Aquario do Paulo Conceição


paulo_chinak

Recommended Posts

Ora então olá a todos chamo-me Paulo.

 

Depois de um ano com um plantado que muito gozo me deu, não consegui resistir mais tempo e lá tive que me passar para o outro lado da força :music_singguitar:

Doei o plantado a uma professora, nossa amiga aqui do forum que usa este gosto para elucidar e estimular as crianças com quem trabalha e mãos á obra,

vamos ás compras.

 

Cerca de 4 meses a ler muito aqui pelo forum e por outros sites, a pedir opiniões a mais pessoal e principalmente...a CONVENCER A MARIA lá consegui juntar então o necessário para montar o meu novo aquário.

 

Espero sempre que puder ajudar a quem precise, e que me ajudem também a mim nas minhas dúvidas, pois neste mundo elas vão sempre surgindo.

 

Bem e passo então ao Setup:

 

SETUP - 15 Junho 2009

 

- Aquario -Aquatlantis - Aquadream 100

100C x 30L x 40A - 120 Litros

- Sump - 100 litros

- Iluminação - Calha 4 x ATI 39W + 1x39W Actinica

- Escumador - Deltec MCE600

- Bomba Retorno - EHEIM 1250 Caudal: 1200L/h

- Bomba Circulação - 2 x Tunze 6045

- Termostato - Hydor 150 W

- Refrigeração - Cooler 6 Ventoinhas

- Richa Viva - 16Kg

- Rocha Morta - 2 kg

- Substrato - 18 KG Nature’s Ocean Bio-Activ Live Aragonite

- Reposição - Agua da rede com Kalk

 

 

Temp- 26º

Densidade - 1.024

Calcio - 440

Amonia - < 5

Nitritos - 0

Nitratos - 0

 

Por enquanto o Aqua está apenas com um camarão da nossa costa e alguns nassários e eremitas.

 

Tenho tambem um pequeno actinodisco que me foi oferecido e que até ao momento está que é uma maravilha.

 

Deixo então algumas fotos:

 

DSCF4436.jpg

 

DSCF4439.jpg

 

DSCF4441.jpg

 

DSCF4450.jpg

 

DSCF4457.jpg

 

DSCF4455.jpg

 

 

Como já referi, no fim do mês vou montar a sump e comprar mais rocha viva pois está não é ainda suficiente, por isso o Layout também ainda nem está

nada de jeito.

 

Um Abraço a todos e espero por opiniões para continuar sempre a aprender.

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo aos " salgados " estas a ir num bom caminho...

 

- A b.retorno parece-me suficiente

- Podes deixar as 2 b.circulação a trabalhar

- Reposição - a água doce que é colocada tem sempre kalk???

 

 

Penso que fazeres mais aberturas ( grutas ) vai tornar o layout mais agradável com a ajuda de colocação de reefplates ( lajes, r.morta ).

 

O que é aquele tubo cinzento???

 

 

De resto vai actualizando com fotos!!!!

 

 

 

Forçaaaaaaaaaa :music_singguitar:

 

 

Cump´s

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo aos " salgados " estas a ir num bom caminho...

 

- A b.retorno parece-me suficiente

- Podes deixar as 2 b.circulação a trabalhar

- Reposição - a água doce que é colocada tem sempre kalk???

 

 

Penso que fazeres mais aberturas ( grutas ) vai tornar o layout mais agradável com a ajuda de colocação de reefplates ( lajes, r.morta ).

 

O que é aquele tubo cinzento???

 

 

De resto vai actualizando com fotos!!!!

 

 

 

Forçaaaaaaaaaa :angelic008:

 

 

Cump´s

 

Boas Filipe, obrigado pela tua resposta, em relação á bomba de retorno eu ando aqui um bocado á nora porque acho que tem um caudal suficiente mas tambem acho que me vai mandar depois uma grande corrente para o aquario não?

É que eu tenho estado a fazer algumas experiencias com as bombas de circulação e a unica maneira de conseguir um corrente agitada na superficie mas com alguma "suavidade" em baixo é ligar apenas uma das bombas, (acho que devia ter optado pelas tunze 6025 em vez das 6045), vou fazendo tipo um ciclo de 9 horas com uma bomba a trabalhar de cada vez. Se ligo as duas ao mesmo tempo fico com corrente demais no aquario, e há sempre um pouco de agitação de areia, assim só com uma e com esta disposição da rocha consigo ter uma corrente continua e sem cantos ou zonas mortas.

 

Espero que quando comprar mais rocha viva consiga resolver estes problemas em relação as correntes e dar uma nova forma ao layout.

Em relação á agua de reposição, é sempre adicionada com Kalk, nao devia ser assim ?

 

O Tubo cinzento que ali aparece é um acrescento (cotovelo) que coloquei na saida do escumador pois para alem de este sem o tubo fazer algum barulho de agua a cair ainda faz algumas microbolhas. O escumador no fim do mes já vai sair dali e entrar para dentro da Sump :crazyeyes:

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ok, sump de 100 litros já ca canta, bem como a bomba de reposição e uma overflow box. Estava para fazer uma só com tubagem mas para não correr riscos de um dia chegar a casa e ter uma inundação na sala, preferi gastar algum dinheiro mas comprar uma que não desferre.

 

Agora preciso de mais uns 8 kilinhos para acabar o layout.

Não há ninguem que me possa vender uns kilinhos de rocha viva?? :shocked028:

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então olá a todos de novo,

 

actualizando o desenvolvimento da montagem do meu aquario, neste fim de semana ja comprei o resto da rocha que me faltava.

O aquario já está agora com um total de 16 Kg de rocha viva + 2 kg de rocha morta e com a sump a trabalhar. Preciso apenas de comprar uma daquelas torneiras/valvulas

(desculpem os termos usados mas nao sei ao certo o nome) para instalar no tubo que vem da bomba de retorno pois preciso de baixar um pouco o fluxo de agua proveniente da sump, porque pelo que concluio esta repoe a agua mais rapidamente do que a overflow box retira. A medida provisoria que tomei foi a de estrangular um pouco a mangueira que liga ao tubo para que o caudal baixásse um pouco, mas mesmo assim o nivel de água estabiliza ainda acima dos travamentos do aquario.

 

Uma das coisas com que parti a cabeça :bs_quesexclaim: e que deixo aqui o registo para que possa ajudar alguem que precise, foi o facto de quando montei a overflow box, retirava o ar la de dentro para criar o vácuo, ligava a bomba de retorno e o sistema começava todo a trabalhar que era uma beleza. Contudo passados uns minutos, a overflow começava sempre a criar ar por dentro e acabava por perder o vácuo. Liguei tudo com a fita de teflon para que nao me restassem duvidas, mas ela pimbas voltava a fazer o mesmo. Então lá consegui descobrir que a válvula que o tubo traz na ponta (daquelas cor de laranja )e que deve permanecer sempre fechada depois de se criar o vácuo, vinha já com defeito e ia deixando entrar muito devagarinho pequenas bolhinhas de ar que mais tarde se vão juntando e como devem imaginar acabam por conquistar o espaço á agua.

 

Encontrado o problema, substitui a válvula e pronto. Nunca mais o vácuo quebrou, mesmo fazendo o teste de desligar tudo esperar que a água desça e depois voltar a ligar, a overflow continua sempre sem desferrar.

 

E pronto, agora vou esperar mais duas semanas, que é quando ele faz 1 mes e meio e estou a pensar começar por 2 ocellaris.

Depois vou postando fotos para registo da evoluçao.

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, ainda bem que já solucionastes esses problemas todos....

 

Respondendo a tua pergunta:

 

Em relação á agua de reposição, é sempre adicionada com Kalk, nao devia ser assim ?

 

Eu somente meto kalk à noite!

 

Durante o periodo diurno somente a.osmose...

 

 

Queremos ver essas fotos!!!!

 

 

Cumps

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, fizeste a sump ou compras-te? podes mostrar fotos?

 

 

Boas barradasba,

 

a minha sump mandei fazer na scalare em Setubal, atendimento 5 estrelas e fui la com as medidas ao fim do dia, no final do outro dia fui la busca-la que já estava pronta. Fotos ainda não tenho mas posso tentar postar algumas logo a noite que é quando tenho mais tempo para veres ;)

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, como está esse aquário?

 

 

Vi que caças, temos que combinar uma caçada :medieval_mace: :medieval_mace: :medieval_mace:

 

 

 

 

Fotos new´s...

 

 

Cumps FSilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, como está esse aquário?

 

 

Vi que caças, temos que combinar uma caçada :P :-D :)

 

 

 

 

Fotos new´s...

 

 

Cumps FSilva

 

 

Boas Filipe,

O aquario já está todo montado só falta mesmo tirar umas fotos para mostrar a actualização, vou tratar disso assim que tiver tempo :thumbup3:

 

Quanto á caçada, ando a combinar com um grupo de mais 4 amigos irmos um fim de semana dar um mergulho para uma caçada ali na zona de Sines que isto aqui na Arrábida agora é tudo reserva e já nao se pode caçar. Quando combinarmos terei todo o gosto em convidar-te para vires conosco também, quantos mais melhor para a caldeirada depois ser maior eheheh.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens. Só hoje tive tempo de ver o teu aqua.... Boa valeu o esforço. Está lindo....

O aqua da escola com o que me deste está agora desaativiado pois a escola vai mudar para outro local... Mas vai tudo outra vez para lá.... Os peixes e plantas estão a passar férias na minha casa até setembro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens. Só hoje tive tempo de ver o teu aqua.... Boa valeu o esforço. Está lindo....

O aqua da escola com o que me deste está agora desaativiado pois a escola vai mudar para outro local... Mas vai tudo outra vez para lá.... Os peixes e plantas estão a passar férias na minha casa até setembro

 

 

Ola ecavaco,

pois é o salgado finalmente está montado, e faz no fim do mês 2 meses, o que quer dizer que vai começar a levar uma ou duas entradas novas :-D

Espero que o plantado esteja de boa saude e que tenhas conseguido resolver o tal problema do aquecimente (sem teres que andar a furar a mobilia toda ehehe).

Dentro em breve irei postar novas fotos com as actualizações ao salgado. Eu não é por nada mas ou muito me engano ou também ainda vens parar aos salgados :girlhitboy:

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Boas, trago entao algumas fotos das actualizações feitas.

 

Esta primeira é dos novos donos cá do sitio

 

DSCF4582.jpg

 

Um dos elementos da limpeza

 

DSCF4589.jpg

 

Á falta de uma anémona ou de um sarco...ele vai-se entretendo com o actinodisco :(

 

DSCF4592.jpg

 

Aquario com todas as luzes ligadas ( tenho que comprar lampadas novas que estas ja estao passadas de prazo e ja emitem pouca luz)

 

DSCF4598.jpg

 

Aquario com luz actinica + Azul + Rosa

 

DSCF4599.jpg

 

E uma lateral

 

DSCF4602.jpg

 

 

Por enquanto são as actualizações feitas até á data, a overflow box sem duvida que retira ali muita estética á imagem do aquario mas espero poder disfarça-la depois mais tarde com mais rocha ou corais.

Fiz também uma uma adição á Sump, coloquei um pouco de Ulva e estou a ver se consigo arranjar um pouco de chaetomorfa para enriquecer um pouco a agua a nivel de nutrientes e se não estou em erro ambas as espécies limpam um pouco a agua de nitratos.

 

Lá para meio do mês de Agosto irei então colocar um Sarco para os Ocellaris.

 

 

Cumprimentos a todos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Viva, e novidades não temos?!?? :bs_quesexclaim:

 

 

 

:character0050:

 

 

Ola Filipe boas ;)

 

há novidades sim senhor, não tenho postado mais nada aqui no meu topico porque tenho andado a juntar as coisas para a nova aquisição.

 

O novo aquario ja chegou a casa, sistema de 500 Litros, estou so á espera que me chegue a nova calha de 1.20m e depois pimbas, vai ser uma fartazana de carregar água ate ao 3º andar no fim de semana :character0050: , mas pronto ando mortinho para montar tudo :medieval_mace: assim que estiver pronto tiro fotos.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Depois de cerca de 3 meses ausente de novidades pois montei o meu novo sistema de 500 Litros, deixo-vos então aqui algumas das fotos que tirei.

Peço desculpa pela qualidade das fotos nao ser das melhores mas o fotografo pelos vistos não tem la muito jeitinho para a coisa :confused4:

 

O Aquario está agora com 3 meses e deixo aqui tambem o setup:

 

 

SETUP - 1 de Dezembro 2009

 

- Aquario................. 432 Litros By Scalare - 120 x 60 x 60

- Sump.....................100 litros By Scalare

- Iluminação..............Calha 4 x ATI 39W + 1x39W Actinica

..............Calha Odyssea 4 x 54W + 3 Leds Moonlight

- Escumador..............Deltec APF600 com 2 bombas Aquabee 2000/1

- Reactor Calcio..............TMC V2 1000

- Bomba Retorno........EHEIM 1262 Caudal: 3400L/h

- Bomba Circulação....2 x Tunze 6045

- Termostato..............2 x Hydor 150 W

- Refrigeração............Cooler 7 Ventoinhas

- Rocha Viva..............20Kg

- Rocha Morta............20Kg

- Substrato................48 KG Nature’s Ocean Bio-Activ Live Aragonite

- Reposição...............Agua de Osmose + Kalk - entre os 4 e 5 Litros/Dia

 

A Agua que uso é sempre agua do mar, do portinho da Arrabida.

 

Temp- 26º

Densidade - 1.024

Calcio - 440

Amonia - < 5

Nitritos - 0

Nitratos - 0

 

 

DSC04810.jpg

 

DSC04819.jpg

 

DSC04832.jpg

 

DSC04839.jpg

 

DSC04843.jpg

 

DSC04864.jpg

 

DSC04874.jpg

 

DSC04870.jpg

 

DSC04889.jpg

 

DSC04890.jpg

 

DSC04915.jpg

 

DSC04934.jpg

 

DSC04942.jpg

 

DSC04980.JPG

 

DSC05004.jpg

 

DSC05005.jpg

 

DSC05033.jpg

 

DSC05042.jpg

 

DSC05056.jpg

 

 

Espero que gostem e já sabem, comentario e dicas são sempre bem vindos ;)

 

Um Abraço a todos

 

Paulo Conceição

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Pessoalmente gosto muito da disposição da rocha.

 

Abraço

Alberto

 

 

Obrigado Alberto, no lado direito aqui nas fotos dá a sensação de ter ficado muito "pesado" mas na realidade forma duas aberturas que ficam

muito bem no conjunto geral para alem de que os peixes adoram andar as voltas por entre os buracos . Contudo vou ver se consigo arranjar

uns calhaus menos grossos de modo a que o layout se torne mais leve.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deltec APF600 com 2 bombas Aquabee 2000/1

 

Tens 2 bombas ligadas ao Deltec APF600?

Tinha ideia que era so uma bomba ligada como nesta imagem:

APF600.jpg

 

Ja agora qual o tamanho máximo do Deltec APF600 em comprimento, largura, altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 2 bombas ligadas ao Deltec APF600?

Tinha ideia que era so uma bomba ligada como nesta imagem:

APF600.jpg

 

Ja agora qual o tamanho máximo do Deltec APF600 em comprimento, largura, altura?

 

 

Boas jc.gomes

respondendo á tua questão, o Deltec APF600 vem de origem apenas com uma bomba sim, tal como mostra a imagem que colocaste,

so que depois, para alimentares o escumador tens 2 opçoes, ou por gravidade, ligando a tubagem que vem do aquario para a sump directamente ao escumador ou entao atraves de uma outra bomba. Eu no meu caso por facilidade depois no manuseamento do escumador e tambem por causa da quantidade de agua a entrar no escumador, preferi meter-lhe uma outra bomba que obtenho melhores resultados assim. Pelas experiencias que fiz, sou da opiniao que, grande parte (prai uns 80%) da escumação que conseguimos obter nos escumadores deve-se principalmente ao desempenho da ou das bombas que usamos.

 

Quanto ás medidas do escumador, não tenho aqui nenhuma fita á mão para o ir medir mas pelo que vi no site da deltec tem L 280mm C 210mm A 610mm permitindo ainda a remoçao muito simples e prática do copo do escumador. Posso dizer-te que estou muito satisfeito com o meu assim a funcionar com as 2 bombas, escuma que se farta.

 

Espero ter ajudado, qualquer duvida pergunta á vontade.

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas _o/

 

Espectacular o teu aquário ;)

 

Podes dizer quanto te custou só o aquário? Queria um exactamente com essas medidas e também estava pensando em mandar fazer na Scalare.

 

Cumprimentos biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas _o/

 

Espectacular o teu aquário ;)

 

Podes dizer quanto te custou só o aquário? Queria um exactamente com essas medidas e também estava pensando em mandar fazer na Scalare.

 

Cumprimentos biggrin

 

 

ShakeS o aquario não me lembro ao certo o preço exacto mas foi á volta dos 700€, aquario em vidro de 10mm já furado, com coluna seca e com movel com estrutura em aço com pintura para nao ganhar ferrugem alguma. De referir ainda que o movel é em Wengue, e és tu quem escolhe os pormenores como puxadores das portas, acessorios para colocares depois as ligações electricas etc. Aaah e ainda me vieram mete-lo a casa,3º Andar sem elevador lol sem nenhum custo adicional. Resumindo, so tenho a dizer bem, tratamento 5 estrelas e sempre muito atenciosos.

 

Cumprimentos

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jc.gomes

respondendo á tua questão, o Deltec APF600 vem de origem apenas com uma bomba sim, tal como mostra a imagem que colocaste,

so que depois, para alimentares o escumador tens 2 opçoes, ou por gravidade, ligando a tubagem que vem do aquario para a sump directamente ao escumador ou entao atraves de uma outra bomba. Eu no meu caso por facilidade depois no manuseamento do escumador e tambem por causa da quantidade de agua a entrar no escumador, preferi meter-lhe uma outra bomba que obtenho melhores resultados assim. Pelas experiencias que fiz, sou da opiniao que, grande parte (prai uns 80%) da escumação que conseguimos obter nos escumadores deve-se principalmente ao desempenho da ou das bombas que usamos.

 

Quanto ás medidas do escumador, não tenho aqui nenhuma fita á mão para o ir medir mas pelo que vi no site da deltec tem L 280mm C 210mm A 610mm permitindo ainda a remoçao muito simples e prática do copo do escumador. Posso dizer-te que estou muito satisfeito com o meu assim a funcionar com as 2 bombas, escuma que se farta.

 

Espero ter ajudado, qualquer duvida pergunta á vontade.

Ja percebi. Acho que no meu caso vai por gravidade regulado por 2 torneiras. Tenho lido que os Deltec não requer fluxos muito grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.