Bótia palhaço come reds?


Tânia Filipa

Recommended Posts

Boas

 

Eu discordo por completo eu tenho no meu caso três botias palhaço a mais de 3 anos e sempre tive reds e nunca vi um botia a comer um unico red, pelo contrario vi sim a colonia de camarões sempre a crescer.....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tens toda a razão. Há casos e casos. Também existem muitos casos de escalares a comer neons e eu tenho-os juntos pacificamente.

 

Eu falo por aquilo que tenho visto no fórum e por experiência própria. Quando tentei inserir Reds no meu aquário nem 30 segundos duraram. Foram comidos pelo Bótia Striata em 2 tempos. São casos. Espera então por mais opiniões. Mas que os podem comer, isso tenho a certeza.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho Reds num aquário mais pequeno onde não têm nenhum predador. Como no aquário grande tinha lá algum musgo tentei também introduzi-los lá. Depois de feita a devida ambientação, meti os 3 Reds no musgo e assim que tirei a rede de dentro do aquário, o Bótia veio investigar(deve-lhe ter "cheirado" a camarão) e não descansou enquanto não os comeu. E pronto, foi assim os tristes últimos 30s destes 3 Reds :confused4:. Não foi grande ideia.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao leves a mal o que te vou dizer mas qualquer tipo de camarao deve ser introduzido no aquario com as luzes apagadas sabias? olha tenho ramirezis discos e botias para alem de tudo o resto e nao vejo ninguem a comer reds para alem dos discos que deves em quando la se lembram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não levo nada a mal, eu estou aqui é para aprender. Não fazia ideia mesmo.

 

Mas acho que é como digo: há casos e casos. Basta fazer uma pesquisa para encontrar mais casos de Reds a serem comidos por Bótias, Ramirezis, Discus, Escalares, SAEs... e outros em que lhes passam ao lado e não lhes ligam nenhuma. Respondendo à pergunta, se os Bótias podem comer Reds, sim podem. Se são incompatíveis no mesmo aquário, parece que não.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao leves a mal o que te vou dizer mas qualquer tipo de camarao deve ser introduzido no aquario com as luzes apagadas sabias? olha tenho ramirezis discos e botias para alem de tudo o resto e nao vejo ninguem a comer reds para alem dos discos que deves em quando la se lembram.

 

Com que base é feita esta afirmação das luzes apagadas ? Será mais um mito urbano ...

 

Estou totalmente de acordo com o André Ribeiro: há casos e casos. Como há diversos tamanhos de aquários, diversos tipos de plantas e esconderijos, diversos tipos de alimentação ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, mais uma vez obrigada pelas vossas opiniões. Eu já tinha pesquisado, tanto na net como em vários fóruns, mas as opiniões dividem-se, cada caso é um caso, parece que tem muito a ver com a personalidade dos companheiros... cabendo na boca, uma delícia... vou experimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu julgo que não terá tanto a ver com os companheiros mas sim com o habitat onde se encontram.... mais esconderijos, plantas, pedras, troncos etc etc menos se vai notar o efeito predador....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red's nunca os meus Bótias palhaço comeram, porque nunca os juntei, mas Camarões Madeira com 10x o tamanho dos red's já comeram por isso...

 

Se queres um conselho, não tentes!!

 

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que base é feita esta afirmação das luzes apagadas ? Será mais um mito urbano ...

 

Estou totalmente de acordo com o André Ribeiro: há casos e casos. Como há diversos tamanhos de aquários, diversos tipos de plantas e esconderijos, diversos tipos de alimentação ...

Mito urbano nao , explique-me uma coisa.

Quando abre a tampa e coloca comida qual e a reacçao dos seus peixes? como e obvio atacar a comida ate ela acabar, e se a comida nadar ainda melhor... entendeu a logica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu julgo que não terá tanto a ver com os companheiros mas sim com o habitat onde se encontram.... mais esconderijos, plantas, pedras, troncos etc etc menos se vai notar o efeito predador....
Concordo plenamento dado que o meu aquario por exemplo e um plantado e como e obvio existe muita vegetaçao e esconderijos e de isso que eles precisam, mas deves em quando la vejo um a passear fora da vegetaçao.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um fala fa sua experiencia!

Eu tenho 2 Botias Palhaço, e limparam-me os camarões Madeira todos e alguns eram bem grandes, agora tenho red´s no aqua e musgo de java , e elas raramente comem algum , que eu veja , pois já são muitos reds e andam sempre escondidos

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um fala fa sua experiencia!

Eu tenho 2 Botias Palhaço, e limparam-me os camarões Madeira todos e alguns eram bem grandes, agora tenho red´s no aqua e musgo de java , e elas raramente comem algum , que eu veja , pois já são muitos reds e andam sempre escondidos

 

 

e continuas lá com os 2 botias ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mito urbano nao , explique-me uma coisa.

Quando abre a tampa e coloca comida qual e a reacçao dos seus peixes? como e obvio atacar a comida ate ela acabar, e se a comida nadar ainda melhor... entendeu a logica?

 

Experimente colocar a mesma comida com a luz acesa, e com a luz apagada, em alturas diferentes, e depois diga-me o resultado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao devemos estar a falar da mesma coisa. mas ok voce fica com a sua ideia e eu com o meu mito lol.

cumprimentos

 

boas

 

a logica da luz apagada...

 

os peixes, tal como nós e todos os animais diurnos, têm mais dificuldade em ver à noite do que dia, logo se os peixes estão a ver pior os camarões que estão num ambiente novo e o seu instinto leva a que se escondam, se os peixes demorarem mais tempo a atacar, logo os camarões vão ter mais tempo para se esconder.

 

alem disso, quem tem camarões num comunitario sabe perfeitamente que eles andam muito mais à vontade quando as luzes estão apagadas.

 

cumps e espero ter desmistificado o mito

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a logica da luz apagada...

 

os peixes, tal como nós e todos os animais diurnos, têm mais dificuldade em ver à noite do que dia, logo se os peixes estão a ver pior os camarões que estão num ambiente novo e o seu instinto leva a que se escondam, se os peixes demorarem mais tempo a atacar, logo os camarões vão ter mais tempo para se esconder.

 

alem disso, quem tem camarões num comunitario sabe perfeitamente que eles andam muito mais à vontade quando as luzes estão apagadas.

 

cumps e espero ter desmistificado o mito

 

manel

Manel afinal sempre tenho razao mas ha pessoas em que e dificil perceber que por vezes nao sabe-mos tudo lol

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem com tantos anos de aquarios nunca experimentei , mas vou fazer a experiencia de introduzir uma colonia de12 reds no meu aquario comunitario .. com 3 b palhaço e uma paquistanesa , vamos ver tem plantas , cascas de coco e anforas ( são foleiras mas ja lá estão ha tanto tempo que ja me habituei) mas ja mandei vir umas plantas de tapete para ajudar...

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tento não confundir os meios com os fins ....

 

Para mim, a questão não tem o ver com o dia ou com a noite. Mas posso obviamente estar errado.

 

Tem a ver com introduzir os camarões no aquário como se fossem "comida", ou de forma a que se possam esconder e não ser vistos. Qualquer das coisas pode ser feita com luz ou sem luz. A luz é o meio, não é o fim ...

 

Camarões escondidos , dizem diversos membros deste forum, sobrevivem de dia e de noite. Até um dia, digo eu ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões escondidos , dizem diversos membros deste forum, sobrevivem de dia e de noite. Até um dia, digo eu ...

 

 

Mas no caso dos reds, sendo tao proliferos, os que morrem sao muito menos do que os que sao comidos, logo a colonia cresce... Mais uma opiniao de uma pessoa que ainda agora se iniciou nos camaroes, e que ainda nao tem conhecimentos para afirmar com certeza, mas parece me que ambos teem razao, os reds sao comidos sim, so que por se esconderem (precisam de ter condicoes para o conseguir!) e por serem tao facilmente reproduziveis, conseguem sobreviver enquanto colonia, e irem se multiplicando....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de dizer que introduzi com a luz apagada e os meus reds estão numa boa , tanto que não se escondem e alias de vez em quando apanho-os a nadar no meio das iriatherinas , quanto as botias palhaço nem lhes ligam ...

o unico peixe que se revelou potencialmente mais perigoso para eles foi uma abelhinha , que ja habita o meu aquario ha quase 2 anos , comprei-a na altura por curiosidade sendo que só soube muito mais tarde que era de agua salobra ( no meu aqua com ph6,4 nem apresenta nenhum sinal de stress sendo que me fez questionar se esta especie não tem uma variante de agua doce apenas , ou se já evoluíu para estes habitats...)

A verdade é que esta só não faz danos pois os reds são mais rapidos e pq tem uma boca de pequena dimensão... Mas parece uma leoa muito paradinha a tentar fazer emboscadas aos reds ..se bem que os reds são quase do mesmo tamnho que ela...

 

Cumprs Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais