Algas verdes


Recommended Posts

Bom dia,

 

Necessito da ajuda do fórum. Tenho um aqua com 300 litros mais sump com cerca de 130 litros, o aqua tem cerca de 1 ano e há um mês começaram a aparecer algas verdes tipo musgo com cada vez mais incidencia, já fiz mudas de água mas admito que possam não ser suficientes. Noto que a rocha viva de dia para dia perde a tonalidade purpura e ganha aquele verdete horrivel. Para além dsso tenho montes de "estrelitas" rígidas coladasao vidro todos os dias. A minha questão é:

O que fazer?

Os peixes parecem saudáveis.

Alguns corais moles noto menor vivacidade que noutros tempos.

 

Preciso de ajuda.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Necessito da ajuda do fórum. Tenho um aqua com 300 litros mais sump com cerca de 130 litros, o aqua tem cerca de 1 ano e há um mês começaram a aparecer algas verdes tipo musgo com cada vez mais incidencia, já fiz mudas de água mas admito que possam não ser suficientes. Noto que a rocha viva de dia para dia perde a tonalidade purpura e ganha aquele verdete horrivel. Para além dsso tenho montes de "estrelitas" rígidas coladasao vidro todos os dias. A minha questão é:

O que fazer?

Os peixes parecem saudáveis.

Alguns corais moles noto menor vivacidade que noutros tempos.

 

Preciso de ajuda.

 

Obrigado!

 

Normalmente proliferação de algas significa que tens os nitratos muito elevados, qual é o valor dos testes?

 

As estrelitas que vês no teu vidro são estas?

426118004_177e380588.jpg?v=0

Se forem, chamam-se asterinas e são pequeninas e esverdeadas e alimentam-se de alga coralina (a tonalidade purpura de que falas).

Reproduzem-se muito bem e rapidamente se transformam numa praga. Sempre que as vires, tira-as pois vão-te comer a coralina toda...

 

 

Se os nitratos estiverem elevados, o melhor são mesmo as trocas parciais de agua até conseguires passar o valor para 0 e se não tiveres, tenta arranjar algumas macro-algas para pores na sump, para te ajudarem a consumir os nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de adicionar mais umas palavras.....

As lâmpadas do aqua foram mudadas à quanto tempo?

 

As Asterinas não comem apenas coralina....são animais oportunistas e podem comer também corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Curiosamente,

 

e passado 1 ano, o meu aquário também está com estes sintomas...

 

Com algas tipo musgo, com a RV a perder a coralina (pode ser do ouriço ou das planárias).

 

Faço TPAs 1 vez por semana de 15%, tenho os nitratos a 0, fosfatos a 0...e não sei o que fazer. :(

 

;)!! help

 

Abraço

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João e Alberto,

 

primeiro é necessário identificar que algas estamos a falar. Coloquem uma foto para se poder identificar.

Só depois de uma identificação correcta, pode-se avançar com a procura da causa que muitas vezes podem ser mais do que uma.

 

Durante o primeiro ano é o período em que as pessoas mexem mais nas rochas, colocam mais vivos e por volta dessa altura as lâmpadas já estão em fim de vida. Outra situação que não ajuda na identificação das causas é os testes (que são comprados com a montagem do aquário) já não estarem nas devidas condições e por isso darem valores incorrectos.

Nestas situações convém tirar a prova com outro conjunto novo e de preferência de boa qualidade.

 

Em situações em que os nitratos estão altos, mudanças de 10% semanais não ajudam muito. O ideal será fazeres uma mudança de 50% seguida de outra 2 dias depois (sempre com agua com a mesma salinidade e temperatura da agua do aquario).

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João e Alberto,

 

primeiro é necessário identificar que algas estamos a falar. Coloquem uma foto para se poder identificar.

Só depois de uma identificação correcta, pode-se avançar com a procura da causa que muitas vezes podem ser mais do que uma.

 

Durante o primeiro ano é o período em que as pessoas mexem mais nas rochas, colocam mais vivos e por volta dessa altura as lâmpadas já estão em fim de vida. Outra situação que não ajuda na identificação das causas é os testes (que são comprados com a montagem do aquário) já não estarem nas devidas condições e por isso darem valores incorrectos.

Nestas situações convém tirar a prova com outro conjunto novo e de preferência de boa qualidade.

 

Em situações em que os nitratos estão altos, mudanças de 10% semanais não ajudam muito. O ideal será fazeres uma mudança de 50% seguida de outra 2 dias depois (sempre com agua com a mesma salinidade e temperatura da agua do aquario).

 

 

tenho o mesmo problema e ninguem me respondeu nda disto.

..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais