Desisto


Bekas6

Recommended Posts

Montei um aqua ha 2 meses , fiz um grande investimento em pedras e troncos , substracto fertil do melhor e aquasoil , uma boa calha , para uma coisa perfeita...montei....plantei...a amonia nao baixava de maneira nenhuma durante um mes , os nitritos estiveram altos dois dias e os nitratos um , fez.se o ciclo , tenho a qua completamente verde , com tpas diarias nao aparece nem com carvao activo , tenho caracois que nunca mais acabam apesar de ter umas 10 helenas , os otocinclus que introduzi morreram todos assim como os red cherry , estou farto disto , nao me digam para ter paciencia isto ja dura há 2 meses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando comecei também me morriam os peixes todos e estive para deixar, felizmente agora tudo corre bem! Tem calma!

Vendo/troco Platis, musgo e fetos Java, ampulárias, e red cherrys.

mail/msn: bmlg81@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma!! ;) Tem calma!! ;) Tem calma!! :music_singguitar: Tem calma!! :music_singguitar: Tem calma!! :music_singguitar: Tem calma!! :music_singguitar: Tem calma!! :music_singguitar:

 

Antes de mais fazes assim para já

 

Teste de Nitratos (NO3)

 

Teste de Fosfatos (PO4)

 

 

 

Diz-nos os valores, que tipo de luz tens, watts, horas de esposição, dimenões do aqua

 

Não vieste aqui ao forum só dizer que vais desitir, não te ias dar a esse trabalho...vamos ajudar-te e isso vai ficar porreiro.

 

Com paciencia a coisa dá-se...vais ver

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh...mais uma coisinha para te dar alento e talvez uma explicação para a tua situação

 

Quando compraste substrato do melhor que há, e uma boa calha o que é que acontece durante os 1ºs tempos?

 

1º os nutrientes em excesso do teu substrato vão passar para a água

2º com a luz que lhe dás e sem plantas para consumires esses nutrientes as algas proliferam sem ameaças

 

Só temos de quebrar o ciclo para que as tuas plantas ganhem força e começam a debelar as algas...mas é normal que nos primeiros 2 meses fiques com o aqua completamente verde, às vezes acontece!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimensao: 61 x 35 x 35

Filtro: Eheim 2213

Termoestato : Jager 100 watts

Iluminação: calha com 56 watts ligada 10 horas por dia com temporizador

hardscape: jbl proflora , ada aquasoil amazonia , seryu stone e red moor wood

flora:blyxa japonica , anubias nana , valisneria spiralis , bacopa e cryptocorine

 

fertilizações diarias com jbl ferropol

 

ph 7

amonia 0

nitritos 0

nitratos poucos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bekas6

 

Vamos devagar então:

 

As plantas precisam de Macro e Micro nutrientes

 

Falando dos macro estes deverão estar dentro dos seguintes intervalos

 

Ferro [0,25ppm, 0,7ppm]

Potássio [20ppm, 30ppm]

Nitratos [5ppm, 10ppm]

Magnésio [45ppm, 50ppm]

Fosfatos [0,5ppm, 1ppm]

 

Fala-se muita da relação NPK que serão oa macro nutrientes mais importantes ( Nitratos, Fosfatos e Potássio) e que deverão estar na relação de 5-1-20.

 

Mesmo que tenhas muitas algas tens de manter esta relação mais ou menos equilibrada, pq o desequilibrio desta vai fomentar o crescimento de um tipo de alga ou de outro tipo, tudo para se aproveitar da carência nutritiva das plantas. Basta um destes elementos faltar em conjunto com CO2 e iluminação para enfraquecer as plantas e dar força às algas.

 

Por isso toca a comprar testes de Nitratos, Fosfatos e Nitratos, fazer as medições e depois fertilizar consoante as carencias do aquário.

No que respeita ao rácio de iluminação do teu aquário a nivel de watts litro é que não está mal, mas convém informares-te quantos ºK tem essa lampada de é de 4000K, de 6500ºK de 10000ºK, pode ser muita coisa e não ser o mais adequado ao que tens tb e não te estar a ajudar.

 

Para já eu fazia o seguinte

1ºdiminuia a iluminação para 8h diárias

2º fertilizava com MacroNutrientes

3º fazia injecção de CO2, com botija pressurizada (mais eficaz) ou então com uma reseita caseira

4º fertilizava com Sacheam Excel (CO2 em forma liquida que ajuda a combater as algas e não altera o pH da água)

 

Tens de ver outra situação, o poq dos teus peixes estarem a morrer, não é normal, mesmo com um boom de algas eles deviam estar bem, deve ser algum coisa que não está bem no teu aqua, um boom de algas indica que tens um elemento em excesso no teu aqua que poderá estar-se a tornar toxico para os peixes e camarões, levando-os à morte.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu aproveitava para perguntar o seguinte e por ordem:

 

  1. Qual a temperatura real do aquário?
  2. Onde está localizado?
  3. Está nas proximidades algum ambientador automático?
  4. Apanha luz solar directa?

 

O meu conselho é paciência, manter um aquário é como um casamento, é para os bons e maus momentos, a única certeza que temos é que nos aquários começa sempre com alguns percalços ;) 2 meses é muito pouco tempo para uma desistência, estamos aqui para ajudar!

Editado por João Teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais muito obrigado por todos os conselhos

 

joao:

 

1- a temperatura está nos 26 graus

2-esta no meu quarto ao lado da minha cama

3- nao tenho ambientadores no quarto e nao custo por perfume nem desodorizante aqui no quarto , produtos desse tipo aqui é raro

4-nao apanha luz solar directa

 

jpospor , vou diminuir as horas de luz como disseste , morreram varios otos , fui ao ruimar para me ferrar o filtro bem , e ele disse que os otos 90% dos casos morrem , que nao se dao nas nossa aguas , eu no meu aquario grande tenho 2 ottos mas no total ja me morreram uns 10 desde que estou na aquariofilia por isso penso que vou mudar para pitbulls ou assim , as corydoras estao bem aparentemente , ainda nao morreu nenhuma , so varios camaroes morrem e isso nao percebo porque , andam muito irrequietos a passear pela agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que descreveste não é novidade para mim.

Quando montei o meu aqua também tive um surto de algas em que a água ficou verdinha.

Acho que é normal quando se utiliza substrato fértil e as plantas ainda não estão ambientadas. Gradualmente as algas foram desaparecendo sem ter feito rigorosamente nada, o que me leva a dizer que coincidiu com a ambientação das plantas e a sua absorção de nutrientes. Desde que comecei a utilizar CO2 pressurizado que se tem mantido tudo mais ou menos bem. Também faço fertilizações liquidas de dois em dois dias.

 

Essa dos Otto's é que é nova para mim, é normal morrerem??? De momento não possuo nenhum, somente CAE e SAE, mas conheço quem os tenha e não morreram 2 ou 3 para ter 1...

 

Tem paciência que isso vai ao sítio

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja li varias teorias na net sobre isso , de facto , eu nao compro mais a pensar nos que vao morrer , apenas acho que numas certas condiçoes eles se dao bem , tem de estar o aqua no seu auge , e uma agua muito macia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O melhor a controlar será neste momento o ciclo normal de consumo de nutrientes pelas plantas, continuar a medir os valores de ciclagem e após isso iniciar a introdução faseada e muito lenta de fauna.

 

Demora tempo sim, todos nós passámos por isso de inicio, nem sempre é fácil estabilizar um aquário, mas depois de o conseguirmos é uma maravilha !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei um aqua ha 2 meses , fiz um grande investimento em pedras e troncos , substracto fertil do melhor e aquasoil , uma boa calha , para uma coisa perfeita...montei....plantei...a amonia nao baixava de maneira nenhuma durante um mes , os nitritos estiveram altos dois dias e os nitratos um , fez.se o ciclo , tenho a qua completamente verde , com tpas diarias nao aparece nem com carvao activo , tenho caracois que nunca mais acabam apesar de ter umas 10 helenas , os otocinclus que introduzi morreram todos assim como os red cherry , estou farto disto , nao me digam para ter paciencia isto ja dura há 2 meses

 

tb passei por isso, descobri k foi um erro kerer um aqua mto completo de inicio, o segredo é ir montando com poucas coisas, com introduções de elementos decorativos, peixes, plantas, espaçado no tempo.

 

a criação do ciclo biologico ekilibrado leva tempo, meses, é preferivel montagens muito simples de inicio, com uns poucos peixinhos resistentes, aos poucos vão-se introduzindos algumas coisas, decoraçao, outras especies, plantas, mas sempre aos poucos, nunca tudo de uma vez só, ou em curtos espaços de tempo.

 

actualmente, tenho dois aquas, estão de boa saude, um deles até um pco sobrelotado.

 

abraço, não desistas, recomeça tudo, não uses o tronco, só serve para fazer xá,lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja é o meu quarto aquario e so neste esta a acontecer isto , alias , eu fiz uma tpa no aqua grande e enchi este com mais de metade dessa agua e mesmo assim o ciclo fez.se. fiquei mesmo ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que o que te está a faltar é paciência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.