Desova de escalares, dúvidas...


nf98977a

Recommended Posts

Boas, os meus escalares presentearam-me á dois dias com uma postura, faz agora neste momento 48horas que deram inicio á mesma. Li aqui um tópico muito bom para quem tem dúvidas no processo de reprodução dos escalares. Mas não percebi uma coisa; os ovos que ficam brancos são os que não foram fertilizados, ou é ao contrário, os que estão castanhos é que foram fecundados?

Outra dúvida, eu mudei os ovos que estavam na folha de uma planta (a folha também), para um aqua nu onde tenho uns 60 alevins de platy e guppy, fiz uma maternidade com uma caixa da vodafone, com orifícios em forma de circulo com cerca de 10cm de diametro e tapados com rede mosqueira, para a água circular mas também para não entrar mais nenhum tipo de fauna na caixa. A água está á temperatura de 28 graus, tenho um filtro de esponja que funciona com uma bomba, o ph é igual ao da água onde foi feita a postura e pus azul de metileno no aqua.

Tendo em conta isto tudo, já não deveria ter acontecido a eclosão?

Em termos de ovos devo ter uns 60, só que metade stá branca e a outra metade castanha?!

Preciso de opiniões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os completamente brancos são os que não estão... quanto à eclosão 48h normalmente chegam...

 

Mas a eclosão vê-se... os ovos começam a mexer... e sai uma caudinha... que mal se vê.

 

Ao fim de mais 2 dias, nota-se perfeitamente os "ovos" (que nesta altura já são alevins) a ficarem pendurados e nota-se mesmo bem a cauda.

 

É uma questão de calma. Do que li, não me parece que tenhas posto uma pedra difusora por baixo dos ovos para movimentar a água. Os pais passam o tempo todo a abanar os ovos com as barbatanas. Pode ser uma das razões do atraso.

 

PauloA :roflroll2:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foi para isso mesmo que usaste o azul de metileno. Para que os fungos não se alastrem aos outros.

 

Mas em 48h também acho que já devias ver qualquer coisa.

 

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pontinhos pretos é o principio...

 

São mesmo pequenos... tem calma... amanhã todos por ai devem começar a mexer... pouco ao início... mas mais depois...

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Ok, já vejo caudas a abanar... É a emoção da primeira vez, eu sei que depois isto passa; mas acontece a todos os que passam por isto, de certeza...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não vou eclodir artemia. Vou dar um alimento chamado nobil fluid artemia da JBL; não tenho nenhuma experiencia em relação á eclosão de artemia salina. Já falei com pessoas que criaram escalares com este produto até eles terem idade para comer micro vermes, que também possuo.

Vamos ver no que dá.

De qualquer das maneiras já reparei que o mais difícil já aconteceu, que era formar um casal. Agora andam sempre juntos, quando a minha mulher reparou na desova pensava que estava na brincadeira, pois nunca pensei que fosse acontecer tão cedo. E aquele que eu pensava que era macho era uma femea. :crazyeyes:

Como eles se continuam a entender, a próxima postura, vai ficar por conta deles...

Depois se verá...

Obrigado a todos.

Já agora uma dúvida, eu tenho os pequenos escalares num aqua de 40l, até quando poderão lá estar de maneira a que não haja mal formações devido ao espaço não ter 40cm de altura?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou alternar micro vermes com nobil fluid e depois de vê.

É que o meu orçamento familiar deste mês não contempla despesas com aquariofilia.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tamanho terão os escalares com 2 meses?

Eu sei que depende de muita coisa, mas na média quanto medirão?

E nessa altura posso po-los ao pé de escalares adultos, ou vão ser um petisco?

Depois, e partindo do principio que "só" tenho 4 aquas: 1 aqua comunitário com 7 escalares de 240l, 1 aqua 60l com casal ramirezi, 10 neons e red cherry; 1 aqua 60l com guppys e platys; e depois o aqua de 40l onde estão os avelins de escalar e que tem 29cm de altura. Qual será o aqua melhor para os mudar, sendo que não terei problemas em abdicar de alguma fauna para poder ver crescer estes meninos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro,

 

A resposta de 2 meses muito genérica... o que quero (quis) dizer é que o tamanho e o crescimento depende de muito factores, também do espaço mas não só. Mas seguramente 2 meses dá sempre sem qualquer problema. Os tais 23cms... são pouco... mas enquanto eles não tiverem 4 ou 5 meses isso não os afecta, mas até lá tens muito tempo.. para já têm de conseguir crescer e sobreviver...

 

Não te preocupes já, podem ser 2 meses, ou 3.. ou 4...

 

Para já disfruta!

 

Quando tiverem 2 cm... já ninguem os come...

 

PauloA :medieval_mace:

 

PS:

The eggs will take approximately 3 days to hatch, at which time the parents will move the fry to a new vertical surface. The fry will remain as wrigglers for 4 days before they start free swimming. You do not feed fry during the time they are wrigglers. Once the fry are free swimming, feed them live newly hatch baby brine shrimp 2 to 3 times a day. By the time the fry are 3 weeks old, convert them over to frozen adult brine shrimp, California Blackworms, or a good beef heart frozen food. Dry foods such as pellets or flake food can also be offered, but only as a supplement. By the time the offspring are 2 months old, the body size average should be around ⅝ of an inch (16 mm) +/- ⅛ inch (3 mm). The growth rate of fry in every batch is highly variable. You can increase the growth rate of the smaller fry by raising them in a separate grow out tank. After a few weeks in a separate tank they will often catch up in size with the other fry. Why this happens with so many species of cichlids is still a mystery, but it may have to do with the stress of just being smaller fish.

 

http://www.aquaworldaquarium.com/Spawning_...g_Angelfish.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã falo com a minha mulher, ela trabalha na área de fotografia; para tirar uma foto aos cachopos que já nadam pelo aqua todo...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,ainda não tenho fotos para postar...

Agora o que me está a afligir é o desaparecimento gradual dos meus mini escalares... nyah

Também como já referi antes só tive 30 ovos que eclodiram, mas agora passados 10 dias desde a eclosão já só me restam 15 alevins. Á pouco assisti á morte de um deles; andava ao sabor da deslocação da água que o filtro provoca. Eu estou a tentar fazer tudo como li num tópico que está alojado no fórum, mas o aqua tem 38l e eu estou a trocar diariamente cerca de 5l; isso será parte do problema? Em questão de alimentação ainda só lhes dei o Nobil Fluid da JBL, mas acho que não é por aí...

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desde já os meus parabens.

 

Tenho lido este topico porque eu tambem tive uma postura bem sucedida pela 1ª vez á bem pouco tempo.

Tal como tu li muito para poder fazer tudo sem problemas, os meus alevins estão agora com mais ou menos com 3 semanas, e estão a crescer a olhos vistos.

 

Em relação ao teu problema acho que é mesmo a falta de artemia que está a fazer com que eles morram.

Sei que a artemia é cara! Mas conpensa, eu mandei vir do Ebay na semana passada e estou bastante contente.

Não te esqueças que eles devem de comer umas 3 ou 4 vezes por dia.

 

Não sei se fui util...

Espero ter ajudado.

 

Se precisares de ajuda tens o meu mail no meu perfil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já os meus parabens.

 

Tenho lido este topico porque eu tambem tive uma postura bem sucedida pela 1ª vez á bem pouco tempo.

Tal como tu li muito para poder fazer tudo sem problemas, os meus alevins estão agora com mais ou menos com 3 semanas, e estão a crescer a olhos vistos.

 

Em relação ao teu problema acho que é mesmo a falta de artemia que está a fazer com que eles morram.

Sei que a artemia é cara! Mas conpensa, eu mandei vir do Ebay na semana passada e estou bastante contente.

Não te esqueças que eles devem de comer umas 3 ou 4 vezes por dia.

 

Não sei se fui util...

Espero ter ajudado.

 

Se precisares de ajuda tens o meu mail no meu perfil.

Obrigado pela atenção, os escalares tem agora quase um mês e restam 12, tenho outros com quase 2 semanas (uns 40/50), continuo a dar o nobil fluid da jbl. Tenho muito pouca disponibilidade para tentar eclodir a artemia; para além da aquariofilia também faço atletismo; e treino pelo menos 4 vezes por semana. Trabalho de semana das 8h30 ás 14h e das 15h30 ás 20h e aos sábados das 9h ás 12h e das 13h30 ás 20h. Tenho muito pouco tempo para me dedicar a este vicio, portanto dar nobil fluid 4 vezes por dia mesmo tendo bastantes baixas é o ideal para mim visto que se eclodise artemia ia ter que dispender mais do meu precioso tempo.

Já agora quantos escalares(alevins) tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive outra postura hoje.

São certinhos, de 15 em 15 dias... :tie-emoticon3:

Esta vai ficar por conta deles, só puseram uns cem ovos desta vez.

Vou ver como se portam como pais, e depois se vir que corre mal retiro-os com uma seringa na fase em que os alevins ainda se alimentam do saco vitelino, se chegarem lá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais