Ajuda! Aqua 101x31x40 - Lago Malawi! FOTOS FAUNA


PhReAx

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho um aqua com as medidas 101x31x40 e gostaria de criar um Biotipo de Ciclideos Africanos, tanganyika/Malawi.

Aconselham-me? se sim quais as especies? Dicas aceitam-se...

Obrigado.

 

Editado Topico: Podem mudar para os Lagos Malawi? Tks.

Editado por PhReAx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 125 litros, acho que da para fazer umas coisinhas engraçadas, do genero de uns conchiculas num canto, umas rochas no outro, algum meia agua, tipo começar com 4 multis ou simils, por ex, uns julidocromis, e uns 5/6 cipricromis, digo eu que sou pouco entendido!

Abraço

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 125 litros, acho que da para fazer umas coisinhas engraçadas, do genero de uns conchiculas num canto, umas rochas no outro, algum meia agua, tipo começar com 4 multis ou simils, por ex, uns julidocromis, e uns 5/6 cipricromis, digo eu que sou pouco entendido!

Abraço

 

 

boas,

 

não me leves a mal, mas essa quantidade de agua,e esse comprimento não é do mais aconselhável para cíclidios, muito menos para africanos, que são peixes extremamente territoriais, qualquer especie que coloques, mesmo juvenis, se, e quando crescerem, vão te dar muitos problemas.

lembra-te que tens de colocar rocha para esconderijos, o que te diminui o volume de agua, tens de ter uma excelente filtragem, e vais ter muita dificuldade em manter um ph estável, os africanos requerem um ph elevado.

 

pensa bem...mas, e se arrancares com o teu projecto...boa sorte...todas as dificuldades podem ser contornáveis.

 

fica bem..

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada como exprimentar, sem duvida que é pouco largo e pouco alto,mas tem comprimento, bem gerido consegues la por duas especies tranquilamente, mas tanganiyka é tanganiyka, so sabes quando tiver montado.

Abraço

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Phreax,

 

Acho que podirias fazer uma pesquisa àcerca das espécies disponíveis que gostarias de manter. Após, podes vir colocar dúvidas mais específicas sobre quais delas aconcelhamos. Digo desde já que é bem possível consiliar uma espécie de shelldwellers e outra de rockdwellers. Os cyprichromis ficarão um pouco apertados, mas há quem mantenha em aquários semelhantes um trio.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Tiago, 2 espécies dá na boa, shelldwellers num lado Rock no outro e quem sabe ainda dê pra um casal de Góbios! Agora os Cypris desaconcelho fortemente, é que além de ter pouco pouco comprimento é também muito baixo, é que descontando a areia não vai ficar com mais que 30 a 35 cm de coluna de água!

Força no projecto e vai expondo as dúvidas por aqui!

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou nessa contigo...vai exprimentando devagar...não enchas de peixes o aquario...prepara-o primeiro e deixa a agua estabilizar...

 

se precisares de apoio a malta está cá e para isso...agora lembra-te um peixe é um ser vivo e gosta do seu habitat em condições.

 

pede conselhos e faz uma coisa a tua medida...os peixes tambem são resistentes...desde que se sintam bem

 

fica bem.

 

j.farrim

joao farrim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela vossa ajuda e esclarecimento.....

Deram-me realmente motivação para ir avante com este projecto....

Vou ler e informar-me melhor sobre as espécies que indicam e manutenção do Aqua.

Vou postando.... Tks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho tangas há cerca de dois anos(Neste momento mantenho e crio tropheus, mas já tive muitas outras á excepção dos sanddwellers), creio que podes ter na boa duas especies distintas, por ex. Podes ter uma colónia de Multies de um lado e um casal de Julies Transkriptus do outro...

 

Mas é só a minha opinião, para manteres o PH e a dureza, deves utilizar buffer, de marca, ou podes encontrar a receita de buffer caseiro. Uma coisa que tens que ter em conta para esse aqua é teres uma filtragem de pelo menos 800lt/h, de preferência separada por dois filtros externos ou um interno com um caudal elevado.

 

Outra coisa que vais ter que cumprir são TPA(Trocas parciais de água) semanais de uns 15% do volume total, estes peixes são uns porcalhões.

 

Abraço e se tiveres duvidas, o pessoal ajuda.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado N.Dinis pela ajuda..

ainda estou com algumas duvidas em relação aos lagos!

neste momento estou na fase final da montagem do movel DIY (madeira)... posto fotos mais tarde.

 

Vou dando noticias.

 

Um abraço a todos e obrigado.

Frederico Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os acabamentos estão muito bons, mas não percebo muito bem, o movel vai ter quanta altura afinal, e porque é que tens as portas a abrir assim, sinceramente não estou a perceber?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os acabamentos estão muito bons, mas não percebo muito bem, o movel vai ter quanta altura afinal, e porque é que tens as portas a abrir assim, sinceramente não estou a perceber?

 

tks pelo comentário Tiago.

O móvel tem precisamente 36.5 cm de altura! mesma altura que o meu móvel da sala... (vai ficar ao lado deste).

Dps pensei de por as portas a abrir como uma "porta" normal, mas visto serem grandes (esteticamente não ficava bem, visto a altura ser menor que a largura) para abrir assim!!! tive a ideia (alguns moveis do ikea) de abrir para baixo!

 

Não sei se me expliquei....!! :angelic008:

 

Cumps.

FAbreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi a razão de ficar tão baixo, mas mais uma pergunta, com o móvel pousado no chão essas portas não raspam no mesmo? É que se raspar é uma chatiçe.

 

Agora vou passar para a peixarada, como já te foi dito o aquário é pouco profundo, ou seja, esses 30cm não são ideais, mas vamos tentar trabalhar com o que tens, e nesse caso malawi não há muito que possas fazer, a não ser que queiras manter somente uma espécie muito calma, por exemplo labidochromis caeruleus, un 5 no máximo, meter uma areia fininha, umas pedras calcareas bonitas e completas com fetos de java e anubias, e acabas por ficar com um aquário simples, bonito e de manutenção relativamente fácil, a não ser que haja porrada, mas penso que com essa espécie não haverá.

 

Caso pretendas Tanganika, digo-te desde já que em termos estéticos fica sempre um aquário mais pobre, mas um pouco ao contrário dos malawi poderás, se tiveres tempo, observar comportamentos únicos de acasalamento e defesa da prole e de territórios. Para essa montagem a minha opinião não varia muito das que já te deram, metes num canto umas rochas calcareas para um casal de Rock Dwellers(para esse tamanho de aquário penso que o ideal é Julidochromis Transcriptus 'gombi'), no outro canto metes algumas conchas para uma colónia de similis, multies ou tens também a possibilidade de optares por um casal de brevis ou ocelatus, mas com estes últimos o aquário se calhar fica com um aspecto ainda mais morto. No centro, para evitares confrontos, metes uma pedra a jeito com umas valisnérias para os diferentes habitantes criarem as suas fronteiras e para reduzir as lutas.

 

Eu já tive num aquário 70x40x40 um casal de Julidochromis Transcriptus 'gombi' e um casal de Ocellatus Gold e ambas as espécies se toleravam e se reproduziram, muito por ter havido um bom planeamento e divisõao de territórios.

 

Eventualmente já conhecerás, mas caso não conheças aqui fica um site de um site que tem umas fichas de espécies muito boas, e bastantes ideias para aquários de CA's. http://ciclideos.com/

 

Contudo, tens também mais hipóteses para além dos Ciclideos Africanos, e é agora neste momento de planeamento que deves decidir se realmente queres CA's, de qualquer das formas podes contar com a nossa ajuda. :bs_quesexclaim:

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi a razão de ficar tão baixo, mas mais uma pergunta, com o móvel pousado no chão essas portas não raspam no mesmo? É que se raspar é uma chatiçe.

 

Agora vou passar para a peixarada, como já te foi dito o aquário é pouco profundo, ou seja, esses 30cm não são ideais, mas vamos tentar trabalhar com o que tens, e nesse caso malawi não há muito que possas fazer, a não ser que queiras manter somente uma espécie muito calma, por exemplo labidochromis caeruleus, un 5 no máximo, meter uma areia fininha, umas pedras calcareas bonitas e completas com fetos de java e anubias, e acabas por ficar com um aquário simples, bonito e de manutenção relativamente fácil, a não ser que haja porrada, mas penso que com essa espécie não haverá.

 

Caso pretendas Tanganika, digo-te desde já que em termos estéticos fica sempre um aquário mais pobre, mas um pouco ao contrário dos malawi poderás, se tiveres tempo, observar comportamentos únicos de acasalamento e defesa da prole e de territórios. Para essa montagem a minha opinião não varia muito das que já te deram, metes num canto umas rochas calcareas para um casal de Rock Dwellers(para esse tamanho de aquário penso que o ideal é Julidochromis Transcriptus 'gombi'), no outro canto metes algumas conchas para uma colónia de similis, multies ou tens também a possibilidade de optares por um casal de brevis ou ocelatus, mas com estes últimos o aquário se calhar fica com um aspecto ainda mais morto. No centro, para evitares confrontos, metes uma pedra a jeito com umas valisnérias para os diferentes habitantes criarem as suas fronteiras e para reduzir as lutas.

 

Eu já tive num aquário 70x40x40 um casal de Julidochromis Transcriptus 'gombi' e um casal de Ocellatus Gold e ambas as espécies se toleravam e se reproduziram, muito por ter havido um bom planeamento e divisõao de territórios.

 

Eventualmente já conhecerás, mas caso não conheças aqui fica um site de um site que tem umas fichas de espécies muito boas, e bastantes ideias para aquários de CA's. http://ciclideos.com/

 

Contudo, tens também mais hipóteses para além dos Ciclideos Africanos, e é agora neste momento de planeamento que deves decidir se realmente queres CA's, de qualquer das formas podes contar com a nossa ajuda. :thumbup3:

 

 

Bo Tarde Tiago,

As dobradiças fechadas têm 1mm de distancia de abertura. Com estas dobradiças as portas não batem no barrote (estrutura) nem no chão do piso da sala.

Obrigado pela dicas e opinioes que deste. (varias cabeças pensam melhor que uma e neste caso com mais experiencia que a minha)

Vou mesmo optar por mono-especie de Pseudotropheus saulosi juvenis. (1M + 5F). Que dizes?

Em relação à areia estou com grandes dúvidas! estive ontem no Leroy a ver areia de filtro de piscina (silica) mas não era branca!! é mesmo assim?

Não sei se opto por areia de silica ou da praia (nesta altura é complicado apanhar kilos de areia, praias cheias!!) ou a tal areia do rio branca do maxmat!?

O filtro recebi hoje... Jebo819 - 1200l/h. espero que chegue!

 

Vou tirando duvidas com todos e assim que tiver fotos posto.

 

Cumps.

FAbreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde PhReAx, quanto á espécie que pretendes manter, os Saulosi, estes são bastante agressivos, mas se tiveres muitos esconderijos, se comprares exemplares juvenis e se tiveres sorte pode tudo correr bem. Quanto ás quantidades eu penso que deves inicialmente comprar 7 juvenis e depois quando eles começarem a ganhar as cores de adultos retiras os que tiveres a mais, e no máximo nesse aquário eu só arriscava 1M+4F e acredita que já é abusar da sorte. :D

 

Talvez devas ponderar espécies mais pacíficas.

 

Quanto á areia, a eterna questão, hehe. O que eu acho é que se puderes deves optar por comprar aragonite ou coral moido para ajudar a elevar e manter os ph e as durezas da água sem recorreres a quimicos. 15L devem chegar para o teu aquário e quanto á granulometria aconselho-te a não meteres uma areia tipo sugar size mas sim uma entre 2-4mm.

Sei que há muitas pessoas que se têm dado bem com as areias de silica mas eu sinceramente acho que podem destruir um aquário. Actualmente tenho um aquário aqui em casa que tem cerca de 30kg de areia fina, sendo que uns 20kg foram de uma areia algo acastanhada que comprei no Aki e os restantes 10kg de areia de silica branca. Só fiz esta mistura para obter uma cor que me agradasse, por nada mais. Felizmente e como o dito cujo está numa divisão que apanha pouquíssima luz solar ainda não tive grandes problemas com algas.

Se optares por areia fina deves ter muito cuidado com o filtro e deves deixar a aspiração a pelo menos 10cm da areia senão corres o risco de dar cabo do impeller como eu dei no meu Fluval 405.

 

Abraço

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde PhReAx, quanto á espécie que pretendes manter, os Saulosi, estes são bastante agressivos, mas se tiveres muitos esconderijos, se comprares exemplares juvenis e se tiveres sorte pode tudo correr bem. Quanto ás quantidades eu penso que deves inicialmente comprar 7 juvenis e depois quando eles começarem a ganhar as cores de adultos retiras os que tiveres a mais, e no máximo nesse aquário eu só arriscava 1M+4F e acredita que já é abusar da sorte. ;)

 

Talvez devas ponderar espécies mais pacíficas.

 

Quanto á areia, a eterna questão, hehe. O que eu acho é que se puderes deves optar por comprar aragonite ou coral moido para ajudar a elevar e manter os ph e as durezas da água sem recorreres a quimicos. 15L devem chegar para o teu aquário e quanto á granulometria aconselho-te a não meteres uma areia tipo sugar size mas sim uma entre 2-4mm.

Sei que há muitas pessoas que se têm dado bem com as areias de silica mas eu sinceramente acho que podem destruir um aquário. Actualmente tenho um aquário aqui em casa que tem cerca de 30kg de areia fina, sendo que uns 20kg foram de uma areia algo acastanhada que comprei no Aki e os restantes 10kg de areia de silica branca. Só fiz esta mistura para obter uma cor que me agradasse, por nada mais. Felizmente e como o dito cujo está numa divisão que apanha pouquíssima luz solar ainda não tive grandes problemas com algas.

Se optares por areia fina deves ter muito cuidado com o filtro e deves deixar a aspiração a pelo menos 10cm da areia senão corres o risco de dar cabo do impeller como eu dei no meu Fluval 405.

 

Abraço

 

Boas Tiago.

Em relação à espécie estou de "braços rendidos", eu espero que como é mono e só vou meter 1 Macho, penso e espero que corra tudo bem! caso contrario tenho que arranjar mtos, mtos esconderijos!!! Eheh

Um amigo meu em tempos teve um aqua de salgado! depois desistiu e deu-me mais ou menos uns 2/3Kg de Areia de Coral grossa 5-10mm. (penso eu de seja!!!!) Mto idêntica a esta :

CoralGrande.jpg

Eu ao princípio pensei em meter esta areia grossa por baixo de uma areia de praia ou sílica no aqua! mas depois de mto ler! vi que não vai dar resultado visto que os Mbunas remexem tudo de pernas para o ar!

Assim sendo a minha pergunta é esta! Posso meter esta areia grossa num dos 5 cestos do meu filtro? Irá manter os ph e dureza da água conforme quero?

ou tenho que começar a tentar partir em pedaços mais pequenos esta areia grossa de cora?

 

Cumps.

FAbreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se estás decidido então tenta não abusar na quantidade de exemplares e tenta fazer um layout com bastantes esconderijos.

 

A areia realmente é preferivel não misturar diferentes granulometrias pois acaba por ficar tudo misturado.

 

Sim, podes meter essa areia num dos cestos, mas certifica-te que não fica a trabalhar em esforço ou se há o perigo de essa areia grossa ir parar ao impeller.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Tiago,

vou então experimentar meter esta areia de coral num dos cestos.

 

Em relação à areia! o que é que aconselhas então eu meter? da praia? Comprar de coral fina? comprar a da maxmat branca?

Desculpa tanta insistência no tema da areia mas não queria ter problemas de futuro.

Quero algo que se aproxime ao máximo com o habitat natural dos mesmos!

 

Cumps.

Frederico Abreu

Editado por PhReAx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Tiago,

vou então experimentar meter esta areia de coral num dos cestos.

 

Em relação à areia! o que é que aconselhas então eu meter? da praia? Comprar de coral fina? comprar a da maxmat branca?

Desculpa tanta insistência no tema da areia mas não queria ter problemas de futuro.

Quero algo que se aproxime ao máximo com o habitat natural dos mesmos!

 

Cumps.

Frederico Abreu

 

A areia é como te disse, se a água da tua zona for de ph e dureza alta não terás problemas de maior com a areia normal, leia-se de silica, mas é sempre bom uma areia alcalina, aragonita ou coral moido. Mas, deves evitar areia totalmente branca, o ideal é teres uma areia castanha\cinzenta, num tom que te agrade. Já te dei o meu exemplo, misturei areia de silica com areia para 'playgrounds de crianças', ambas compradas no AKI a um preço acessivel.

 

Já escolhes-te as rochas e as plantas?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia é como te disse, se a água da tua zona for de ph e dureza alta não terás problemas de maior com a areia normal, leia-se de silica, mas é sempre bom uma areia alcalina, aragonita ou coral moido. Mas, deves evitar areia totalmente branca, o ideal é teres uma areia castanha\cinzenta, num tom que te agrade. Já te dei o meu exemplo, misturei areia de silica com areia para 'playgrounds de crianças', ambas compradas no AKI a um preço acessivel.

 

Já escolhes-te as rochas e as plantas?

 

Boas Tiago.

Mais uma vez muito Obrigado pela ajuda e dicas.

Vou ver então essa arei de sílica branca e 'playgrounds de crianças' no Aki. ainda hoje.

Ontem à noite fui apanhar um bocado areia da praia (Figueirinha, Arrábida - Setúbal). Não sei se gosto muito!!! só mesmo vendo o efeito dentro do aqua.

Em relação as rochas, definitivamente Basaltos ou Seixos (rolados ou meio rolados). Plantas vou só optar por 2/3 pés de Vallisnerias gigantea. Que dizes?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tal como prometido e depois de muita indecisão!! de minha parte já esta montado o meu nano Malawi.

Falta-me colocar fundo preto ou azul!! e plantar as valisnerias do lado direito do aqua...

 

Quero criticas / opinioes da montagem/layout, etc... para o bem estar dos futuros habitantes... eeheh

 

Anexo entao as fotos.....

aqua.jpg

[/left]

aqua1.jpg

aqua2.jpg

aqua3.jpg

aqua4.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotos!!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está tudo bem. As Valisnérias do lado direito vêm mesmo a calhar para tapar os tubos do filtro mas colocasses algumas no resto do aqua também não se perdia.

Em matéria de fundo parece-me que neste caso o preto seria melhor esteticamente, menos artificial do que o azul.

Sobre a fauna os Caeruleus parecem-me muito bonitos, mas nestas coisas gostos não se discutem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais