Peixes estranhos


Recommended Posts

Quando alterei o meu laguinho, queixei-me de que os peixes ficaram muito tímidos e passavam o tempo escondidos. Explicaram-me que deviam estar a sentir-se um pouco estranhos com as mudanças, o que fazia todo o sentido.

 

Contudo, o tempo foi passando e nada dos "bicharocos" se tornarem mais atrevidos e correrem pelo lago todo (que agora tem um espaço razoável). Continuavam sem deixar que lhes pusesse a vista em cima.

nem quando lhes deitava a comida.

Eu só sabia que não estavam mortos porque eu deixava os flocos e pouco depois já tinham desaparecido

 

Farta de ter o lago "vazio" arranjei 4 rãs verdes (Rana perezi), com dois machos muito "coacheiros".

 

Mas finalmente descobri a razão do "desaparecimento" dos peixes, ontem quando fui até o lago antes de ligar a ficha da bomba à electricidade.

 

Quando a água está calma, sem a bomba a funcionar, os peixes andam normalmente pelo lago; mas quando ligo a bomba, correm para jundo dela e ficam todo o tempo lá encostados à caixa onde ela está. Até se escondem debaixo dela.

Não sei se são atraídos pela trepidação ou se não gostam do movimento da água.

Mas penso que esta última hipótese não será a certa porque quando eu deixava a mangueira a correr dentro do algo, antes de ter a bomba, eles fartavam-se de nadar pelo lago todo.

 

Alguém tem explicação para isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amiga Fatima

Alguns peixes gostam de ficar junto da corrente de agua, uns contra a correnteza outros á favor.

Quando tem cascata, muitos ficam nadndo justamente na saida dágua. Os seus provavelmente gostam de ficar junto da corrnteza feita pela sucção da bomba.

Coloque outros peixes diferentes que possam ter outros habitos.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda. Deve ser isso mesmo. Quando a bomba está ligada, eles parecem hipnotizados.

 

Gostaria que me aconselhasse que espécies de outros peixes e número, devo colocar junto com estes.

 

Dou-lhe os dados do que tenho:

o laguinho deve ter entre 1000 a 1200 litros, com profundidade máxima de 65 cm e superfície 1,80mX1,20m.

Além das submersas, tenho colocadas mais plantas marginais: agrião, miosótis e papiro miúdo.

Tenho uma carpa com cerca de 20 cm e um kinguio com mais ou menos o mesmo tamanho. Tenho outros 9 kinguios cujos tamanhos variam entre 5 e 12 cm. E 4 rãs que passam a maior parte do tempo fora da água.

 

O clima a Madeira é subtropical, mas na cota em que vivo as temperaturas raramente sobem a cima de 28ºC no Verão, mas no Inverno de noite pode descer (muito raramente) aos 5ºC.

 

Já pensei em guppies, mas tenho medo que os outros peixes os comam.

sei que os guppies são tropicais, mas conheço uma pessoa que decidiu soltar guppies no poço de rega e passados vários anos, o poço está cheio de guppies.

Que me aconselha, Alonso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fatima

Para 1200 litros, pode colocar sem nenhum problema uns 27 kinguios.

Carpas gostam de maior quantidade de agua e não deveria colocar mais nenhuma.

Quanto aos Gupys acho uma boa experiencia. A reprodução deles é grande e os kinguios não comem. A carpa pode até comer alguns, mas certamente sobrarão muitos.

Não conheço muito os peixes da sua região, mas pode colocar peixes menores que não incomodem os Kinguios.

Existem os Kinguios Cometas que lembram as Carpas e são bonitos.

Os peixes com o passar do tempo perdem tambem o medo e passam a passeiar em todo o lago. Os predadores inibem este passeio.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Alonso!

Vou seguir o seu conselho e colocar mais uns kinguios e guppies.

Não posso optar por peixes nativos de cá porque não os há adequados. Não temos rios, apenas ribeiras e os únicos peixes nativos são as enguias, porque vivem em água doce e salgada. Há ainda trutas, espécies exóticas introduzidas nas ribeiras e outras linhas de água corrente, mas também não sobreviveriam no meu lago.

Quanto tempo devo deixar os peixinhos de quarentena, antes de os juntar aos outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:medieval_mace: Hehehe... Tenho bebés!

Só vi dois, minúsculos. Devem ter pouco mais de 0,5 cm e estavam nadando junto à beira, ao pé dumas plantas.

Espero que existam mais. É a segunda vez que isto acontece, só que da primeira vez, tinha mais dois outros kinguios grandes, que entretanto morreram; e agora, grande mesmo só tem um.

A partir de que idade, os kinguios estão aptos a reproduzirem-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Hehehe... Tenho bebés!

Só vi dois, minúsculos. Devem ter pouco mais de 0,5 cm e estavam nadando junto à beira, ao pé dumas plantas.

Espero que existam mais. É a segunda vez que isto acontece, só que da primeira vez, tinha mais dois outros kinguios grandes, que entretanto morreram; e agora, grande mesmo só tem um.

A partir de que idade, os kinguios estão aptos a reproduzirem-se?

 

 

Fatima

Parabens pelos filhotes!

Veja este Topico: http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=36434

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os peixes andam mais afoitos e já se mostram mais.

Infelizmente, devem ter comido os alevins, porque nunca mais vi nenhum. Se eu voltar a ver algum, vou retirá-lo do lago.

Ontem comprei mais 4 kinguios tricolores, que coloquei de quarentena.

Ei-los aqui com um dos seus veneradores:

 

177e81bfea.jpg

 

Eles são bem mais bonitos do que na foto aparentam. As zonas acinzentadas (na foto), ao vivo parecem azuis.

 

Achei piada porque a empregada da loja de animais, não sabe o que são kinguios. E esta loja é das mais antigas e conceituadas por cá e a empregada também é antiga lá.

Como no aquário destes peixes estavam umas designações aparentemente japonesas, perguntei à empregada se eram kinguios. Ela olhou para mim, como se nunca tivesse ouvido aquela palavra na vida e perguntou-me: - O que é isso?

Então, julgando que facilitava, apontei para o aquário onde estavm os kinguios vermelhos e perguntei sobre os kinguios tricolores: - Estes são uma variedade daquela espécie?

- Na...na...- respondeu-me ela - isto são tudo espécies diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esses kinguios são muito bonitos.

 

Só uma coisa, só existe duas espécies de kinguios, o CARASSIUS CARASSIUS (especie selvagem) e o CARASSIUS AURATUS (a espécie doméstica), esta ultima é que tem várias variedades. Por exemplo, os Sarasa ou Cometa de Véu, os Shubunkin, os Ryukin de véu, entre outros... Essa raça que tens em quarentena são Shubunkins.

 

Se tens os alevins juntos com outros peixes, eles não vão durar muito se não tiverem esconderijos ou algo do género, por isso aconcelho-te a colocá-los num aquário sozinhos...

 

Espero ter ajudado :alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Mario Carvalho, ajudou com certeza.

E obrigada pelo elogio aos peixinhos. Eu também os acho lindos.

Era mesmo essa designação Shubunkins que estava no aquário lá na loja. Mas a empregada deveria saber que a espécie é a Carassius auratus.

 

Quanto aos alevins, se é que ainda existem, estão junto com os outros kinguios e a carpa. Eu tenho várias plantas flutuantes, como jacintos de água, alfaces de água e algumas salvinias, mas a carpa passa a vida a vasculhar-lhes as raízes. Eu tento tentado descobrir algum, para retirá-lo, mas se existem estão muito bem escondidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais