Amazónico 260 litros


Vang

Recommended Posts

Boas,

 

Venho aqui partilhar a minha nova montagem, um Amazónico de 260 litros brutos.

 

SETUP:

 

Aquário 120x40x55

Móvel DIY com as medidas do aqua

Substrato:

Inerte: 30 Kg Areão preto (de basalto) granulometria 1 a 3 mm

Fértil: 15 Kg subtrato fértil da Avipeixe

Filtro externo SunSun 1000 l/h

Termostato Elite 300 W

Iluminação: Calha da Aquaeden 2 x 54 W (10000K + 6500K)

Decoração / Hardscape: Basaltos apanhados em Monsanto + tronco raíz da Avipeixe

Reactor de CO2 DIY com receita caseira.

 

Futura flora:

Vallisneria americana

Echinodorus bleheri

cabomba caroliniana

Bacopa Australis

Echinodorus Quadricostatus

Eleocharis parvula

 

PS: Tenho neste momento plantadas a cabomba e a bacopa (a iluminação acabou de chegar).

 

Futura fauna:

Cardume de 20 cardinais (mais coisa menos coisa)

4 ou 5 escalares (pequenos para se habituarem aos cardinais)

casal de apistograma agassizi

casal de apistograma cacatuoides

casal de ramirezis

talvez 4 discus mas não para já

 

Neste momento tenho 2 plecos leopard

 

Uma foto inicial (não liguem à qualidade, o fotógrafo também não é profissional :) )

 

P6180091.jpg

 

Espero que gostem :D venham lá esses comentários

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Venho aqui partilhar a minha nova montagem, um Amazónico de 260 litros brutos.

 

SETUP:

 

Aquário 120x40x55

Móvel DIY com as medidas do aqua

Substrato:

Inerte: 30 Kg Areão preto (de basalto) granulometria 1 a 3 mm

Fértil: 15 Kg subtrato fértil da Avipeixe

Filtro externo SunSun 1000 l/h

Termostato Elite 300 W

Iluminação: Calha da Aquaeden 2 x 54 W (10000K + 6500K)

Decoração / Hardscape: Basaltos apanhados em Monsanto + tronco raíz da Avipeixe

Reactor de CO2 DIY com receita caseira.

 

Futura flora:

Vallisneria americana

Echinodorus bleheri

cabomba caroliniana

Bacopa Australis

Echinodorus Quadricostatus

Eleocharis parvula

 

PS: Tenho neste momento plantadas a cabomba e a bacopa (a iluminação acabou de chegar).

 

Futura fauna:

Cardume de 20 cardinais (mais coisa menos coisa)

4 ou 5 escalares (pequenos para se habituarem aos cardinais)

casal de apistograma agassizi

casal de apistograma cacatuoides

casal de ramirezis

talvez 4 discus mas não para já

 

Neste momento tenho 2 plecos leopard

 

Uma foto inicial (não liguem à qualidade, o fotógrafo também não é profissional :shock: )

 

P6180091.jpg

 

Espero que gostem :mrgreen: venham lá esses comentários

 

 

Ainda há mto trabalho por ai... mas força com isso...

 

Cumps, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou pra fazer uma montagem parecida nas ferias, vou tar atento ao projecto.

 

Continua com força. Depois diz se 1000L/h hora chega. Tou a pensar comprar o jebo 819B que faz 1500L/h, sempre era mais qulquer coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelas respostas :smile2:

 

Tou pra fazer uma montagem parecida nas ferias, vou tar atento ao projecto.

 

Continua com força. Depois diz se 1000L/h hora chega. Tou a pensar comprar o jebo 819B que faz 1500L/h, sempre era mais qulquer coisa

 

Bem, até agora não me tenho queixado, o aquário está a ciclar desde 26 de maio e o filtro tem-se portado lindamente, tanto em filtragem mecânica como biológica. Acho que com 1500 l/h vais ter um caudal elevado para um aquário com estas dimensões (isto na minha opinião), mas claro que antes a mais do que a menos :bs_quesexclaim:

 

Já não tenho NH3 nem NH4. Só ainda tenho algum NO2 e bastante NO3 que espero que vá descendo naturalmente com a introdução das plantas.

 

Junto uma pequena actualização:

 

P6180095.jpg

 

Agora vou esperar pelo desenvolvimento das plantas que estão antes de introduzir as restantes e esperar pelas primeiras algas, que espero que seja uma batalha "soft".

 

Continuem a acompanhar :tie-emoticon3:

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens uma filtração de 4x o volume do teu aquario, mas sentes muita agitação na agua? tou mesmo na duvida entre um eheim 2217, mais caro, mas é eheim ou o jebo 819B, mesmo pelo preço e pelo caudal.

 

se queres teres Discos eles têm a reputação de serem um bocado porcalhoes ehehehe. Vai dando noticias.

 

Iluminação, nao achas pouca? 108W pra 250L? Tou a pensar em 150W (3x54), mas tb tou a pensar em fazer tapete de glosso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens uma filtração de 4x o volume do teu aquario, mas sentes muita agitação na agua? tou mesmo na duvida entre um eheim 2217, mais caro, mas é eheim ou o jebo 819B, mesmo pelo preço e pelo caudal.

 

se queres teres Discos eles têm a reputação de serem um bocado porcalhoes ehehehe. Vai dando noticias.

 

Iluminação, nao achas pouca? 108W pra 250L? Tou a pensar em 150W (3x54), mas tb tou a pensar em fazer tapete de glosso.

 

Não, eu não sinto muita agitação na água, o que digo é que se calhar sentiria se tivesse 1500 l/h. A Jebo é uma marca bastante barata, estive indeciso entre Jebo e Sunsun mas decidi "jogar pelo seguro" visto que encontrei mais opiniões positivas relativamente à sunsun.

 

Pois, em relação à porcaria, já os plecos dão que fazer, digamos que têm um sistema digestivo bastante activo :medieval_mace:

 

Bem, eu decidi optar por cerca de 0,5 W/l, pelas minhas contas o meu aquário nem sequer chega a 220 litros reais, contando com o espaço vazio até cima, substrato, pedras, tronco... As plantas que coloco são de exigência média e não quero plantá-lo demasiado para que se aproxime realmente, ou o melhor possível, a um ambiente amazónico.

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos lá ver se não será um trabalho demasiado árduo :animal_fish:

 

Já agora gostaria de saber uma opinião: os plecos são conhecidos por andarem sempre a arrancar as plantas e realmente hoje de manhã tinha uma valisnéria a boiar. Com isto o meu grande dilema é a parvula. Ainda não a tenho nem plantei um pouco por causa disto. O que acham? Outra das razões por ainda não ter posto parvula é que não quero cobrir o areão preto que gosto bastante. Sugestões?

 

Obrigado a todos

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do aqua. Boa escolha de fauna! eu optava so por um dos apistogramas ou os cacatuoides ou os outros. Eu para mim nao ha peixe mais bonito que o cacatuoides mas isso sao opinioes. Tenho uma critica a fazer que ate acho que vais a tempo de corrigir se tiveres algum cuidado. Esse solo está tao plano, porque não optaste por lhe dar algum relevo. Acho que fica um bocado artificial. Quanto aos plecos acho que não vais ter problemas com a parvula. Tenho visto tapetes de HC a conviverem bem com plecos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ou começas a plantar isso à séria ou vais ter muito mas muito trabalho com as algas... Plantas de crescimento rápido no inicio é o que se quer!!!

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelos comentários!

 

Gosto do aqua. Boa escolha de fauna! eu optava so por um dos apistogramas ou os cacatuoides ou os outros. Eu para mim nao ha peixe mais bonito que o cacatuoides mas isso sao opinioes. Tenho uma critica a fazer que ate acho que vais a tempo de corrigir se tiveres algum cuidado. Esse solo está tao plano, porque não optaste por lhe dar algum relevo. Acho que fica um bocado artificial. Quanto aos plecos acho que não vais ter problemas com a parvula. Tenho visto tapetes de HC a conviverem bem com plecos.

 

Cumps

 

Obrigado ;) ainda não é nada definitivo mas acho que tens toda a razão, os cacatuoides são absolutamente formidáveis e essa é uma espécie que terei de certeza no aqua. Relativamente ao substrato também acho que não perdia nada em po-lo mais irregular. Apenas o coloquei mais alto atrás conforme a regra básica. Agora é demasiado tarde pois arrisco-me a misturar o substrato fértil todo. Irei ponderar sobre a parvula, mas é a tal coisa, não me apetece nada cobrir o areão todo.

 

 

Boas

 

Ou começas a plantar isso à séria ou vais ter muito mas muito trabalho com as algas... Plantas de crescimento rápido no inicio é o que se quer!!!

 

Bem, os nitratos num dia desceram espectacularmente, de praticamente 110 mg / l para cerca de 20 mg / l, com TPA de 20%, mas acho que as plantas estão a cumprir bem as suas funções. Mas é claro que tens razão, eu é que não quero plantá-lo demasiado. Mas ao mínimo vestígio de algas irei com certeza adquirir umas quantas plantas de crescimento rápido para me consumirem os possíveis nutrientes em demasia.

 

Obrigado pessoal. Venham daí mais opiniões :puppydogeyes:

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Para complementar o post anterior, neste momento tenho nitratos a menos de 5 mg / l sem tpa's ;) penso que vou ter sorte com as algas.

 

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas fotos mais actualizadas:

 

Panorama geral:

P6230303.jpg

 

Um dos Plecos (mal tirada (foi com flash):

P6230304.jpg

 

Bacopa Australis:

P6240365.jpg

 

Juncus repens:

P6240384.jpg

 

Espero que gostem :)

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas,

 

Visto que este aquário está agora a fazer 1 ano, venho actualizar este post com uma fotografia do seu estado actual.

 

IMG_0090.jpg

 

Comentários são obviamente bem-vindos :tapfoot:

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Bom, já devia ter respondido há uns dias valentes mas nunca é tarde demais :P

 

As diferenças não são assim assim tantas, só saíu a bacopa à esquerda e entrou a HZ. Os escalares continuam os mesmos de sempre e mais um desde ontem, oferecido pelo meu amigo MAPc, que não aparece nesta foto. Este é o aspeto atual (a qualidade da foto é que enfim...):

 

2012-09-22182142.jpg

 

Abraço,

André Basílio

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

tira uma foto mais de frente...nao da para ver muito bem. mas esta giro. ao ver as primeiras fotos ia dizer para pores mais vegetação, mas depois vi as ultimas e vi o que queria =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.