Guppy grávida comida?


jcrelha

Recommended Posts

Olá.

 

Uma das minhas guppys estava grávida, com uma barriga já enorme e nos últimos dias tem andado a evitar os outros peixes e a encostar-se a um canto, quase à superficie, por sinal, o preferido do betta que de início não gostou muito da coisa e fez-lhe um rasgo na cauda. O betta acabou por se acostumar e mais recentemente não a tem incomodado. Na quinta-feira de manhã notei que a guppy se tinha deslocado para o fundo do aquário, escondendo-se num canto entre algumas plantas. Pensei que estava para quase o nascimentos dos alevins.À tarde, por volta das 19:00, para minha surpresa a guppy estava morta, com a barriga completamente vazia, totalmente descolorida, incluindo a cauda que antes era muito colorida. Tinha aspecto de estar a apodrecer à muitos dias, com pedaços do corpo a soltarem-se, quando tinha morrido apenas à poucas horas. Será que os outros peixes se atiraram a ela para lhe comerem os filhotes, comendo-a também? Para além do betta, também tinha a companhia de 6 escalares juniores, vários guppys, platys e equipas de limpeza.

 

Alguma opinião sobre o que terá acontecido?

 

Imagem da guppy tirada na quarta-feira por volta das 18:30

guppygravida.jpg

Editado por jcrelha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Guppy apresenta a barriga verde e onde deveria apresentar uma mancha preta está bastante vermelha, o que me parece que já não se encontrava, nesta altura, em boas condições.

Existem várias razões para que um vivíparo aborte, que poderão passar por: stress, juventude, má formação, apenas uma ocorrência de ataque de outro peixe é suficiente para que algo corra mal.

 

O que te sugiro para outras oportunidades é o seguinte: Deverás manter um ambiente mais calmo possível (sem escalares ou bettas por perto de preferência), os escalares chamam um figo aos alevins, não colocares a futura mãe em maternidades (pois mais vale ela comer agora alguns e fortalecer-se que não parir mais nenhum), quanto mais vegetação tiveres melhor para os alevins se esconderem, quando verificares que a mancha atrás está bastante preta faz uma TPA sem mexeres em mais nada, elas gostam e ajuda no parto.

 

Boa sorte para próxima!

 

Nota: Havendo Membros mais experientes agradeço que se estiver em erro ou a induzir o em Membro, dêem por favor o Vosso parecer.

Obrigado!

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a Betarato, a guppy já não estava bem e sim é muito provável que os outros peixes a tenham comido, mitas vezes assim que se apercebem que no meio deles há um mais fraco e combalido, provavelmente já com algum problema, começam logo a tentar come-lo... os escalares são peixes na minha opinião terriveis para guppys e neons, claro que há exeções. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não colocares a futura mãe em maternidades (pois mais vale ela comer agora alguns e fortalecer-se que não parir mais nenhum), quanto mais vegetação tiveres melhor para os alevins se esconderem

A ideia era precisamente essa, deixá-la ter os alevins no aquário, pois tenho muita vegetação, em particular na zona que ela escolheu.

 

quando verificares que a mancha atrás está bastante preta faz uma TPA sem mexeres em mais nada, elas gostam e ajuda no parto.

Obrigado pela dica, pois tenho mais 2 grávidas. Esta desconhecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a Betarato, a guppy já não estava bem e sim é muito provável que os outros peixes a tenham comido, mitas vezes assim que se apercebem que no meio deles há um mais fraco e combalido, provavelmente já com algum problema, começam logo a tentar come-lo... os escalares são peixes na minha opinião terriveis para guppys e neons, claro que há exeções. Boa sorte.

Os meus escalares ainda são juvenis (4cm) e foram introduzidos depois dos guppys (agora tenho 2 machos e 5 fêmeas, 2 das quais já estão grávidas) e sempre se deram bem com eles, nunca se mostrando agressivos e igorando-os por completo. Mas claro, tal como referes, pelo facto de se encontrar fraco, devem ter-se aproveitado.

Não me importo que os escalares e o betta comam alguns dos alevis, é a lei da natureza, mas gostava que se escapassem 3 ou 4. Agora despacharem a fêmea, é que não.

Talvez já não estivesse bem, embora a barriga verde seja apenas o reflexo do drop checker que fica por baixo, pois este está verde e com a iluminação provoca essa situação.

Agora o vermelho/alaranjado junto à barbatana anal, em vez de preto, pelo que li, pensei que fosse normal, isto é, li que a mancha preta ficaria alaranjada muito perto do nascimento dos alevins, sendo mesmo este um sinal de que estariam para nascer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor e ter uma maternidade para elas

 

Normalmente as gravidas (peixes invertebrados e etc) ficam fragilizadas dai a talvez ela nao ter dado "luta"

 

Aprendemos com os erros e talvez a morte de 1 seja a salvaçao de 100

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho ninguém a colocar guppies nas maternidades, torna-se um espaço fechado para elas se sentirem à vontade provocando stress que por sua sua vez poderá ocorrer em maus resultados.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

TPA= Troca parcial de água. Para quê fazer TPA's? Se não sabes lê isto:[manual]inicio Na Aquariofilia. Mais alguma dúvida é só perguntar. Mas o melhor mesmo é usar o Pesquisar. Quase de certeza que já alguém teve a mesma dúvida que tu.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantenho alguns Guppies pois as minhas crianças adoram os Guppies e sempre coloquei em maternidade e a coisa correu sempre bem.

 

Não me recordo de ver uma barriga vermelha nas Guppies mas isto dos peixes é sempre a aprender.

Cá em casa a forma de saber se está quase a parir é quando as 2 manchas pretas se juntam na cauda formando uma unica mancha já perto da "saida".

 

Também tenho por boa a regra que manter escalares e alevins é estar a dar um snack especial aos escalares. Eles ás vezes até se posicionam a uns centimetros das mães para apanhar o petisco assim que sai.

 

Espero ter ajudado.

 

cumps,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Rodribike, para mim quando se referem a maternidade, apenas consigo imaginar uma maternidade/prisão, daquelas pequenas que toda a gente compra.

Poderá ser erro meu por não pedir o setup do aqua e não me certificar do que cada Membro fala.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outras guppys grávidas e um outro aquário de cerca de 10l com alguns Red Cherry e algum musgo.

Consideram que este aqua pode servir de maternidade para as guppys?

Não haverá problema de relação com os Red's? Isto é, julgo que os Red's não irão ligar aos alevins, mas as guppys não acharão os Red's um petisco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outras guppys grávidas e um outro aquário de cerca de 10l com alguns Red Cherry e algum musgo.

Consideram que este aqua pode servir de maternidade para as guppys?

Não haverá problema de relação com os Red's? Isto é, julgo que os Red's não irão ligar aos alevins, mas as guppys não acharão os Red's um petisco?

 

 

Certifica-te que os parâmetros dos dois aquas se igualam, mantem o aqua o mais desocupado possivel para que o possas limpar mais facilmente, porque os alevins guppies são muito "porquinhos", o musgo é suficiente para esconderijos.

Os guppies irão comer os camarões se forem muiiiiiiito bebés, mas só alguns nada de preocupante (não lhe irão chamar petisco nem camarões, elas não falam).

Assim que a fêmea parir poderás transferi-la para o aqua anterior.

No meu entender 10l de água é bem suficiente para uma guppy parir.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.