Iluminação LED's


Recommended Posts

as lâmpadas são estas?

 

http://2.bp.blogspot.com/_GFo2NhVEkEk/SSbo...600-h/ledTL.png

 

isto aceita os balastros normais das t5?

 

Penso que não. As lampadas vou postar de seguida, não sei se dá para ver bem como são.

Mas podes ver no site da TMC que coloquei um link no primeiro post.

São LED's maiores de 12W. Não usam balastros. têm um transformador normal de voltagem.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Aqui vão algumas fotos dos LEDS e do Aqua com 3 meses de maturação. O crescimento das plantas de trás está optimo assim como uma das pequenas da frente (mas não faz runners), não sei se ela é mesmo assim ou se a pouca luz que tinha a puxa para cima. Podem ajudar neste topico?

Vamos ver agora com as novas luzes como se comportam as plantas da frente ("Cuba" e afins)

 

Vão dando comentários.

 

gallery_31814_1532_2801502.jpg

gallery_31814_1532_1372763.jpg

gallery_31814_1532_748768.jpg

 

Já posto o resto...

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua:

 

gallery_31814_1532_1375667.jpg

 

gallery_31814_1532_3103685.jpg

 

gallery_31814_1532_2437061.jpg

 

gallery_31814_1532_2883500.jpg

 

gallery_31814_1532_3696314.jpg

 

gallery_31814_1532_3827325.jpg

 

gallery_31814_1532_1559003.jpg

 

gallery_31814_1532_132090.jpg

 

gallery_31814_1532_641259.jpg

 

gallery_31814_1532_80057.jpg

 

gallery_31814_1532_597754.jpg

 

gallery_31814_1532_4039095.jpg

 

gallery_31814_1532_2824312.jpg

 

Aqui dá para ver os focos dos LED's:

gallery_31814_1532_499695.jpg

 

gallery_31814_1532_1104269.jpg

 

gallery_31814_1532_3840166.jpg

 

gallery_31814_1532_929189.jpg

gallery_31814_1532_2030233.jpg

 

gallery_31814_1532_294724.jpg

 

Espero que gostem e comentem.

Para a semana entram 4 discos, cardinais e vão entrando mais red cherrys e camarão japonica conforme a disponibilidade.

Sabem onde posso comprar camarões baratos? algum patrocinador do site com bons preços?

Também devo colocar Mais uma cuba plantada pé a pé para ver se consigo os runners.

Alguma outra sugestão de planta para tapete?

 

Obrigado e abraços

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim pareceu-me muito bem, gostei da forma como fixaste as calhas dos leds, se bem que a minha ideia de fazer no meu é comprar o kit de suspensão e pendurar no tecto.

 

A luz parece-me excelente, e realmente as 6 calhas ficam bem aí, e agora fiquei a pensar na ideia de eu querer colocar 4 calhas duplas, o meu aqua tem 1.50m de comprimento por 0.60m de largura e queria colocá-las atravessadas em vez de ao comprido como tu colocaste...nao sei se será pouco :rolleyes: ...bem sei que tudo depende das plantas que lá vamos colocar...Vou pensar no assunto

 

Outra coisa, qual é a tua experiencia de discos com red's? Não te parece que os discos vão achar os red's um petisco?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim pareceu-me muito bem, gostei da forma como fixaste as calhas dos leds, se bem que a minha ideia de fazer no meu é comprar o kit de suspensão e pendurar no tecto.

 

A luz parece-me excelente, e realmente as 6 calhas ficam bem aí, e agora fiquei a pensar na ideia de eu querer colocar 4 calhas duplas, o meu aqua tem 1.50m de comprimento por 0.60m de largura e queria colocá-las atravessadas em vez de ao comprido como tu colocaste...nao sei se será pouco :sleepiness2: ...bem sei que tudo depende das plantas que lá vamos colocar...Vou pensar no assunto

 

Outra coisa, qual é a tua experiencia de discos com red's? Não te parece que os discos vão achar os red's um petisco?

 

Obrigado pelo comment e pelos elogios :)

Prender as calhas nas barras de aço foi a solução que achei mais simples e superou as minhas expectativas. Talvez um dia as suspenda.

Quanto à colocação das calhas também preferia te-las colocados transversias ao aquário e de preferencia calhas simples. Isto porque gostava de por cada uma com um temporizador independente de forma a ligarem da esquerda para a direita e desligar da mesma forma progressivamente.

Mas essa solução era muito mais dispendiosa e o acesso ao Aqua para mexer ficava pior.

Então devidi colocar assim e acendem primeiro as de tras, depois meio e frente com intervalos de 30 minutos e estão ligadas 12 horas.

Achas demais?

 

Quanto aos discos e Red's deves ter toda a razão. Sou novato em camarões mas ando fascinado com eles. Estou já a pensar fazer um nano com cx vodafone para red's. TEnho que ler mais sobre o assunto mas deves ter razão. Os discos devem gostar do petisco, lol!

 

Pessoal alguém me pode dar umas dicas sobre condições para reprodução de red's?

 

Obrigado,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...outra vez

 

Em relação ao tempo que vais ter as calhas ligadas só quem te poderá dizer isso será o aquário e o comportamento dela, referindo-me é à forma como as plantas reagem e tb se aparecem ou nao algas, tudo conciliado com fertilização. É ires fazendo testes e ir vendo, 12h parece-me um pouco demais...começava mais por 8 e ia subindo gradualmente e ia vendo, de qualquer forma excesso ou falta de luz em ambas as situações as algas podem atacar.

 

Discos e camarões pequenos, não é compativel, se estás com essa ideia tira-a daí, os discos são ciclideos e gostam desse tipo de petiscos, podes ter é uns camarões amano ou uns camarões madeira que já são grandes e aí os discos geralmente nao se atrevem.

 

Eu no meu caso, como o meu aqua tem as dimensoes 150x60x60, e nao tem a barra por cima como o teu ao longo do aquário todo, nao posso colocar a estrutura que fizeste e prefiro mesmo suspender as calhas e vou colocar duplas, e provavelmente com 2 temporizadores, 1 acendem as duas do extremos e depois as duas do meio, 1 temporizador por calha parece-me muita paneleirice e não me parece que me traga muitas vantagens, nem a mim nem aos peixes.

 

Para teres red's nao é muito dificil, reproduzem-se como ratos e são os camarões menos exigentes, eu tenho uns quantos (100 ou 200) e não tem sido nada dificil de os manter, dificil é nao ir algum pro lixo quando faço limpezas ao filtro ou quando retiro excesso de musgo do aquário, vêm sempre uns atras mesmo que seja muito cuidadoso.

 

De resto ter red's é como ter peixes, manter a água pelos 25ºC, controlar os nitritos e a amónia em primejro lugar, depois os fosfatos, nitratos, eu tenho os meus num pH de 6.5 e sem problemas, tb pq faço injecção de CO2 o que me baixa o pH consideravelmente.

 

Não me lembro de onde és, mas se fores da zona de Lx podemos combinar e encontrarmo-nos e forneço-te de alguns camarões sem problemas, desde que os tenhas onde os pôr e nao os vás juntar com discos.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim já cme chegaram diversos preços desde o mais barato aos mais caro, e uma coisa a minha experiencia diz-me que muitas vezes o barato sai caro.

 

Para já prefiro apostar numa calha de leds dupla da TMC por 230€, onde eu sei os ºK, sei que o esprecto é continuo, sei que têm lentes de aumento,e que são especificamente para aquários.

 

Se começar a "inventar" calhas caseiras mais baratas o resultado final até poderá ser razoávek e infinitamente mais barato, mas depois a longo prazo perguntamo-nos pq é que será que as plantas que temos nao têm tido grandes resultados...e a resposta vem da qualidade dos leds que colocámos na nossa calha.

 

Todos nós sabemos que para aquários plantados nao basta ter luz qualquer...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única questão aqui prende-se com o seguinte, a TMC é uma marca que gosta de vender e que sabe que a concorrencia é feroz. Não vejo razão para o caso da eficácia ser a mesma de não baixar o preço, com o risco de perder cota de mercado.

 

 

Quando eu vejo uma calha dupla da TMC a custar 230€ com 10 leds e depois vejo uma cada DIY com uns 75 leds a custar 130€ fico desconfiado da qualidade da mesma, consigo fazer-me compreender?

 

Quando a esmola é demais o cego desconfia...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreenderia que se fizesse mais barato uns imaginemos hipoteticamente 50, 70€, mas menos de metade do preço...é super estranho

 

Para já nao falar que a TMC dá uma garantia de 5 anos aos leds que vende

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigos, Não são 6 calhas sinples nem duplas.

são 3 calhas duplas ou seja 6 "lampadas no total como podem ver nas fotos.

O preço foi alto mas sou como o jpospr, prefiro apostar na qualidade garantida à partida.

a diferença entre a TMC ter 5 leds por calha e as caseiras terem 130 leds tem a ver com a potencia do LED. Os da TMC são de 12W. Se virem os caseiros normalmente são minusculos e de 1W.

É a diferença.

 

Os LEds já fazem um mês em minha casa e não vejo desenvolvimentos nas plantas de tapete :discuss_gathering:

as outras estão espetaculares.

Algas só tenho castanhas nas rochas do fundo, o que significa que estou com pouca luz, certo???

 

abraço

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andremigsilva

 

....ainda estou por perceber

 

nas fotos que postaste aparecem 6 calhas como podes dizer que colocaste 3 duplas?

 

Percebia se me dissesses coloquei 6 simples ou coloquei 6 duplas, agora 3? Onde vais buscar só as 3 calhas? Que contas estás a fazer?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nas fotos que postaste aparecem 6 calhas como podes dizer que colocaste 3 duplas?
posso estar enganado mas...... 1 dupla = 2x 1 simples...... logo...... 3 duplas = 6 simples! surprised

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao percebi

 

A TMC tem calhas duplas ou simples.

 

As simples têm 5 Leds de 3w cada 1 +/-

As dulpas têm 10 Leds, afinal o que foi que colocaste?

 

A dupla não deixa de ser duas calhas iguais à simples só que utilizam apenas um transformador. Ou seja, trabalham sempre em simeltaneo.

Foi isso que comprei:

3 Duplas.

 

surprised

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

 

Qual a cor que usaste?

No site anunciam 3 diferentes para agua doce: • Tropical White • Full Spectrum • Natural Daylight

 

PauloA surprised

 

Olá Paulo,

Segundo o site e o meu fornecedor o melhor para plantas é o Natural Daylight.

Comprei todas dessas.

 

abraço

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem esse aquário?

 

outra coisa, a madeira que ai tens, sabes me dizer que tipo é? fizeste tu ou compraste?

 

Olá,

O aquário tem 370 litro vazio.

 

a madeira, penso que te referes ao tronco, foi comprado e não é natural. é de resina. Os naturais precisam de muitos meses de estagio e eu não tinha esse tempo.

Estava Faminto por monta-lo.

LOL

 

abraço

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...pensei que tivesses colocado 6 duplas...eu no meu de 150x60x60 vou colocar 4 duplas.

 

O preço mais baixo entre simples e duplas é isso mesmo...o preço é mais baixo por causa do preço de transformador...apesar de eu ter imaginado que fossem em bloco.

 

Estás com pouca luz no aqua?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...não fazia ideia que as calhas duplas da TMC se podessem separar...achava que eram um bloco...se calhar estou enganado!!

 

Exactamente...

6 simples igual a 3 duplas mas com apenas 3 transformadores em vez de 6

 

surprised

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de já ter tido o mesmo conselho em relação à escolha do tipo de calha neste caso Natural Daylight , impiricamente o meu conhecimento levaria-me a escolher para um aqua plantado mais a opção Full Spectrum.

 

Isto pq as plantas aproveitam mais o espectro laranja e "quente" do que o luz brancos frios...independentemente do aspecto que depois o aqua fica com tantos leds laranjas.

 

Estarei totalmente errado?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...bem nao seria a 1ªx que eu ligaria para a TMC Ibérica e falava com o responsavel...os contactos estão no site da TMC Internacional

 

Mas continuo na minha, acho que mais leds mais amarelos e menos branco seria mais vantajoso para plantas...

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...bem nao seria a 1ªx que eu ligaria para a TMC Ibérica e falava com o responsavel...os contactos estão no site da TMC Internacional

 

Mas continuo na minha, acho que mais leds mais amarelos e menos branco seria mais vantajoso para plantas...

 

Sinceramente não sei a resposta a essa pergunta ainda que concordo contigo. Mas perdes no aspecto do aquário que fica totalmente "amarelado".

Mas também a indicação da TMC é para peixes Full Spectrum, para peixes e planta Natural Daylight, por isso não entendo muito bem. :S

 

Amanhã começo a montagem do meu nano com box's Vodafone para criação de red's e green's

 

:character0050:

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.