Dúvida sobre introdução de escalares no aquário


Visitante

Recommended Posts

Se me permitem, vou aproveitar a deixa para pôr aqui uma questão, justamente sobre os Escalares.

 

Em que "altura da vida de um aquário" aconselham a introdução de exemplares desta espécie no mesmo?

 

Possuo 2 aquários, um de 80 l e outro de 100 l.

 

O primeiro está a funcionar há 3 meses, contém Mollies, Néons (Rosa e Chineses), 1 Betta, 2 Ampularias e 3 Tetras (1 Limão; 2 Fogo), 2 Botias (Palhaço). Não tem plantas naturais, a água é mantida a 26º C e o pH ronda 8.

 

O segundo aquário está montado há 15 dias, tem plantas naturais (valisnerias, anubias), pH a 7,2 e está a 26º C. Os únicos exemplares de fauna que o habitam são por ora 2 caracois que (brinde que acompanhava algumas das plantas que adquiri) :) ...

 

Podem ser inseridos no aquário no início (estou a falar de cerca de 15 dias após a montagem do aquário e, tendo em conta que os níveis de Ámónia e Nitritos são seguros), pensando no 2º aquário que referi?

 

Por outro lado, que parâmetros de água (pH; dureza, temperatura) são em vossa opinião os mais favoráveis a esta espécie?

 

Por último, tratando-de de ciclideos, que compatibilidade têm estes peixes com as outras espécies? Há peixes "proibidos" / "recomendados" num aquário contendo Escalares?

 

Agradeço antecipadamente os vossos conselhos! :lol:

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PiterMaikal,

 

Como a tua questão não era sobre o fórum em si, coloquei-a antes num fórum mais adequado, onde poderá ter o devido e merecido destaque.

 

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, pode colocar Escalares em ambos os aquários. O primeiro já deve estar praticamente estabelecido no entanto, tanto para os Escalares, como para as espécies que já lá estão, o PH está muito alto. Eu baixava o PH 1 valor até rondar os 7 ou 7,2. O PH do segundo aquário está óptimo.

 

Se colocou bactérias nitrificantes e com plantas naturais também acho que as àguas já tenham iniciado o ciclo biológico e pode colocar 1 ou 2 peixitos pois ajuda sempre. Se quiser aguardar mais 1-2 semanas até colocar os Escalares, melhor.

 

Quanto a espécies adequadas ou proibidas, tente ver o que há no habitat natural dos Escalares. É sempre o melhor método - tentar investigar que peixes existem nos locais onde vivem os Escalares.

 

As espécies pequenas são sempre um perigo se está a pensar em comprar Escalares de tamanho médio-grande... vão desaparecer em pouco tempo pois os Escalares são predadores, mas existem muitas espécies maiores que se adaptam muito bem... depende do seu gosto.

 

No seu primeiro aquário... 100 litros ... acho que tem muito poucos peixes... Foi opção? Ou tem cardumes grandes de Neons?

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

no primeiro aquário podes esquecer, um pH de 8.0 é muito alto!

o pH ideal para os escalares é entre 6.9 a 6.0.

eles também gostam de temperaturas mais elevadas, são muito parecidos com os discus, uma temperatura entre 28 e 30 graus celcius é excelente para quem quer começar e não quer perder nenhum exemplar, pois a temperaturas mais baixas o sistema imunitário fica muito em baixo.

nada de colocar barbos tigres juntamente com os escalares, já que estes adoram comer barbatanas grandes(coisa que os escalares têm de sobra)!

adoram a companhia de neons.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então se os comem.. :) sim creio que nao se devem por escalares junto com neons a nao ser que sejam escalares juvenis ...creio que mesmo os cardinais nao estão seguros com os Escalares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Uma técnica por vezes utilizada para compatibilizar escalares com outras espécies menores é depois do habitat estar formado e os territórios definidos, introduzir os escalares bem juvenis ainda. Por esta altura eles não vão de certeza tentar nada com os outros, à medida que crescem, vão-se habituando e começam a conviver e a interagir com os demais, a assim toleram-nos.

Porêm nem sempre é verdade, os animais tambem têm dias e "porras" e as vezes.....ups! lá foi mais um :) ehehe

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela vossa ajuda! :)

 

O que acham de um futuro relacionamento "barbatanideo" especificamene entre Botias e Escalares?

 

Faço esta pergunta tendo presente que no meu aquário de 80 l, em que coabitam Botias e um Betta, este último tem vindo a perder algum do seu esplendor no que a barbatanas diz respeito, por acção de uma erosão que os amigos Botias lhe têm vindo a proporcionar... :lol:

 

Uma vez mais, obrigado pela vossa opinião!

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O entendimento entre os b palhaços e os escalares deverá ser optimo.

Existem peixinhos pequenos que poderas manter com os escalares mas teras que ter em atenção o tamanho (um neon ou cardinal de bom tamanho deverá ser grande demais para a boca do escalar mas nunca fiando) e a rapidez (os dánios dificilmente são apanhados por predadores devido à sua rapidez).

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não cheguei a responder a uma questão do ZooExotico: são 13 Mollies; 8 Neons (4 Chineses; 4 Rosa); 3 Tetras e 1 Betta. Tem ainda 2 Ampularias.

 

Retirei desse aquário os 2 Botias Palhaço por causa da erosão das barbatanas do Betta. Em "compensação", acrescentei 2 Camarões (Cardina Japonica).

 

Uma vez mais, obrigado a todos pelas vossas opiniões!!!

 

Aquele abraço,

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

O meu betta também tinha esse problema com o Botia.

Quando o botia ficou só passou a atacar tudo o que mexe, tudo não pois eu tenho lá um peixe de fundo preto as riscas ( um “polis...” :wink: ) que é tão grande que todos fogem. :lol:

 

Fui :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :oops:

 

Os escalares no meu aquário estão na maior :wink: . São é todos muito pequenos logo eles não se metem com ninguém e ninguém lhes liga.

O betta por vezes vai ver o que é aquilo mas depois deixa de ligar. :lol:

Quanto aos barbos mesmo em cardume tudo o que é barbatanas eles mordem, são danados. :lol:

 

Fui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Se calhar é, é preto e branco com bigodes e só sai de noite. :lol:

 

Hábitos, alimentação, comportamento em grupo, um perfeito desconhecido para min que não sou grande conhecedor. :oops::wink:

Já comprei vários livros mas o rapaz não vem lá. :lol::(

 

Um abraço

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

Não ele deve ser primo. :D

Não tem a barbatana de cima, tem uns bigodes maiores e é as riscas pretas e brancas horizontais. A barriga é branca.

Já comprei comida de fundo para ver se o botia não ataca os outros.

O espada parece uma mata de retalhos.

O meu PH está entre os 7.5 e os 8. Será melhor tentar baixar?

A minha água da rede tem um Ph de mais ou menos 8. Posso baixar usando Turfa ou aconselha outra coisa.

 

 

Obrigado

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH 8??? xxiiiiiiiiiii, amigo Neves isso tá alto :D

usando turfa não sei, nunca tentei, mas se o problema vem ja da agua da rede podes usar produtos para baixar e podes tambem usar troncos no aquario desde que devidamente tratados pois estes fazem baixar o PH da água e é um excelente elemento decorativo!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :wink:

Já lá tem troncos.

Para baixar o PH com produtos é capaz de ser complicado pois o aquário tem 380 litros mais ou menos (150X50X75). :D

Vou tentar com água de uma fonte perto, visto que amanhã é dia de folga, vou passar o dia a transportar água depois eu dou noticias.

 

Já agora que produto aconselha, para o PH :?

 

 

Obrigado :D

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neves,

 

Recomendo-te que antes de optares por produtos químicos tentes esgotar as "possibilidades naturais". Eu no meu aquário tenho 3 troncos, e turfa. O pH estava de tal maneira baixo que tirei já um dos troncos e removi a turfa do aquário. Mas o meu problema é outro... chama-se excesso de população! :D

 

Mas também não me queixo do trabalho que tenho em manter o aquário em condições aceitáveis (muita muda de água), depois de ficar um bocado a olhar para aquelas crianças grandes (os meus discus) a abanar a barbatana caudal (mesmo tipo à cão) quando veêm a lata dos granulados da Sera :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :(

 

Já consegui baixar o PH para + - 7.5 . :wink:

Fiz a troca de água este feriado acrescentando com agua com PH mais baixo 6.9, agora vou esperar para ver o que acontece. :D

Quanto aos troncos, os que eu tenho são daqueles que se compram nas lojas de peixes, será desses que se refere? :?:oops::cry:

Quanto a turfa vou tentar mais tarde. :D

 

Um abraço

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, são desses.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :oops:

 

 

Espero que assim sendo que o PH baixe se não tenho que ir buscar água a uma fonte junto a minha casa, tendo em conta que o aquário tem 400 litros passo o dia a ir a água, pois também quero ver se não uso produtos químicos. :? :D

 

Qual é a temperatura ideal em média para a reprodução de peixes (guppis, espadas e platys)? :wink:

Queria ver se eles criavam para que a minha mulher se interesse por aquários se não diz que o aquário só ocupa espaço. :evil2:

 

 

Um abraço e obrigado

Neves

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes que referiste reproduzem muito facilmente e regularmente mas dificilmente veras os filhotes se tiveres outros peixes com eles, especialmente se tiveres escalares com eles. :twisted:

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! pois é Neves, tás comá mim! a minha tambem gosta muito deles mas é no prato, sempre a refilar, Mais água? Mais produtos? Mais plantas? ...e a humidade na sala? e se se parte? etc,etc, paciência, muita paciência :twisted:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :D

 

Tuba obrigado pela atenção na identificação do meu peixe de fundo. :):)

É um Platydoras Costatus :?: que fica com 20 Cm. :?:

O que eu tenho não tem 20 Cm mas 10 cm. :?:

O rapaz tem um bom feitio não liga a ninguém e come as pastilhas da comida de fundo para ele são tremoços. :wink::)

 

Abraços :)

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais