Reef II - A saga continua


cmpp2

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Gostava de vos apresentar o meu mais recente aquário, que já foi montado em meados de Novembro, mas que só agora consegui arranjar um bocadinho para vos apresentar... :discuss_gathering:

 

Comecemos pelo set up inicial:

 

Setup:

 

Aqua

200Cx60Lx70A - 840Lts com 2 furos

 

Sump

100Cx500Lx500A

 

Refugio

60Cx50Lx50A

 

Substrato

Aqua: DSB: 5 a 7 cms - areia viva

 

Rocha Viva

A do aqua actual (deve rondar 60 Kg)

 

Rocha Morta

25 Kg de Reef Plates e RM

 

Iluminação

3X150W HQI + 2x54W T5 + 4x39W T5

 

Circulação

2 Vortech MP40W

 

 

Retorno

Red Dragon 4500 l/h

 

Aquecimento/refrigeração

2x300w

 

Escumador

ATI Bubble Master 250

 

Reactor de Kalk

Deltec KM500 (existente)

 

Reactor de Cálcio

Deltec PF601S + Controlador pH (existentes)

 

Monitor de ORP

 

Osmoregulador

Aquasat Type A

 

Unidade Osmose Inversa

4 Estágios (existente)

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Agora umas fotos da altura da montagem...

 

A estrutura

001.jpg

 

No local

2.jpg

 

005.jpg

 

052.jpg

 

053.jpg

 

054.jpg

 

055.jpg

 

056.jpg

 

057.jpg

 

060.jpg

 

Já com o móvel

105.jpg

 

Um abraço,

Carlos

Editado por cmpp2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Entretanto durante estes meses tudo tem corrido normalmente, ou seja, problemas não têm faltado... :discuss_gathering::(

 

Primeiro e o que me está a irritar mais, que são as cyanos, que aconteceram desde o inicio da montagem, praticamente e que que julgo terem sido provodadas pelo facto de ter trazido parte da areia viva do aquário anterior e não a ter lavado convenientemente. Vamos ver se vou conseguir resolver este problema.

 

Relativamente aos peixes, não tive problemas de maior até ter introduzido simultaneamente um Leucosternon e um Japonicus que apesar de introduzidos ao mesmo tempo, desatararam à pancada...

 

Um Hepatus que eu já tinha e que tinha um ou dois pontinhos the Criptocarium, ficou carregado em poucos dias... Alastrou e "pegou" a doença a todos os restantes habitantes e tive um sutro enorme da doença, que me causou algumas/muitas perdas...

Nunca tinha visto um surto de tais dimensões...

 

Montei um aquário de quarentena e coloquei lá os sobreviventes num tratamento a cobre, e mantive-os lá uns tempos para tentar irradicar a doença do aquario principal...

Consegui curar os sobreviventes e voltei a coloca-los no princiapal que esteve mais de um mês sem peixe nenhum.

 

Com os corais não tenho tido problemas de maior.

 

Deixo-vos com algumas fotos de alguns peixes que passaram por lá, infelizmente alguns/muitos já lá não estão.

 

100.jpg

 

110.jpg

 

115.jpg

 

119.jpg

 

124.jpg

 

126.jpg

 

129.jpg

 

166.jpg

 

193.jpg

 

198.jpg

 

Já agora uns coraisitos :flick_tongue:

 

190.jpg

 

182.jpg

 

179.jpg

 

134.jpg

 

039.jpg

 

041.jpg

 

101.jpg

 

102.jpg

 

E a geral (layout antigo)

 

106.jpg

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, relativamente aos cianos aconselho a fazeres várias TPA´s e a tentares arranjar um equipa de limpeza em força!

 

De resto, os corais estão com boas cores...

 

 

Vê se metes fotos actuais!

 

 

Antigas não interessa... :alberteinstein:

 

 

Abrs :character0050:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Viva, relativamente aos cianos aconselho a fazeres várias TPA´s e a tentares arranjar um equipa de limpeza em força!

 

De resto, os corais estão com boas cores...

 

 

Vê se metes fotos actuais!

 

 

Antigas não interessa... ;)

 

 

Abrs ;)

 

Filipe, as cianos já não vão lá com TPA's, nem aspirando. Tenho tido um regime muito rigido de TPA's e estas cianos requerem mais que isso. Quando aspiro, passados 3 dias estão de volta, o que segundo me dizem é normal que aconteça. Não tenho carga organica por aí além... tive mais de um mês sem peixes e sem alimentar o aqua...

A verdade, também, é que ainda não fiz nada de mais, tirando o que referi, para as eliminar.

 

Quanto às fotos, vou colocar umas mais recentes, mas não quis deixar de colocar estas do inicio para o tópico ficar mais completo.

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Aqui ficam mais umas fotositas, mais recentes...

 

Como podem verificar as cianos, continuam em grande. :mrgreen:;)

 

024.jpg

 

027.jpg

 

035.jpg

 

039-1.jpg

 

041-1.jpg

 

044.jpg

 

045.jpg

Acropora Eforescens

 

046.jpg

Madracis Dedactis

 

050.jpg

Esta Montipora Aequituberculata era uma coisa enorme e na altura da mudança de layout, caui-me ao chão :lol:;) .

Desfez-se em pedaços... Entretanto tenha este e tenho mais uma série de frags, que entretanto já estão granditos...

 

051.jpg

 

055-1.jpg

 

056-1.jpg

 

057-1.jpg

Montipora Digitata

 

058.jpg

 

059.jpg

 

060-1.jpg

Parcial Esq.

 

061.jpg

Parcial Centro

 

062.jpg

Parcial Dir.

 

063.jpg

Geral

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cmpp2,

 

Os corais estão com bom aspecto sim sr. Quanto ás cianos...eu ainda sou muito verdinho nisto da água salgada, mas tenho um amigo que tinha exactamente o mesmo problema que tu, com o areão de coral igualzinho ao teu. Tinha o aquario já montado há cerca de um ano, corais a crescerem bem e com cores bonitas. Contudo desde que as cianos lhe apareceram que nunca mais se conseguio ver livre delas.

 

Quando lhe perguntei, a frequencia das TPA´s e de quanto em quanto tempo aspirava o areao de coral, (esqueci-me de referir que é um sistema de 400 litros, 300 no aqua + 100 na sump) respondeu-me que trocava 20% da agua uma vez por mes e que nunca tinha aspirado o areão.

 

Aconselhei-o a fazer a TPA de 20% semanalmente, ou pelo menos de 15 em 15 dias, e a dar uma valente aspiradela ao areão de coral para que este nao fosse acumulando detritos. Posso dizer que no espaço de um mes e meio com este procedimento conseguio reduzir as cianos para cerca de 75% menos mas mesmo assim havia sempre uma pequena restia de cianos que teimavam em aparecer.

 

Já farto de não dar conta delas, decidiu entao mudar o areao de coral para areia viva de aragonite. Já la vao quase dois meses e nem sinal das cianos...

 

Por isso, a conclusão que tirei do aquario dele foi que esse areão de coral se não for regularmente aspirado acaba por começar a ser problematico por causa dos detritos que começa a acumular.

 

Foi a minha conclusao deste caso, nao quer dizer que o mesmo se passe com o teu, mas espero ter ajudado :discuss_gathering:

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Boas cmpp2,

 

Os corais estão com bom aspecto sim sr. Quanto ás cianos...eu ainda sou muito verdinho nisto da água salgada, mas tenho um amigo que tinha exactamente o mesmo problema que tu, com o areão de coral igualzinho ao teu. Tinha o aquario já montado há cerca de um ano, corais a crescerem bem e com cores bonitas. Contudo desde que as cianos lhe apareceram que nunca mais se conseguio ver livre delas.

 

Quando lhe perguntei, a frequencia das TPA´s e de quanto em quanto tempo aspirava o areao de coral, (esqueci-me de referir que é um sistema de 400 litros, 300 no aqua + 100 na sump) respondeu-me que trocava 20% da agua uma vez por mes e que nunca tinha aspirado o areão.

 

Aconselhei-o a fazer a TPA de 20% semanalmente, ou pelo menos de 15 em 15 dias, e a dar uma valente aspiradela ao areão de coral para que este nao fosse acumulando detritos. Posso dizer que no espaço de um mes e meio com este procedimento conseguio reduzir as cianos para cerca de 75% menos mas mesmo assim havia sempre uma pequena restia de cianos que teimavam em aparecer.

 

Já farto de não dar conta delas, decidiu entao mudar o areao de coral para areia viva de aragonite. Já la vao quase dois meses e nem sinal das cianos...

 

Por isso, a conclusão que tirei do aquario dele foi que esse areão de coral se não for regularmente aspirado acaba por começar a ser problematico por causa dos detritos que começa a acumular.

 

Foi a minha conclusao deste caso, nao quer dizer que o mesmo se passe com o teu, mas espero ter ajudado :alberteinstein:

 

Claro, que ajudas... Todos os comentários são bem vindos...

 

No entanto, aqui o problema será outro, julgo eu. :discuss_gathering::bs_quesexclaim:

Eu aproveitei parte do areão que tinha no aquário antigo (areia viva). Este aquário sim tinha um elevada carga organica e já tinha este problema. Por falta de paciência da minha parte na altura da montagem a areia foi muito mal lavada... Meti mais 2 sacos de areia viva e em seguida mais um pouco daquele areão de coral que se vê no topo... No entanto é uma camada muito fina.

 

Este problema ocorreu praticamente logo após o ciclo... Ou seja, no primeiro mês e meio...nada, depois voltaram em força.

 

Como referi tenho feito TPA's semanais, houve uma altura em que aspirava sempre o areão, mas passados 3 dias está igual... Isto não melhora nem piora...

Há alturas que noto ligeiras melhoras, que é quando por algum motivo não tenho CO2 a entrar no reactor de calcio (por exemplo, quando tive o reactor avariado), elas diminuem ligeiramente... O que até tem alguma logica...

 

A mim parece-me que neste momento o meu problema estara nos fosfatos, que apesar de não os detectar com os testes, devo ter um pouquinho elevados... Se conseguir controlar isso acho que darei cabo deles...

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

 

 

Claro, que ajudas... Todos os comentários são bem vindos...

 

No entanto, aqui o problema será outro, julgo eu. :discuss_gathering::bs_quesexclaim:

Eu aproveitei parte do areão que tinha no aquário antigo (areia viva). Este aquário sim tinha um elevada carga organica e já tinha este problema. Por falta de paciência da minha parte na altura da montagem a areia foi muito mal lavada... Meti mais 2 sacos de areia viva e em seguida mais um pouco daquele areão de coral que se vê no topo... No entanto é uma camada muito fina.

 

Este problema ocorreu praticamente logo após o ciclo... Ou seja, no primeiro mês e meio...nada, depois voltaram em força.

 

Como referi tenho feito TPA's semanais, houve uma altura em que aspirava sempre o areão, mas passados 3 dias está igual... Isto não melhora nem piora...

Há alturas que noto ligeiras melhoras, que é quando por algum motivo não tenho CO2 a entrar no reactor de calcio (por exemplo, quando tive o reactor avariado), elas diminuem ligeiramente... O que até tem alguma logica...

 

A mim parece-me que neste momento o meu problema estara nos fosfatos, que apesar de não os detectar com os testes, devo ter um pouquinho elevados... Se conseguir controlar isso acho que darei cabo deles...

 

Um abraço,

Carlos

 

ola

parabens pelo teu aquario.

quanto aos cianos estive a fazer uma procura e encontrei isto como factores comuns ao aparecimento das cianos

- Zonas com corrente morta

- Fotoperiodo sobre-dimensionado

- Zonas nos "bastidores" do reef onde se acumulavam detritos

- Excesso de aditivos na água

e isto

 

Cianobactéria (cyanobacteria).

São organismos classificados entre algas e bactérias (procariotes), por apresentar características de ambas. A aparência é de uma estrutura gelatinosa e normalmente apresentando cores intensas. Se reproduzem de forma asexual, através de divisão das células. Altas temperaturas aceleram esse no processo. São muito importantes e encontradas na natureza com certa freqüência, ajudando na fixação de nitrogênio.

Existem dois diferentes estágios em que as cyanobactérias surgem no aquário. Quando no início do amadurecimento (geralmente logo depois das diatomáceas desaparecerem), podem ser vistas com bolhas de oxigênio localizadas dentro da estrutura de forma irregular. As cores podem variar de verde-brilhante, marrom, ou avermelhado. Pode ser por um acúmulo de componentes orgânicos, potência fraca do skimmer, ausência de animais herbívoros (caramujos e peixes), desequilíbrio biológico (ex: introdução de grande quantidade de organismos em um periodo relativamente curto para o tamanho do tanque) e uma falta de oxigenação (deficiência na circulação de água).

A outra forma aparece quando o sistema está com algum tipo de deficiência, na maioria das vezes já amadurecido. Esse tipo de cyanobactéria é a que apresenta maiores riscos. É dificil de ser controlada e retirada do sistema. Geralmente de cor vermelho-forte e em forma de uma pelícola bem aderida onde encontrada.

Várias vezes espécies de cianobactérias são encontradas em aquários de reef amadurecidos. Desde que não haja uma super-população, prejudicando outros organismos, isso é normal. Podem ser notadas especialmente em áreas de grande exposição aos compostos orgânicos dissolvidos.

Como prevenção à longo prazo, as melhores atitudes seriam: possibilitar uma circulação de água constantemente, uso de um bom skimmer, manter animais herbívoros suficientes (peixes e caramujos) e usar água de boa qualidade para repor a perda pela evaporação (osmose reversa / kalkwasser), assim como para fazer as trocas de água pelo menos uma vez por mês com sal de qualidade (para que não haja um acúmulo de nitrato e principalmente fosfato). Um Sistema de Jaubert (como qualquer outra versão de sistema desnitrificador de fundo) também ajudaria a previnir o problema, reduzindo bem a concentração de nitrato no sistema.

 

não sei se isto te ajuda mas é o que possi fazer visto ainda ser muito verdinho nos salgados

abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:discuss_gathering:

 

É isso mesmo Paulo Rocha, boa sintese/explicação do problema.

De um modo geral conseguem-se identificar varias hipoteses do surgimento das cianos, agora é questão de se ver qual deles terá sido o nosso ou nossos erros quando elas surgem.

 

Mas pronto, penso que o cmpp2 já percebeu +/- qual foi o erro dele e o que provocou a apariçao das ditas :bs_quesexclaim:

 

Vai actualizando depois para vermos se te conseguiste ver livre delas por completo.

 

Abraços

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Sim, de facto o teu post explica muito bem o que são e quais as possiveis origens do problema. Como o paulo_chinak disse julgo que sei a origem, do meu... Todos os passos que o teu post sugere, já foram tomados, com excepção deste ultimo:

 

Um Sistema de Jaubert (como qualquer outra versão de sistema desnitrificador de fundo) também ajudaria a previnir o problema, reduzindo bem a concentração de nitrato no sistema.

 

Não irei optar por Jaubert mas por outro parecido. Já tenho tudo para o iniciar, mas ainda não o fiz, por falta de tempo... Mas já tenho tudo o que necessito...

 

Muito obrigado,

Um abraço,

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá a todos,

 

Queria deixar-vos com a evolução do meu aquário. Não há grandes novidades, mas podemos ver alguns coraisitos maiores...

 

Após aquele surto de ictio e respectivo periodo de quarentena, todos os peixes estão e óptima saude.

 

O que mais me preocupa, nesta fase são mesmo as cianos. No entanto esta já está menos de metade, e mais mês, menos mês desaparecem...

 

013.jpg

 

023.jpg

 

024-1.jpg

 

029.jpg

 

031.jpg

 

032.jpg

 

033.jpg

 

038.jpg

 

046-1.jpg

 

047.jpg

 

049.jpg

 

061-1.jpg

 

063-1.jpg

 

065.jpg

 

067.jpg

 

069.jpg

 

071.jpg

 

076.jpg

 

078.jpg

 

080.jpg

 

081.jpg

 

Um abraço,

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva, ta muito bonito o aquario. Pena o surto que matou alguns peixes.

 

Que anemona é esta que tens nesta imagem:

063-1.jpg

 

E é muito dificil de manter a nível de valores da agua e luz? E ela mexe-se muito ou cresce demasiado?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.