Red Cherrys vs TPA


UFish

Recommended Posts

Tenho um cubo de 30 litros de água com red cherrys, há cerca de 1 ano. Perfeitamente estável...

 

Acabei de fazer uma TPA, de 10 litros, como é costume. Água + condicionador.

 

Tenho diversos camarões aos saltos, tortos, enfim, acho que a descrição abunda pelo fórum.

 

Que pode estar errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete mais condicionador,acho que existem vários casos desses.Por vezes perto do fim de semana os tipos da câmara abusam no tratamento da água :tie-emoticon3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o condicionador????

 

Como já disseram por vezes abusam de tratamentos na água e isso é perigoso para seres sensíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hugo pode aconselhar melhor que eu mas 30L para inverts?Não será extremamente pouco ?E TPA de 10% é bem mais que 30%.Não seria preferível uma casa maior e TPA's menores mas 2x á semana por exemplo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua Stablizer e Aqua Purification, da Aqua Reef.

 

aqua stablizer não retira cloramina pois não?

 

o outro penso que seja um preventivo de doenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hugo pode aconselhar melhor que eu mas 30L para inverts?Não será extremamente pouco ?E TPA de 10% é bem mais que 30%.Não seria preferível uma casa maior e TPA's menores mas 2x á semana por exemplo ?

 

30 L não é mau de todo (para o que se costuma ver).

 

A questão é que me parece que os camarões foram envenenados, isso pouco terá a ver com a litragem, mas sim com alguma coisa que vinha na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li e conversei na época, o cubo dá para camarões desde que não escolha espécies mais exigentes.

 

Também tenho de ser criterioso com a comida, desde a qualidade à quantidade.

 

Consciente da limitação da volumetria, passei à fase de manter a água com qualidade aceitável para os meus inquilinos.

 

Tenho um filtro mochila, 150 l/h, com esponjas (2 tipos), lava e lã. Este filtro apenas vê limpo o veio e as esponjas, mantendo a lava as suas colónias intactas.

 

A água sofre uma TPA de 10 litros por semana. Esta opção deveu-se a um conjunto de artigos que defende ser preferível uma grande TPA que 2 ou 3 pequenas. Sendo matemático vale o que vale, pois todos sabemos que a aquariofilia viola muitas vezes todo o conhecimento académico :tie-emoticon3: mas adoptei este esquema há cerca de 10 meses e está (desculpem, tem estado...) a correr bem.

 

A colaborar com tudo isto tenho 2 porções generosas de Musgo de Java, entre outras plantas, que colaboram bastante para a filtragem dos resíduos.

 

Enfim, eis o meu 'testemunho'...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, desde que as pessoas não se relaxem nos cuidados as coisas podem correr satisfatoriamente

 

viste a minha msg sobre os teus produtos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se retira a cloramina, mas foi-me dito que sim. Em tempos...

 

De qualquer forma é o que costumo usar e nunca correu mal.

 

Concordo, evidentemente, com o envenenamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete mais condicionador,acho que existem vários casos desses.Por vezes perto do fim de semana os tipos da câmara abusam no tratamento da água :medieval_mace:

 

Alguém tem informação sobre se estes produtos "de fim de semana" também se evaporam como o hipoclorito normal ?

 

Ou será apenas sobredosagem ?

 

Já agora, entre deixar a água repousar 1-2 dias, e adicionar condicionadores na hora, qual pensam ser a melhor opção ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem informação sobre se estes produtos "de fim de semana" também se evaporam como o hipoclorito normal ?

 

Ou será apenas sobredosagem ?

 

Já agora, entre deixar a água repousar 1-2 dias, e adicionar condicionadores na hora, qual pensam ser a melhor opção ?

 

Olá, nunca se sabe ao certo o que mete nas águas, não só no fim de semana, como na altura das primeiras chuvas tal como em tempos de muito calor, o que sabemos é que leva um reforço, se for só à base de cloro menos mal, mas pode (e nalguns casos não é só).

 

 

Eu prefiro escolher o condicionador (depende do produto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também prefiro o condicionador, mas porque (podem chamar-me maluco :P ) acho que estará melhor oxigenada mal sai da torneira que uns dias ou horas depois.

 

Em nenhum aquário uso bomba de ar, recorrendo aos filtros para provocarem a oxigenação necessária. Fazendo TPAs com frequência, especialmente neste cubo, a qualidade da água é superior ao nível do oxigénio. Através de condicionadores e outros produtos podem eliminar-se na hora gases e metais maléficos.

 

Claro que agora tenho de rever as minhas opções, pelo menos até descobrir o que aconteceu :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quantos morreram, mas a coisa ficou estável.

 

As baixas serão consumidas pelas ampulárias.

 

Tenho de encontrar uma justificação para esta 'anormalidade'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao acho 30litros mau

o meu aqua e de 11litros faço TPA de 4 em 4 dias e desde esse dia so morreram ibericos devido ao calor (temp subio demasiado)

 

A mim também me morreram alguns ibéricos devido ao calor, mas sempre machos ! As fêmeas adultas são maiores e parecem aguentar-se melhor ...

 

Por outro lado, podem estar a morrer de velhos ! Se nascem sempre no Verão, têm agora 1 ano ou 2 anos (aos 3 penso que não chegam ...). Ora com 2 anos, também podem morrer de velhice (penso que já li que a vida média era de 1,5 a 2 anos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais