Por onde começo?


Rikhard

Recommended Posts

Boas

 

Há alguns dias fui surpreendido pela minha filha que vai fazer quatro anos, que me disse que de prenda de aniversário queria um aquário (com peixinhos, plantas e ... água). A princípio achei que era coisa passageira, mas o facto é que ao invés de esquecer o assunto, cada vez falava mais nele. A princípio achei que queria um daqueles globos com um coitado de um peixe solitário, mas ontem fui com ela a uma loja de animais e ficou claro que o que ela quer mesmo é um aquário. Sei que para uma miúda de quatro anos é muito provável que depois de o ter, passe o entusiasmo e esqueça, mas uma vez que, já há muito tempo que eu pensava um dia em ter um aquário, esta é a oportunidade de finalmente iniciar esse projecto.

Disto isto, convém dizer que de aquários só sei que são de vidro e têm lá dentro peixes e água. Por isso impõe-se uma pergunta: - E agora? Por onde começo? Comecei a ler alguma coisa na "FAQ - Peixes para principiantes" (http://faq.thekrib.com/pt/fish-popular.html). Pelo que li parece que me pode ajudar, no entanto opiniões e conselhos nunca são demais. Já agora, a minha filha faz anos a 26 de Julho. Ainda dá tempo de preparar tudo para nesse dia pôr alguns peixes no aquário?

 

Obrigado pelos vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Peço desculpa por ter colocado 3 posts a dizer a mesma coisa. Foi sem querer. Ainda não entendi como fiz isso.

Peço à administração que remova os outros dois.

As minhas desculpas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

 

1º tens que decidir o que queres:peixes de água fria ou quente(já nao falo em salgada porque ja era muito longe do que procuras)

2º tens de decidir a litragem do aqua,depois a meu ver convem saberes o pH da tua água e adaptares os peixes á agua que tens,para não andares semrpe com choques de pH.

3º feito tudo isto e como a tua pukena so faz anos para o mês que vem é so iniciares o ciclo do azoto...que demora sensivelmente 30 dias.

 

mas os entendidos vao ajudar melhor com certeza :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

antes de mais bem vindo ao forúm.

ora bem, antes de mais precisas de saber a litragem que o aquario vai levar, ou seja, quantos litros de agua :).

depois disso tens de pensar num bom substracto para as plantas, substracto é aquele produto onde enterras as plantas para elas ganharem raizes e desenvolverem - se. a seguir, precisas de arranjar um bom filtro ( interno ou externo ) isso ao teu critério e uma iluminação porreira.

depois disto começas a escolher que tipo de plantas irás por, pois elas é que te vão pedir para gastares mais ou menos dinheiro loool, ou seja, se puseres plantas de dificil manutenção elas requerem uma boa filtragem logo um bom filto, uma muito boa iluminação e dioxido de carbono também. existem outras plantas que são de fácil manutenção e logo a iluminação, filtragem ( embora a filtragem convem ser sempre boa ) e o co2 podem ser mais basicos, se é que me entendes.

para já era bom pensares nisto que falei, depois vem as pares mais quimicas que servem para estabilizar o aquario. vai ao tópico dos principiantes que tem lá uns links porreiros para aprenderes mais sobre isto, e vai também ao tópico das fotos e videos da agua doce e vê alguns aquarios de lá e lê desde o inicio porque ajudam a tirar muitas dúvidas.

 

espero ter ajudado um bocadinho.

cumprimentos

 

Dj Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

 

1º tens que decidir o que queres:peixes de água fria ou quente(já nao falo em salgada porque ja era muito longe do que procuras)

2º tens de decidir a litragem do aqua,depois a meu ver convem saberes o pH da tua água e adaptares os peixes á agua que tens,para não andares semrpe com choques de pH.

3º feito tudo isto e como a tua pukena so faz anos para o mês que vem é so iniciares o ciclo do azoto...que demora sensivelmente 30 dias.

 

mas os entendidos vao ajudar melhor com certeza :)

 

Obrigado pelo comentário.

Primeira pergunta. Como meço p Ph da água.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

antes de mais bem vindo ao forúm.

ora bem, antes de mais precisas de saber a litragem que o aquario vai levar, ou seja, quantos litros de agua :).

depois disso tens de pensar num bom substracto para as plantas, substracto é aquele produto onde enterras as plantas para elas ganharem raizes e desenvolverem - se. a seguir, precisas de arranjar um bom filtro ( interno ou externo ) isso ao teu critério e uma iluminação porreira.

depois disto começas a escolher que tipo de plantas irás por, pois elas é que te vão pedir para gastares mais ou menos dinheiro loool, ou seja, se puseres plantas de dificil manutenção elas requerem uma boa filtragem logo um bom filto, uma muito boa iluminação e dioxido de carbono também. existem outras plantas que são de fácil manutenção e logo a iluminação, filtragem ( embora a filtragem convem ser sempre boa ) e o co2 podem ser mais basicos, se é que me entendes.

para já era bom pensares nisto que falei, depois vem as pares mais quimicas que servem para estabilizar o aquario. vai ao tópico dos principiantes que tem lá uns links porreiros para aprenderes mais sobre isto, e vai também ao tópico das fotos e videos da agua doce e vê alguns aquarios de lá e lê desde o inicio porque ajudam a tirar muitas dúvidas.

 

espero ter ajudado um bocadinho.

cumprimentos

 

Dj Manu

 

Obrigado pelo comentário.

Segundo li, é aconselhável começar por um aquário de 60 lt no mínimo, pois é mais fácil de manter. Concordas?

O que é um bom filtro?

E uma boa iluminação?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respondendo à tua pergunta podes começar por ler isto (se ainda não leste): [manual]inicio Na Aquariofilia. Já ficas com umas ideias e a perceber alguma coisa disto. Está lá o essencial sobre a química da água, pH incluído.

 

Quanto ao tamanho do aquário, sim, quanto maior, mais fácil é de manter estável. Depois depende muito das possibilidades em termos de €€spaço biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> . Normalmente, para começar o pessoal compra aqueles kits no supermercado ou nas lojas, mas depressa começamos a perceber que a filtragem não é suficiente e que a luz também já não chega. Alguns até são bons negócios, mas acho que o melhor é comprar tudo separado. 60L já é bom para começar sim.

 

Bom filtro, para mim, é um filtro externo. Mais matérias filtrantes, mais fácil de limpar e não ocupa espaço dentro do aquário. Depois marcas e modelos, também depende muito das possibilidades e do tamanho do aquário(ex: Eheim, JBL, Tetra...são algumas marcas) Se optares mesmo por um de 60L, um bom filtro é o Eheim 2013, por exemplo. Quanto à iluminação, como já disseram, depende muito das plantas escolhidas. Como estás a começar agora, e nessa altura o que importa mais são mesmo os peixes, acho que não precisas de muita luz. Escolhes umas plantas de baixa manutenção, umas pedras giras ou uns troncos e fica o aquário feito. Depois se gostares disto, e quiseres ter umas plantas mais exigentes, podes sempre fazer um upgrade .

 

Como podes ler no primeiro link que te mandei, não podes meter logo os peixes. Mas penso que até dia 26 é bastante provável que o Ciclo do Azoto fique feito, e que possas pôr alguns peixes. Mais alguma pergunta é só dizer (e usar o Pesquisar que também é bastante útil).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

Segundo li, é aconselhável começar por um aquário de 60 lt no mínimo, pois é mais fácil de manter. Concordas?

O que é um bom filtro?

E uma boa iluminação?

 

Cumprimentos

 

 

 

boas ;D

 

eu noi meu caso tambem me iniciei com um aquario de 60 litros , e até agora tenho me dado bastante bem biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

acho que dá perfeitamente para iniciares a tempo do aniversário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu vou deixar a minha opinião, e la está, é a minha opinião.

 

Deverias pensar se estas preparado para montar, e manter o aquario, porque ele requer algum tempo da nossa parte e se surgirem dificuldades mais tempo tens que dispender no mesmo.

 

Digo isto porque pelo que percebi a vontade de montar o aquario é da tua filha, mas quem o vai manter és tu.

 

Não penses que te quero desmoralizar com estas palavras, apenas mostrar as coisas como elas são, eu já tive vários aquarios e agora só tenho um mas não passo sem ele.

 

Aparte disto penso que deves montar um aquario de 100 lts no minimo, de agua quente, qualquer coisa com 80cms de frente, e fazem-se bons negocios no forum se não pretenderes nada novo nem gastar muitos euros.

 

Depois é ler muito os FAQ´s e manuais de iniciacão que tens no forum e qq questão coloca.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu vou deixar a minha opinião, e la está, é a minha opinião.

 

Deverias pensar se estas preparado para montar, e manter o aquario, porque ele requer algum tempo da nossa parte e se surgirem dificuldades mais tempo tens que dispender no mesmo.

 

Digo isto porque pelo que percebi a vontade de montar o aquario é da tua filha, mas quem o vai manter és tu.

 

Não penses que te quero desmoralizar com estas palavras, apenas mostrar as coisas como elas são, eu já tive vários aquarios e agora só tenho um mas não passo sem ele.

 

Aparte disto penso que deves montar um aquario de 100 lts no minimo, de agua quente, qualquer coisa com 80cms de frente, e fazem-se bons negocios no forum se não pretenderes nada novo nem gastar muitos euros.

 

Depois é ler muito os FAQ´s e manuais de iniciacão que tens no forum e qq questão coloca.

 

abc

JJ

 

Boas

Obrigado pelo teu comentário.

De facto quem despoletou esta situação foi a minha filha. No entanto já há algum tempo que pensava nisso e estou entusiasmado com a idéia.

A minha mulher já diz que afinal de contas o presente é para mim e não para minha filha.

Quanto ao tempo, acho que nos dias de hoje ninguém tem o que precisava, mas estou convicto que tenho o suficiente para tratar do aquário. Basta abdicar de algumas coisas, como vegetar em frente à televisão por exemplo.

Euros também é coisa que não sobra nos dias de hoje. Vou ver os classificados do fórum, para ver se encontro um bom negócio.

Já agora duas questões:

- Alguém me sabe indicar uma boa loja na zona do Porto?

- Eu pretendia ter o aquário a funcionar no dia 26 de Julho, mas no dia 15 de Agosto vou estar 2 semanas fora. Algúem para colocar para vir colocar comida eu arranjo. Mas não será muito cedo para ficar 15 dias sem vigilancia? Será melhor aguardar e começar só em Setembro?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas dicas. Já li o link que recomendaste e ando a ler este link (http://faq.thekrib.com/pt), que me parece bom. Já agora dá-me a tua opinião sobre ele se não for pedir de mais.

Estou a pensar iniciar o aquário sem plantas (só artificiais) e posteriormente quando estiver tudo a rolar bem, começar a introduzir as plantas (pelo que tenho lido parece-me que a flora é mais complicada que a fauna). Acham boa idéia ou será melhor iniciar com flora e fauna em simultaneo?

Gostava de introduzir os primeiros peixes no final de Julho, no entanto irei estar a última quinzena de Agosto fora. Durante esses dias arranjo alguém para vir por comida aos peixes, mas só isso. Será que por estar ainda tão no inicio posso deixá-lo 15 dias sem cuidados? Se calhar é melhor aguardar por Setembro. Que me dizem?

Já agora, conhecem alguma boa loja na zona do Porto?

 

Obrigado

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sou da opinião de que um tanque em que o ecosistema seja o mais rico possivel, isto é, com plantas e peixes é mais facil de estabilizar.

Tambem me iniciei nisto a cerca de um mês e tal, tenho um tanque de 70L sensivelmente e penso que seja um bom começo para quem toca na xiça pela primeira vez.

 

A minha lista de compras seria:

- Tanque não menor do que 60L

- Filtro externo (Eheim Ecco ;)

- Substrato para as plantas (Bastante >2Kg ! Uma camada de sensivelmente 1 dedo de altura de substrato)

- Areão a gosto (Bastante > 4Kg ! Dois/três dedos por cima do substrato)

- Visto ter plantas, uma boa calha de iluminação no minimo com duas lampadas T5 (são flurescentes mas mais "finas" que a que costumamos ter na cozinha)

- Uma mala de testes (ronda os 80€) ou então testes para: KH, PH, NH3, NO2, NO3

- De forma a acelarar o ciclo do azoto: comida para peixe que vais por todos os dias e uma garrafa de Cycle (na loja sabem o que é, basicamente são bacterias)

 

Compras tudo e montas, vais deitado comida de peixe para criar NH3+NH4 e pões o Cycle para tentar iniciar mais rapidamente o ciclo do Azoto.

Entretanto podes ir plantando plantas e ao fim de um mês podes meter os primeiros peixes.. mas atenção UM ou DOIS no maximo ! O tanque por essa altura já pode ter bacterias suficientes para ter completado o primeiro ciclo, mas muitos peixes de uma só vez significa muita amonia e as bacterias existentes podem não ser suficientes.

 

Por ultimo, prepara-te que isto vai ser uma prenda MUITO cara ! surprised

 

Boas,

 

bem, escrito dessa forma vai assustar o homem :sleeping: menos um na aquariofilia.

 

Não, agora a sério, se poder investir um pouco de inicio é óptimo mas na minha opinião pode conseguir bons resultados com uma lista de compras menos extensa e com equipamento bom e mais económico. Na minha opinião, para estar bem preparado, deverá ter no mínimo os testes de pH, amónia nititos e nitratos (existem uns kits com vários testes que apesar de serem ligeiramente menos fiáveis, servem perfeitamente para iniciar e são bem mais económicos). O filtro convém ser externo para melhores resultados, neste momento temos no mercado bons filtros com preços razoáveis. A nível da iluminação concordo com a calha T5 com 2 ou 3 lâmpadas de 24w (também há bons preços para isso). Resumindo, se poder investir logo de inicio alguns €€€ irá evitar futuras alterações de equipamento. Mandei mp com umas dicas de loja e não só.

 

cumprimentos

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.