER este será a cascata.

 

 

A minha grande questão é o filtro, que gostaria que fosse DIY

 

Estou inclinado para o multicamaras laterais,

 

embora o que me parece mais simples e mais pratico de fazer seja Tipo BAKKI Shower, tem o senão de aconselharem uma renovação de água de 150%/h

 

Outro inconveniente que vejo nos BAKKI Shower é o ruído elevado da queda de água.

 

 

a ver vamos....

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá, é bom saber que o projecto está a tomar forma.

Se achas que esse tipo de filtro faz ruído,então porque não constróis um que trabalhe sobre pressão?

Há por aqui bons exp. que podes seguir.

Se estás a construir tudo de rais porque é que não constróis um compartimento para colocares a bomba?

é que se for instalada dentro do lago podes ter prob. com a sujidade e em fazer a manutenção.

 

Sempre vais fazer o lago conforme o projecto que nos mostraste?

 

Um abraço.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá, é bom saber que o projecto está a tomar forma.

Se achas que esse tipo de filtro faz ruído,então porque não constróis um que trabalhe sobre pressão?

Há por aqui bons exp. que podes seguir.

Se estás a construir tudo de rais porque é que não constróis um compartimento para colocares a bomba?

é que se for instalada dentro do lago podes ter prob. com a sujidade e em fazer a manutenção.

 

Sempre vais fazer o lago conforme o projecto que nos mostraste?

 

Um abraço.

 

A forma mantem-se mas maior, excepto a cascata que passa para o lado esquerdo, pois onde estava ocupava uma zona de sol, e junto á casa é mais sombrio.

 

É possivel fazer um filtro de pressão DIY, é que para já não posso estar a comprar tudo de uma vez, apenas uma boa bomba e um filtro caseiro.

 

Um filtro de pressão se intupir pode forçar a bomba, e avariar?

 

E o compartimento da bomba como propões, teria de ir até á cota de fundo do lago? ou poderia ficar em cima, como capto a água do fundo, sem problemas?

 

E quanto ao Skimmer que falas-te atras? como faço Skimmer\filtro\bomba\cascata?

 

Agradecia alguma atenção, pois a partir de sabado já não haverá volta a dar.

 

 

cumps

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....-como faço Skimmer\filtro\bomba\cascata?....

 

A ideia que eu quero transmitir será esta, é claro que este já tem tudo preparado e é só montar e ligar a bomba á cascata ou a um repucho.

DSCI2337.jpg

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....-como faço Skimmer\filtro\bomba\cascata?....

 

A bomba é dentro do Conjunto?

 

A ideia que eu quero transmitir será esta, é claro que este já tem tudo preparado e é só montar e ligar a bomba á cascata ou a um repucho.

DSCI2337.jpg

 

Digamos que é tipo o meu mas sem o tubo de fundo, e com uma parede de Skimmer á frente.

 

O que tenho medo é que partido do principio que a bomba fica atras, se o nivel baixar abaixo da porta do Skimmer, adeus bomba, enbora eu saiba que existem boias de corte, etc....mas é sempre perigoso.

 

 

7145m.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para resolver este problema, o ideal seria uma bomba de dupla entrada, tipo a Oase ECO CWS, mas que é muito cara, assim teria uma entrada vinda do skimmer\filtro, outra de agua directa do lago, e a saida para a cascata.

 

Caso o Skimmer entupisse o fluxo de entrada iria todo para a outra entrada directa do lago.

 

mas o preço...

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião (testada) é que uma bomba com um filtro de superfície (skimmer) é suficiente. O resto é complicar o que pode ser simples.

 

É realmente bom, para manutenção da bomba.

 

Posso é fazer a box Skimmer\FILTRO multicamadas, mas tentar ter outra entrada do lago que não passe pelo Skimmer para a zona da bomba, a um nivel mais abaixo da porta,

assim garanto sempre agua na zona da bomba, mesmo que o Skimmer\filtro já não permita o caudal necessario da bomba.

 

O que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso é fazer a box Skimmer\FILTRO multicamadas, mas tentar ter outra entrada do lago que não passe pelo Skimmer para a zona da bomba, a um nivel mais abaixo da porta,

assim garanto sempre agua na zona da bomba, mesmo que o Skimmer\filtro já não permita o caudal necessario da bomba.

Amigo, essa é uma alternativa não muito funcional, infelizmente.

Note que seu Skimmer\FILTRO terá um sucção no fundo do lago e consequentemente irá puxar todos os detritos sólidos e isso leva as mídias a saturarem/entupirem (talvez) em questão de horas. A bomba que colocar estará sugando quanta água pelo filtro? (quase nenhuma pois estarão saturadas) A água que estará indo será "basicamente" a que ir diretamente desse novo cano que vier a colocar e ele terá que ser de uma pequena vasão talvez no máximo 20 mm e não atenderá a bomba e ainda assim nesse cano você deverá colocar um pré filtro e que também logo satura.

 

No inicio desse seu tópico andei postando algumas dicas e ora sugiro que faça esse seu filtro com a bomba dentro do lago com um pré filtro qualquer para evitar sujeira grossa a trave e ela jogará a água no seu filtro para passar pelas mídias filtrantes e retornar ao lago por gravidade. Depois de filtrada você poderá colocar uma pequena bomba individual para jogar na cascata e nesse esquema instalará o UV pois ele não poderá trabalhar com todo o volume da filtração passando por ele.

 

NB.: Nesse filtro de camadas que receber água "jogada" pela bomba você terá que considerar um desnível entre as camadas pois se a 1ª entupir a água deverá passar por cima para cair na 2ª camara e assim sucessivamente.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom depois de dormir, estou a pensar aproveitar um pouco de cada uma das ideias dos meus novos amigos....

 

Assim estava a pensar fazer uma box Skimmer/PRÉFILTRO/Bomba anexa ao lado lago na zona de cima.

Para evitar saturação da box, faço apenas uma préfiltragem larga da "sujeira" grossa, folhas, etc.... com uma midia grossa, escovas, e grelha de recolha larga na box\Skimmer\préfiltro\Bomba...

 

Depois a bomba enviara a água livre dos detritos grossos, para um filtro de gravidade na cascata, com um midia mecanica mais fina tipo "Scottch-Brite" e depois mais duas box em cascata com midia biologica, tipo uma de Leca e outra de lava.

 

A questão importante é fazer um préfiltro solto que apanhe todos os detritos grossos, e mesmo saturado permita a passagem de água para a bomba, julgo ser possivel.....

 

A altura que vai do topo dá agua até á base da boca do Skimmer, é que convem não ser muito pequena....julgo que 10 cm devem chegar para variações na altura da água, enbora esteja a prever colocar uma boia tipo autoculismo para entrada de água no lago.

 

O que acham? e os 10cm de altura da entrada no Skimmer, estão bem?

 

Resumo:

 

1 Box Skimmer/PréFiltro/Bomba

1 Filtro Biologico\Cascata

 

No futuro no tubo que vai da Box para o Filtro Biologico colocarei o UV

 

ASSIM:

boxedx.jpg

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok meu amigo.

Você consegui absorver boa parte da operacionalidade do sistema e em razão de tal "ponturei o seu texto para sanar qualquer possível dúvida sobre pois "ainda" ficou faltando a "filtragem mecânica" no seu projeto/filtro.

 

Assim estava a pensar fazer uma box Skimmer/PRÉFILTRO/Bomba anexa ao lado lago na zona de cima.
Geralmente por aqui não somos muito de utilizar o Skimmer porque entendemos que não há muita funcionabilidade pois as folhas e detritos maiores quase sempre vão para o fundo e sua principal função seria alguma gordura ou impurezas flutuantes é que seria captada por ele. Note portanto que se tem necessidade de captar água e detritos mais do fundo e não superfície. Essa captação de água do "fundo" na prática o coloco alguns cms acima para diminuir a sucção total dos detritos para diminuir a abstrução das mídias e esse material no fundo será decomposto pelas bactérias benéficas geradas pelo filtro biológico.

 

Para evitar saturação da box, faço apenas uma préfiltragem larga da "sujeira" grossa, folhas, etc.... com uma midia grossa, escovas, e grelha de recolha larga na box\Skimmer\préfiltro\Bomba...
Correto!!! Isso "se" quizer fazer o box fixo, caso não queira poderá fazer um box (com espaço) envolvendo a bomba até dentro do próprio lago. Só possibilidades, pois fica meio sem estética.

 

Depois a bomba enviara a água livre dos detritos grossos, para um filtro de gravidade na cascata, com um midia mecanica mais fina tipo "Scottch-Brite" e depois mais duas box em cascata com midia biologica, tipo uma de Leca e outra de lava.
Perfeito mas, com uma sugestão. Nesse box você poderá colocar uma ou mais bombas portanto deverá prever a tubulação para o futuro. Note que terá que criar o filtro mecânico e o biológico. O mecânico absorverá todos os detritos sólidos que passar pela bomba e isso inclui as "micro algas verdes" e possíveis filamentosas pois tens idéia de usar UV e esse esterelizador somente mata as algas e quem as retirará será o filtro mecânico. O filtro biológico (coração de um lago) terá que ser de bom volume e com mídias com boa/grande área de fixação para a colônia de bactérias e infelizmente não sei quais os materias que lhe são mais em conta por aí mas, lembre-se esse é (a meu ver) o principal responsável por um bom resultado na criação de um ecossistema artificial.

 

A questão importante é fazer um préfiltro solto que apanhe todos os detritos grossos, e mesmo saturado permita a passagem de água para a bomba, julgo ser possivel.....
Correto. Entendeu perfeitamente bem.

 

A altura que vai do topo dá agua até á base da boca do Skimmer, é que convem não ser muito pequena....julgo que 10 cm devem chegar para variações na altura da água, enbora esteja a prever colocar uma boia tipo autoculismo para entrada de água no lago.
Com certeza tem que considerar a evaporação e semanalmente terá que repor um percentual e lembre-se que é aconselhável periódicamente fazer alguma sifonagem para uma TPA afim de diminuir detritos e retirar nitrato, metais pesados, etc.

 

O que acham? e os 10cm de altura da entrada no Skimmer, estão bem?
Olha, vou ser honesto com você. Penso que terá alguma dificuldade para implantar esse skimmer a contento.

Sabes que para ele ter a funcionabilidade proposta teria que haver um desnível entre a lâmina dágua e o box. Para isso acontecer a bomba teria que ter uma vasão "equilibrada" entre a entrada da água no box e o seu envio para a cascata geraldo assim uma correnteza evitando que detritos voltassem para o lago. Se a vasão ficar aquem eles podem voltar, se ficar além a bomba poderá trabalhar com pouca água e porisso não o aconselharia pois penso que simplesmente passando uma peneira na superfície do lago eventualmente já eleiminaria a função dele. Minha opinião.

Os 10 cms me parecem poucos "se" não houver uma boia para controlar o nível da água.

 

Resumo:

1 Box Skimmer/PréFiltro/Bomba

1 Filtro Biologico\Cascata

No futuro no tubo que vai da Box para o Filtro Biologico colocarei o UV

Faltou o FILTRO MECÂNICO e terá que pesquisar para entender sobre a vasão ao UV e se ele será melhor antes ou depois do sistema de filtragem, principalmente mecânico, devido as impuresas que passarão pela lâmpada.

 

Ser "laguista" nos leva a buscar conhecimentos, dividir informações e pesquisar afim de criarmos dignamente uma pequena cópia de um ecossistema que nos trará imenso prazer e satisfação, portanto parabenizo-lhe pela dedicação até então demostrada e tenho certeza de que será muito gratificado com seu projeto.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, vou ser honesto com você. Penso que terá alguma dificuldade para implantar esse skimmer a contento.

Sabes que para ele ter a funcionabilidade proposta teria que haver um desnível entre a lâmina dágua e o box. Para isso acontecer a bomba teria que ter uma vasão "equilibrada" entre a entrada da água no box e o seu envio para a cascata geraldo assim uma correnteza evitando que detritos voltassem para o lago. Se a vasão ficar aquem eles podem voltar, se ficar além a bomba poderá trabalhar com pouca água e porisso não o aconselharia pois penso que simplesmente passando uma peneira na superfície do lago eventualmente já eleiminaria a função dele. Minha opinião.

Os 10 cms me parecem poucos "se" não houver uma boia para controlar o nível da água.

 

A vazão equilibrada julgo que poderei afinar com a largura\profundidadeda boca do Skimmer, entendi o que quiz dizer.

 

Para controlar a altura da lamina e o retorno dos detritos, estava a pensar numa comporta horizontal com dobradiça, com pequenos flutuadores na ponta da comporta, a ideia é ela só baixar pela força do fluxo de sucção da corrente de agua, e levantar para evitar que os detritos saiam, com tempo eles acabam por afundar no cesto interno do Skimmer que terá pontas de arame para agarrar as folhas e filamentosas.

 

Faltou o FILTRO MECÂNICO e terá que pesquisar para entender sobre a vasão ao UV e se ele será melhor antes ou depois do sistema de filtragem, principalmente mecânico, devido as impuresas que passarão pela lâmpada.

 

O filtro mecanico está em dois locais, um solto dentro do Skimmer e outro fino na 1ª camada do filtro biologico\cascata.

Assim quando a águas sai do Skimmer já vai sem detios grandes\medios.

Falta-me entender (mas depois) a dimensão do UV.

 

Para o fundo do lago estava a pensar ter depois uma especie de aspirador, para usar quando necessário, pois julgo que como o GardenKoi disse, é preferivel tentar apanhar os detritos logo no inicio da queda no lago, e nesta fase eles ainda flutuam um pouco, sendo possivel ser apanhados pelo Skimmer.

 

 

 

Com alguma troca de ideias, isto vai a bom porto, e julgo que a troca destas ideias, poderam ser aproveitadas por outros "nabiços" com eu.

 

Obrigado

Editado por pack21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de fltragem não seria melhor a bomba elevar a água para os elementos filtrantes (SUMP) e destes sair directamente na cascata?

 

Seria, mas tudo tem um senão....

 

o inconveniente, é a manutenção da bomba que nessaa situação será sobre carregada dos detritos que descem, para limpar a bomba seria sempre necessário ter uma corda pressa, ou puxar o cabo de alimentação para de vez em quando a limpar.

Tambem tem o inconveniente de se ver a bomba no fundo (se a água estiver cristalina, claro) e de ter tambem o cabo á vista.....

Tambem tem o inconveniente de um lago com muitas plantas (o meu caso) de emaranhar cabo e bomba nas plantas.

 

A situação da bomba no Skimmer, tem o inconveniente de não apanhar os detritos do fundo, mas tem todas as vantagens de manutenção e impacto visual eliminado.

 

Eu pessoalmente estou a pensar, para limpar o fundo de vez em quando ter uma bomba pequena de poço de grande sucção, e assim aspirar o fundo.

Tambem tenho o ralo de fundo que de vez enquando, abro a torneira e asssim, eliminar algum material lodoso....

 

OS experts que ditem de sua justiça...

 

lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o inconveniente, é a manutenção da bomba que nessaa situação será sobre carregada dos detritos que descem, para limpar a bomba seria sempre necessário ter uma corda pressa, ou puxar o cabo de alimentação para de vez em quando a limpar.

 

Não necessáriamente, pois se houver uma rede à volta da entrada da bomba não passam detritos e em relação a ver-se a bomba é só colocar a bomba do lado de fora do lago e o tubo que puxa a ágia do lado de dentro na parte mais funda.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e em relação a ver-se a bomba é só colocar a bomba do lado de fora do lago e o tubo que puxa a ágia do lado de dentro na parte mais funda.
Nesse procedimento nota-se a necessidade de a bomba estar em um nível inferior ao espelho da água do lago para que ela volte a aspirar água caso seja desligada pois ela não aspira se houver ar nos tubos.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais