KCl - Cloreto de Potássio


wesley_boy

Recommended Posts

Boas, precisava de uma ajuda,

 

Vou comecar a fertilizar com Cloreto de potassio, e pensei fazer da seguinte maneira,

 

115 g de KCI

500 ml Agua

Aquario 120 L brutos

 

Cada 1 ml equivale a 1 ppm sensivelmente não é ?

Mas não há nenhum teste para medir ? Como posso ver se necessita ?

 

Fertilizo tambem com Tropica Aquacare Plant Nutrition N and P

 

Agora qual será a quantidade e de quanto em quanto tempo é necessario fertilizar?

 

Deixo aqui o setup e as ultimas medições

 

Aquario 100*40*30

Substrato Tropica Aquacare Plant Substrate 5L

EHEIM 2213

Fauna

 

7 Narizes bebados

7 Corrys

4 Neons

1 Molly ( e 7 juvenis de molly)

2 Ottos

1 Septaria porcellana

2 Anentome helena

 

Flora

Fetos de java

Blyxia japonica

Limnophila sessiliflora

Echinodorus

Anubias barteri

Riccia

Rotala rotundifolia

 

Os ultimos testes

Amonia 0 Mg /L

Nitratos 10Mg /L

Nitritos < 0.1 Mg /L / < 0.3 Mg /L

Ph 7.0

KH 5

GH 7

Po 4 1 Mg / L

 

Obrigado desde já pela ajuda prestada..

Editado por wesley_boy

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Faltou-te dizer a luz e se metes co2 ou não.

Mas digo-te já que a maioria das plantas que tens não é nada grande consumidora de nutrientes.

 

Uma maneira simples de teres uma ideia de quanto deves meter de K é medires o consumo diário de P. A quantidade de K que deves dar às plantas é cerca de 10 vezes a de P. por exemplo.... de um dia para o outro as plantas beberam 0,5 ppm de P...então deves adicionar 5 ppm de K por dia. Podes também dar duas vezes por semana que não tem problema... na dose equivalente claro.

 

Esta regra é apenas uma referência. Pena não haverem testes de K que dêm para o zé povinho.

 

Deves medir o consumo de P num dia em que alimentes apenas com flocos e granulados e nada de comida congelada porque esta aumenta os fosfatos.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

A luz é

 

2X T5 39W 8000K e 10000K

E está ligada 10h dia.

 

O Co2 é caseiro,e está cerca de 1 bps

 

Em relação ao consumo de P,qual será a melhor maneira de medir?

Fazer de manha,o teste antes de as luzes se acenderem ? E depois quando? .. Quando apagarem? ..É isso?

 

Apesar de o teste que tenho de fosfatos, me parecer que a escala não é das melhores... :bs_quesexclaim:, mas vou tentar...

 

Partindo do teu exemplo, que consomem 5ppm dia, se fizer fertilização duas vezes por semana, tenho que colocar nesse dia

2ªF ... Nada

3ºF .. Nada

4ªF 15ppm

5ªF ... Nada

6ªF ... Nada

Sab ...Nada

Dom .. 20ppm

 

É assim que dirias?

Ou é preferivel fazer todos os dias,os tais 5 ppm?

 

Obrigado pela ajuda...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Tá boa essa luz...boa de mais para essas plantas...pode até ser desperdício de luz. Talvez desligar uma para poupar energia não fosse má ideia... fica a teu critério. Podes é meter plantas mais exigentes se quiseres.

Não é ao meu exemplo porque apesar de as plantas não apresentarem deficiências de potássio, não sei se exactamente se estou a por em excesso ou se podiam papar mais. Essa "regra" é mencionada em vários posts do fórum sem referências. No entanto faz algum sentido, porque é perfeitamente aceitável que o consumo de nitratos seja 10 vezes o dos fosfatos e que o consumo de potássio seja semelhante ao dos nitratos.

 

A concentração recomendada de potássio é de 20 a 30 ppm. Já li que o excesso de potássio pode causar dificuldades de absorção de outros nutrientes, mas farto-me de ler também que o excesso não provoca qualquer problemas. O que penso é que para doses mesmo abruptas de potássio deve haver problemas, mas que até uma dose de 120 ppm. Por isso é que disse que podias fertilizar menos vezes mas mais concentrado... Penso mesmo que não terás problemas em fertilizar apenas uma semana.

 

referência:

"Potassium is a major nutrient and I've seen a wide range of recommended values all with good success between 30 - 120 ppm. "

 

Esse esquema de fertilização falha numa coisa. Deves ter sempre as 20 ppm mais o que o aquário vai consumir nos próximos dias até nova fertilização. Ou seja:

 

Dom .. 20+15 ppm

2ªF ... Nada

3ºF .. Nada

4ªF ... 20ppm

5ªF ... Nada

6ªF ... Nada

Sab ...Nada

 

O problema que surge é... será que no fim ficas com 20 ppm na mesma? mais ou menos?

Porque se tiveres 20, depois da tpa de 50% ficarias com 10... e ja não precisavas de fertilizar 20+15 mas sim 10+15. Enfim... não dá para saber exactamente quanto lá está nem quanto é consumido, mas penso que com este esquema estamos a alimentar bem as plantas sem desperdiçar grandes quantidades de K.

 

 

Oriento-me apenas pelos P e não pelos NO3 porque para saber quantos nitratos são consumidos precisaria de saber quantos é que o aquário produz, o que é um pouco difícil (a não ser que tires todas as plantas e meças). Já os fosfatos não me parece que originem tão facilmente dos detritos. A comida seca traz muito poucos fosfatos. já a congelada não é bem assim.

 

É o melhor que sei.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... parabens pelo post...

 

Acho que já me ajudou bastante... a ver se 6 fjá começo a fertilizar com KCi, a ver se noto alguma diferença.

 

 

Ou se calhar colocar 5 ppm por dia..tambem não custa assim tanto, tanto mais que já está feito e é só medir com uma pipeta e colocar lá dentro..

Tenho que ver a melhor maneira ..

 

Fertilizas com algo mais? ...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os 5 ppm por dia seria para o caso de teres um consumo de 0,5 ppm de fosfatos. Tens que medir o consumo do teu aquário em 24h. E claro.. convém começar com valores longe do 0 porque se no fim tiveres 0..não sabes quanto mais é que elas iriam consumir.

 

Fertilizo também com micros, ferro, fosfatos e magnésio.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os 5 ppm por dia seria para o caso de teres um consumo de 0,5 ppm de fosfatos. Tens que medir o consumo do teu aquário em 24h. E claro.. convém começar com valores longe do 0 porque se no fim tiveres 0..não sabes quanto mais é que elas iriam consumir.

 

Fertilizo também com micros, ferro, fosfatos e magnésio.

 

cumps

 

Boas, sim entendo que tenho que ver o consumo e só depois fertilizar..

Uma coisa mais, em relação ao consumo de P,qual será a melhor maneira de medir?

Fazer de manha,o teste antes de as luzes se acenderem ? E depois quando? .. Quando apagarem? ..É isso?

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes fazer à noite dum certo dia e na noite do dia a seguir.

 

cumps

 

Ok.. Obrigado pela ajuda..

 

Então 24H. comecando com o teste a noite... 24 h dps teste novamente..

 

Teste Po4 .. vejo o consumo, e a fertilização é cerca de 10 x a quantidade consumida de Po 4 ( fosfatos ) ...é isto assim não é ?

 

Mais uma vez tens sido de grande ajuda.

 

Mto Obrigado!

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas

 

Só hoje é que li este topico e tenho um aquario plantado sem peixes por enquanto com anubias valisnerias feto de java rotala red e mais umas que nao lembro o nome com co2 caseiro akadama 2x18w e o aquario é de 60l e as plantas estao todas a respirar estao cheias de bolhinhas

Ainda sou um novato na aquarofilia mas acho que pelo menos o basico vou tentando aprender.

 

Gostaria de começar a fertelizar com cloreto de potássio so que nao sei que quantidades ponho e durante quanto tempo.

Ja ouvi falar nao sei se é verdade que o cloreto de potassio ajuda a subir o ph...é verdade??

 

era so nestas questoes que eu gostaria que a ajudassem.

 

obrigado.

 

cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse KCl todo não vai causar paragem cardiaca aos teus animais? ahahah lol=P Tou a gozar, provavelmente nem vais perceber=P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só hoje é que li este topico e tenho um aquario plantado sem peixes por enquanto com anubias valisnerias feto de java rotala red e mais umas que nao lembro o nome com co2 caseiro akadama 2x18w e o aquario é de 60l e as plantas estao todas a respirar estao cheias de bolhinhas

Ainda sou um novato na aquarofilia mas acho que pelo menos o basico vou tentando aprender.

 

Gostaria de começar a fertelizar com cloreto de potássio so que nao sei que quantidades ponho e durante quanto tempo.

Ja ouvi falar nao sei se é verdade que o cloreto de potassio ajuda a subir o ph...é verdade??

 

era so nestas questoes que eu gostaria que a ajudassem.

 

obrigado.

 

cumprimentos.

 

Viva,

 

A resposta já está dada. Se não percebeste ou não queres comprar testes e queres uma medida para desenrascar eu digo-te:

30ppm por semana com tpa de 50% deve cobrir as necessidades e não criar grandes excessos. Mas... é só para o desenrasque. Depende do consumo das plantas...que depende das plantas em si, da quantidade e da luz e co2 q ja disseste ter. Se quiseres poupar uns trocos nos testes experimenta manter assim a fertilização. Se quiseres ter mais certezas compra os testes

 

O que são 30ppm de K num aqua de 60l? (+ou- 50 brutos) são 15 ml de uma solução de 200gramas de kcl em 1l de água.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A resposta já está dada. Se não percebeste ou não queres comprar testes e queres uma medida para desenrascar eu digo-te:

30ppm por semana com tpa de 50% deve cobrir as necessidades e não criar grandes excessos. Mas... é só para o desenrasque. Depende do consumo das plantas...que depende das plantas em si, da quantidade e da luz e co2 q ja disseste ter. Se quiseres poupar uns trocos nos testes experimenta manter assim a fertilização. Se quiseres ter mais certezas compra os testes

 

O que são 30ppm de K num aqua de 60l? (+ou- 50 brutos) são 15 ml de uma solução de 200gramas de kcl em 1l de água.

 

cumps

 

ora viva

quanto as tpa sabia que se usa-se essa fertelizaçao tenho de mudar 50% so nao sabia as tais medidas da soluçao

sendo assim para ter mais certezas vou esperar e comprar todos os testes necessarios para nao falhar muito ao menos estou mais descansado

tendo em conta os litro brutos que tenho sera sim por volta dos 50l brutos secalhar ate um pouco menos 46l 47l

quanto ao ph é verdade que se altera? ou fazendo a tpa volta ao "estavel" entre os 6.5 e os 7? que é pelo menos o que sei o mais indicado.

obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

Editado por Verdoca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais